Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
SAS_Robben

Laptop não arranca com nova Ram

Publicações recomendadas

Olá

Eu tenho um Toshiba Satellite L50-C-13V que tem 8gb de Ram. Queria ver se aumentava para 16gb e adquiri uma nova ram de 8gb.

Comprei uma mémoria Kingston SO-DIMM 8GB (1x8GB) DDR3-1600MHz CL11, que pelo que consegui compreender online é compatível.

No entanto, instalei a Ram e o PC não arranca. Carrego no power e não liga mesmo.

Aparentemente a Ram é compatível e o laptop permite até 16gb.

Alguém tem ideia de como resolver?

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post

@SAS_Robben, se garantes que os 2 módulos estão bem encaixados no slot, provavelmente tem a ver com a voltagem.

A que compraste é de 1.35v (low voltage), a que tens deve ser de 1.5v. Consegues dizer qual o modelo que tens de origem?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Slade, há 5 minutos:

@SAS_Robben, se garantes que os 2 módulos estão bem encaixados no slot, provavelmente tem a ver com a voltagem.

A que compraste é de 1.35v (low voltage), a que tens deve ser de 1.5v. Consegues dizer qual o modelo que tens de origem?

No site da PC Diga (foi onde comprei), diz que esta é de 1.5v :S

https://www.pcdiga.com/kingston-so-dimm-ddr3-1600mhz-8gb-kvr16s11-8

Como posso saber qual é a "potencia" da que vem da origem com o pc?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 2 minutos:

No site da PC Diga (foi onde comprei), diz que esta é de 1.5v :S

https://www.pcdiga.com/kingston-so-dimm-ddr3-1600mhz-8gb-kvr16s11-8

Como posso saber qual é a "potencia" da que vem da origem com o pc?

Então onde vi é que estava mal, mas é o mesmo para a conclusão que tiro, as voltagens das 2 são diferentes.

Pelo que percebi, sabes tirar e meter as DIMMs, certo?

Se sim, é só pesquisares a marca/modelo da que tens no Google (às x nas próprias DIMMs tem  a voltagem na label). Se precisares de ajuda, diz o modelo que ajudo a pesquisar.

O mais fácil é, tiras a nova DIMM, ligas o PC novamente e vais à BIOS. Muito provavelmente, vais lá ter qual a voltagem da RAM instalada.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Slade, há 17 minutos:

Então onde vi é que estava mal, mas é o mesmo para a conclusão que tiro, as voltagens das 2 são diferentes.

Pelo que percebi, sabes tirar e meter as DIMMs, certo?

Se sim, é só pesquisares a marca/modelo da que tens no Google (às x nas próprias DIMMs tem  a voltagem na label). Se precisares de ajuda, diz o modelo que ajudo a pesquisar.

O mais fácil é, tiras a nova DIMM, ligas o PC novamente e vais à BIOS. Muito provavelmente, vais lá ter qual a voltagem da RAM instalada.

Ok, vou tentar ver.

De notar que tentei iniciar o pc só com a memória nova e tb não arrancou 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 26 minutos:

Ok, vou tentar ver.

De notar que tentei iniciar o pc só com a memória nova e tb não arrancou 

Pelo que vi das specs do teu portátil devia dar para as 2 voltagens
 

standard : 8,192 (1x) MB
máxima expansibilidade : 16,384 MB
tecnologia : DDR3L RAM (1,600 MHz)

Compartilhar este post


Link para o post

Timings da ram podem estar em conflito.
Os dois pentes "falam a mesma lingua"? Isto é, o pente original tem os mesmo timings e o mesmo CL que esta que compraste?

Compartilhar este post


Link para o post

Pois, também pode ser a density das DIMMs, podem ser diferentes.

Muito simples de ver da forma mais simplista. São iguais, se as 2 tiverem os mesmo quadrados pretos, dos 2 lados

TMPcUJi.png

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Slade, há 8 minutos:

Pois, também pode ser a density das DIMMs, podem ser diferentes.

Muito simples de ver da forma mais simplista. São iguais, se as 2 tiverem os mesmo quadrados pretos, dos 2 lados

TMPcUJi.png

Ambas têm 8 de cada lado.

Segue foto da ram de origem:

image.png.7ef6db08c455cb19e3b034f3de293725.png

Relativamente à Bios, só vi isto sobre Ram:

image.png.b5a2bf0b6a1ce6961a2a1cd415f526b9.png

Compartilhar este post


Link para o post

Agradece que não tenha dado, uma é de 1,35v e a outra de 1,5v. Os computadores não ligam com duas voltagens diferentes, e ainda bem. Tens de ir trocar essa por uma de 1,35v.

As lojas também deviam ter a responsabilidade de avisar isso, nem que fosse com uma mensagem a negrito na descrição do produto. Não lhes custava nada serem proativos nessa matéria.

 

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 13 horas:

No site da PC Diga (foi onde comprei), diz que esta é de 1.5v :S

Antes de comprares nova RAM verifica sempre na net a compatibilidade dos diferentes fabricantes e modelos.

A avaliar pela informação no site da Crucial para upgrades de RAM para o teu modelo de portátil, deverá ser mesmo o problema da voltagem desse pente novo que compraste (deveria ser de 1,35V).

https://eu.crucial.com/compatible-upgrade-for/dynabook-toshiba/satellite-l50-c-13v#memory

Compartilhar este post


Link para o post

Muito grato a todos.

Vou passar amanhã na PC Diga a ver se me aceitam trocar isto.

 Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post

Fui ontem à PC Diga no Parque das Nações e a fila estava gigantesca. Havia gente quase 2 horas à espera. Voltei para trás :S

Isto também tem o selo da caixa quebrado pelo que não sei se me trocam. Vou tentar mas é vender.

Podem só me confirmar se esta deve ser a correta?

https://www.pcdiga.com/kingston-so-dimm-ddr3l-1600mhz-8gb-kvr16ls11-8

Obrigado!

Editado por SAS_Robben
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 7 horas:

Fui ontem à PC Diga no Parque das Nações e a fila estava gigantesca. Havia gente quase 2 horas à espera. Voltei para trás :S

Isto também tem o selo da caixa quebrado pelo que não sei se me trocam. Vou tentar mas é vender.

Podem só me confirmar se esta deve ser a correta?

https://www.pcdiga.com/kingston-so-dimm-ddr3l-1600mhz-8gb-kvr16ls11-8

Obrigado!

É 😉

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, Em 28/06/2020 at 11:30:

Fui ontem à PC Diga no Parque das Nações e a fila estava gigantesca. Havia gente quase 2 horas à espera. Voltei para trás :S

Sim, aquilo está o pânico geral. Também passei lá na semana passada mas acabei por ir comprar o que precisava noutra loja...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 1 hora:

Obrigado, meu caro.

Vi umas mais em conta (https://www.pccomponentes.pt/goodram-sodimm-ddr3-1600mhz-8gb-cl11). São compatíveis? Para o que é não é necessário nada de extraordinário.

Confirma a tensão de funcionamento (voltagem). Se bater certo, podes comprar.

O datasheet da tua (https://www.skhynix.com/products.view.do?vseq=1793&cseq=75) indica 1.35V. Compra igual.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...