Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

Covid-19 (Coronavírus) - Tópico de discussão

Publicações recomendadas

O grupo Impresa está forte na propaganda anti-China.

Hoje a SIC noticiou que um jornal chinês (não dizendo qual), terá revelado que o número de mortos em Wuhan poderá ter sido bem maior do que o anunciado oficialmente, podendo inclusive ter chegado aos 40 000.

A única notícia chinesa que consegui encontrar foi a do Caixin. E o que a notícia reporta, é que com levantamento da proibição para a realização de funerais em Wuhan no dia 23, formaram-se enormes filas de espera à porta de 8 cemitérios, algumas com cerca de 200 metros. Estas filas eram formadas por pessoas que pretendiam recolher as cinzas de familiares seus que faleceram durante o período da epidemia. Apresenta também um relato de um condutor que entregou cerca de 2500 cinzas e que afirma ter entregue o mesmo número no dia anterior.

Em ponto algum a mesma notícia refere 40 000 mortes, não havendo sequer a sugestão de que as pessoas tenham falecido exclusivamente por culpa da Covid-19.

Edit: Se alguém estiver com paciência para encontrar outras fontes na China, agradecia se as pudessem colocar aqui.

Editado por Interstellar

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rōnin, há 1 hora:

Reduz o processo de inflamação, mas interfere no sistema imunitário? 

Quem tem problemas do sistema imunitário, esta medicação fortalece-o ou suprime-o?

Isso já não sei.

Citação de kareca, há 1 hora:

Entao um medico da ordem já andou a leakar que andam a discutir na ordem de ética quem deve ser prioridade ou não em caso de sobrecarga dos hospitais?

Não me choca nada, bem pelo contrário. Essa é daquelas coisas que deve estar bem clara e decidida para toda a gente, para se acontecer não haver ainda mais caos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 3 horas:

Isso é do início de Março. É já se sabe que por muito que já haja vacinas, primeiro têm de fazer vários testes, ver efeitos secundários, o que ainda deve durar 1 ano ou mais. Eu não percebo nada do assunto, mas a aparecer alguma "cura" tão cedo, seria algum medicamento que já seja comercializado para outro tipo de doenças e tivesse bons resultados contra este vírus.

Já agora, para quem percebe mais disto, as crianças/bebés pouco são afetadas pelo vírus, existe alguma explicação para isso?

https://www.perguntarnaoofende.pt/pno/filipe-froes-coronavirus

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 4 horas:

Ok, vamos ter calminha... estamos a falar de pessoas que dão 8h/dia do seu trabalho para uma empresa em que não são donas de qualquer percentagem dos lucros que obtêm. Pessoas que assinam um contrato em que oferecem o seu tempo, o seu know-how e a sua capacidade de trabalho e/ou potencial em troco de um valor monetário, em que certos direitos e deveres aparecem. Não vejo o porquê de andar a chamar a pessoas ingratas por ainda terem um trabalho, o teu chefe não está a fazer um favor, podes ter a certeza. Se tu te tornas um prejuízo (como está a acontecer em muito caso porque a economia parou) vais com os porcos.

Agora, se o aumento na conta da luz aumenta em função de trabalhares em casa? Sim, diria que não muito e só depois de umas 3, 4 faturas da luz podes ter um argumento convincente para o patrão. Se podes influenciar isso facilmente para teu proveito? Infelizmente, sim. Portanto não é um grande argumento, concordo.

Se é preciso ter noção e perceber que a situação é f*dida para muitos gestores também e é uma situação muito específica em que o aumento na conta da luz não há de ter efeitos gigantes na tua conta não ultrapassa ter alguma sensibilidade e tacto para não andar a exigir isso? Claro. Eu por exemplo tive um colega de trabalho que veio com a conversa de ser ilegal ter aqui no escritório câmaras termais agora instaladas na receção para controlar a temperatura das pessoas de modo a perceber quem tem sintomas. Se tem razão? Talvez. Se tem falta de noção da situação? Claro.

Se estás no total direito de fazer essa pergunta da luz ou outras condições ao teu chefe (até porque é possível que do outro lado haja compreensão? Claro. A luz não digo, mas tens muita coisa que pode aumentar a tua produtividade que tens no escritório mas não em casa. Dentro da medida do razoável, porque não? A minha permite agora ir buscar as cadeiras e monitores ao escritório e levar para casa, e dá refunds a cenas tipo cabos HDMI e outros componentes que compres neste período. Não custa assim tanto no caso duma empresa grande e a produtividade da pessoa (que custa muito mais por hora ao empregador que um crl duma cadeira ou uns 20€ duma conta da luz mensal), a produtividade aumenta o lucro da empresa exponencialmente (o que alguns gestores em Portugal não querem aceitar).

Não me venhas é com esta conversa subserviente da ingratidão porque tem um emprego, quem dera a muita gente... e então? Tens direitos e deveres, f*da-se. Essa atitude é meio caminho andado para não veres o teu valor como pessoa e contribuidor numa empresa, que por vezes é bem maior que o que o salário indica (principalmente em Portugal), e a partir daí corres o risco de ser enr*abado a fazer overtime, a dar o litro pela equipa com esse grande "espírito de equipa", ai, que enriquecedor. Tens de ter noção que tempo é dinheiro e 8h por dia é MUITO dinheiro (é 1/3 do teu dia, é metade do teu dia se não contarmos com 8h de sono. Aliás, junta o commute para o trabalho e gasta mais de metade do teu dia e muita da tua energia com o trabalho), e tens de ver isso dessa maneira. Valorizares-te é meio caminho para receberes o que vales. Muitas vezes isso não acontecer mas o tentar é meio caminho. E se os outros recebem x ou y, que se f*da, o que interessa és tu. Tens de saber medir o que estás a dar à empresa, o que te estão a dar e o que não te estão a dar, e definir um preço que cubra esse equilíbrio, é como um investimento.

Tudo o que dizes aí é verdade. Se calhar a palvra ingratidão não foi a mais correta da minha parte e talvez falta de tacto se aplique melhor Quando isto passar que façam os pedidos que quiserem e acharem que devem fazer, agora não é de todo o momento certo para andar a fazer pedidos na minha opinião. Nunca fui de me calar e ser subserviente, e por isso é que se calhar ganho bem acima da média para uma pessoa com a minha experiência. Mas neste momento e neste contexto não vou andar a fazer pedidos. Quando passar, faço os pedidos que achar que devo faazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 minutos:

sim, parece que anda tudo à volta do caixin e do shangaiist.

O Shanghaiist incentiva a narrativa de que os falecimentos se terão prendido apenas com a Covid, mas sem dizer quaisquer mentiras. Isso ainda aceito. Mas é sempre engraçado reparar nestes brilharetes jornalísticos:

Citação

Wuhan has seven other mortuaries. If they are all sticking to the same schedule, this adds up to more than 40,000 urns being distributed in the city over the next 10 days.

Mas admito que me dá um regozijo tremendo ver alguns dos nossos canais nos dias de hoje, nomeadamente a SIC. Outrora com várias peças que atraiam as atenções para os afinados métodos propagandistas da comunicação chinesa, que na altura estavam apenas a transmitir conteúdos emocionais e que incentivavam a um sentimento de união para se fazer face à epidemia, é engraçado verificar que agora parece estar-se a fazer precisamente o mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Vaart10, há 49 minutos:

@Descartes, aquilo nem pode ser considerado um estudo. Aquilo é pura matemática. A principal limitação é, desde logo, não levar em conta o impacto das medidas governamentais. E mesmo fazer uma estimativa com esse cenário é muito (extremamente) complexo.

Por isso, é que se vão fazendo ajustamentos todos os dias, ao invés de se apresentarem logo os dados para um mês. Quem faz isso é irresponsável, estamos a navegar no desconhecido. Qual é o sentido de fazer isso, sequer? 

Além disso, não entendo porque é que as pessoas querem aparecer, nem sequer entendo porque é que necessitam deste reforço positivo. Ao que sei, até há um grupo numa rede social para ir seguindo os números apresentados.

O problema desta irresponsabilidade é que depois todos os académicos levam por tabela e a comunidade científica cai em descrédito. 

Da mesma forma que foi quase dizer que o Governo e a DGS não queriam que os testes fabricados pelo IMM não fossem utilizados, quando nesse mesmo dia até na televisão tinham feito reportagem sobre isso e no dia anterior tinha sido anunciado o começo de fabrico dos testes. Sendo que depois ainda foi quase clamar por crédito porque tinha sido ele a desbloquear a situação com o Ministro da Ciência.

Foi irresponsável quando disse que isto não era mais que uma gripe e apagou a publicação, foi irresponsável quando fez a previsão que fez e continua a ser irresponsável porque está a tentar arranjar desculpas para as contas dele não baterem certo.

A credibilidade dele foi-se.

Compartilhar este post


Link para o post

Acho que essa história das guidelines para momentos de sobrecarga é uma não questão. Faz-se disso todos os dias ao optar por tratamentos, esteja em risco a vida ou não. A equipa tem de avaliar o potencial vital de cada doente e decidir em conformidade... 

Compartilhar este post


Link para o post

A SIC já fez peças jornalísticas borderline xenófobas a chamarem ao tomarem a parte pelo todo e dizerem literalmente que os italianos não têm sentido cívico

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Kiko17, há 30 minutos:

Da mesma forma que foi quase dizer que o Governo e a DGS não queriam que os testes fabricados pelo IMM não fossem utilizados, quando nesse mesmo dia até na televisão tinham feito reportagem sobre isso e no dia anterior tinha sido anunciado o começo de fabrico dos testes. Sendo que depois ainda foi quase clamar por crédito porque tinha sido ele a desbloquear a situação com o Ministro da Ciência.

Foi irresponsável quando disse que isto não era mais que uma gripe e apagou a publicação, foi irresponsável quando fez a previsão que fez e continua a ser irresponsável porque está a tentar arranjar desculpas para as contas dele não baterem certo.

A credibilidade dele foi-se.

E agora parece que anda a fazer circular (entre várias outros apelos e textos) um apelo nas redes sociais a dizer que é preciso fazer pressão para que uma investigadora portuguesa do IMM finalmente consiga ser ouvida pelo governo acerca dos testes que é preciso fazer.

O apelo diz respeito a isto: https://observador.pt/2020/03/26/instituto-de-medicina-molecular-faz-testes-a-partir-desta-quinta-feira/

Segundo o senhor estamos a racionar os testes porque já atingimos o limite disponível e este novo sistema de testes seria a solução. O problema é que este novo sistema de testes já está em andamento há algum tempo, como se pode ver pela data da noticia que data de há 3 dias, mas ontem o senhor Buescu lembrou-se de fazer circular este "apelo".

Está claramente à procura de uma saída para os erros que cometeu: se se fizessem mais teste e bem feitos, ele estaria correcto.

Editado por Mayday

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Interstellar, há 1 hora:

O grupo Impresa está forte na propaganda anti-China.

Hoje a SIC noticiou que um jornal chinês (não dizendo qual), terá revelado que o número de mortos em Wuhan poderá ter sido bem maior do que o anunciado oficialmente, podendo inclusive ter chegado aos 40 000.

A única notícia chinesa que consegui encontrar foi a do Caixin. E o que a notícia reporta, é que com levantamento da proibição para a realização de funerais em Wuhan no dia 23, formaram-se enormes filas de espera à porta de 8 cemitérios, algumas com cerca de 200 metros. Estas filas eram formadas por pessoas que pretendiam recolher as cinzas de familiares seus que faleceram durante o período da epidemia. Apresenta também um relato de um condutor que entregou cerca de 2500 cinzas e que afirma ter entregue o mesmo número no dia anterior.

Em ponto algum a mesma notícia refere 40 000 mortes, não havendo sequer a sugestão de que as pessoas tenham falecido exclusivamente por culpa da Covid-19.

Edit: Se alguém estiver com paciência para encontrar outras fontes na China, agradecia se as pudessem colocar aqui.

Se perceberes o francês, aproveita para ver: 

E verás que os números de.certeza que são longe do que são anunciados pelas entidades chinesas

 

Compartilhar este post


Link para o post

Acho que às vezes ainda não assimilei bem tudo o que se está a passar. Como tem sido tudo tão gradual, as coisas vão parecendo o novo normal, mas quando vejo Times Square vazia há qualquer coisa que não está certa.

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Alonso., há 2 minutos:

Se perceberes o francês, aproveita para ver: 

E verás que os números de.certeza que são longe do que são anunciados pelas entidades chinesas

 

Não sei falar francês. Se conseguires fazer um resumo, agradeço-te.

No entanto, permite-me só sublinhar que eu não disse que os números oficiais estão correctos. É evidente que os números estão errados, tal como está a acontecer em todo o lado. Os métodos de contagem e de identificação dos casos variam de país para país. Para além disso, existe a agravante de ter sido na China que se deu início à pandemia, tendo decerto havido muitos casos iniciais que terão passado despercebidos.

Compartilhar este post


Link para o post

E9-E68-B36-7-D20-43-BA-B90-D-08-FA125-F9

Um familiar meu (já não directo e nascido e vivido na América) colocou hoje este seu pensamento no Facebook, Eles tem mesmo é o que merecem.😐

 

Compartilhar este post


Link para o post

A Ministra da Saúde disse que a manutenção do numero de recuperados pelo terceiro dia consecutivo pode estar enviesado por atraso temporal, ora, então isso pode estar a acontecer com tudo o resto, não? Novos Infectados, mortos, em UCI, etc?

Já agora, faz parte das estatísticas de recuperados os doentes que estão a recuperar em casa?

Editado por Mayday

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 1 minuto:

A Ministra da Saúde disse que a manutenção do numero de recuperados pelo terceiro dia consequtivo pode estar enviesado por atraso temporal, ora, então isso pode estar a acontecer com tudo o resto, não? Infectados, mortos, em UCI, etc?

Já agora, faz parte das estatísticas de recuperados os doentes que estão a recuperar em casa?

Os doentes recuperados penso que se referem apenas e só aos doentes positivos que testaram negativo 2 vezes num certo periodo de tempo

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 52 minutos:

É estranho que eles queiram optar por uma "experiência" desse género. Concordo com o que diz o senhor Rocklov aí na notícia.

Mas imagine-se o que seria se essas medidas fossem aplicadas cá.

Compartilhar este post


Link para o post

Os suecos têm uma cultura de distanciamento já entranhada. Os nórdicos respeitam muito o espaço pessoal.

As paragens de autocarro na Suécia têm fila de cinquenta metros porque eles não se aproximam. 

Editado por Mayday

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...