Ir para conteúdo
Mayday

Covid-19 (Coronavírus) - Tópico de discussão

Posts recomendados

Eu desisti ao terceiro post, louvo a vossa paciência. Entretanto voltei a servir azeitonas no restaurante, espero não estar a cometer uma contra ordenação gravíssima. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 21 minutos:

Eu desisti ao terceiro post, louvo a vossa paciência. Entretanto voltei a servir azeitonas no restaurante, espero não estar a cometer uma contra ordenação gravíssima. 

Depende da azeitona... Aquelas verdes e as pretas com aquela água manhosa deviam de dar cadeia.

Já as Galega 🤤

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 30 minutos:

Tu tens de voltar a terceira classe... 

Existe uma razão para a qual tens condicoes para "Lojas" e condicoes para "Restaurantes"...dai que estejam separados por um ifen...

Ou seja para as Lojas: É obrigatorio o uso de mascara; restaurantes tem proprias condicoes descritas abaixo, sendo que os mesmo não são lojas...

Vai ver o post do @Thierry Henry em que fala nas condições dos cabeleireiros/barbeiros, eles também estão aí separados por um hífen - não ifen -, e têm como condições específicas o uso de máscara quer pelo funcionário quer pelo cliente. 

E tal como aconteceu nessa altura, também as Associações e Entidades reguladoras competentes deste setor fizeram uma listagem de normas de funcionamento para os cafés/restaurantes.

Aliás, até foram conhecidas antes daquilo que foi declarado no Conselho de Ministros. 

Mas se quiseres, podes te juntar ali ao @Mesut Ozil. Puxa, admiro e muito a capacidade do @Lewa vos aturar naquela questão dos barbeiros, a qual muitos de vocês nem razão tinha. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 5 minutos:

Vai ver o post do @Thierry Henry em que fala nas condições dos cabeleireiros/barbeiros, eles também estão aí separados por um hífen - não ifen -, e têm como condições específicas o uso de máscara quer pelo funcionário quer pelo cliente. 

E tal como aconteceu nessa altura, também as Associações e Entidades reguladoras competentes deste setor fizeram uma listagem de normas de funcionamento para os cafés/restaurantes.

Aliás, até foram conhecidas antes daquilo que foi declarado no Conselho de Ministros. 

Mas se quiseres, podes te juntar ali ao @Mesut Ozil. Puxa, admiro e muito a capacidade do @Lewa vos aturar naquela questão dos barbeiros, a qual muitos de vocês nem razão tinha. 

f*dasse a serio tu não primas pela inteligencia...

Eu e tu se tivermos um cafe cada um podemos formar a federacao dos cafes e defenir que nos cafes que fazem parte da federacao, o uso de mascara é obrigatorio. Isso não quer dizer que por lei seja obrigatorio usar mascara em todos os cafes. Já percebeste ou vais continuar a mostrar a tua falta noção?

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Burkina2008, há 17 minutos:

Eu e tu se tivermos um cafe cada um podemos formar a federacao dos cafes e defenir que nos cafes que fazem parte da federacao, o uso de mascara é obrigatorio. Isso não quer dizer que por lei seja obrigatorio usar mascara em todos os cafes. Já percebeste ou vais continuar a mostrar a tua falta noção?

O que ele está a dizer é que deve existir uma entidade que seja acreditada como a representante do sector tal como o é o sindicato de cada sector. Não tens de te sindicalizar para aquelas normas se aplicarem a ti também. Acho o que ele quer dizer é que se as normas são comunicadas, são já com o input de uma associação que alerte o governo à prior das particularidades de cada sector.

No caso do meu perguntaram ao maior animal que existe mas isso são outros 500.

Anyway, vou voltar a referir: A vossa discussão é discussão do principe encantado, "ninguém" está a cumprir as normas.

Coloquei as aspas porque já sei que há um retardado qualquer que ficou na interpretação 101 e não passou dai.

Editado por Lewa

Compartilhar este post

Link para o post

@Lewa, no meio desta discussão, como fui buscar aquele documento dos barbeiros, fiquei sem perceber uma cena. Lá fala que os funcionários devem usar máscara, óculos de proteção ou, preferencialmente, viseira. Na prática o que é que é obrigatório? A ideia com que fiquei é que seria um deles, com preferência para a viseira, mas pelo que disseste aí os óculos seriam obrigatórios. Houve algum esclarecimento sobre isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lewa, há 3 minutos:

O que ele está a dizer é que deve existir uma entidade que seja acreditada como a representante do sector tal como o é o sindicato de cada sector. Não tens de te sindicalizar para aquelas normas se aplicarem a ti também. Acho o que ele quer dizer é que se as normas são comunicadas, são já com o input de uma associação que alerte o governo à prior das particularidades de cada sector.

No caso do meu perguntaram ao maior animal que existe mas isso são outros 500.

Anyway, vou voltar a referir: A vossa discussão é discussão do principe encantado, "ninguém" está a cumprir as normas.

Coloquei as aspas porque já sei que há um retardado qualquer que ficou na interpretação 101 e não passou dai.

Pois mas o problema é que nenhumas normas estão comunicadas sobre restauração que obriguem os clientes a usar mascara, logo cada cafe/bar/restaurante faz o que quiser. Da mesma forma, ao contrario dos transportes publicos onde a policia/autoridade competente pode passar multas, neste caso nem isso, porque para isso acontecer tem de existir uma lei que dite a obrigatoriedade do uso de mascaras.

Eu contigo @Lewa não tenho nenhum ponto de discordia, penso que estas correcto desde o principio. Agora anda para ai muito tontinho com a ideia que em Portugal é "obrigatorio uso de mascara em todos os espacos publicos", simplesmente não é verdade, não esta em lugar nenhum e até no aeroporto o uso de mascara é facultativo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 1 minuto:

@Lewa, no meio desta discussão, como fui buscar aquele documento dos barbeiros, fiquei sem perceber uma cena. Lá fala que os funcionários devem usar máscara, óculos de proteção ou, preferencialmente, viseira. Na prática o que é que é obrigatório? A ideia com que fiquei é que seria um deles, com preferência para a viseira, mas pelo que disseste aí os óculos seriam obrigatórios. Houve algum esclarecimento sobre isso?

A frase diz: Máscara cirúrgica, óculos de proteção ou de preferência viseiras

Ou seja são dois items, no caso do segundo tens escolha mas continuam a ser os dois. Pelo menos é a minha interpretação e parece-m óbvio.

Aliás, ao fim de cortares o primeiro cabelo de óculos percebes logo porque é que é obrigatório mas também usar dificulta imenso o corte de cabelo, distorce completamente a forma como vês e dificulta o resultado final.

Citação de Burkina2008, há 2 minutos:

Pois mas o problema é que nenhumas normas estão comunicadas sobre restauração que obriguem os clientes a usar mascara, logo cada cafe/bar/restaurante faz o que quiser. Da mesma forma, ao contrario dos transportes publicos onde a policia/autoridade competente pode passar multas, neste caso nem isso, porque para isso acontecer tem de existir uma lei que dite a obrigatoriedade do uso de mascaras.

Eu contigo @Lewa não tenho nenhum ponto de discordia, penso que estas correcto desde o principio. Agora anda para ai muito tontinho com a ideia que em Portugal é "obrigatorio uso de mascara em todos os espacos publicos", simplesmente não é verdade, não esta em lugar nenhum e até no aeroporto o uso de mascara é facultativo.

Eu sei, só estou a tentar explicar o que me parece ser o ponto de vista do @Genzo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lewa, há 1 minuto:

Ou seja são dois items, no caso do segundo tens escolha mas continuam a ser os dois. Pelo menos é a minha interpretação e parece-m óbvio.

Aliás, ao fim de cortares o primeiro cabelo de óculos percebes logo porque é que é obrigatório mas também usar dificulta imenso o corte de cabelo, distorce completamente a forma como vês e dificulta o resultado final.

Sim, imagino que a proteção seja maior, mas acho que a norma não está muito bem redigida porque a minha interpretação por exemplo não seria essa e pelo que vejo de dois salões à beira de minha casa também não será a deles.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 1 hora:

Enquanto não me convidares para jantar, devia dar pena de prisão!

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Thierry Henry, há 2 minutos:

Sim, imagino que a proteção seja maior, mas acho que a norma não está muito bem redigida porque a minha interpretação por exemplo não seria essa e pelo que vejo de dois salões à beira de minha casa também não será a deles.

Não consigo perceber como é que não pode ser essa.

Se só usares óculos de protecção sem máscara estás protegido? Não pois não? Então a forma como estás a ler não pode ser a correcta, é uma questão de exclusão de partes. A própria ministra da saúde já disse que só viseira sem máscara não serve.

Mas sim, ninguém está a fazer isso. Nós estamos, não arrisco uma multa que me feche a loja por causa de uma m*rda de uns óculos.

Editado por Lewa

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo perceber como é que não pode ser essa.

Se só usares óculos de protecção sem máscara estás protegido? Não pois não? Então a forma como estás a ler não pode ser a correcta, é uma questão de exclusão de partes.

Mas sim, ninguém está a fazer isso. Nós estamos, não arrisco uma multa que me feche a loja por causa de uma m*rda de uns óculos.

Eu falo como leigo na matéria, olhando para a forma como a frase está escrita parece que é uma das três. Se eu disser que logo à noite quero jantar "batatas, arroz ou, preferencialmente, massa", será uma das três com preferência para a última, foi a interpretação que eu fiz da frase.

Fazes bem, claro. Proteges-te pela via legal e pela mais importante, a da saúde.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, Agora:

Eu falo como leigo na matéria, olhando para a forma como a frase está escrita parece que é uma das três. Se eu disser que logo à noite quero jantar "batatas, arroz ou, preferencialmente, massa", será uma das três com preferência para a última, foi a interpretação que eu fiz da frase.

Fazes bem, claro. Proteges-te pela via legal e pela mais importante, a da saúde.

Eu sei, estou-te a tentar explicar.

Repara que na tua frase meteste 2 virgulas ou seja 3 items. 

O Breakdown da tua frase é: A, B, C 

Na norma é: A, B/C 

Ou seja pelo língua portuguesa é impossível que escolhas B sem aplicares a A (dai a pergunta que te fiz) porque B sozinho não faz sentido e como a Ministra já disse C também não. Ou seja, a única forma possível de interpretar é que A é sempre obrigatório e como já excluimos que os outros sozinhos não pode ser, então sobre A, B/C no qual tu escolhes B ou C, não podes simplesmente não os colocar. 

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja pelo língua portuguesa é impossível que escolhas B sem aplicares a A (dai a pergunta que te fiz) porque B sozinho não faz sentido e como a Ministra já disse C também não. Ou seja, a única forma possível de interpretar é que A é sempre obrigatório e como já excluimos que os outros sozinhos não pode ser, então sobre A, B/C no qual tu escolhes B ou C, não podes simplesmente não os colocar. 

Máscara "fixo" e um entre óculos e viseira, com preferência para a viseira. Entendido e faz todo o sentido. Só acho que podia ser mais claro, ainda assim.

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se, a língua portuguesa é mesmo fascinante!

Quem ia adorar este debate era o Prof. Manuel Machado.

"Um vintém é um vintém, um cretino é um cretino"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lewa, há 22 minutos:

Não é por nada, mas se é isso que a frase está a dizer, está mal redigida.

Deveria estar A e B/C.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 3 minutos:

Não é por nada, mas se é isso que a frase está a dizer, está mal redigida.

Deveria estar A e B/C.

Não, não está.

Se a tua maneira é mais clara? Sim.

Agora estar mal redigida não está, se a nossa língua tivesse só uma maneira de escrever as coisas era uma bela m*rda de língua

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

"Máscara e viseira/óculos". Claro que dado o contexto é fácil perceber a combinação que se está a tentar estabelecer, basta andar minimamente atento ou aplicar a lógica que o @Lewa exemplificou, mas era tão fácil de colocar aquela frase de modo mais claro...aquela vírgula torna a coisa desnecessariamente susceptível a dúvidas/interpretações erradas.

Editado por Modulor

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não está.

Se a tua maneira é mais clara? Sim.

Agora estar mal redigida não está, se a nossa língua tivesse só uma maneira de escrever as coisas era uma bela m*rda de língua

Para mim está, porque da forma com está escrita está claramente a dizer A ou B ou C.

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

A frase não está escrita da melhor forma mas dá perfeitamente para chegar lá usando a lógica. Se uma das opções são só os óculos, não pode ser obviamente uma escolha de 1 de 3, mas sim 1 mais 1 de 2.

Se uma das opções não fosse obviamente errada, a interpretação seria A ou B ou C, mas preferencialmente C.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Mesut Ozil, há 3 horas:

Se eu for ai não tens de ter essa preocupação, odeio azeitonas. Mas podes sempre oferecer uma morcela.. 😂

E espero mesmo que as coisas continuem a correr bem para ver se os casamentos pelo menos reinventam-se um bocado e com as devidas normas de segurança possam voltar para voltar ao trabalho... Já nem penso nas conferências que essas devem de ir ser todas canceladas. E fiquei ontem a saber que um dos meus maiores clientes durante o Verão faliu e fechou no mundo todo..

Editado por Capa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 horas:

Deixa de ser idiota, sim? Se uma pessoa entrar com máscara num café ou restaurante no qual não tenha um aviso na porta "uso de máscara obrigatório", vais que? Chegar ao pé dela e pedir para tirar a máscara pois não é permitida? Gozar com ela? 

Não te passa pela cabeça que a própria pessoa se sente mais segura a usar a máscara num espaço fechado? Ou que há estabelecimentos que prezem o uso de máscara obrigatório não só para os clientes de take-away, mas sim para todos? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lewa, há 3 horas:

Obrigatório a máscara e óculos ou viseiras. Uma destas últimas. Preferencialmente as viseiras, mas podes usar óculos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 3 minutos:

Deixa de ser idiota, sim? Se uma pessoa entrar com máscara num café ou restaurante no qual não tenha um aviso na porta "uso de máscara obrigatório", vais que? Chegar ao pé dela e pedir para tirar a máscara pois não é permitida? Gozar com ela? 

Não te passa pela cabeça que a própria pessoa se sente mais segura a usar a máscara num espaço fechado? Ou que há estabelecimentos que prezem o uso de máscara obrigatório não só para os clientes de take-away, mas sim para todos? 

A serio que não percebes? Tens algum problema a interpretar portugues? Estou a falar a serio, se calhar tens um problema qualquer e a malta esta aqui a gozar contigo quando na realidade não devia pois tens um problema clinico qualquer...

Onde é que eu disse que as pessoas não podiam andar de mascara se quisessem? Tu é que referes que as pessoas teem obrigatoriamente de andar de mascara e isso não é verdade. 

Se queres entrar no teu cafe de mascara, pintado de palhaco e com um pau enfiado no cu, nada te impede, agora não podes é obrigar os outros a fazerem o mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-te à conversa!

Podes publicar um comentário agora e registar-te depois. Se tiveres uma conta, autentica-te agora para publicares o teu comentário de forma autenticada.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   O conteúdo anteriormente introduzido foi recuperado..   Limpar

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...