Ir para conteúdo
pedritsh

[Liga NOS] Sporting 2-2 Porto (RF)

Publicações recomendadas

Citação de Descartes, há 4 horas:

Agora já percebi.

Entendes que não há falta e que a intervenção do VAR permitiu corrigir uma decisão inicialmente errada.

Mas achas mal porque não consideras que erro do árbitro não foi claro e óbvio, tanto que até o desculparias caso o penalty tivesse sido assinalado.

E achas principalmente mal porque uma decisão errada desta natureza não seria revertida, na tua opinião, se acontecesse na Luz ou no Dragão beneficiando Benfica ou FC Porto. E daí os critérios com os quais não concordas: achas que o Sporting deveria igualmente beneficiar de erros de arbitragem na mesma medida daqueles benefícios, que dás como certos, que o Benfica e o FC Porto usufruem.

Nessa altura, sim! A arbitragem estaria verdadeiramente bem. Sem mácula. Não interessa se cometem erros. Se beneficiam equipas em detrimento de outras. Desde que o teu clube beneficie na mesma medida dos seus rivais estaria um mimo.

É conversa antiga e que não muda.

Love you ❤️

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns, só lês metade.

A crítica não tinha sido essa, a crítica tinha sido ao protocolo do VAR que supostamente não permite reverter "erros mínimos" que no entanto podem ser graves. Mas como o outro user queria fazer essa narrativa, pegou em algo que não foi dito para poder fazer a sua história e marcar o seu ponto. Bem vindos à realidade paralela 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Parabéns, só lês metade.

A crítica não tinha sido essa, a crítica tinha sido ao protocolo do VAR que supostamente não permite reverter "erros mínimos" que no entanto podem ser graves. Mas como o outro user queria fazer essa narrativa, pegou em algo que não foi dito para poder fazer a sua história e marcar o seu ponto. Bem vindos à realidade paralela 

Eu li tudo. E tu também. Pena que tenhas lido com uns óculos especiais pintados de verde e branco.

Ele não critica o protocolo. Critica a aparente dualidade de critérios na aplicação do protocolo. Ele lá saberá do que fala. Mas nesta questão concreta ele confessa que não sabe o que se passou. Assume o princípio de que foi o VAR a alertar o árbitro mas tem o cuidado de avisar o leitor de que, caso tenha sido o árbitro a solicitar esclarecimentos do VAR, o protocolo foi cumprido sem que se suscitem questões de dualidade de critérios.

O que o Duarte Gomes diz é o seguinte: Foi o VAR a intervir? Não devia! Foi o árbitro a solicitar a intervenção do VAR? Tudo nos conformes!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 minutos:

Mas espera, o jimpo fala na SIC notícias?!

Sim, o Jimpo é o Roquette.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 15 minutos:

Eu li tudo. E tu também. Pena que tenhas lido com uns óculos especiais pintados de verde e branco.

Ele não critica o protocolo. Critica a aparente dualidade de critérios na aplicação do protocolo. Ele lá saberá do que fala. Mas nesta questão concreta ele confessa que não sabe o que se passou. Assume o princípio de que foi o VAR a alertar o árbitro mas tem o cuidado de avisar o leitor de que, caso tenha sido o árbitro a solicitar esclarecimentos do VAR, o protocolo foi cumprido sem que se suscitem questões de dualidade de critérios.

O que o Duarte Gomes diz é o seguinte: Foi o VAR a intervir? Não devia! Foi o árbitro a solicitar a intervenção do VAR? Tudo nos conformes!

Outra vez? 

Estou a responder à Legi que se ri de um comentário teu em que fazes uma imaginação da interpretação dos meus comentários antes de eu meter a explicação do Duarte Gomes. 

Acusas de eu só estar contente se o clube a ser beneficiado for o meu quando eu não o disse em lado nenhum. 

------

"O problema aqui é que a ida aos monitores num lance daqueles não costuma acontecer. E isso torna a decisão de ontem, apesar de correta, incoerente.

(...)

É essa aparente "dualidade de critérios" que não pode acontecer, porque nuns casos pode fazer-se justiça, mas noutros o exato oposto.

É precisamente essa questão que a "arbitragem" tem que resolver. A de aplicar medidas iguais em lances iguais, senão ninguém percebe."

--- 

Quem critica o protocolo e a dualidade de critérios sou eu com base no que li do Duarte Gomes. 

O Duarte Gomes critica a dualidade de critérios e o "aplicar medidas iguais em lances iguais, senão ninguém se percebe" (que o pão nosso de cada dia no futebol português) 

Tenho dúvidas que um árbitro apite um penalty e diga "confirma só aí se fiz m*rda". Não sou árbitro, aqui falo sem conhecimento de causa, mas tenho quase a certeza que é o VAR que chama o árbitro e diz se é ou não, e caso tenha dúvidas é que o árbitro tem direito a ver as imagens. 

Se não for isto, andamos a pagar a árbitros para nada. Chamam alguém da bancada pra apitar e cada vez que apita pede ao VAR para confirmar se apitou bem. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 minutos:

Estou a responder à Legi

Não citaste... Pensei que estavas a responder ao meu último comentário. Até porque a Legi não fez mais do que expressar os sentimentos que tem a meu respeito...😍

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 32 minutos:

Outra vez? 

Estou a responder à Legi que se ri de um comentário teu em que fazes uma imaginação da interpretação dos meus comentários antes de eu meter a explicação do Duarte Gomes. 

Acusas de eu só estar contente se o clube a ser beneficiado for o meu quando eu não o disse em lado nenhum. 

------

"O problema aqui é que a ida aos monitores num lance daqueles não costuma acontecer. E isso torna a decisão de ontem, apesar de correta, incoerente.

(...)

É essa aparente "dualidade de critérios" que não pode acontecer, porque nuns casos pode fazer-se justiça, mas noutros o exato oposto.

É precisamente essa questão que a "arbitragem" tem que resolver. A de aplicar medidas iguais em lances iguais, senão ninguém percebe."

--- 

Quem critica o protocolo e a dualidade de critérios sou eu com base no que li do Duarte Gomes. 

O Duarte Gomes critica a dualidade de critérios e o "aplicar medidas iguais em lances iguais, senão ninguém se percebe" (que o pão nosso de cada dia no futebol português) 

Tenho dúvidas que um árbitro apite um penalty e diga "confirma só aí se fiz m*rda". Não sou árbitro, aqui falo sem conhecimento de causa, mas tenho quase a certeza que é o VAR que chama o árbitro e diz se é ou não, e caso tenha dúvidas é que o árbitro tem direito a ver as imagens. 

Se não for isto, andamos a pagar a árbitros para nada. Chamam alguém da bancada pra apitar e cada vez que apita pede ao VAR para confirmar se apitou bem. 

Olha que eu não tenho grande dúvidas que muitas vezes os árbitros não perguntem ao VAR se ajuízou bem o lance...Quantas vezes já vimos o árbitro ir ver as imagens...Até parece que foi a primeira vez e que tinha logo de ser contra o Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Descartes, há 9 horas:

Perdoa-me a intromissão desinformada, mas, segundo entendi, o árbitro deu um amarelo via VAR, foi isso?

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Neto, o Sporting vivo está, tu é que nunca tiveste vida para o futebol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 17 horas:

Mas é sempre a equipa de arbitragem que toma a decisão

Citação de Wincing Hálldor, há 17 horas:

A equipa de arbitragem engloba o árbitro principal, os assistentes, o 4º árbitro, o VAR e o/os AVAR. A deliberação é feita em conjunto, a decisão (e bem, na minha opinião) é tomada pelo árbitro principal, que é o que dá a cara pela equipa de arbitragem. 

Também é por isso que o VAR tem mais responsabilidade que o árbitro principal. Porque os erros cometidos pelo VAR são refletidos no árbitro principal. Se o VAR não diz ao árbitro principal que há um lance de possível expulsão ou pior, diz ao árbitro que não há nada para analisar, como é que o árbitro principal pode tomar uma decisão correta?

O Arbitro Principal é sempre o responsavel final pela tomada de decisão.

Se ele quiser até pode validar um golo depois de o VAR lhe mostrar que o jogador está fora de jogo 10m, desde que depois ele esteja disponivel para aceitar as consequencias.

Citação de Ibrahimovic_9, há 17 horas:

Pior que isso, segundo me pareceu, o árbitro nem sequer fez o gesto de lei da vantagem depois da falta do Zaidu e quando o jogo foi interrompido foi dar cartão ao jogador do FCP. Ninguém garante que não tenha sido o VAR a dizer ao gajo para ir lá mostrar uma amarelinho para a coisa não ficar tão descabida...

Há uma repetição desse lance em que mostra claramente o Arbitro a olhar para o Zaidu para marcar mentalmente o jogador para o advertir na proxima jogada.

Citação de Jimpo, há 16 horas:

Há dualidade de critérios na utilização do VAR visto ontem ter sido utilizado numa situação em que supostamente não o deveria ter sido. Facto. 

"O VAR só deve intervir quando o erro em campo for "claro e óbvio" " citei o Duarte Gomes que supostamente percebe mais disto do que nós. 

O que referi ontem no calor do jogo, antes do Varandas, é que este lance feito pelo Nuno Mendes (p.ex.) no Dragão ou na Luz, nunca seria revertido a favor do Sporting. E mantenho está afirmação. Tal como digo que um lance igual num Paços - Santa Clara o VAR não ia dizer nada. 

O que acabou foi por se escrever direito por linhas tortas, porque analisando o lance com calma, não há falta. 

Mas não consigo culpar o árbitro caso tivesse sido penalti. A mão está lá onde não deveria estar, o Pote cai como deveria ter caído, e à velocidade do jogo é impossível para o árbitro "ver" essa intensidade. Tanto que depois quando foi ao VAR, corrigiu. 

O Duarte Gomes como arbitro era fraquinho, como comentador de arbitragem consegue ser ainda pior.

Citação de Jimpo, há 15 horas:

Que não te falte nada 

A reversão da decisão do pontapé de penálti (no Sporting/Porto) está a gerar ruído, o que é natural.

Logo à noite, a seguir ao Rio Ave/Benfica, terei mais tempo (espero) para o explicar na SIC Notícias.

Até lá, fiquem com estas ideias:

- O VAR só deve intervir quando o erro, em campo, for "claro e óbvio". Ontem não foi. Porquê?

Porque todos os lances onde esteja em causa a intensidade de uma carga são sempre subjetivos, ou seja, ninguém consegue garantir a 100% se são ou não faltosos.

- Com base nessa premissa - e partindo do princípio que ontem foi o VAR a indicar ao árbitro para rever o lance, o que não é garantido - a intervenção foi errada. Um videoárbitro nunca pode assegurar que há erro "claro e óbvio" num lance daqueles.

Pode ter sido o próprio árbitro a ter a iniciativa de rever o lance, pode ter sido a comunicação entre todos que levantou a dúvida e incitou à ida aos ecrãs, pode ter acontecido várias coisas. Sabe quem esteve lá.

4) A questão aqui é quase moral: 

- Se o VAR tem a ideia que o lance foi mal analisado (ainda que sem ter as tais certezas), pode haver a tentação de querer repor justiça, sobretudo numa situação daquelas: pontapé de penálti nos descontos da 1P, potencial golo, eventual expulsão injusta de um jogador.

Na minha opinião, o lance não era passível de castigo máximo e a decisão final foi correta. Fez-se justiça e deu-se verdade ao jogo. 

O problema aqui é que a ida aos monitores num lance daqueles não costuma acontecer. E isso torna a decisão de ontem, apesar de correta, incoerente.

Já houve muitos lances de cargas nas costas nas áreas, em que a decisão de campo manteve-se sempre, sem recurso ao videoárbitro. 

É precisamente essa questão que a "arbitragem" tem que resolver. A de aplicar medidas iguais em lances iguais, senão ninguém percebe.

https://www.fpf.pt/Video-arbitro

Estão ai descritas as situações em que o VAR pode intervir, e uma delas diz:

Penáltis

Numa decisão errada na atribuição ou não atribuição de um penálti.

Por isso o que o Duarte Gomes diz é m*rda como de costume.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 4 horas:

Perdoa-me a intromissão desinformada, mas, segundo entendi, o árbitro deu um amarelo via VAR, foi isso?

Não sei do que estás a falar. Eu refiro-me ao penalty e expulsão que foi revertida após visualização das imagens pelo árbitro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 horas:

Não sei do que estás a falar. Eu refiro-me ao penalty e expulsão que foi revertida após visualização das imagens pelo árbitro.

Percebi mal, então. 👍

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-te à conversa!

Podes publicar um comentário agora e registar-te depois. Se tiveres uma conta, autentica-te agora para publicares o teu comentário de forma autenticada.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   O conteúdo anteriormente introduzido foi recuperado..   Limpar

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...