Ir para conteúdo
Mayday

Covid-19 (Coronavírus) - Tópico de discussão

Posts recomendados

Citação de Alonso., há 46 minutos:

Isto é lindo. Hoje tive o meu primeiro teste num plataforma online, essencialmente de calculo. A prof. deu 1h30 para resolver, depois dessa hora fecha automaticamente.

Toda a turma deixou 3 perguntas por fazer, porque não deu tempo de passar do caderno para o PC, os cálculos todos que tínhamos realizado. E a prof está completamente a c*gar para as nossas justificações.

Completamente inflexível. Pro crl, continuar assim congelo a matricula

Falem com ela e ofereçam-se para digitalizar e enviar esses exercícios por e-mail.

É uma possível solução.

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Vaart10, há 33 minutos:

Falem com ela e ofereçam-se para digitalizar e enviar esses exercícios por e-mail.

É uma possível solução.

Já dissemos, está completamente inflexível. É que ela não percebeu que temos de realizar o teste no caderno e depois transcrever tudo para o PC.

E a justificação dada foi que presencialmente teríamos também 1h30. Só que nós presencialmente fazemos tudo na folha, não precisamos de fazer na folha e transcrever para o PC. Se fosse só colocar a opção correcta ou apenas o resultado... é uma coisa. Agora quer os cálculos todos e depois não consegue dar um bocado mais de tempo...

Foi lindo de ver. Eu com os exercicios feitos no caderno, a transcrever aquilo a velocidade da luz e ver o relógio do final do tempo a fazer contagem até zero 😂

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 34 minutos:

É uma possível solução.

pois. acho que fazerem isso no pc sem estarem acostumados, não é razoável.

Compartilhar este post

Link para o post

Argumentem isso. Que fazer na folha e depois passar para o PC demora mais tempo que o método habitual.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 14 horas:

Tudo bem. Como é uma coisa que lhe acontece mais à noite e não há sinais de febre... Mas em última análise é o @Mafia_SCP que tem de decidir o quanto isso lhe preocupa, e à mulher dele. Não sentindo nada de estranho e estando em casa há tanto tempo, eu aguardaria.

Liguei hoje, mandaram fazer o teste. Basicamente neste momento mesmo que tenhas um sintoma ligeiro, mandam fazer

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que chegamos ao ponto de inflexão na curva epidemiológica, é uma boa notícia. Agora é tentar fazer com que a travessia até ao pico seja o mais controlada possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação às máscaras, eu tenho uma daquelas anti-poluição laváveis que é o que tenho usado para ir às compras, mas não foi nada barata na altura, não sei quanto custará agora com isto...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 8 minutos:

Parece que chegamos ao ponto de inflexão na curva epidemiológica, é uma boa notícia. Agora é tentar fazer com que a travessia até ao pico seja o mais controlada possível.

Traduz lá isso. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 20 minutos:

Liguei hoje, mandaram fazer o teste. Basicamente neste momento mesmo que tenhas um sintoma ligeiro, mandam fazer

Agiste de acordo com a tua consciência 👍

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 30 minutos:

Argumentem isso. Que fazer na folha e depois passar para o PC demora mais tempo que o método habitual.

Começou a erguer a voz. Nem vale a pena 

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

em suma, e se se considerar o número de infetados por dia e não o acumulado, agora deverá ser sempre a descer ao longo de cada dia.
Tenho dúvidas que já estejamos aí. Mas se já estivermos, é muito, muito bom sinal..

Editado por jmopborba

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo Mitch, há 12 horas:

Boa noite,

Estou actualmente a trabalhar num restaurante. No domingo fará 3 semanas que estou em casa, sendo que a primeira delas foi por iniciativa minha, visto que o "boss" não demonstrava qualquer intenção de fechar ou alterar o que quer que fosse, e eu em minha casa tenho a minha avó com 93 anos a morar. Meti para férias, pensando depois no que faria a partir do final dessa semana. Entretanto foi declarado o estado de emergência e as tais medidas, que o obrigaram a reduzir horários, mandar funcionários para casa e apenas servir para take away. Assim, e agora por sua imposição, continuei em casa nas duas semanas seguintes (a passada e esta que está a acabar). Para já não me interessa muito a questão das férias, e em relação aos ordenados fomos informados que, enquanto isto durar, recebemos só o salário mínimo. Até aqui tudo mais ou menos pacífico e disse-vos apenas para enquadrar a situação.

Hoje recebi (eu e outros funcionários) mensagem do patrão a dizer para lá passar amanha para, e passo a citar, "receber e assinar a declaração de layoff". Ora, logo aqui surgiram-me duas questões, provavelmente dignas de um leigo em leis e burocracias, mas aqui haverá possivelmente quem saiba:

- É a empresa que entra em layoff certo? É suposto os trabalhadores assinarem algo nesse sentido? Penso que não seja nada com a qual possamos ou não concordar, pelo que achei estranho...

- E se não tiver que assinar nada, poderá ele estar a tentar o engodo de apresentar um documento que nada tem a ver com isso? (por ex: eventual rescisão de contrato por mútuo acordo ou do género, contando que as pessoas não vão ler e apenas acreditar no que ele diz?)

Desde já peço desculpa se for algo básico/ridículo mas pronto, aqui fica a questão 😅

P.S.: também não sei se estou no tópico correto, mas como isto não é bem uma "questão legal" (é mais sobre o que rodeia a legalidade), decidi colocar aqui por ter mais visibilidade.

Ponto 1: não te pode mexer no salário base. Os salários não podem ser reduzidos (a não ser que haja acordo entre as duas partes). Podem retirar-te apenas prémios. 

Ponto 2:  A empresa inicia o processo de layoff, define o modo (suspensão total do contrato/redução de horário; todos os trabalhadores ou parte; duração das medidas de Layoff; etc) e envia por escrito aos trabalhadores abrangidos. A comissão de trabalhadores e os delegados/dirigentes sindicais na empresa devem ter conhecimento do Layoff e reunir com a empresa (podes e deves exigir informação a essas estruturas sobre isso caso existam aí). Depois, os trabalhadores podem constituir uma Comissão Representativa, no prazo de 5 dias, para reunir com a empresa e discutir o Layoff (se é adequado ou não, se podem ser adoptadas outras medidas, etc.).

Não tens de assinar nada, dado que a empresa no fundo vai comunicar-te que entras de Layoff a partir da data X. Se insistirem muito para assinares alguma coisa, escreve "Tomei conhecimento" e metes o teu nome por baixo. Mas convém leres os papéis para não seres apanhado na curva caso haja alguma casca de banana. .. em caso de dúvida, o melhor é contactares o sindicato do teu sector. 

Compartilhar este post

Link para o post

https://observador.pt/2020/04/03/oms-e-eua-ponderam-alargar-recomendacao-para-uso-de-mascaras/

"Fauci reconheceu que a hesitação inicial em recomendar o uso generalizado não se baseou em nenhum argumento científico, mas na escassez de máscaras: os Estados Unidos, como a França e outros países, não tinham e ainda não têm máscaras suficientes para as necessidades do pessoal médico e de toda uma população.

“Mas uma vez que tenhamos máscaras suficientes, será seriamente considerada a recomendação de uso de máscaras por todos”, garantiu."

Olhem mais novidades bombásticas em relação ao uso e às recomendações da OMS sobre as máscaras (estão lá no artigo). 

Agora só falta criarem um curso para ensinarem as pessoas a usar as máscaras, todos sabemos que não dá para aprender tal em 10 minutos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 20 minutos:

UMA+PEQUENA+POPULA%C3%87%C3%83O+CRESCEND

Excelente exemplo.

Mas quais são os dados objectivos que nos permite dizer que já estamos nesse ponto? 

Compartilhar este post

Link para o post

querem máscaras. Vão a uma drogaria e comprem uma destas:

images?q=tbn:ANd9GcToIjM_BF--aNRuqrnf6C5

são reutilizáveis. A de baixo até protege os olhos, mas não dá para quem usa óculos, a de cima é suficiente, e com estas máscaras consegues saber melhor se está bem posta ou não. Têm é que comprar os filtros p100 que é o que filtra as partículas (nas 3m são os filtros rosa). Ah, e os filtros p100 ou n100 são mais fiáveis que os da maioria das máscaras que aí anda.

Citação de Che, há 2 horas:

@Interstellar

A China é uma democracia, pese as diferenças face aos regimes ocidentais. 

O centralismo democrático propõe a liberdade na discussão e a união na acção.

Se eu me via a viver num regime assim? Só no cubano, pois tem rum, salsa e charutos. 

mas não tem papel higiénico

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Interstellar, há 2 horas:

(1) As máscaras parecem funcionar. E se de facto funcionam, são essenciais. Há muitos estudos, não só na China como na Coreia do Sul, onde se percebeu uma redução drástica do número de infectados entre pessoal médico através da utilização das mesmas.

(2) É difícil aceitar a precipitação de alguns, ao afirmar que as máscaras não servem para nada. 

(3) Critica-se, com razão, o Sistema de Crédito Social que começa a ser imposto, mas ignora-se o facto de sermos levados, quase de forma inconsciente, a ser "um bom cidadão" para poder obter o melhor dos créditos à habitação. Temos de ter um bom currículo, ou um bom Linkedin, para poder obter um bom emprego. Temos de ter uma boa apresentação e participação nos facebooks da vida, para podermos ser mais aceites socialmente. 

(4) Antes que me critiquem, como já aqui o disse, eu defendo a democracia. Mas é evidente que não é perfeita, e isso não nos deve fazer ignorar e apontar o que de mal existe nela. A liberdade para a utilização do pensamento crítico e o facto de nos permitir apontar-lhe o nosso dedo, reflecte precisamente uma das principais razões pela qual defendo a democracia. No entanto, o meu desabafo vem no sentindo de expor o receio de poder estar a assistir, de forma quase subtil e inconsciente, à sua própria auto-destruição, incentivada ao longo dos anos pela maioria dos seus intervenientes.

Li com muita atenção e interesse o teu post, aprende-se sempre com pessoas que têm pontos de vista diferentes ou, pelo menos, foram do comum. Mas, há algumas coisas que entendo que devem ser sublinhadas:

(1) Como tu dizes, as máscaras "parecem" funcionar e "se" de facto funcionam (...). Pela maneira como escreves pareces não estar totalmente convencido sobre o que afirmas. Por outro lado, tenho de te perguntar uma coisa, qual é a validade e fidelidade metodológica desses estudos? É que para eu testar a eficácia de algo tenho de expor o sujeito A a uma condição (e.g., exposição a uma pessoa contaminada com COVID-19) e depois testar o mesmo sujeito A com uma medida que o proteja contra essa condição (e.g., exposição a uma pessoa contaminada com COVID-19 com recurso a máscara). Um estudo deste género aponta claramente para uma eficácia da utilização da máscara em profissionais de saúde, profissionais que se enquadram num contexto extremamente específico e que devem ter acesso ao máximo de EPIs necessário para garantir a sua segurança. Agora vamos tentar transpor essa situação para a realidade social. Coloquemos o sujeito A (e.g., pessoa saudável) a ir à rua mantendo a distância social e seguindo as normas de higiene definidas pelas autoridades (i.e., tossir ou espirrar para o cotovelo e lavar as mãos constantemente). Agora, coloquemos o mesmo sujeito A (e.g., pessoa saudável) a ir à rua, mantendo a distância social, seguindo as normas de higiene definidas pelas autoridades (i.e., tossir ou espirrar para o cotovelo e lavar as mãos constantemente) e utilizando máscara. Vamos comparar a eficácia destas duas situações. Qual delas é a mais eficaz? E porquê? Será que a maior eficácia surge devido à utilização da máscara ou resulta de um somatório do uso da máscara juntamente com as outras condições (i.e., efeito aditivo da utilização de várias estratégias de prevenção)? Os estudos efetuados caracterizam situações deste género? Que condições experimentais foram apresentadas? Que tipo de amostras foram utilizadas? 

(2) Acho que ninguém disse que as máscaras não servem para nada. As boas práticas, i.e., práticas definidas pelas entidades nacionais (DGS) e internacionais (OMS e CDC), indicam que a utilização da máscara, para já, é desadequada. Porém, como sabes, as medidas e as práticas em situações deste cariz estão constantemente a ser atualizadas. E porquê? Porque estamos a navegar à vista e ainda há uma enorme incerteza sobre esta doença. Convém não esquecer isto, é que o contexto, neste caso, é decisivo para analisarmos a questão levantada. 

(3) Há uma enorme diferença entre sermos obrigados a agir de forma correta para não vermos a nossa vida amputada ou totalmente amputada e tentar agir da maneira mais correta possível. É que a primeira forma ignora que o ser Humano tem defeitos, logo será impossível agir de forma 100% correta ao longo da vida. Assim, haverá sempre pessoas penalizadas. Talvez valha a pena equacionar quais são as características das pessoas penalizadas, .e.g., qual a sua posição e status social. Será que, de facto, os responsáveis políticos e as grandes empresas serão punidos(as) por este sistema? Ou tudo não passará de uma utopia?

(4) A democracia é o pior dos regimes políticos, à excepção de todos os outros. Já tinhas ouvido esta frase? De facto, as democracias têm várias limitações, mas todos os outros regimes têm limitações ainda mais acentuadas. Controlo da liberdade de expressão, controlo do acesso à informação, controlo da comunicação, etc. Há, inclusive, países onde se conseguem ocultar informações relevantes para o restante planeta. Apesar de vários países terem tido líderes menos corretos, as verdadeiras democracias ou, pelo menos, aquelas que tentam ser mais puras (não as democracias musculadas que todos conhecemos) nunca impuseram ou bloquearam estas liberdades. Obviamente há limitações numa democracia, mas também há inúmeros benefícios de viver num País democrático. 

Editado por Vaart10

Compartilhar este post

Link para o post

Quem estiver com algum dos sintomas e não ligar para a saúde 24 para não entupir as linhas e por demorar muito, já está diferente, não chegam a passar a chamada para nenhum médico que era o que demorava imenso. Atenderam logo a chamada, estive 15 minutos ao telemóvel e recebi logo a SMS para poder marcar o teste

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 6 minutos:

Quem estiver com algum dos sintomas e não ligar para a saúde 24 para não entupir as linhas e por demorar muito, já está diferente, não chegam a passar a chamada para nenhum médico que era o que demorava imenso. Atenderam logo a chamada, estive 15 minutos ao telemóvel e recebi logo a SMS para poder marcar o teste

Depois diz aí para quando fica marcado o teste, por favor.

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-te à conversa!

Podes publicar um comentário agora e registar-te depois. Se tiveres uma conta, autentica-te agora para publicares o teu comentário de forma autenticada.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   O conteúdo anteriormente introduzido foi recuperado..   Limpar

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...