Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Taka

[Qual. EURO] Luxemburgo 0-2 Portugal [RF]

Publicações recomendadas

Muita gente defende que em 2004 bastaria estar na baliza o Guarda-Redes da equipa que forneceu o núcleo do meio-campo para conquistar o título. Esse erro não foi cometido em 2016 e lá estava o GR do Sporting a garantir a conquista do caneco.

Ora, se considerarmos que só um grande infortúnio impedirá que o GR em 2020 seja o que representa o Wolverhampton, a fórmula do sucesso é muito simples: basta que os Wolves venham buscar em Janeiro o Bruno Fernandes e ninguém nos pára!!!

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Acho que convém, quando existe uma espinha dorsal de algum clube, que esse clube pratique algum futebol digno desse nome. Se não, mais vale meter os melhores a jogar.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 11 horas:

A Espanha que dominou aqueles 6/8 anos é fruto de um Barcelona temível, Portugal 2004 provém de um Porto campeão Europeu, a Holanda com Gullit, Van Basten e Rijkaard no Milan. Por norma, os grandes períodos de seleções estão associados a grandes períodos de um núcleo de jogadores de determinado clube.

Enquanto ele for ganhando, por mim está completamente à vontade porque venha quem vier, o resultado acabará por ser sempre parecido.

O azar de Portugal e a sorte de Espanha é que todo o talento apareceu na mesma geração.

Se o Ronaldo de 2012 tivesse o meio-campo actual e o título não escapava a Portugal. 

Compartilhar este post


Link para o post
logoabola.png

Portugal de olho no pote 2

Garantida a presença na fase final, Portugal pode começar a olhar para o que o espera na prova que vai decorrer entre 12 de junho e 12 de julho do próximo ano, em 12 cidades espalhadas por toda a Europa.

 

Apesar de ser campeã europeia em título, a Seleção Nacional não terá lugar, ao contrário do habitual, no pote 1 do sorteio. É que a UEFA decidiu que os resultados desta qualificação é que vão determinar os potes.

 

 

Assim, o pote 1 terá os seis melhores vencedores de grupos (excluindo resultados com os sextos classificados, de forma a que todas as seleções tenham o mesmo número de jogo). Itália, Bélgica, Inglaterra e Ucrânia já lá estão. Depois, no pote 2 entram os quatro piores primeiros e os dois melhores segundos. O pote 3 será composto apenas por segundos classificados dos grupos de qualificação do 3.º ao 8.º melhor. E no pote 4 ficam os dois piores segundos e as quatro equipas que vêm do play-off, que só serão conhecidas em março.

 

Portugal está na calha para ser o terceiro melhor segundo, o que lhe daria no pote 3: está matematicamente atrás da Rússia e ficará também atrás da Holanda se a laranja vencer na terça-feira, em casa, a Estónia. Mas há uma nuance: o sorteio tem importante condicionante, que é a obrigação das seleções organizadoras ficarem sempre nos grupos que recebem, de forma a fazerem pelo menos dois jogos em casa. A Rússia está garantida como um dos melhores segundos e, portanto, deveria ficar no pote 2, mas se a Dinamarca vencer o seu grupo também terá lugar nesse pote.

 

Nesse cenário, a UEFA já anunciou que ajustaria os potes para mexer desportivamente o menos possível. E aí, seguramente que manteria a Dinamarca no pote 2 e baixaria a Rússia para o três, possibilitando a subida de Portugal.

 

Se a Dinamarca não ganhar o grupo, porém, a Rússia entra mesmo no pote 2 e os dinamarqueses ficariam no 3. Aí Portugal só não iria para o 3 caso a Estónia travasse a Holanda. Há ainda a possibilidade de Portugal ser ultrapassado pela Suíça nestas contas dos melhores segundos, mas isso só acontece se a Dinamarca ganhar em Dublin e a seleção helvética golear em Gibraltar (por nove ou mais golos de diferença ou por oito mas marcando pelo menos nove).

https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/815480

Compartilhar este post


Link para o post

O último vencedor da competição não ter qualificação e um lugar no pote1/cabeças de série garantido não faz sentido absolutamente nenhum. 

É como se o vencedor da Champions não tivesse oportunidade de defender o título. 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JGabriel, há 42 minutos:

O último vencedor da competição não ter qualificação e um lugar no pote1/cabeças de série garantido não faz sentido absolutamente nenhum. 

É como se o vencedor da Champions não tivesse oportunidade de defender o título. 

Com a pequena diferença de 4 anos pelo meio 😅

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de migxstoper, há 27 minutos:

Com a pequena diferença de 4 anos pelo meio 😅

Não sei se sabes mas até há relativamente pouco tempo o vencedor do campeonato do mundo e europeu, eram qualificados diretamente para o próximo campeonato com o organizador do torneio.

Deixou de o ser, e acho mal.

inb4 "ok boomer"

Editado por Leston

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Leston, há 3 minutos:

Não sei se sabes mas até há relativamente pouco tempo o vencedor do campeonato do mundo e europeu, eram qualificados diretamente para o próximo campeonato com o organizador do torneio.

Deixou de o ser, e acho mal.

inb4 "ok boomer"

Eu nem disse se achava bem ou mal ter deixado de ser assim.

Simplesmente não é comparável com a Champions que é um prova que decorre todos os anos a uma que é de 4 em 4 em que podem ter mudado os 23 selecionados ao longo dos quatro anos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de migxstoper, há 2 minutos:

Eu nem disse se achava bem ou mal ter deixado de ser assim.

Simplesmente não é comparável com a Champions que é um prova que decorre todos os anos a uma que é de 4 em 4 em que podem ter mudado os 23 selecionados ao longo dos quatro anos.

No entanto era possível na mesma. A diferença de 4 anos não era problema nenhum.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JGabriel, há 1 hora:

O último vencedor da competição não ter qualificação e um lugar no pote1/cabeças de série garantido não faz sentido absolutamente nenhum. 

É como se o vencedor da Champions não tivesse oportunidade de defender o título. 

Nos clubes tens lugar na Champions garantido mas passas o resto do ano a competir, não a jogar amigáveis. Eu não queria andar 2 anos a coçá-los, nem acho positivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Leston, há 53 minutos:

Não sei se sabes mas até há relativamente pouco tempo o vencedor do campeonato do mundo e europeu, eram qualificados diretamente para o próximo campeonato com o organizador do torneio.

Deixou de o ser, e acho mal.

inb4 "ok boomer"

do mundial apenas

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de DS7, há 16 horas:

Claro. E o que eu estou apenas a dizer é que quando tu olhas para essa equipa de 2016 e a conquista que foi, a primeira coisa que te vem à cabeça não é "Bem se não fosse por aquele meio campo do Sporting...". Não tem nada a ver com 2004 e a importância que foi ter aquele núcleo campeão europeu do FC Porto para a qualidade futebolistica que apresentámos ao longo dessa competição. 

Claro, porque a importância de ambos nem se compara. Enquanto o super meio-campo do Porto nos guiou ao vice-campeonato, a selecção que acabou por incluir o meio-campo do Sporting apenas chegou ao título.

É evidente que o meio-campo do Sporting não teve, nem de perto, a importância que o "núcleo campeão europeu do FC Porto" teve em 2004. Nem nada que se pareça 🙂

Compartilhar este post


Link para o post

Só faltava os sportinguistas quererem mérito na vitória do Euro 2016 LOL

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rōnin, há 7 minutos:

Só faltava os sportinguistas quererem mérito na vitória do Euro 2016 LOL

aur%C3%A9lios-600x600.jpg

fala agora

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 3 horas:

Claro, porque a importância de ambos nem se compara. Enquanto o super meio-campo do Porto nos guiou ao vice-campeonato, a selecção que acabou por incluir o meio-campo do Sporting apenas chegou ao título.

É evidente que o meio-campo do Sporting não teve, nem de perto, a importância que o "núcleo campeão europeu do FC Porto" teve em 2004. Nem nada que se pareça 🙂

Ahahahah Sim. Isso era um bom comentário para fazer chegar aos ouvidos de um gajo que fosse cego e não conseguisse ter visto as 2 equipas a jogar futebol.

 

O núcleo do FC Porto campeão europeu teve um impacto significativo naquilo que foi a nossa qualidade futebolistica em campo até à final. Em 2016 ganhaste a competição porque para além de a espaços ao longo da competição a genialidade do Ronaldo ter aparecido, conseguiste ter muita sorte do teu lado que de jogo paupérrimo em jogo paupérrimo, lá se conseguia que os empates bastassem, e mais tarde, as penalidades. Mas que impacto tão grande teve esse meio campo naquilo que foi o futebol de Portugal em 2016??

Se achas que a importância de ambas nas suas respectivas equipas e o impacto que tiveram no futebol que ambas produziram se deve cingir apenas a se uma ganhou uma final e outra não quem sou eu para debater o básico argumento resultadista. 

Compartilhar este post


Link para o post

🐮 🌟

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rōnin, há 3 horas:

Só faltava os sportinguistas quererem mérito na vitória do Euro 2016 LOL

Julgo que o Simeone, que foi quem puxou o assunto, não estava a fazer nada disso. O que ele disse, e que é claro como a água, é que uma selecção que consiga ter um núcleo duro com rotinas terá, à partida, uma base melhor sobre a qual trabalhar.

A Espanha, por exemplo, serviu-se dessa base para sacar dois Europeus consecutivos e um Mundial pelo meio - há o seu quê de irónico ter sido a base de uma equipa catalã a potenciar as únicas conquistas internacionais da Espanha; Portugal aproveitou bem a base do FC Porto campeão europeu para o Euro 2004 e o Mundial 2006, e depois um pouco do Sporting de 2016 para a campanha que levou à conquista do Euro 2016.

Portugal jogou a final do Euro 2016 com quatro jogadores do Sporting no onze inicial. Três deles eram médios e jogaram nas mesmas posições com que o faziam em Alvalade, recriando muitas das rotinas que estavam enraizadas nas suas formas de jogar ao longo dessa época. É ridículo querer-se negar a importância disto, principalmente quando se anda o ano inteiro a dizer-se que as selecções não têm tempo para treinar e criar rotinas...

Agora, claro que isto, por si só, não nos valeu o título. Mas isto, mais a liderança e vontade de vencer do Ronaldo, a qualidade do Nani, as invenções do Quaresma, a cavalice do Renato Sanches... tudo isto permitiu a Portugal exceder as expectativas e sacar de um título inesperado. Uma pequena parte esteve na inteligência do Fernando Santos em saber aproveitar um meio-campo inteiro rotinado que estava à sua disposição.

Citação de DS7, há 13 minutos:

Ahahahah Sim. Isso era um bom comentário para fazer chegar aos ouvidos de um gajo que fosse cego e não conseguisse ter visto as 2 equipas a jogar futebol.

 

O núcleo do FC Porto campeão europeu teve um impacto significativo naquilo que foi a nossa qualidade futebolistica em campo até à final. Em 2016 ganhaste a competição porque para além de a espaços ao longo da competição a genialidade do Ronaldo ter aparecido, conseguiste ter muita sorte do teu lado que de jogo paupérrimo em jogo paupérrimo, lá se conseguia que os empates bastassem, e mais tarde, as penalidades. Mas que impacto tão grande teve esse meio campo naquilo que foi o futebol de Portugal em 2016??

Se achas que a importância de ambas nas suas respectivas equipas e o impacto que tiveram no futebol que ambas produziram se deve cingir apenas a se uma ganhou uma final e outra não quem sou eu para debater o básico argumento resultadista. 

Não teve nenhum. Desculpa, mas para argumentos estúpidos não há contra-argumentação possível. Mas achas que somos todos parvos?

Quer dizer, o meio-campo do Porto "teve um impacto significativo naquilo que foi a nossa qualidade futebolistica em campo até à final". Curioso, na altura muita discussão houve neste fórum porque os portistas consideravam que a selecção do Scolari jogava mal e que ele era um péssimo treinador. Mas mesmo ignorando essa preciosidade, estamos a falar de uma selecção com imensa "qualidade futebolística até à final" que, chegando à final, nem uma ocasião flagrante criou e nem perto esteve de empatar, quanto mais ganhar, à poderosa Grécia.

Para 2016, tudo vale: exibições paupérrimas, sorte, muita sorte, imensa sorte, a genialidade do Ronaldo - que por sua vez durante a competição foi criticado em quase todos os jogos -, os penalties - porque a selecção no Euro 2004 não precisou de penalties -, foi tudo um grande acaso.

De facto, perante tal narrativa, que se há de contra-argumentar? Nada. Chego à conclusão que Portugal nada fez para ser campeão. Foi mérito dos outros, certamente. E, no entanto, foi esta a selecção que jogou na final contra a poderosa França (a mesma que dois anos depois limpou o Mundial), na casa deles, e venceu a competição. Mérito das borboletas, certamente.

Já estou no mesmo ponto do Descartes nestes temas. Ganhámos a única grande competição internacional da nossa história, mas sem mérito. Os outros perderam-nas todas, mas a esses dá-se o mérito todo. De quê? Não sei, mas dá-se.

Ora fds.

  • Like 9

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Slade, há 2 minutos:

@Black Hawk, só uma nota, a Espanha ganhou um Europeu nos anos 60 (não sei se o de 64 ou 68).

Tens razão, em 1964. Fica a correção.

Compartilhar este post


Link para o post

@Black Hawk, levas um like por te lembrares de mim...🤗

Acho que foi exatamente por essa altura do Euro 2016 que comecei a achar que o CMPT era mesmo um mundo à parte.  Ainda hoje se atribui a maior conquista do futebol nacional a alinhamentos cósmicos, sorte, à Nossa Senhora de Fátima, sorte, à reencarnação do Eusébio no corpo do Éder, à sorte, ao facto dos adversários serem muito fraquinhos, à sorte e, poucos, muito poucos, conseguem, de tempos a tempos, dizer que o mérito do treinador e dos jogadores também pode ter ajudado um bocadinho.

Ainda me lembro de um post já não sei exatamente de quem, que dizia que nós devíamos ser eliminados rapidamente para poder despedir o Fernando Santos porque, a jogar assim, a seleção não teria qualquer futuro... 😄

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...