Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

[Compra]Portátil

Publicações recomendadas

Então, com esta estória do isolamento domiciliário, descobri que o meu atual portátil se transformou numa torradeira sem eu dar conta. Ou melhor, foi quando decidi jogar Frost Punk e Cities: Skylines, que percebi que... não, não dá. Corre bem Bastion, Invisible Inc e coisas sem exigências 3D, mas eu queria mesmo poder jogar jogos pelos quais paguei!! 😩

O problema é que eu não pesco muito coisa disto e os portáteis que me parecem ser porreiros acabam por ser caríssimos. Ora, o que eu procuro é a opinião educada da malta que percebe(olá, @Mica) para me ajudar a "cortar nas gorduras" e encontrar algo jeitoso sem ter de empenhar a casa.

Assim, e para ajudar as mentes mais caridosas a filtrar a pesquisa, deixo os requisitos mínimos:

  • display FHD de 15" ou maior
  • capacidade para correr gráficos 3D
  • modelo de 2019
  • <1000€

Se não houver o que quero, estou aberto a outras configurações. Obrigado, desde já, pessoal. 👍

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post


Link para o post

Boas,

Este é o meu favorito: https://www.pcdiga.com/portatil-msi-9s7-16r312-675

Pica as caixinhas todas. Só encontrei um modelo com uma placa gráfica superior (GTX 1660 Ti), mas tinha apenas 8GB de RAM e um i5. Penso que este é mais equilibrado. Também, tomando por referência os jogos que mencionas, o processador é mais importante.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 2 horas:

Boas,

Este é o meu favorito: https://www.pcdiga.com/portatil-msi-9s7-16r312-675

Pica as caixinhas todas. Só encontrei um modelo com uma placa gráfica superior (GTX 1660 Ti), mas tinha apenas 8GB de RAM e um i5. Penso que este é mais equilibrado. Também, tomando por referência os jogos que mencionas, o processador é mais importante.

Obrigado, Mica. Parece ser um ótimo portátil, de fato, mas está mesmo no limite do orçamento. Contudo, posso supor que uma redução do preço se vá traduzir numa quebra significativa de qualidade, ou não?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 30 minutos:

Obrigado, Mica. Parece ser um ótimo portátil, de fato, mas está mesmo no limite do orçamento. Contudo, posso supor que uma redução do preço se vá traduzir numa quebra significativa de qualidade, ou não?

Não necessariamente. Tudo o que gravite à volta de um i7 (ou i5 quad-core, sem ser de baixa voltagem) com pelo menos 12GB de RAM, uma NVidia  GTX1650 ou GTX1660Ti e um SSD (o tamanho é contigo, 512GB é um valor mais confortável) serve sempre. No caso da AMD é apontar para o Ryzen 7 e a RX5500M como CPU e gráfica, respetivamente. Se tiveres isto por base tudo o resto pode ser ao teu critério que desempenho não irá faltar à máquina.

No caso de ser um i5, tem de ser um 9300H ou 9400H, só estes te garantem um desempenho acima da média. Talvez haja acima disto mas esses são os que conheço, e são de 2019, portanto estão atualizados.

Acredito que, com base nos mínimos que coloquei, consigas arranjar algo pelos 800€. Se não arranjares com pelo menos 12GB de RAM compras um com 8GB e depois uma RAM de 8GB à parte. É que ter só 8GB não recomendo mesmo.

Sugestões?

Com i5:

https://www.pcdiga.com/portatil-hp-pavilion-notebook-15-bc503np-15-6

https://www.pcdiga.com/memoria-ram-so-dimm-kingston-valueram-8gb-1x8gb-ddr4-2666mhz-cl19

Total: 840€

___

Com i7:

https://www.pcdiga.com/portatil-acer-nitro-5-15-6-an515-54-72v4

https://www.pcdiga.com/memoria-ram-so-dimm-kingston-valueram-8gb-1x8gb-ddr4-2666mhz-cl19

Total: 940€

___

Com Ryzen 7:

https://www.pcdiga.com/portatil-asus-tuf-gaming-15-6-fx505dt-r7b15ps1

https://www.pcdiga.com/memoria-ram-so-dimm-g-skill-ripjaws-8gb-1x8gb-ddr4-2400mhz-cl16

Total: 940€

 

Não me perguntes qual é o melhor negócio, são ela por ela 🙂 O do Ryzen 7 traz um ecrã de 120Hz e é ASUS, o que na minha opinião tende a ser uma vantagem, tirando isso são os 3 parecidos, com o primeiro a ser mais barato também por ter o processador mais fraco (mas competente, reitero).

Outra coisa, para o caso de não conheceres muito bem os Ryzen: o Ryzen 7 em portáteis é inferior ao Core i7, na verdade equipara-se mais ao i5. Acredito que esteja no meio dos dois, talvez um pouco mais próximo do i5. O mesmo acontece com o Ryzen 5 mobile, que não recomendo de todo, pois está mais próximo do i3 que dos i5.

 

Editado por Mica
  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Acho um ótimo portátil mas um pouco caro. Está pelo menos 100~150€ acima do preço justo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 19 minutos:

Acho um ótimo portátil mas um pouco caro. Está pelo menos 100~150€ acima do preço justo.

Curioso, que esse é o preço mais baixo que encontro. 😁 E já traz o Win 10 instalado, o que para mim é um desafogo.

Compartilhar este post


Link para o post

Ele é extremamente parecido ao MSI do 1º post, mas custa mais 200€. Traz sistema operativo sim, se quiseres valorizar isso em 100€ continua a ser 100€ mais caro. Em termos de qualidade de construção e fiabilidade da marca MSI e Lenovo não são assim tão diferentes, não é aquela diferença óbvia como acontece com a Acer, por exemplo. Eu diria que, se me colocassem esses dois à frente, eu trazia o mais barato.

Compartilhar este post


Link para o post

Esquece os Intel i5/7, neste momento os Ryzen dão uma malha descomunal no desempenho/custo, por isso indo para um ryzen 5 ou 7 consegues um pc muito melhor em termos de desempenho, mais barato e com muito mais autonomia que qualquer intel de preço semelhante.

O "único" problema é que as fabricantes não os montam com gráficas da Nvidia.

https://www.pccomponentes.pt/asus-tuf-gaming-fx505dt-r7b15ps1-amd-ryzen-7-3750h-8gb-512-ssd-gtx1650-156-pt

Este é igual ao que o miica postou, mas fica 40€ mais barato.

https://www.pccomponentes.pt/acer-nitro-5-an515-43-r8zw-amd-ryzen-5-3550h-16gb-512gb-ssd-rx-560x-156-pt

 

A grande vantagem das gráficas integradas da AMD é que são competentes e não consomem tanta energia como as da nvidia.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Bazuka, há 5 horas:

Esquece os Intel i5/7, neste momento os Ryzen dão uma malha descomunal no desempenho/custo, por isso indo para um ryzen 5 ou 7 consegues um pc muito melhor em termos de desempenho, mais barato e com muito mais autonomia que qualquer intel de preço semelhante.

O "único" problema é que as fabricantes não os montam com gráficas da Nvidia.

https://www.pccomponentes.pt/asus-tuf-gaming-fx505dt-r7b15ps1-amd-ryzen-7-3750h-8gb-512-ssd-gtx1650-156-pt

Este é igual ao que o miica postou, mas fica 40€ mais barato.

https://www.pccomponentes.pt/acer-nitro-5-an515-43-r8zw-amd-ryzen-5-3550h-16gb-512gb-ssd-rx-560x-156-pt

 

A grande vantagem das gráficas integradas da AMD é que são competentes e não consomem tanta energia como as da nvidia.

Por acaso ainda não comprei e fiquei muito curioso por ver a evolução dos novos Ryzen, tanto a nível de desempenho, como de preços.

Tenho passado algumas noites a pesquisar e ler a cruzar informação e estou naquele ponto em que cada vez fico mais baralhado. 😁

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 7 horas:

Por acaso ainda não comprei e fiquei muito curioso por ver a evolução dos novos Ryzen, tanto a nível de desempenho, como de preços.

Tenho passado algumas noites a pesquisar e ler a cruzar informação e estou naquele ponto em que cada vez fico mais baralhado. 😁

Vais ficar sempre.

Mas se queres ver as diferenças vai ver uma comparação entre o novo ryzen 9 4900HS vs i9 9980HK, que são os topos.

Neste momento em termos de desempenho os Ryzen estão muito à frente dos intel, o problema é que é preciso comparar o comparavel, se por um lado estas a ver portateis com preços comparaveis, e com a mesma gama de processadores, porque falando por mim, quando olho para um AMD sou imediatamente condicionado a olhar para o preço e querer pagar menos do que se o mesmo portatil tivesse um processador Intel, ainda que mais fraco, e sendo o resto igual nos 2.

Compartilhar este post


Link para o post

Cuidado. A maioria dos Ryzen 7 são piores que os Core i7 e a maioria dos Ryzen 5 são piores que os Core i5. Isto em mobile, claro. O que eu recomendo é verem a pontuação no Geekbench 4, um benchmark que eu considero particularmente isento e fiável (basta ver a ensaboadela que os Ryzen dão aos Core em Desktop em performance multicore, o que pode ser comprovado por quem passa de facto de um Core para um Ryzen).

Nos portáteis então a atenção tem de ser redobrada, visto que um i7 tanto pode ser uma bosta como pode ser um processador bastante competente, basta variar a voltagem. Mas isto também vale para os Ryzen.

Compartilhar este post


Link para o post

Os ryzen que têm mais autonomia são só os 4xxx. As outras versões têm muito menos autonomia que os Intel.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 2 horas:

Apaixonei-me pelo ROG Zephyrus G14. Só é pena ter só 14'', porque de resto é espetacular.

É uma máquina do crl. 

Pessoalmente eu até prefiro ecrãs mais pequenos nos portáteis, principalmente por causa da moda absolutamente estúpida de meter ecrãs de 15,6" com 1366x768 de resolução, essa porra mal para telemóveis de 6"  lower mid range quanto mais para um portátil. 

Eu também ando no mercado para comprar um portátil, mas como é para o puto utilizar para a fazer os trabalhos da escola, o orçamento é muito mais curto, basta que funcione e tenha camara. Tenho que me dedicar ao olx, face bay etc... 

Compartilhar este post


Link para o post

A mim ninguém me tira o desktop, com dois ecrãs. Até podem ser ecrãs cocó (e os meus Asus de 24" não são nada de especial), mas depois de ter a primeira vez dois ecrãs é muito complicado voltar atrás. Sinto-me de mãos atadas a usar um portátil ou um desktop com um ecrã.

Apenas um desabafo, até porque o desktop não serve os propósitos de toda a gente 😉

Eu vejo um portátil numa de ir para a varanda programar com uma Summersby ao lado, e por isso só compraria de 13" com uma boa qualidade de ecrã (e muitos nits), assim como sem gráfica dedicada. E se pesar menos de 1kilo, melhor. Tipo um Macbook mas sem ser do preço do Macbook.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 2 minutos:

A mim ninguém me tira o desktop, com dois ecrãs. Até podem ser ecrãs cocó (e os meus Asus de 24" não são nada de especial), mas depois de ter a primeira vez dois ecrãs é muito complicado voltar atrás. Sinto-me de mãos atadas a usar um portátil ou um desktop com um ecrã.

Apenas um desabafo, até porque o desktop não serve os propósitos de toda a gente 😉

Eu vejo um portátil numa de ir para a varanda programar com uma Summersby ao lado, e por isso só compraria de 13" com uma boa qualidade de ecrã (e muitos nits), assim como sem gráfica dedicada. E se pesar menos de 1kilo, melhor. Tipo um Macbook mas sem ser do preço do Macbook.

Quando não tens espaço para montar um desktop, que remédio tens tu em contentares-te com um portátil. 😁

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

A mim ninguém me tira o desktop, com dois ecrãs. Até podem ser ecrãs cocó (e os meus Asus de 24" não são nada de especial), mas depois de ter a primeira vez dois ecrãs é muito complicado voltar atrás. Sinto-me de mãos atadas a usar um portátil ou um desktop com um ecrã.

Apenas um desabafo, até porque o desktop não serve os propósitos de toda a gente 😉

Eu vejo um portátil numa de ir para a varanda programar com uma Summersby ao lado, e por isso só compraria de 13" com uma boa qualidade de ecrã (e muitos nits), assim como sem gráfica dedicada. E se pesar menos de 1kilo, melhor. Tipo um Macbook mas sem ser do preço do Macbook.

Eu também prefiro um desktop, mas não posso andar com ele de um lado para o outro, para levar para o trabalho e matar o vício no fm, uma torre não serve. 

Para o puto rebentar, bem não vou estar a investir numa torre, tenho uma torre com mais de 10 anos na garagem, as tubagens do watercooling já apodreram e estão todas partidas, o radiador da gráfica caiu, o monitor dei-o a alguém, rato e teclado já à muito que ninguém os vê, por isso para ele mexer e ter aulas vou ver se consigo arranjar um portátil baratinho em 2a ou 3a mão, se não der com nada, terei que ressuscitar um Asus eeepc de 10" que a minha Maria comprou quando andou a tirar o mestrado à uns 12 anos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Casual 1904, há 32 minutos:

Compra um thinkpad x260 usado, deve dar conta do recado. Por 250€ é uma boa máquina.

onde é que o encontro a esse preço?

Porque 12,5" é o meu tamanho perfeito, tive um ASUS 1205n, que adorei, apesar de ter um processador Atom, mas conseguia jogar quase tudo na altura por incrivel que pareça, mas recentemente tinha comprado um Cube Iwork11 com o Z-8300, era limitado, mas funcionava bem até se lembrar de entregar o emmc ao criador, depois ainda consegui instalar o Windows numa Pen e utiliza-lo durante muito tempo através do USB, não era a melhor solução do mundo, mas como já era 3.0 as velocidades eram aceitaveis, até que o meu puto resolveu partir a porta USB.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 14 horas:

Quando não tens espaço para montar um desktop, que remédio tens tu em contentares-te com um portátil. 😁

Claro, eu falo bem porque tenho muito espaço. E mesmo que tivesses, um desktop pode não servir os teus propósitos na mesma. Basta teres de trabalhar e ir com os putos para a cozinha ou para a sala por exemplo, não podes andar com um mono atrás de ti.

14" é assim tão pequeno para ti, de certeza? Isso com um bom painel IPS 1080p torna-se um equipamento muito interessante. de 15"6 para 14" são menos 4cm na diagonal, é um bocado mas nem acho demasiado. Já trabalhei com vários portáteis 13,3" e achei o tamanho confortável para tarefas de produtividade. Acho a resolução mais importante que o tamanho visto que é ela que define a quantidade de informação que podes ter no ecrã. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Bazuka, há 21 minutos:

onde é que o encontro a esse preço?

Porque 12,5" é o meu tamanho perfeito, tive um ASUS 1205n, que adorei, apesar de ter um processador Atom, mas conseguia jogar quase tudo na altura por incrivel que pareça, mas recentemente tinha comprado um Cube Iwork11 com o Z-8300, era limitado, mas funcionava bem até se lembrar de entregar o emmc ao criador, depois ainda consegui instalar o Windows numa Pen e utiliza-lo durante muito tempo através do USB, não era a melhor solução do mundo, mas como já era 3.0 as velocidades eram aceitaveis, até que o meu puto resolveu partir a porta USB.

https://itzoo.co.uk/collections/cheap-laptops-tablets/products/cheap-lenovo-thinkpad-x260-laptop-i5-2-4ghz-8gb-256gb-ssd-windows-10

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 19 horas:

Apaixonei-me pelo ROG Zephyrus G14. Só é pena ter só 14'', porque de resto é espetacular.

E caro 😄

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Casual 1904, há 37 minutos:

Tem a resolução merdosa de sempre...

Acho que vou comprar este!

https://itzoo.co.uk/collections/bargains/products/bargain-t460-i5-lenovo-laptop-8gb-256gb-ssd-windows-10

Consigo arranjar um avariado em excelentes condições por cerca de 30€, quando chegar é só trocar a board para o está avariado e siga.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 45 minutos:

Claro, eu falo bem porque tenho muito espaço. E mesmo que tivesses, um desktop pode não servir os teus propósitos na mesma. Basta teres de trabalhar e ir com os putos para a cozinha ou para a sala por exemplo, não podes andar com um mono atrás de ti.

14" é assim tão pequeno para ti, de certeza? Isso com um bom painel IPS 1080p torna-se um equipamento muito interessante. de 15"6 para 14" são menos 4cm na diagonal, é um bocado mas nem acho demasiado. Já trabalhei com vários portáteis 13,3" e achei o tamanho confortável para tarefas de produtividade. Acho a resolução mais importante que o tamanho visto que é ela que define a quantidade de informação que podes ter no ecrã. 

Talvez seja um bocado pequeno. Estou habituado aos 15"6 e até estava a considerar um de 17", mas isso é capaz de ser overkill. 

Eu adorei o raio do G14 e só não o descarto já porque me parece ser um equipamento ideal para fazer um investimento que dure uns bons anos.

O G15 também me agradou, mas já vai mais na onda dos laptop gaming vulgares e pelo preço provavelmente encontro melhor ou mais barato.

Citação de verY, há 20 minutos:

E caro 😄

Onde viste? Não há muitos vendors para já. 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...