Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

Covid-19 (Coronavírus) - Tópico de discussão

Publicações recomendadas

Temos que as usar, mas temos que as comprar, espertos do *****. Pois de mim não levam um cêntimo, vou cortar umas boxers ou uma t shirt e tá feito sa lixe

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de scallywag, há 1 minuto:

Temos que as usar, mas temos que as comprar, espertos do *****. Pois de mim não levam um cêntimo, vou cortar umas boxers ou uma t shirt e tá feito sa lixe

As boxers foram-te oferecidas?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 5 minutos:

Alcoólicos do mundo hic, uni-vos. hic

Fixed

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de pedritsh, há 1 hora:

O que fazemos com ele, Monsieur Descartes?

Decapitação, masmorras ou trabalho forçado?

o @Descartes é um homem de muita idade, mas também de requinte. Com certeza ele há-de preferir a guilhotina.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Slade, há 17 minutos:

E onde vou comprar máscaras se não há aqui nos supermercados/farmácias?

 

Experimenta nos CTT.

Ou compra o Record de amanhã. :mrgreen:

Editado por Chazzy Chazz

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 21 minutos:

As boxers foram-te oferecidas?

Encontrei no lixo

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de scallywag, Agora:

Encontrei no lixo

Então devem ser das boas... 😀

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 5 horas:

Já comecei a ver mais gente a abastecer nestes últimos dias.

Infelizmente?

Se apanhas um aluno infetado numa aula prática o instrutor é quase de certeza contaminado devido à não-distância de segurança e depois todos os outros alunos vão de arrasto se o volante e manete de mudanças não forem devidamente desinfetados.

Nalguns países tipo Chéquia ou Dinamarca já abriram mas aqui não acredito que haja condições para fazer, sobretudo com os alunos do 12º e Universidades ainda em casa.

Disse "infelizmente" devido á situação que vivemos não por ter aulas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Peplin, há 2 horas:

É uma boa questão. Talvez uns vendedores ambulantes na rua possam resolver o assunto!

Essas máscaras de costureira aparentemente não servem.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de scallywag, há 1 hora:

Temos que as usar, mas temos que as comprar, espertos do *****. Pois de mim não levam um cêntimo, vou cortar umas boxers ou uma t shirt e tá feito sa lixe

Também não podes andar na rua nu e ninguém te oferece a roupa.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

O Pingo Doce está a vender caixa com 50 máscaras descartáveis a 26,99€.

Mas só à burguesia. Aparentemente pobres não podem comprar.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Alonso., Em 30/04/2020 at 13:29:

Concordo com praticamente tudo menos com isto e o que vou dizer não é nada contra ti, apenas peguei nesta parte porque achei relevante. E não vou  falar de micro-empresas que essas a dinâmica é muito diferente. 

Revia-me nesse tipo de pensamentos uns anos atrás, os sacrifícios devem ser de ambos, os trabalhadores devem ser mais pacientes com sua entidade patronal, etc.

Até que cheguei ao mercado de trabalho, onde trabalhei em sítios onde não é necessário qualquer tipo de qualificações e deparei-me com a triste realidade. Uma realidade que tinha ouvido falar mas que pensava que eram histórias extrapoladas, empresas a explorarem completamente os funcionários, a pagarem mal e porcamente quando tem milhões de lucro, horas extras não pagas, abuso completo em contratar através de agências de trabalho temporário levando as pessoas a terem um trabalho precário, incerto sem puderem projectar o seu futuro. Sacrificios  e mais sacrificios para um bem comum, a empresa. Contratos de 6 em 6 meses para depois quando chegar ao momento de te efectivar mandarem-te embora, a vergonha que são os contratos verdes neste país etc.

Sacrificios, tolerância, paciência tem os trabalhadores faz muito tempo com os patrões. Quando são os trabalhadores a pedirem essa tal paciência, tolerância, muito raramente a entidade patronal tem compaixão. Tratam os trabalhadores como meros números, facilmente substituídos por outros.

Compaixão com os patrões? Não. Quando é o contrário não tem por nós e não venham com o bem comum da empresa, porque o bem comum é só para alguns e quando interessa ou quando precisam.

Enquanto o trabalhador ser apenas um número, nada irá melhorar. Trabalhador, não, desculpem. Colaborador 😂

Mas repara. Eu não nego essa triste realidade. Eu falo dela, inúmeras vezes. Parece-me que existe sempre um dificuldade em entender isso, nestas discussões parte-se constantemente do ponto onde quem defende o que eu estou a defender não rejeita essas situações. 

Conforme refere o @Kiko17, e bem, se há geração que o consegue contribuir para alterar o atual paradigma é a nossa. Somos nós, jovens empresários e trabalhadores, que temos de, em conjunto, caminhar para uma alteração profunda do atual cenário. 

As generalizações são sempre perigosas, ainda que seja inegável que, infelizmente, a vasta maioria pensa como descreves. Esse teu discurso - interpretado por pessoas mal intencionadas - vai gerar outro discurso idiota: "se não estás bem, então muda-te ou cria a tua empresa". E enquanto continuarmos a promover este ping-pong não vamos sair daqui. É apenas, e tão somente isto, que defendo.

Citação de IlidioMA, Em 30/04/2020 at 14:07:

vamos lá pôr um ponto de ordem na mesa, até pq eu fui o primeiro a mandar a bojarda ao @w0 . 

Eu queria muito que o pensamento do W0 pudesse constituir a realidade na qual vivemos. Em que trabalhadores e patrões pudessem pôr de lado as diferenças, revelar compaixão para com os problemas uns dos outros, e terem solidariedade mútua. Os meus dias de marxista empedernido estão lá atrás, num jovem caloiro em 2007. Não faço da luta de classes uma gloriosa meta que tem de ser sempre despoletada a cada dia para f*der a cabeça ao patronato. Não.

Porém, a realidade não é essa. E muitas vezes faz-se passar o discurso de que a realidade não é essa por culpa do lado dos trabalhadores, por culpa do sindicalismo. Antes fosse assim tão simples. Sim, podemos até observar que nos anos imediatos após a revolução isso seria de facto a realidade, co um sindicalismo "voraz" e fortemente anti-patronal - mas caramba, antes disso não havia direitos laborais, é normal que tenha havido uma "ânsia de tudo fecundar" no que toca aos direitos laborais também.

Mas hodiernamente isso não é assim, até pq o sindicalismo hoje não tem a força que tinha. De outro passo, a classe empresarial portuguesa é, genericamente, mesquinha e ignorante. Claro que também têm muitos problemas com que se haver. Garantido. Mas o que não falta é patrões nada compassivos, que querem tudo de ti e em troca dão-te "porrada e mau viver". Quer sejam grandes empresas, quer sejam pequenos empresários. São pequenos ditadores no seu micro-reino. Não sei se são a maioria ou não. Também os há - e muitos - bons patrões que respeitam os empregados, que são compassivos com as suas necessidades e condições de trabalho, que exigem mas retribuem, que reconhecem o esforço dos seus empregados, que quando pedem um esforço sabem explicar o porquê e depois retribuir. Há de tudo.

Mas esse armistício que o W0 pedia, seria apenas uma rendição incondicional dos empregados, porque esses é que são a crónica parte fraca. Ele falava do quão indesejável é - num tempo como este da pandemia - proliferarem Mários Nogueiras. E eu concordo. E creio que não haja muita gente a idolatrar o Mário Nogueira, mesmo de entre os esquerdistas militantes (julgo). Mas infelizmente um Mário Nogueira é um mal necessário pq é uma resposta directa a um arquétipo de patrão (que o @Alonso. tão bem descreveu) que existe e prolifera por aí.

Numa palavra. O facto de existirem Mários Nogueiras neste país é uma prova insofismável da sua necessidade de existência. Se o patronato em geral pagasse bem, respeitasse os horários dos funcionários, oferecesse boas condições de trabalho e tudo o mais, nenhum Mário Nogueira existiria, por dispensável.

Infelizmente tens razão. Mas apenas está a olhar para um dos lados da moeda. A luta de classes como gloriosa meta que tem de ser sempre despoletada a cada dia para f*der a cabeça ao patronato, conforme descreves, é uma realidade para muitos sindicalistas e sindicalizados. O que, atenção, não te retira a razão quando dizes que uma larga maioria dos patrões é ignorante e encontra-se presa num modelo falida. Ainda que concorde que o sindicalismo tem hoje menos força do que tinha no início da democracia, a verdade é que continua a ter bastante (talvez demasiado) poder. Podemos andar agora mais esquecidos, mas não nos esqueçamos de como era a luta durante o Governo do PPC e aquilo que foi a "luta" durante o Governo do Costa. E é aqui que entram os Mários Nogueiras e outros, pela forma como venderam a luta por uma causa maior - a do seu posicionamento no panorama político. Mascararam-se de homens que lutavam lado a lado com os trabalhadores, mas na verdade apenas se aproveitam deles para atingir os seus fins. Algo parecido com aqueles patrões que eles tanto criticam (por isso é que sempre nutri uma admiração enorme por homens como o Jerónimo. Não concordando, admiro o quão devoto é à causa e aqueles que o escolheram para travar as duras batalhas). Saltando para o último bold não consigo aceitar essa visão. A existência de escroques como o Mário Nogueira apenas vem demonstrar, de forma insofismável, que o poder corrompe todos (ou quase) e que muitos rapidamente abandonam os seus ideais a troco de um lugar ao sol. Esse é o Mário Nogueira que, contrariamente ao que dizes, é idolatrado por muitos. É um vendedor da banha da cobra nato, há que tirar o chapéu. 

Quanto ao segundo bold não poderia estar mais de acordo. Todavia, a mensagem que se tenta veicular, maioritariamente, é a inversa: que só há patrões de m*rda, que só existem empresas exploradoras, etc. etc.. E é esta falta de honestidade que, muitas vezes, custa engolir. 

Por último, a tua conclusão padece, uma vez mais, de olhares apenas para um lado da história. Não chega exigir que os patrões paguem bem. É de partir o coração aquilo que todos os meses gasto para ter um alto quadro e aquilo que eu sei que ele recebe. A carga fiscal é, à escala, elevadíssima, e acaba por dificultar esse aumento generalizado dos salários pagos em Portugal. Depois acontece mais do mesmo - há uma grande maioria que se aproveita desta realidade para desculpar a chulice e pulhice com que trata os trabalhadoresPortanto, e uma vez mais, não chega dizer "patrões paguem mais". Se calhar a luta devia ser "patrões paguem mais, mas Estado come menos". Mas isso implicaria uma mudança de mentalidades, algo que está ao alcance das nossas gerações mas que, infelizmente, nem todos querem ou conseguem ver.

 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 12 minutos:

O Pingo Doce está a vender caixa com 50 máscaras descartáveis a 26,99€.

Mas só à burguesia. Aparentemente pobres não podem comprar.

Estão muito baratas por acaso.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 3 minutos:

Estão muito baratas por acaso.

Baratas em comparação.

Mas caras como o crl. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 6 minutos:

Baratas em comparação.

Mas caras como o crl. 

Tens aquelas da Sonae que, alegadamente, dão para 50 lavagens. Custam 10€, o que sai a 0.20€ / utilização. 

Um Gin no rooftop do Ritz para um aprendiz de burguês, dois maços de SG Ventil para o homem da labuta. Em ambos os casos a saúde dos dois fica a ganhar.

Compartilhar este post


Link para o post

DIÁRIO DA COVID-19

Dados de 1 de Maio

 

O dia que fica marcado por termos atingido os 1000 falecimentos devido à COVID-19.

 

Dados do Dia - Entre () diferença para o dia anterior:

  • Casos Confirmados - 25351 (+ 306)
  • Casos Recuperados - 1647 (+ 128)
  • Óbitos - 1007 (+ 18)
  • Casos Ativos - 22697 (+ 160)
  • Internados - 892 (- 76)
  • Internados em UCI - 154 (- 18)
  • Indivíduos Testados - 251269 (+ 3584)

 

  • Taxa de Crescimento de Novos Casos - 1,2% (- 1,0 pp)
  • Taxa de Crescimento Médio desde 11/03 - 14,0% (- 0,2 pp)
  • Taxa de Crescimento Médio nos Últimos 5 Dias - 1,2% (- 0,2 pp)
  • Taxa de Letalidade - 3,97% (+ 0,02 pp)
  • Taxa de Recuperados - 6,50% (+ 0,43 pp)
  • Peso dos Óbitos nos Casos Fechados - 37,9% (- 1,5 pp)
  • Taxa de Internamento - 3,9% (- 0,4 pp)
  • Taxa de Internamento nas UCI - 17,3% (- 0,5 pp)
  • Taxa de Crescimento Novos Testados - 1,4% (- 0,3 pp)
  • Peso dos Confirmados no Total de Testados de há 5 Dias - 10,7% (- 0,1 pp pp)

 

Principais dados negativos do dia:

  • A taxa de letalidade subiu 2 centésimas.

 

Principais dados positivos do dia:

  • O número de internados e dos internados em UCI diminuíram de forma significativa;
  • O número de recuperados foi o 3º maior de sempre;
  • As taxas de crescimento médio continuam a descer;
  • O peso dos óbitos nos casos fechados baixou dos 38% pela primeira vez;
  • As taxas associadas aos internamentos caíram, estando a dos internamentos face aos casos ativos no menor valor de sempre, primeira vez abaixo dos 4%.

 

A projeção para amanhã, se os indicadores de hoje se voltarem a verificar:

  • Taxa de crescimento de novos casos a 1,2% -> Novos casos: 304; Total Confirmados: 25655
  • Taxa de confirmados sobre os testados de há 5 dias em 10,7% -> Novos casos: 181; Total Confirmados: 25532
  • Taxa média de crescimento nos últimos 5 dias de 1,2% -> Igual à primeira projeção

 

JTgWa37.png

K3fR743.png

tZVRCDb.png

nWSnwMM.png

rcFj1a0.png

ai4zwRU.png

7vuSJbK.png

VLz99fq.png

Fm8WpbD.png

Z2MKQhD.png

sUOjhnY.png

TnFeYPv.png

5vN1NQ7.png  

 

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 11 minutos:

Baratas em comparação.

Mas caras como o crl. 

50 máscaras a 27 paus dá pouco mais de 50 cêntimos a unidade, é barato.

As do Continente que sairão sabe-se lá quando de 10€ serão reutilizáveis até 50 lavagens, o que dará um custo de 20 cêntimos. Além do mais são KN95, ou seja, filtram 95% das partículas. Já ouvi essa promoção do PD mas estou à espera dessas por acaso, embora não as tenha visto no Montijo ontem.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de w0, há 21 minutos:

Mas repara. Eu não nego essa triste realidade. Eu falo dela, inúmeras vezes. Parece-me que existe sempre um dificuldade em entender isso, nestas discussões parte-se constantemente do ponto onde quem defende o que eu estou a defender não rejeita essas situações. 

Conforme refere o @Kiko17, e bem, se há geração que o consegue contribuir para alterar o atual paradigma é a nossa. Somos nós, jovens empresários e trabalhadores, que temos de, em conjunto, caminhar para uma alteração profunda do atual cenário. 

As generalizações são sempre perigosas, ainda que seja inegável que, infelizmente, a vasta maioria pensa como descreves. Esse teu discurso - interpretado por pessoas mal intencionadas - vai gerar outro discurso idiota: "se não estás bem, então muda-te ou cria a tua empresa". E enquanto continuarmos a promover este ping-pong não vamos sair daqui. É apenas, e tão somente isto, que defendo.

Infelizmente tens razão. Mas apenas está a olhar para um dos lados da moeda. A luta de classes como gloriosa meta que tem de ser sempre despoletada a cada dia para f*der a cabeça ao patronato, conforme descreves, é uma realidade para muitos sindicalistas e sindicalizados. O que, atenção, não te retira a razão quando dizes que uma larga maioria dos patrões é ignorante e encontra-se presa num modelo falida. Ainda que concorde que o sindicalismo tem hoje menos força do que tinha no início da democracia, a verdade é que continua a ter bastante (talvez demasiado) poder. Podemos andar agora mais esquecidos, mas não nos esqueçamos de como era a luta durante o Governo do PPC e aquilo que foi a "luta" durante o Governo do Costa. E é aqui que entram os Mários Nogueiras e outros, pela forma como venderam a luta por uma causa maior - a do seu posicionamento no panorama político. Mascararam-se de homens que lutavam lado a lado com os trabalhadores, mas na verdade apenas se aproveitam deles para atingir os seus fins. Algo parecido com aqueles patrões que eles tanto criticam (por isso é que sempre nutri uma admiração enorme por homens como o Jerónimo. Não concordando, admiro o quão devoto é à causa e aqueles que o escolheram para travar as duras batalhas). Saltando para o último bold não consigo aceitar essa visão. A existência de escroques como o Mário Nogueira apenas vem demonstrar, de forma insofismável, que o poder corrompe todos (ou quase) e que muitos rapidamente abandonam os seus ideais a troco de um lugar ao sol. Esse é o Mário Nogueira que, contrariamente ao que dizes, é idolatrado por muitos. É um vendedor da banha da cobra nato, há que tirar o chapéu. 

Quanto ao segundo bold não poderia estar mais de acordo. Todavia, a mensagem que se tenta veicular, maioritariamente, é a inversa: que só há patrões de m*rda, que só existem empresas exploradoras, etc. etc.. E é esta falta de honestidade que, muitas vezes, custa engolir. 

Por último, a tua conclusão padece, uma vez mais, de olhares apenas para um lado da história. Não chega exigir que os patrões paguem bem. É de partir o coração aquilo que todos os meses gasto para ter um alto quadro e aquilo que eu sei que ele recebe. A carga fiscal é, à escala, elevadíssima, e acaba por dificultar esse aumento generalizado dos salários pagos em Portugal. Depois acontece mais do mesmo - há uma grande maioria que se aproveita desta realidade para desculpar a chulice e pulhice com que trata os trabalhadoresPortanto, e uma vez mais, não chega dizer "patrões paguem mais". Se calhar a luta devia ser "patrões paguem mais, mas Estado come menos". Mas isso implicaria uma mudança de mentalidades, algo que está ao alcance das nossas gerações mas que, infelizmente, nem todos querem ou conseguem ver.

 

O que fez esta geração quando em 2019 se liberalizou mais um bocadinho do mercado de trabalho com total prejuízo para os trabalhadores, em especial os jovens trabalhores? 

O que tem feito esta geração de patrões para garantir direitos aos seus trabalhadores? ZERO.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 minuto:

50 máscaras a 27 paus dá pouco mais de 50 cêntimos a unidade, é barato.

As do Continente que sairão sabe-se lá quando de 10€ serão reutilizáveis até 50 lavagens, o que dará um custo de 20 cêntimos. Já ouvi essa promoção do PD mas estou à espera dessas por acaso, embora não as tenha visto no Montijo.

E supostamente com a descida do IVA ainda vão descer mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 2 minutos:

50 máscaras a 27 paus dá pouco mais de 50 cêntimos a unidade, é barato.

As do Continente que sairão sabe-se lá quando de 10€ serão reutilizáveis até 50 lavagens, o que dará um custo de 20 cêntimos. Além do mais são KN95, ou seja, filtram 95% das partículas. Já ouvi essa promoção do PD mas estou à espera dessas por acaso, embora não as tenha visto no Montijo ontem.

Again, baratas em comparação. Tirar 26€ de um orçamento assim de repente é muito. 

Antes disto tudo as máscaras custavam 5 cêntimos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 7 minutos:

Antes disto tudo as máscaras custavam 5 cêntimos.

A lei da Oferta e da Procura é lixada.

Compartilhar este post


Link para o post

5 cent também não, havia das de duas camadas a ~4€, caixa de 50.

O engraçado é que a ASAE anda a cair em cima dos retalhistas que fazem mais de 15% de lucro mas os distribuidores que aumentaram o preço em 200% no pasa nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 9 minutos:

O que fez esta geração quando em 2019 se liberalizou mais um bocadinho do mercado de trabalho com total prejuízo para os trabalhadores, em especial os jovens trabalhores? 

O que tem feito esta geração de patrões para garantir direitos aos seus trabalhadores? ZERO.

Conheço muitos casos - onde me incluo - onde muito foi feito por jovens e menos jovens trabalhadores. Mas podemos sempre insistir no paradigma atual, que é a versão acab dos patrões. E pronto, continuaremos assim. Tu vens com a cassete e eu vou com o idealismo - o infantilidade - conforme referiu o @IlidioMA. Mas não sairemos daqui. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, Agora:

A lei da Oferta e da Procura é lixada.

Para bens de primeira necessidade, para bens essenciais para a partir de segunda-feira te poderes meter num autocarro para ires trabalhar, um roubo. 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...