Ir para conteúdo
Mayday

Covid-19 (Coronavírus) - Tópico de discussão

Posts recomendados

A minha mulher tem um tio que estará, provavelmente, infetado. Deu boleia a um amigo que lhe pediu para o levar à urgência porque se estava a "sentir mal". Veio-se a saber que o "sentir mal" era COVID-19. Adiante, o senhor isolou-se e 10 dias depois ficou com febre. É o único sintoma. Tratou de pedir para ser testado e mandaram-no esperar pelo menos 10 dias. Isto aconteceu no final da semana passada e a resposta foi "vagas para fazer teste só depois da Páscoa".

Compartilhar este post

Link para o post

A minha irmã entretanto conseguiu marcar para dia 11 em Lousada, mas à partida não está infectada porque já está isolada há quase 15 dias e não tem sintomas.

O facto dos números estarem aceitáveis faz bem ao pessoal. Se a coisa tivesse outra dimensão, aliado ao facto da maioria estar em casa, daqui por uns dias o pessoal cagava e começava a sair muito mais do que tem feito.

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Burkina2008, há 16 horas:

Eu sei que estas a gozar, mas para quem acha que isto seria a solucao. Vamos la obrigar o padeiro a vender os bolos a 1 Euro. 

Como Portugal nao é auto-suficiente, esse padeiro por exemplo tem de comprar gasolina para ir de casa para a padaria e da padaria para casa. Como Portugal não tem petroleo e o mesmo é cotado em USD, na altura que a inflacão chegasse a 1000%, o preco do dollar aumentaria na mesma escala, fazendo que a gasolina passasse a custar 10x o preco de hoje.

Como o padeiro assim nao consegue viver e pagar a gasolina para o carro, para de fazer bolos (porque nao consegue viver a vende-los a 1 Euro) e vai buscar alguma actividade mais lucrativa, ou deixa de vender numa padaria oficial, para vender os tais bolos (nesta altura um bem cada vez mais escasso) no mercado negro...ou seja a 10 euros cada bolo.

Basicamente a historia de qualquer pais com taxas altas de inflacao onde o governo pretende controlar o preco das coisas.

Vou dar o exemplo de um pais que visito com frequencia, a Argentina. 

Em Buenos Aires (tirando certos restaurantes), consegue-se comer dos melhores cortes do mundo, com um copo de vinho num restaurante medio por 900/1000 pesos (isto em Janeiro deste ano). Para nos que trazemos dollares/euros, isto acaba por ser 11$ ou 10 EuR...barato right?  Para um Argentino ja nao, porque apesar de oficialmente a inflacao ter sido de pouco mais de 100% no ano passado, ela baseia-se numa cesta defenida pelo estado e como um pouco a imagem de Portugal, a Argentina produz pouco e importa muito, o preco de tudo o que é importado teve uma inflacao (devido a deflacao em mercado negro do peso) de 250-300%. Ou seja os aumentos decretados do governo são mais ou menos a par da inflacao, mas como essa é medida de forma artificial, ano apos ano (desde ha 3 anos para ca), os Argentinos veem perdendo poder de compra.

Depois existe o tal controlo de preços que começa logo na taxa de cambio (alias como acontecia ate a pouco em Angola, ou como existe na Nigeria ou na Argelia). Oficialmente o goveno dita que a taxa de cambio em relacao ao USD é de 65 Pesos por USD. Na realidade vais a qualquer jornal e existe o cambio do Dollar Blue, que é um cambio pararelo mais ou menos oficial praticado pelas casas de cambio que anda nos 85 pesos por USD...no entanto basta ires a cambistas da rua e consegues facilmente 92/93 Pesos por USD. Ou seja o governo estabelecendo um preco oficial do USD que nao é real, criando uma escassez do USD que é necessario para importar produtos, que por sua vez cria ainda mais inflacao.

O mesmo aconteceu quando Macri tentou suster a inflação tabelando alguns produtos basicos, como o arroz. Numa semana deixou de existir arroz nos supermercados, para existir apenas em mercados de rua "não regulados" onde se podia vender o arroz ao preco de mercado. Again aqui mais uma vez o governo dita que para esse cabaz de produtos a inflacao foi apenas de x%, no entanto é impossivel de compra-los a esse preco.

TL DR : Controlo de precos nao resulta. Inflacão apenas beneficia os ricos, que tem acesso a divisas e que pagam o mesmo pelos produtos importados e menos pelos produtos/servicos locais

Quando estive na Argentina era praticamente impossível conseguir dólares e a sua utilização era proibida. O valor do Blue na rua literalmente duplicava a taxa oficial de câmbio, era um abuso e no centro da capital era impossível dar 2 passos sem ser abordado por alguém a querer comprar o teu dinheiro estrangeiro. A uma viagem de ferry de distância, no Uruguai, os atm's dispensavam dólares e com uma ida e volta e uma troca de dinheiro na rua o teu dinheiro duplicava de valor.  Foi uma boa altura para se ser um puto teso a viajar, habituado a contar cada cêntimo e a dormir e comer em qualquer espelunca.

sorry pelo offtopic

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mente Goleadora, há 2 horas:

Infelizmente há falta de testes. Então claro que o numero de infectados não aumenta muito. Na minha opinião, o numero de infectados é quase o dobro destes... E supostamente n chegamos ainda ao pico,  que era em Março, dps no fim deste, depois em 14 de Abril,  passou para o fim deste,  em Maio e agr so para  o fim supostamente.. 

É minha opiniao e respeito todas e poso n concordar com algunas por isso estamos en democracia

A opinião é como o olho do cu, toda a gente tem uma. E quem a quer dar, dá-la.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 34 minutos:

A minha mulher tem um tio que estará, provavelmente, infetado. Deu boleia a um amigo que lhe pediu para o levar à urgência porque se estava a "sentir mal". Veio-se a saber que o "sentir mal" era COVID-19. Adiante, o senhor isolou-se e 10 dias depois ficou com febre. É o único sintoma. Tratou de pedir para ser testado e mandaram-no esperar pelo menos 10 dias. Isto aconteceu no final da semana passada e a resposta foi "vagas para fazer teste só depois da Páscoa".

Citação de Ibrahimovic_9, há 31 minutos:

A minha irmã entretanto conseguiu marcar para dia 11 em Lousada, mas à partida não está infectada porque já está isolada há quase 15 dias e não tem sintomas.

O facto dos números estarem aceitáveis faz bem ao pessoal. Se a coisa tivesse outra dimensão, aliado ao facto da maioria estar em casa, daqui por uns dias o pessoal cagava e começava a sair muito mais do que tem feito.

Uau, desconhecia mesmo que havia tanto atraso, pensei que estivessem a fazer testes rapidamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 18 minutos:

Uau, desconhecia mesmo que havia tanto atraso, pensei que estivessem a fazer testes rapidamente.

Depende dos sintomas, da idade da pessoa e possivelmente de outros fatores. A mãe de um amigo meu, há duas ou três noites ficou com falta de ar depois de já ter estado uns dias com tosse. Ligou para o SNS24, encaminharam-na para o hospital (acho que para o São João), fez o teste e teve o resultado na manhã seguinte. Terem aberto a prescrição de testes a qualquer pessoa com sintomas acaba por acarretar estas consequências.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha esposa conseguiu marcar o teste de um dia para o outro na Zona da Expo. 

Explicou que tinha sido mãe recentemente e agilizaram logo tudo tranquilamente pelo telefone. 

Foi a médica de família que a mandou fazer e enviou logo a prescrição por SMS. 

Fez na Quinta passada e no Sábado recebeu o resultado por e-mail 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 26 minutos:

Depende dos sintomas, da idade da pessoa e possivelmente de outros fatores. A mãe de um amigo meu, há duas ou três noites ficou com falta de ar depois de já ter estado uns dias com tosse. Ligou para o SNS24, encaminharam-na para o hospital (acho que para o São João), fez o teste e teve o resultado na manhã seguinte. Terem aberto a prescrição de testes a qualquer pessoa com sintomas acaba por acarretar estas consequências.

Talvez o problema da demora também seja porque há quem tussa uma vez e queira fazer logo o teste, mas face a outros doentes que tenham mais sintomas, e possam estar em grupo de risco, acabam por ficar para último e depois indignam-se. 

Agora com este tempo, vai ser bonito, tudo a pingar do nariz e a querer fazer o teste. 

Há-de sair também a tabela dos que dizem ter sintomas só para ver se conseguem fazer o teste. 

• Like 5
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 46 minutos:

Depende dos sintomas, da idade da pessoa e possivelmente de outros fatores.

Deve ser isso, e ainda bem que assim é. A minha irmã enquanto esperou pelos códigos foi sendo acompanhada pelo SNS24, ligaram-lhe todos os dias para irem acompanhando a evolução da coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

@Activate, @Kaz e Johnny Big, que se passa nos Açores que as mulheres tão todas doidas com o Tiago Lopes? O homem não assim tão lindo 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, há 1 minuto:

@Activate, @Kaz e Johnny Big, que se passa nos Açores que as mulheres tão todas doidas com o Tiago Lopes? O homem não assim tão lindo 😂

Já tens conhecimento desse grupo? Coisa mais ridícula que sei lá o quê... " olhem ele a sorrir " pqp.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, há 1 minuto:

Quando a alternativa são vocês os 3....

😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, há 2 minutos:

TiagoLopes_cercadura.jpg

Tusa de homem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 4 horas:

O número 30 marcou o primeiro golo.

Grizei 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 8 minutos:

Já tens conhecimento desse grupo? Coisa mais ridícula que sei lá o quê... " olhem ele a sorrir " pqp.

Já lá estou e tudo, alguém me convidou.

Citação de Mayday, há 7 minutos:

TiagoLopes_cercadura.jpg

Tusa de homem.

92140228_248644399513783_122785688135191

Citação de a.lopes, há 8 minutos:

Quando a alternativa são vocês os 3....

😁

img_6917.gif?fit=480,200

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Slade, há 10 minutos:

Já lá estou e tudo, alguém me convidou.

O mais engraçado é que a esposa dele, está nesse grupo 😄 

Editado por Activate

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 39 minutos:

Talvez o problema da demora também seja porque há quem tussa uma vez e queira fazer logo o teste, mas face a outros doentes que tenham mais sintomas, e possam estar em grupo de risco, acabam por ficar para último e depois indignam-se. 

Agora com este tempo, vai ser bonito, tudo a pingar do nariz e a querer fazer o teste. 

Há-de sair também a tabela dos que dizem ter sintomas só para ver se conseguem fazer o teste. 

Também é verdade. Nós não somos a Islândia para andar a testar toda a gente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 6 minutos:

O mais engrançado é que a esposa dele, está nesse grupo 😄 

azores gang bang

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, há 21 minutos:

está uma maluquice, não entro no grupo por motivos profissionais mas vejo tudo.
Acima disso, acho que é um reconhecimento pelo trabalho que está a ser feito (e que até estou a colaborar mas digamos, numa 3ª/4ª linha). Mas o que se passa por ali é realmente um exagero.

Para quem se quiser rir, é só procurar "Fãs do Tiaguim" no Facebook.

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de jmopborba, há 22 minutos:

está uma maluquice, não entro no grupo por motivos profissionais mas vejo tudo.
Acima disso, acho que é um reconhecimento pelo trabalho que está a ser feito (e que até estou a colaborar mas digamos, numa 3ª/4ª linha). Mas o que se passa por ali é realmente um exagero.

Para quem se quiser rir, é só procurar "Fãs do Tiaguim" no Facebook.

O gajo é da Terceira ou de São Miguel? 

Já percebi que é da Terceira. Pela primeira vez estou a ver a CI do homem.

Editado por Slade

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-te à conversa!

Podes publicar um comentário agora e registar-te depois. Se tiveres uma conta, autentica-te agora para publicares o teu comentário de forma autenticada.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   O conteúdo anteriormente introduzido foi recuperado..   Limpar

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...