Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chandler

Estrela da Amadora pode fundir-se com Sintra Football e ingressar no CP. André Geraldes proposto para presidente

Publicações recomendadas

O que ganha a malta do Sintra com isto?, se mudam o nome para Estrela da Amadora e vão jogar para a Amadora?, e ainda tem quem subisidiar a instalação de um campo sintético para as camadas jovens na Amadora.

Compartilhar este post


Link para o post

Um estádio, uma marca de renome, adeptos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Kaz, há 32 minutos:

O que ganha a malta do Sintra com isto?, se mudam o nome para Estrela da Amadora e vão jogar para a Amadora?, e ainda tem quem subisidiar a instalação de um campo sintético para as camadas jovens na Amadora.

o Sintra n tinha adeptos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Kermit the Frog, há 6 horas:

Se isto for para a frente, como é que fica a equipa técnica? Julgo que não tenham nivel para treinar no CNS.

fica a que estava no Sintra , isso ja foi confirmado.

Compartilhar este post


Link para o post

Se for publico (e nao apenas exclusivo a socios) podiam partilhar essa proposta? Acho curioso e gostaria de estar por dentro. Se for para sócios only, resta esperar e desejar que aquilo que querem para o Estrela se realize! Boa sorte! 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lavrador, há 21 horas:

Também já me enviaram a proposta é o nome é mesmo a grande questão assim a primeira vista, se me perguntarem claro que gostaria de ver o nosso clube a fazer um trajeto “mais limpo” como o Belenenses, mas a realidade é que dificilmente o conseguiríamos, e com o andar da coisa como está a tendência é as pessoas começarem aos poucos a perder novamente o interesse no clube e sermos só mais um perdido nas distritais, e o risco de perder o estádio está sempre a pairar nas nossas cabeças , acho que só vou conseguir tomar uma decisão mesmo no sábado depois de ouvir o que dizem 

Isso é utópico. O Belenenses não só ficou com as camadas jovens, que jogavam nas nacionais como ficou com o estádio, adeptos e provavelmente muito mais que isto.

O CFEA deixou a 1ª divisão em 08/09, esteve um ano no atual CNS e morreu. O CDE veio a nascer no final de 2011 e lançou séniores em 18/19, 10 anos depois da última época do CFEA na 1ª. Os júniores do CDE estão na última divisão distrital, e, sem querer ser mau, têm tido prestações péssimas a julgar pelos resultados.

Quanto muito esse trajeto limpo teria sido possível se o clube tivesse tido investidores em 2009 a ajudar a pagar as divídas ou tivesse sido refundado em 2010 com investimento sério e indo buscar alguns jogadores aos ex-júniores que em 09/10 também estavam na Nacional.

E epá, não quero ser pessimista mas se a fusão não for para a frente vejo o futuro um bocado negro, o estádio mais tarde ou mais cedo deixa de ser nosso e dás mais 2 ou 3 anos a jogar taco a taco com Torre, Olivais e Moscavide B, Linda-a-Velha B e a maior parte dos adeptos farta-se.

O Belenenses consegue fazer esse trajeto limpo porque têm uma equipa com muita gente da formação que está habituada a jogar com Benfica e Sporting há anos e do nada mete-os a jogar com os matraquilhos da distrital. Olha o João Santos, o miúdo mesmo no CNS tem marcado e mostrado valor. E mais impressionante, o Belenenses conseguiu ir buscar jogadores antigos como por exemplo o Viegas, que nunca tinha jogado abaixo do CNS até voltar a casa. O clube voltou e não sei se por força dos jogadores ou do projeto mas jogadores antigos voltaram. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 22 horas:

Não há possibilidade de voltarem mesmo ao nome original à semelhança do Salgueiros que era Sport Clube e conseguiu voltar a Sport Comércio?

Creio que isto é possível, mas levará alguns anos. A ideia, ao que parece, passa por recriar o símbolo e o nome tão próximos quanto possível do original. E ainda bem.

 

Citação de Kaz, há 21 horas:

O que ganha a malta do Sintra com isto?, se mudam o nome para Estrela da Amadora e vão jogar para a Amadora?, e ainda tem quem subisidiar a instalação de um campo sintético para as camadas jovens na Amadora.

Não é bem o Sintra que vai subsidiar, é a SAD. Ganharão futuramente, porque são investidores, querem lucro. A curto prazo só perderão dinheiro, presumivelmente subindo de divisão um ano, dois, três, isto pode dar a volta e começar a ter lucro sério através de patrocínios, vendas de jogadores, receitas televisivas, etc.. Além do que o bug disse, que tem razão, o Sintra praticamente desaparece nestas circunstâncias. É praticamente absolvido pelo Estrela, sobrando os direitos desportivos do Sintra. O Sintra, diga-se, fora os direitos desportivos quase não existia. Não tem adeptos, não tem história, não tem uma cidade identificada com o clube, não tem mística, não tem instalações, não tem nada.

 

Citação de andre26, há 8 minutos:

 

O Belenenses consegue fazer esse trajeto limpo porque têm uma equipa com muita gente da formação que está habituada a jogar com Benfica e Sporting há anos e do nada mete-os a jogar com os matraquilhos da distrital. 

E principalmente porque tem dinheiro e fontes de receita que nós nem de perto temos. Mas eles têm um fantasma que nós também não temos, que vamos ver se não lhes corta as pernas já este ano.

Compartilhar este post


Link para o post

Não vejo pq o Estrela fizesse finca pé por um "e Sintra" ser adicionado ao nome, com esta fusão.

Primeiro, caramba, o Sintra Football vai se fundir com o Estrela, não vai desaparecer, nem o Estrela o vai comprar numa hostile take-over, é natural que alguma coisa do Sintra quede, não? 

Segundo, vão receber de mão beijada uma vaga no terceiro escalão, um plantel e equipa técnica desse nível, sem que isso implique qualquer dispêndio, custava muito aceitar receber um apêndice "e Sintra"? Tipo Clube de Football Estrela da Amadora e Sintra. Nem que Sintra fosse a letras pequenas.

Terceiro, a identidade da Amadora confunde-se com a da Sintra Urbana (Algueirão a Queluz), é um continuum urbano sem fronteiras, com uma identidade muito igual, geografia, populações e cultura igual (aliás, veja o quão juntas essas zonas estão no COVID, por exemplo.) Digo mais, um tipo de Queluz ou do Cacém nada tem que ver com Sintra e tem tudo mais a ver com a Amadora, revê-se mais na Amadora, há uma cultura urbana comum, que liga a linha de Sintra (à qual a Vila de Sintra apenas dá o nome e nada mais)

De resto o Estrela da Amadora já era o clube mais representativo da Linha de Sintra. Eu desde pequeno ia lá ver jogos. Era 15 minutinhos de comboio e o Estádio era mesmo ao pé da Estação.

Não vejo qual era o mal de o Estrela assumir, por fim, essa identidade, essa representatividade de ser a bandeira não apenas da Damaia, Reboleira e Venteira, mas também de Monte Abraão, Agualva, Rio de Mouro, etc, cidades todas bem populosas e sem representação futebolística nenhuma (o máximo que a Linha de Sintra produziu foi um ano na Segunda Liga do Real de Massamá).  

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Chandler, há 9 minutos:

E principalmente porque tem dinheiro e fontes de receita que nós nem de perto temos. Mas eles têm um fantasma que nós também não temos, que vamos ver se não lhes corta as pernas já este ano.

Sim, também. Não é por acaso também que têm conseguido juntar os jogadores mais experientes à equipa de júniores. 

Citação de IlidioMA, há 3 minutos:

Não vejo pq o Estrela fizesse finca pé por um "e Sintra" ser adicionado ao nome, com esta fusão.

Primeiro, caramba, o Sintra Football vai se fundir com o Estrela, não vai desaparecer, nem o Estrela o vai comprar numa hostile take-over, é natural que alguma coisa do Sintra quede, não? 

Segundo, vão receber de mão beijada uma vaga no terceiro escalão, um plantel e equipa técnica desse nível, sem que isso implique qualquer dispêndio, custava muito aceitar receber um apêndice "e Sintra"? Tipo Clube de Football Estrela da Amadora e Sintra. Nem que Sintra fosse a letras pequenas.

Terceiro, a identidade da Amadora confunde-se com a da Sintra Urbana (Algueirão a Queluz), é um continuum urbano sem fronteiras, com uma identidade muito igual, geografia, populações e cultura igual (aliás, veja o quão juntas essas zonas estão no COVID, por exemplo.) Digo mais, um tipo de Queluz ou do Cacém nada tem que ver com Sintra e tem tudo mais a ver com a Amadora, revê-se mais na Amadora, há uma cultura urbana comum, que liga a linha de Sintra (à qual a Vila de Sintra apenas dá o nome e nada mais)

De resto o Estrela da Amadora já era o clube mais representativo da Linha de Sintra. Eu desde pequeno ia lá ver jogos. Era 15 minutinhos de comboio e o Estádio era mesmo ao pé da Estação.

Não vejo qual era o mal de o Estrela assumir, por fim, essa identidade, essa representatividade de ser a bandeira não apenas da Damaia, Reboleira e Venteira, mas também de Monte Abraão, Agualva, Rio de Mouro, etc, cidades todas bem populosas e sem representação futebolística nenhuma (o máximo que a Linha de Sintra produziu foi um ano na Segunda Liga do Real de Massamá).  

Percebi a ideia geral mas Amadora é muito mais que descreves e Sintra também, a Amadora faz fronteira com Oeiras, Lisboa e Odivelas também 😅 e estás a esquecer-te um bocado do Damaiense.

Apesar de gostar muito do Estrela faz-me alguma confusão ver que numa cidade tão grande, rodeada de outras cidades grandes nunca houve grande concorrência para o Estrela. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de andre26, há 6 minutos:

Percebi a ideia geral mas Amadora é muito mais que descreves e Sintra também, a Amadora faz fronteira com Oeiras, Lisboa e Odivelas também 😅 e estás a esquecer-te um bocado do Damaiense.

Apesar de gostar muito do Estrela faz-me alguma confusão ver que numa cidade tão grande, rodeada de outras cidades grandes nunca houve grande concorrência para o Estrela. 

Sintra é muito mais, pq Sintra é quase um micro Estado. É gigante, em termos de território e população. Naturalmente há várias Sintras. Tem em Sintra tens desde torres de 15 andares em Massamá, a gado caprino a pastar e Odrinhas. Serra e Mar, vila pitoresca a dormitórios. No fundo é um concelho que não devia existir, não há executivo camarário que possa gerir um concelho tão díspar, diverso e extenso como Sintra. But I digress.

 

Indo ao ponto, há toda uma parcela de Sintra (e é logo a parcela onde estão as pessoas) que não sente qualquer ligação a Sintra, vila. E a Amadora sempre esteva mais próxima dessa zona urbana de Sintra, quanto mais não seja  na vivência quotidiana, a qual é igual para quem mora na Reboleira e quem mora em Mem Martins. Ou seja, o Estrela podia ter essa ambição de ser o representante de toda essa gente. é que parecendo que não é a área mais densamente povoada do país, como se vâ na presente pandemia, podia ter a ambição de querer angariar adeptos em toda esta área, e a fusão com o Sintra era o pretexto ideal. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Oh Ilidio, podes ter muita razão, mas não desejaria um nome Amadora-Sintra nem ao meu pior inimigo.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 41 minutos:

Oh Ilidio, podes ter muita razão, mas não desejaria um nome Amadora-Sintra nem ao meu pior inimigo.

Com uma cruz vermelha de símbolo era top.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de andre26, há 14 horas:

Isso é utópico. O Belenenses não só ficou com as camadas jovens, que jogavam nas nacionais como ficou com o estádio, adeptos e provavelmente muito mais que isto.

O CFEA deixou a 1ª divisão em 08/09, esteve um ano no atual CNS e morreu. O CDE veio a nascer no final de 2011 e lançou séniores em 18/19, 10 anos depois da última época do CFEA na 1ª. Os júniores do CDE estão na última divisão distrital, e, sem querer ser mau, têm tido prestações péssimas a julgar pelos resultados.

Quanto muito esse trajeto limpo teria sido possível se o clube tivesse tido investidores em 2009 a ajudar a pagar as divídas ou tivesse sido refundado em 2010 com investimento sério e indo buscar alguns jogadores aos ex-júniores que em 09/10 também estavam na Nacional.

E epá, não quero ser pessimista mas se a fusão não for para a frente vejo o futuro um bocado negro, o estádio mais tarde ou mais cedo deixa de ser nosso e dás mais 2 ou 3 anos a jogar taco a taco com Torre, Olivais e Moscavide B, Linda-a-Velha B e a maior parte dos adeptos farta-se.

O Belenenses consegue fazer esse trajeto limpo porque têm uma equipa com muita gente da formação que está habituada a jogar com Benfica e Sporting há anos e do nada mete-os a jogar com os matraquilhos da distrital. Olha o João Santos, o miúdo mesmo no CNS tem marcado e mostrado valor. E mais impressionante, o Belenenses conseguiu ir buscar jogadores antigos como por exemplo o Viegas, que nunca tinha jogado abaixo do CNS até voltar a casa. O clube voltou e não sei se por força dos jogadores ou do projeto mas jogadores antigos voltaram. 

O que eu quis dizer era que me daria outro gosto fazer uma caminhada mais "normal" do que saltar uma serie de divisõe sseguidas. Sei perfeitamente que a realidade do Belem não se pode comparar á nossa pelos motivos que enunciaste, mas tinhamos obrigação a meu ver de já ter subido. Ainda dou de barato a primeira época que foi feito tudo em cima do joelho, mas esta época não teriamos já a obrigação de ter ficado no topo? Em tempos questionei o motivo de não termos essa capacidade, e o motivo alegado foi que mesmo sendo uma divisão distrital os melhores jogadores eram pagos, que alguns já se tinham oferecido para jogar no CD Estrela mas queriam ser remunerados. Agora pergunto, nos provavelmente devemos ser o clube da nossa divisão com mais sócios, como é que os nossos adversários tem capacidade para atrair melhores jogadores que nós? Onde vão eles buscar receitas que permitem pagar a esses jogadores? O que está a falhar no actual projeto?

 

Posto isto acabo por concordar contigo em relação ao 2º bold, e a malta até podia andar bem mais entudiasmada com esta questão, mas a maneira como isto saiu cá para fora é natural deixar todos desconfiados. Parecendo que não foram 10 anos sem futebol sénior e existe o receio de se perder o já conseguido desde do regresso, principalmente existe o receio de perder a nossa identidade, o meu clube é o Clube de Futebol Estrela da Amadora, que renasceu sob nome CD Estrela, não é o CF Amadora Sintra ou la o que é.

 

Com isto não quero dizer que vou votar a favor ou contra a fusão, quero ver o têm para dizer no sabado, saber detalhadamente todos os moldes desta questão.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 17 horas:

De resto o Estrela da Amadora já era o clube mais representativo da Linha de Sintra. Eu desde pequeno ia lá ver jogos. Era 15 minutinhos de comboio e o Estádio era mesmo ao pé da Estação.

Isto não quer dizer absolutamente nada. Segundo esta lógica, tornar-se-ia legítimo mudar o nome do Porto para Futebol Clube do Norte, ou o do Salgueiros, que já não mora realmente em Salgueiros há muitos anos, para Sport Comércio e Campanhã, onde realmente está instalado.

Os nomes e os vínculos das instituições são muito maiores que as zonas onde, por acaso, germinaram. O Estrela da Amadora tem 88 anos de história, é da Amadora, será sempre. Isto não é uma questão de ser racional, é paixão, e a paixão existe pelo Estrela da Amadora, que não é de Sintra, nem do Algueirão, nem de lado nenhum que não seja da Amadora.

Digo mais: lido com alguns sócios e não conheço um único que aprovasse um nome que tivesse Sintra no meio. Nem estando na Primeira Liga já no próximo ano.

Citação de IlidioMA, há 17 horas:

Primeiro, caramba, o Sintra Football vai se fundir com o Estrela, não vai desaparecer, nem o Estrela o vai comprar numa hostile take-over, é natural que alguma coisa do Sintra quede, não? 

Segundo, vão receber de mão beijada uma vaga no terceiro escalão, um plantel e equipa técnica desse nível, sem que isso implique qualquer dispêndio, custava muito aceitar receber um apêndice "e Sintra"?

Em relação a isto, é importante perceber que identidade não se vende com meia-dúzia de matrecos e uma equipa técnica. Se vier o Guardiola e o plantel todo do City para o Benfica, aceitas mudar de nome e de cor de camisola, ou a lógica só é aplicada para os clubes abaixo dos grandes?

Depois, não sei se estás a perceber que o clube foi comprado, a troco de dinheiro, por investidores que acham que a marca Estrela é mais representativa, e que querem diluir o clube Sintra e fazê-lo vestir e usar os símbolos Estrela. Fazer parecer que é uma ajudinha amiga da parte deles não faz sentido nenhum. 

Editado por Chandler
  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 21 horas:

Sintra é muito mais, pq Sintra é quase um micro Estado. É gigante, em termos de território e população. Naturalmente há várias Sintras. Tem em Sintra tens desde torres de 15 andares em Massamá, a gado caprino a pastar e Odrinhas. Serra e Mar, vila pitoresca a dormitórios. No fundo é um concelho que não devia existir, não há executivo camarário que possa gerir um concelho tão díspar, diverso e extenso como Sintra. But I digress.

 

Indo ao ponto, há toda uma parcela de Sintra (e é logo a parcela onde estão as pessoas) que não sente qualquer ligação a Sintra, vila. E a Amadora sempre esteva mais próxima dessa zona urbana de Sintra, quanto mais não seja  na vivência quotidiana, a qual é igual para quem mora na Reboleira e quem mora em Mem Martins. Ou seja, o Estrela podia ter essa ambição de ser o representante de toda essa gente. é que parecendo que não é a área mais densamente povoada do país, como se vâ na presente pandemia, podia ter a ambição de querer angariar adeptos em toda esta área, e a fusão com o Sintra era o pretexto ideal. 

O Estrela é da Amadora, duvido que a malta de Sintra se sinta sequer representada pelo Estrela quando cada freguesia lá tem um clube também. Que gostassem de vir à bola à Amadora ver o Benfica e Sporting e isso acredito, que se sintam representados pelo Estrela duvido.

Dizes que Mem Martins é quase da Amadora e assim é porque estás a pensar que tens uma linha de comboio que torna as coisas perto. Estás a esquecer-te que Mem Martins dista uns 15kms da Venteira e tens o Cacém e Rio de Mouro pelo meio lol.

Para isso o Estrela também era o representante da freguesia de Benfica, da Reboleira a Benfica são 3km e tens muita gente da Amadora a estudar em Benfica e vice-versa.

E continuo um pouco triggered com a Amadora para ti ser só Reboleira e Venteira e zona da Damaia, estás a ignorar 4 em 6 freguesias e algumas bem maiores que a Venteira 😅 

Citação de Chandler, há 5 horas:

Digo mais: lido com alguns sócios e não conheço um único que aprovasse um nome que tivesse Sintra no meio. Nem estando na Primeira Liga já no próximo ano.

Eu também não quero Sintra no nome. Não faz sentido o Amadora Sintra de todo, de resto a proposta por mim parece interessante, não tendo o Sintra aprovaria a menos que exista algo muito shady lá pelo meio. Vou ver se ainda consigo estar presente e votar, mas parece-me praticamente impossível.

Compartilhar este post


Link para o post

Mais sentido fazia o Real representar essa gente de Sintra 👨‍🌾

Editado por kareca

Compartilhar este post


Link para o post

Parece que foi aprovado.

Nasce assim o Club Football Estrela da Amadora.

A maior das sortes para o Estrela e que, os adeptos cá do burgo, vejam o Estrela na 1ª Liga o mais brevemente possível.

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post

Muito contente, acho que é um grande passo. Está de volta o CFEA

Editado por andre26

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Taka, há 1 hora:

Parece que foi aprovado.

Nasce assim o Club Football Estrela da Amadora.

A maior das sortes para o Estrela e que, os adeptos cá do burgo, vejam o Estrela na 1ª Liga o mais brevemente possível.

Muito bem sacado o nome. Ficam com o nome antigo, mas "inglesado".

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...