Ir para conteúdo
Mayday

Covid-19 (Coronavírus) - Tópico de discussão

Posts recomendados

O Avô da minha namorada hoje foi fazer o teste no Palácio dos Anjos em Algés às 12:10, mas ligaram-lhe para ir mais cedo porque existe pessoas que nem sequer aparecem para ir fazer o despiste que por sinal está marcado para essas mesmas pessoas 🤦🏻‍♂️

Editado por PedroLobo1369

Compartilhar este post

Link para o post

O Cristiano Ronaldo foi fazer uma caminhada com a babe e os bebés, caiu tudo em cima dele do mau exemplo que ele estava a dar 🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 21 minutos:

O Cristiano Ronaldo foi fazer uma caminhada com a babe e os bebés, caiu tudo em cima dele do mau exemplo que ele estava a dar 🤣

CR7, el-rei de Portugal e Ilhas, pode tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

DIÁRIO DA COVID-19

Dados de 28 de Março

Devia ter sido um dia de boas notícias... mas não foi.

Dados do Dia - Entre () diferença para o dia anterior:

• Casos Confirmados - 5170 (+ 902)
  • Casos Recuperados - 43 (0)
  • Óbitos - 100 (+ 24)
  • Casos Ativos - 5027 (+ 878)
  • Internados - 418 (+ 64)
  • Internados em UCI - 89 (+ 18)
  • Casos Suspeitos - 32754 (+ 7323)

• Taxa de Crescimento de Novos Casos - 21,1% (+ 0,7%)
  • Taxa de Crescimento Médio desde 11/03 - 31,2% (- 0,6%)
  • Taxa de Crescimento Médio nos Últimos 5 Dias - 20,3% (- 1,5%)
  • Taxa de Letalidade - 1,93% (+ 0,15)
  • Taxa de Recuperados - 0,83% (- 0,18%)
  • Peso dos Óbitos nos Casos Fechados - 69,9% (+ 6,0%)
  • Taxa de Internamento - 8,3% (- 0,2%)
  • Taxa de Internamento nas UCI - 21,3% (+ 1,2%)
  • Taxa de Crescimento Suspeitos - 28,8% (+ 14,5%)
  • Peso dos Confirmados nos Suspeitos de há 5 Dias - 37,8% (+ 1,6%)

Principais dados negativos do dia:

• Novo recorde de casos confirmados em 24 horas, acima dos 900;
  • Atingimos os 5000 casos;
  • Recorde de óbitos num só dia (24), o que dá uma morte por hora;
  • Atingimos os 100 óbitos;
  • Ausência de recuperações;
  • Novo recorde de internamentos, primeira vez acima dos 400;
  • Novo recorde diário de casos suspeitos, acima dos 7000;
  • Ultrapassámos os 30000 casos suspeitos;
  • Crescimento da taxa de novos casos, para 21,1%;
  • Aumento da taxa de letalidade, passando para 1,9%;
  • Aumento da taxa de internados em UCI face ao total de internamentos;
  • Aumento da taxa de crescimento dos casos suspeitos, quase em 30%;
  • Aumento da taxa dos confirmados face aos suspeitos de há 5 dias..

Principais dados positivos do dia:

• A taxa de crescimento média desde 11 de março baixou 0,6%;
  • A taxa de crescimento médio dos últimos 5 dias baixou 1,5% e está pouco acima dos 20%.

NOTA: O valor diário de novos casos suspeitos corresponde ao número de testes feitos. A orientação é para fazer mais testes, cada vez mais testes. Portanto, a sua subida deveria ser um aspeto positivo. No entanto eu continuo a considerá-la negativa porque os critérios para fazer testes continuam a incidir sobre quem manifesta sintomatologia. Ora, um aumento de pessoas com sintomas é negativo. Quando se começar a testar pessoas assintomáticas e fora dos grupos de risco passarei a considerar um aumento de testes como fator positivo.

A projeção para amanhã, se os indicadores de hoje se voltarem a verificar:

• Taxa de crescimento de novos casos a 21,1% -> Novos casos: 1091; Total Confirmados: 6261
  • Taxa de confirmados sobre os suspeitos de há 5 dias em 37,8% -> Novos casos: 679; Total Confirmados: 5849
  • Taxa média de crescimento de 31,2% -> Novos casos: 1615; Total Confirmados: 6785
  • Taxa média de crescimento nos últimos 5 dias de 20,3% -> Novos Casos: 1050; Total confirmados: 6220

m1beGUQ.png

74IQ8Es.png

wv4gs6P.png

GZo1xpz.png

d76eUmA.png

pXwHkqo.png

UtltkKT.png

r6Syqld.png

BnTh83I.png

G0QARJL.png

b1TVInT.png

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho o tema que o @Ghelthon falou pertinente no contexto dele, ou do meu.

Não acho que me devam pagar a conta da luz, mas acredita que se fosse lançado, a empresa tomaria a iniciativa. Não o terá feito apenas pq nem sequer se lembraram. De resto, desde podermos trazer TODO o material para casa, cadeira incluida, a enviar via ISP pen's de net de alta velocidade, + compra de serviços de VPN com maior qualidade do normal, a contratarem PT's para nos darem treinos via web, a doarem a fruta que consumiriamos nestes dias de quarentena aos hospitais.

Existem empresas que não estão com a corda na garganta e que o volume de trabalho aumentou e tudo o que possa ser feito para a produtividade não baixar, fazem-no.

No entanto também percebo o outro lado da história, tenho a Maria a trabalhar mais do que o normal e com o salário cortado para os próximos meses e sem subsidio de férias.. E apesar de perceber a quebra na empresa, é claramente um abuso e aproveitamento.

Tenho também os meus pais com o negócio deles fechados, com alugueres, contas para pagar, empregados etc a quem até a conta da luz dava jeito que não pagassem.

Há de tudo malta, não é preciso andarem de pedras na mão.

Compartilhar este post

Link para o post

Resolvi fazer mais uma pequena brincadeira com os números. Uma comparação entre a evolução de Portugal e outros países para os casos confirmados desde que foram atingidos os 1000.

MOTIVOS PARA ESTARMOS OTIMISTAS

DTYWqam.png

MOTIVOS PARA ESTARMOS PREOCUPADOS

4zEjoCm.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 20 minutos:

Eu acho o tema que o @Ghelthon falou pertinente no contexto dele, ou do meu.

Não acho que me devam pagar a conta da luz, mas acredita que se fosse lançado, a empresa tomaria a iniciativa. Não o terá feito apenas pq nem sequer se lembraram. De resto, desde podermos trazer TODO o material para casa, cadeira incluida, a enviar via ISP pen's de net de alta velocidade, + compra de serviços de VPN com maior qualidade do normal, a contratarem PT's para nos darem treinos via web, a doarem a fruta que consumiriamos nestes dias de quarentena aos hospitais.

Existem empresas que não estão com a corda na garganta e que o volume de trabalho aumentou e tudo o que possa ser feito para a produtividade não baixar, fazem-no.

No entanto também percebo o outro lado da história, tenho a Maria a trabalhar mais do que o normal e com o salário cortado para os próximos meses e sem subsidio de férias.. E apesar de perceber a quebra na empresa, é claramente um abuso e aproveitamento.

Tenho também os meus pais com o negócio deles fechados, com alugueres, contas para pagar, empregados etc a quem até a conta da luz dava jeito que não pagassem.

Há de tudo malta, não é preciso andarem de pedras na mão.

Eu não estava com pedras na mão nem a atacá-lo.

Eu falei porque estou na mesma situação que tu e ele, no entanto acho que não é pela questão da eletricidade que vamos ficar mais pobres. Porque pensa assim, se não pudesses estar em casa a trabalhar e tivesses que estar em casa ias na mesma gastar luz com a contrapartida de provavelment não ires receber no final do mês.
Somos uns priveligiados por trabalharmos num setor que para já não foi assim tão afetado (ou quase nada), mas ninguém sabe o dia de amanhã e por isso mesmo essas empresas que não estão com a corda na garganta, não podem estar a dar essas beneces. Porque por muito que o dinheiro não lhes faça falta hoje, pode fazer amanhã.

Eu vim para casa, trouxe o portátil, o monitor e não trouxe pen de internet porque não quis.

Fiz o exercício com o número de pessoas da empresa onde trabalho x 20€ por mês para a ajuda na luz. Somos 90, no final do mês são 1800€, mas ninguém pode afirmar que isto só vai durar um ou dois meses, ninguém pode garantir que os clientes vão pagar, principalmente tendo em conta que grande parte dos clientes são Espanhois, Ingleses, Franceses e Americanos e os maiores portugueses são o maior retalhista português e a SPMS. A empresa continua a pagar luz, a renda e tudo o resto. Nós temos servidores físicos e que são refrigerados por AC 24/7, o custo dessa eletricidade mantém-se. Dois pisos de escritórios dos quais se paga a renda para não estar lá ninguém neste momento.

Por isso, acho que pedir isso seria uma filha da p*tice tendo em conta que somos uns sortudos e há gente em condições bem piores que nós, como por exemplo os teus pais, ou os meus que estão na mesma situação.

Pelo que percebi, nem foi o @Ghelthon que levantou a questão na reunião que teve. Ele trouxe para aqui o tema e lançou a discussão. Eu apenas defendi o meu ponto de vista e não o ataquei, deixando isso nem explícito nos meus posts.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kiko17, há 7 minutos:

Por isso, acho que pedir isso seria uma filha da p*tice tendo em conta que somos uns sortudos e há gente em condições bem piores que nós, como por exemplo os teus pais, ou os meus que estão na mesma situação.

E se a empresa estiver a ter um lucro extra, por larga margem, devido a isto? O contexto é sempre importante. Aqui ninguém pediu a luz, precisamente por estarmos gratos por não nos faltar trabalho, mas a empresa provavelmente daria esses 20€ na boa, e somos para cima de 200, com servidores in-house, com refrigeração própria etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 3 minutos:

E se a empresa estiver a ter um lucro extra, por larga margem, devido a isto? O contexto é sempre importante. Aqui ninguém pediu a luz, precisamente por estarmos gratos por não nos faltar trabalho, mas a empresa provavelmente daria esses 20€ na boa, e somos para cima de 200, com servidores in-house, com refrigeração própria etc.

Para mim não é isso que está em causa. O que está em causa é existirem pessoas que pensaram sequer nisso da eletricidade. Para mim são ingratas, independentemente do patrão estar a lucrar mais ou menos, não têm noção da sorte que têm.

Agora se a empresa proposer isso é uma coisa, pensar nisso porque a empresa está a poupar na eletricidade é que é triste. Porque o princípio da eletricidade pode-se aplicar a tudo. Também estão a poupar na água porque já não puxam o autoclismo no escritório e puxam em casa. Nós estamos a poupar no que gastámos em combustíveis/transportes, vamos devolver também à empresa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kiko17, há 1 minuto:

Para mim são ingratas, independentemente do patrão estar a lucrar mais ou menos, não têm noção da sorte que têm.

Não vejo isso assim tbh, mas percebo o que queres dizer, até porque ninguém se lembrou disso por cá. Mas a verdade é q a empresa está a tentar manter a moral em alta e podia ser um extra na ajuda, não é pq tá a poupar.

Seja como for, eu desde que não me cortem nada, tudo tranquilo, só sinto falta da cadeira que não tinha como trazer, de resto era para a vida.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 horas:

DIÁRIO DA COVID-19

Dados de 28 de Março

Devia ter sido um dia de boas notícias... mas não foi.

Dados do Dia - Entre () diferença para o dia anterior:

• Casos Confirmados - 5170 (+ 902)
  • Casos Recuperados - 43 (0)
  • Óbitos - 100 (+ 24)
  • Casos Ativos - 5027 (+ 878)
  • Internados - 418 (+ 64)
  • Internados em UCI - 89 (+ 18)
  • Casos Suspeitos - 32754 (+ 7323)

• Taxa de Crescimento de Novos Casos - 21,1% (+ 0,7%)
  • Taxa de Crescimento Médio desde 11/03 - 31,2% (- 0,6%)
  • Taxa de Crescimento Médio nos Últimos 5 Dias - 20,3% (- 1,5%)
  • Taxa de Letalidade - 1,93% (+ 0,15)
  • Taxa de Recuperados - 0,83% (- 0,18%)
  • Peso dos Óbitos nos Casos Fechados - 69,9% (+ 6,0%)
  • Taxa de Internamento - 8,3% (- 0,2%)
  • Taxa de Internamento nas UCI - 21,3% (+ 1,2%)
  • Taxa de Crescimento Suspeitos - 28,8% (+ 14,5%)
  • Peso dos Confirmados nos Suspeitos de há 5 Dias - 37,8% (+ 1,6%)

Principais dados negativos do dia:

• Novo recorde de casos confirmados em 24 horas, acima dos 900;
  • Atingimos os 5000 casos;
  • Recorde de óbitos num só dia (24), o que dá uma morte por hora;
  • Atingimos os 100 óbitos;
  • Ausência de recuperações;
  • Novo recorde de internamentos, primeira vez acima dos 400;
  • Novo recorde diário de casos suspeitos, acima dos 7000;
  • Ultrapassámos os 30000 casos suspeitos;
  • Crescimento da taxa de novos casos, para 21,1%;
  • Aumento da taxa de letalidade, passando para 1,9%;
  • Aumento da taxa de internados em UCI face ao total de internamentos;
  • Aumento da taxa de crescimento dos casos suspeitos, quase em 30%;
  • Aumento da taxa dos confirmados face aos suspeitos de há 5 dias..

Principais dados positivos do dia:

• A taxa de crescimento média desde 11 de março baixou 0,6%;
  • A taxa de crescimento médio dos últimos 5 dias baixou 1,5% e está pouco acima dos 20%.

NOTA: O valor diário de novos casos suspeitos corresponde ao número de testes feitos. A orientação é para fazer mais testes, cada vez mais testes. Portanto, a sua subida deveria ser um aspeto positivo. No entanto eu continuo a considerá-la negativa porque os critérios para fazer testes continuam a incidir sobre quem manifesta sintomatologia. Ora, um aumento de pessoas com sintomas é negativo. Quando se começar a testar pessoas assintomáticas e fora dos grupos de risco passarei a considerar um aumento de testes como fator positivo.

A projeção para amanhã, se os indicadores de hoje se voltarem a verificar:

• Taxa de crescimento de novos casos a 21,1% -> Novos casos: 1091; Total Confirmados: 6261
  • Taxa de confirmados sobre os suspeitos de há 5 dias em 37,8% -> Novos casos: 679; Total Confirmados: 5849
  • Taxa média de crescimento de 31,2% -> Novos casos: 1615; Total Confirmados: 6785
  • Taxa média de crescimento nos últimos 5 dias de 20,3% -> Novos Casos: 1050; Total confirmados: 6220

m1beGUQ.png

74IQ8Es.png

wv4gs6P.png

GZo1xpz.png

d76eUmA.png

pXwHkqo.png

UtltkKT.png

r6Syqld.png

BnTh83I.png

G0QARJL.png

b1TVInT.png

sendo assim pk que não se testa toda a gente? incluindo malta que esteja bem e não tenha sintomas 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Escobar, há 10 minutos:

sendo assim pk que não se testa toda a gente? incluindo malta que esteja bem e não tenha sintomas 

Muito provavelmente para evitar a sobrecarga do SNS. Todos sabemos que os meios não são muitos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Escobar, há 20 minutos:

Porque não há testes para todos e a sobrecarga seria enorme nos laboratórios 

Editado por Capa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Escobar, há 14 minutos:

Pela mesma razão pela qual tu não preenches boletins do Euromilhões com todas as combinações possíveis para ter a certeza que ganhas o primeiro prémio: é impossível.

A Ministra tem dito que nós temos capacidade para fazer 9000 testes diários. Se fossem 10000 isso implicaria que para testar os 10 milhões de habitantes em Portugal necessitarias de 1000 dias. Ou seja, mais de 3 anos.

Além disso o teste só garante que tu naquele momento não estás infetado. Não te garante que no dia seguinte a teres feito o teste não possas contrair o vírus.

Por um lado é impossível, por outro não faz sentido.

O que poderia ser feito é o que a Coreia do Sul fez. Testar todos os contactos diretos ou indiretos daqueles que ficaram doentes. Alargar os critérios. Mas mesmo isso só tem efeitos na fase inicial da propagação da doença, que infelizmente já passou.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Journalist, há 7 minutos:

Muito provavelmente para evitar a sobrecarga do SNS. Todos sabemos que os meios não são muitos. 

tinha ideia que a sobrecarga era teres 4 mil pessoas que precisam de ser internadas mas só tens mil camas e os outras 3 mil ficam tramadas

Salvo erro é o que ta a ser feito na Coreia do Sul testava se toda a gente quem tá saudavel fixe podem fazer a vida que quiserem,quem tem sintomas é internado e quem é assintomático fica em quarentena na casa deles e esperar que os que estejam em estado grave sejam recuperados para depois serem atendidos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 7 minutos:

Pela mesma razão pela qual tu não preenches boletins do Euromilhões com todas as combinações possíveis para ter a certeza que ganhas o primeiro prémio: é impossível.

A Ministra tem dito que nós temos capacidade para fazer 9000 testes diários. Se fossem 10000 isso implicaria que para testar os 10 milhões de habitantes em Portugal necessitarias de 1000 dias. Ou seja, mais de 3 anos.

Além disso o teste só garante que tu naquele momento não estás infetado. Não te garante que no dia seguinte a teres feito o teste não possas contrair o vírus.

Por um lado é impossível, por outro não faz sentido.

O que poderia ser feito é o que a Coreia do Sul fez. Testar todos os contactos diretos ou indiretos daqueles que ficaram doentes. Alargar os critérios. Mas mesmo isso só tem efeitos na fase inicial da propagação da doença, que infelizmente já passou.

Mas mesmo assim os critérios agora foram alargados o que é bastante positivo. A minha irmã sem nenhum link epidemiológico e com 2 sintomas com apenas um dia teve ordem imediata para ser testada.
Por acaso acho que na parte dos testes temos estado a agir bem.

Citação de Pablo Escobar, há 2 minutos:

tinha ideia que a sobrecarga era teres 4 mil pessoas que precisam de ser internadas mas só tens mil camas e os outras 3 mil ficam tramadas

Salvo erro é o que ta a ser feito na Coreia do Sul testava se toda a gente quem tá saudavel fixe podem fazer a vida que quiserem,quem tem sintomas é internado e quem é assintomático fica em quarentena na casa deles e esperar que os que estejam em estado grave sejam recuperados para depois serem atendidos.

A Coreia do Sul não está a testar toda a gente, até porque isso é impossível.
Simplesmente optaram no inicio por fazer testes em massa à principal zona de afetada para conseguir traçar todas as cadeias transmissoras e contê-las ao máximo, daí o sucesso que tiveram.
Conseguiram conter o vírus dentro daquela zona de foco porque no inicio testaram em massa apanhando muitos dos casos assintomáticos, não permitindo que o vírus fosse passado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 2 minutos:

Mas mesmo assim os critérios agora foram alargados o que é bastante positivo. A minha irmã sem nenhum link epidemiológico e com 2 sintomas com apenas um dia teve ordem imediata para ser testada.
Por acaso acho que na parte dos testes temos estado a agir bem.

Sim, claro. É positivo alargar-se os critérios. Nesta fase em que o contágio já existe na comunidade deixou de fazer sentido o critério do link epidemiológico. Portanto, quem tem sintomas é encaminhado para fazer o teste. Foi uma das mudanças decorrentes da entrada na fase de mitigação.

Compartilhar este post

Link para o post

Percebendo que são cenários académicos, não esqueçam que os testes são precisos também para reavaliação dos doentes. 

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-te à conversa!

Podes publicar um comentário agora e registar-te depois. Se tiveres uma conta, autentica-te agora para publicares o teu comentário de forma autenticada.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   O conteúdo anteriormente introduzido foi recuperado..   Limpar

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...