Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dennis Bergk@mp

[Musica] Metal, Post muito grande, só para quem ama!

Publicações recomendadas

Bem, decidi fazer este topico para amantes deste estilo de musica que tantas vezes são criticados injustamente e de maneira ignorante.

 

Sim, já sabemos, vocês acham que somos todos drogados, a vomitar para o microfone e a bater na bateria sem ideia do que é ser musico.

 

Agora que já estabelecemos a opinião de todos os que não gostam de metal vamos passar à discussão.

Vou deixar aqui uns videos de algumas bandas e por estilos para que aqueles que se possam vir a interessar por isto possam ter uma ideia do que é cada estilo.

 

Quanto às descrições de cada estilo irei usar a wikipedia, pela simples razão de que as explicações lá colocadas são mais completas que qualquer uma que eu possa dar.

 

Quanto a vídeos que irei colocar vou por dos meus preferidos apenas.

 

Avant-Garde ou Progressive Metal

Metal progressivo, também conhecido como math metal, (ou também Prog ou simplesmente prog metal, onde diferenciamos do rock progressivo) é uma versão pesada do rock progressivo, distingüido pelo uso de estruturas de composição complexas, linhas de tempo diferentes e outras características.

 

Trata-se de uma combinação de rock progressivo, muitas vezes abordando faixas de duração pouco usual (algumas chegam até 20 minutos ou ainda mais) com direito a movimentos e diferentes atmosferas dentro deste período e a presença de músicos com competência acima da média, com toda agressividade heavy metal, embora o rock progressivo também tenha coisas mais agressivas até mesmo que o segundo (vide King Crimson).

 

Bandas de rock progressivo que possuíam um som mais pesado podem ser consideradas precursoras do metal progressivo. Algumas delas são: High Tide, Uriah Heep,Pink Floyd, Yes, Genesis e Rush.

 

Sua origem vem do rock progressivo das décadas de 1960 e 1970 como Pink Floyd, Yes, Genesis e Rush. Mas o metal progressivo não desenvolveu seu próprio gênero antes da segunda metade da década de 1980. Pode-se dizer um precursor do prog metal foi o Hig Tide, que publicou dois álbuns, em 1969 e 1970, especialmente seu primeiro álbum “Sea Shanties”. Bandas como Dream Theater, Queensrÿche e Fates Warning colocaram elementos desses grupos de rock progressivo, principalmente a estrutura da composição das músicas, e mesclando com caracteristicas do heavy metal, atribuídas a bandas como Uriah Heep,Metallica, Megadeth, Deep Purple, Black Sabbath e Iron Maiden. O resultado pode ser descrito como a mentalidade do rock progressivo com estilo de heavy metal. O gênero alcançou seu auge comercial no final da década de 80, quando "Silent Lucidity" do Queensrÿche esteve constantemente nas rádios e na MTV. Não era uma típica música de prog metal, mas fez com que se abrissem as portas para uma nova legião de fãs do Queensrÿche, tendo surtido efeito na popularidade de outras bandas de prog metal da época. Em 1993, "Pull Me Under" do Dream Theater, uma música mais típica de prog metal do que "Silent Lucidity" e ainda numa linha mais próxima ao heavy metal, se tornou popular no rádio e na MTV.

 

Devin Townsend Band

gyVuheZx4BQ

 

Diablo Swing Orchestra

Ad-l54T_kYY

 

Ihsahn

Xmkh8vB6xkU

 

Opeth

SmxNl6oYmn0

 

Black Metal

Este subgênero evoluiu do thrash metal no início dos anos 80 paralelamente ao death metal, um outro gênero do metal extremo. Este novo estilo é ainda mais agressivo que o thrash metal e incorpora em suas letras temas como Satanismo e Paganismo (em particular a mitologia nórdica). Algumas bandas consideradas precursoras do estilo são: Venom, Hellhammer, Bathory, Sodom, Celtic Frost, Bulldozer, Destruction e Mercyful Fate. Algumas das bandas mais influentes no início deste estilo foram: Burzum, Darkthrone, Emperor, Immortal, Sarcófago e Mayhem.

 

Diferentemente dos conhecidos dois outros movimentos, o Black metal, de maneira geral, apresenta rivalidade contra hippies, punks, fãs de reggae etc. Esse fato ocorre devido ao fato de todos os movimentos citados anteriormente, dentre outros, são de uma forma ou de outra, versões com noções cristãs de sociedade (igualitarismo, noção cristã de justiça, noção cristã de bem e mal,...), de modo que ao estilo a alternativa encontrada foi fechar-se sobre si mesmo, daí então a justificativa que se dá ao extremo radicalismo encontrado na cena (principalmente entre fãs da segunda geração).

 

A criação de uma nova sonoridade crua, obscura e acima de tudo original, que contasse com influências de uma outra cultura que exaltasse a moral valorizada pelo Black metal (já que a cultura contemporânea é predominantemente cristã) foi necessária. Explica-se desse fato, a abrupta mudança na sonoridade do Black metal da primeira para a segunda geração.

As canções de black metal costumam apresentar uma ou mais das seguintes características:

 

* Utilização de tons menores visando à criação de atmosferas musicais sombrias, frias, obscuras e melancólicas.

 

* Guitarras rápidas usando a técnica de palhetadas em tremolo.

 

* Letras de cunho anti-cristão ou ligadas ao Paganismo, Satanismo, Mitologia e Ocultismo em geral. Existem ainda bandas em que as letras são ligadas ao Niilismo, Anti-Humanismo, algumas até mesmo à Depressão, Suicídio ou doenças mentais. Vale notar que bandas como Deicide, Immolation e Slayer possuem algumas músicas com letras referentes a alguns desses temas, porém estas bandas são consideradas respectivamente bandas de Death Metal (Deicide e Immolation) e Thrash Metal (Slayer).

 

* Bateria rápida e agressiva, geralmente usando a técnica de "blast beats". A bateria também pode assumir uma sonoridade mais seca e vagarosa de forma a criar diferentes atmosferas para a canção.

 

* Os vocais geralmente são guturais e agudos, mas existem muitas bandas que utilizam estilos vocais bastante variados, ainda sempre "rasgados".

 

* Utilização ocasional de teclados, Harpas, violinos, órgãos e coros são relativamente comuns, proporcionando à música uma sonoridade de orquestra. As bandas que se utilizam de teclados ou instrumentos sinfônicos são consideradas bandas de Symphonic Black Metal.

 

* Produção musical limitada e gravação de álbuns com baixa fidelidade. Este expediente é utilizado intencionalmente como uma afirmação contra a canção "mainstream" ou para criar atmosferas diferentes na canção. Este efeito de "subprodução" é obtido cortando-se as freqüências mais altas e as mais baixas, deixando apenas as freqüências médias. Poucas bandas pioneiras do estilo ainda se utilizam de tal recurso, pois sua produção musical limitada era causada principalmente por seus baixos orçamentos.

Outras características

 

* Uma característica notória do estilo é a utilização do "corpse paint", que é uma pintura facial (geralmente em preto e branco) que proporciona à pessoa uma aparência de cadáver em decomposição (corpse, em inglês). A banda Immortal referia-se à sua pintura como uma pintura de guerra com significado diverso do "corpse paint".

 

* Utilização de pseudônimos satânicos/obscuros ou não. Os pseudônimos são herança das tribos guerreiras do passado, onde eram usados pseudônimos com o objetivo de amendrontar os integrantes das tribos inimigas. A utilização de pseudônimos no Black Metal foi iniciada pelo Venom, cuja formação original consistia de Cronos, Mantas e Abbadon. Outros exemplos são: Quorthon (Bathory), Nocturno Culto (Darkthrone), Ihsahn (Emperor), Abbath (Immortal), Euronymous (Mayhem).

 

 

Belphegor

NTy6_m6KGUE

 

Marduk

TTcLhKdOqu8

 

Death Metal

O death metal é uma das diversas ramificações do heavy metal. Surgiu simultaneamente em várias partes do mundo, como EUA, Brasil e Suécia, na década de 1980. O estilo tem raízes no thrash metal, porém ele apresenta mais agressividade que seu antecessor, letras com temas niilistas, sobre violência, morte e sobre a fragilidade da vida humana.

 

Os primóridos do gênero se encontram nas primeiras bandas que fundiram o peso do Heavy metal com a velocidade e crueza do Punk Hardcore: o Venom, do lado Metal, e o Discharge e a banda da Inglaterra GBH (abreviação de Grievous Bodily Harm), do lado Punk Rock.

 

Cabe dizer que essas mesmas bandas influenciaram o advento do thrash metal nos Estados Unidos. Deste gênero, a mais importante para o death metal, de longe, é o Death. Sua influência é assombrosa na segunda geração do death metal, principalmente naquelas do cenário de Tampa Bay, Flórida (Death, Morbid Angel, Deicide, Monstrosity, Cynic e Obituary, entre outros).

 

Deicide

IJkMrl4AG8w

 

Napalm Death

SIRUzqHTNh8

 

Doom Metal

Doom Metal é um gênero musical que se ramificou do Heavy Metal. Surgido no início da década de 80 ele se caracteriza por ser lento e por criar uma atmosfera de escuridão e melancolia. Sua principal influência foram os primeiros álbuns da banda Black Sabbath, que é considerada a precursora do estilo.

 

Características do Doom Metal

 

* Andamento lento

* Criação de atmosferas sombrias,melancólicas e depressivas.

* Predominância de tons menores durante a maior parte das músicas

* Letras abordam temas pessoais como experiências amorosas, angústia e desespero

* Alguns grupos do estilo tem uma temática cristã, como é o caso do Trouble e Candlemass.

O estilo músical seguiu no início da década de 80 com as bandas Trouble e Saint Vitus que possuiam grande influência da banda Black Sabbath.

 

Em 1986 a banda Candlemass lança seu álbum Epicus Doomicus Metallicus, considerado por muitos um divisor de águas do estilo, este álbum mesclava as influências do Black Sabbath com tendências mais modernas do metal. No começo da década de 1990 a banda Cathedral de Lee Dorrian (ex-Napalm Death), lançou os álbuns Forest of Equilibrium (1991) e The Ethereal Mirror (1993), que também são considerados clássicos do Doom Metal.

 

No final dos anos 1980 foram surgindo uma nova leva de bandas que misturavam Doom Metal com Death metal. As que tiveram mais destaque inicialmente foram duas bandas de Death metal: os Asphyx, influenciado pelo Candlemass e o Autopsy, influenciado pelo Trouble. Tanto, respectivamente, o EP The Rack (1987) como o disco Severed Survival (1989) antecipam os lançamentos do Northern Doom (Anathema, My Dying Bride, Paradise Lost), tidos pelo senso comum como os primeiros a misturar o Death com o Doom.

 

No início da década de 1990 surgiram novas bandas de Doom Metal. Estas bandas mesclavam ao doom metal, diversas influências do Death Metal, um estilo que estava se popularizando na época. Bandas como Winter, Thergothon e diSEMBOWELMENT fundaram as bases do que seria o Doom Metal moderno. No Brasil em 1996, em plena era do vinil a Heavy Metal Rock Records, lançava o EP Yogan, contendo 2 faixas gravadas pela banda SYMBOLIC IMMORTALITY (São Gonçalo/Rio de Janeiro/RJ/Brasil), fundada por Isau Max – bass e vocal. O SYMBOLIC, como era chamado, fazia uma fusão de Doom Death Grind, no entanto o EP Yogan, apresentava influências do Atmosferic e da Word Music.

 

As bandas que mais se destacaram neste estilo foram as britânicas My Dying Bride, Anathema e Paradise Lost, que utilizaram elementos característicos do Death Metal, como:

 

* vocal gutural.

* power chords dissonantes.

* os riffs de palhetada veloz do Death Metal.

* uma afinação ultra-grave nos instrumentos de corda.

* uso constante de pedal duplo no bumbo da bateria.

 

Assim, criaram o Doom / Death Metal.

 

É importante também falar da característica mais importante do Doom / Death Metal - os riffs lentos inspirados no Black Sabbath. No Doom "clássico", é utilizado com frequência escalas menores e pentatônicas - sendo essa última a mola mestre do Blues.

 

Já no Doom / Death Metal vemos também a utilização da escala cromática, atonal, uma herança do Death Metal. Essa ausência de tonalidade aumenta a agressividade do Doom / Death Metal em relação ao Doom Metal dos anos 1980.

 

Nos anos 90 surgiu também a banda Earth, que se caracterizou por fazer uma forma extremamente pesada de doom metal, chamada hoje em dia de "drone doom".

 

O final dos anos 90 deu espaço a muitas experimentações no Doom Metal, criando diversos subgêneros do estilo. O "atmospheric doom metal" foi um subgênero desenvolvido por bandas como The 3rd And The Mortal, que foi uma das primeiras bandas de doom metal a possuir vocais femininos em tempo integral.

 

Bandas que iniciaram sua carreira como bandas de Doom/Death Metal em seus primeiros trabalhos, como a banda holandesa The Gathering, com o passar do tempo foram fazendo experimentações e mudando sua sonoridade até se distanciarem do doom metal. O Theatre of Tragedy foi uma das primeiras bandas a mesclar o doom metal com o gothic metal e hoje em dia possuem uma maciça influência de música eletrônica.

 

Ahab

9M_xFOjzwWE

 

Comatose Vigil

NqNes8o2-s0

 

Power Metal/Viking/Folk Metal

O Power Metal é um estilo musical surgido nos anos 80, derivado da transição entre o Heavy Metal e o Speed Metal, com artifícios do Thrash Metal, comumente incluindo contexto sinfônico. Objetivado em transmitir uma sensação "épica" a quem ouve.

 

Seu início deve-se a dois estilos sonoramente diferentes: O underground norte-americano, similar ao Speed Metal, com características Thrash. E mais tarde um estilo Europeu, onde adquiriu características melódicas e o uso freqüente de teclados e sons sinfônicos.

 

Características do estilo

 

O Power Metal é associado a um som Épico, herdado do Speed Metal, influenciado pela música erudita.

 

Criado por Michael Weikath no começo do Helloween fazendo uma versão mais melódica do Heavy Metal, mais tarde esse novo estilo veio a ser chamado de Power Metal. Hoje o Power Metal esta diferente, mais pesado e mais rápido que o original criado pelo Helloween.

 

Possui Letras baseadas na Fantasia, Medievalismo e Misticismo (Ver Blind Guardian, Dragonforce, Rhapsody of Fire). Também tendo como tema a afeição do aço e esperança do Hammerfall, o melódico romântico do Sonata Arctica, o progressivo nebuloso e obscuro do Kamelot, a sonoridade enriquecida do Angra ou a positividade e virtuosidade do Stratovarius. Temas religiosos e políticos são raros.

 

A musicalidade do estilo tem seu foco no vocalista, tendo esse como característica vocal voz limpa e suave, baseadas nas vozes do Heavy Metal e do Speed Metal. A maioria dos vocalistas de bandas de Power Metal tem em suas características vocais, capacidade de obter notas extremamente altas com vocais agudos, e mantê-las por um longo período de tempo. Destacando-se entre: Michael Kiske ex-Helloween , Fabio Lione do Rhapsody of Fire, Timo Kotipelto ex-Stratovarius, Michele Luppi do Vision Divine, André Matos ex-Angra, Roy Khan do Kamelot e Hansi Kürsch do Blind Guardian .

 

A utilização de duas guitarras é indispensável para o Power Metal, sendo elas velozes como as do Speed Metal, e harmônicas como as do Heavy Metal. Tendo solos em quase a totalidade das Músicas. Destaca-se nesses critérios: Herman Li do DragonForce, Luca Turilli do Rhapsody of Fire, Kiko Loureiro do Angra. Algumas bandas como Stratovarius, Rhapsody of Fire e Kamelot utilizam somente uma guitarra e ao invés de outra guitarra, utilizam um teclado, sendo este tão veloz como a guitarra.

 

Assim como na guitarra, o baixo deve haver velocidade em sua maneira de tocar, seguindo o mesmo compasso da bateria. Explorando muito também técnicas como tapping (bater nas cordas com as pontas dos dedos) e Slap (bater e puxar as cordas). E não raramente o uso de palhetas para um som mais pesado e articulação limpa.

 

Aos bateristas é reservado a opção de escolha entre bumbo duplo ou não, sendo que na maioria das vezes eles optam por utilizarem dois bumbos. Normalmente tocada com seqüência de batidas em semicolcheia.

 

Instrumentos alternativos são normalmente usados no Power Metal, tendo essa característica sido adquirida na Europa. A constante utilização de teclados é normal na musicalidade do estilo, sem destacar o uso de elementos sinfônicos, normalmente usados no Symphonic Power Metal.

 

Avantasia

6gsEqNz0Es0

 

Sonata Artica

uTunQirWOk0

 

Fintroll

lpDo0BdC2SU

 

Gothic Metal

O Gothic Metal, também conhecido como Goth Metal ou Metal Gótico caracteriza-se por seu clima melancólico e um enfoque sombrio em temas como religião, sexualidade e morte. A maioria das bandas do gênero utilizam elementos da Música erudita como coros e orquestras (produzidos, na maioria das vezes, por sintetizadores). Vocais líricos também são utilizados.

 

O termo foi cunhado por Nick Holmes, vocalista do Paradise Lost.

 

Características Estilísticas

 

O Goth Metal é considerado um gênero musical bastante amplo gerando diversas discussões sobre o que é necessário para uma banda ser considerada do estilo Gothic Metal. Alguns pontos comuns entre estas bandas podem ser citados abaixo:

 

* Os violões estão presentes em diversas canções de bandas de gothic metal, principalmente nas bandas que possuem dois guitarristas.

 

* A afinação dos instrumentos de corda tende a ser mais grave que o normal (E); variam entre D (Tiamat[2], Paradise Lost[3]), C# (My Dying Bride[4]), ou até B (Type O Negative[5], Lacuna Coil[6]).

 

* Os teclados tem um papel de destaque neste estilo, muitas vezes substituíndo uma das guitarras. Os teclados são também utilizados para simular outros instrumentos em sua maioria de sopro ou de cordas. Os teclados tendem a auxiliar o baixo na criação da atmosfera e clima das canções. O Gothic Metal é conhecido também por suas sinfonias com violinos e flautas, e outros instrumentos orquestrais, e que são muitas vezes, feitos pelo teclado.

 

* As características dos vocais é a personalidade feminina, mas algumas bandas, como a pioneira Paradise Lost, possui vocais masculinos. Os vocais masculinos podem ser tanto de um tenor ou barítono quanto guturais. Já os vocais femininos tendem a ser agudos e operísticos (geralmente soprano), por vezes cantados em um tom regular com vários efeitos de reverberação. Nos backing vocals temos a utilização de coros e de canto gregoriano.

 

* A atmosfera das canções de Gothic Metal é sombria, porém sem a lentidão do Doom metal ou a virtuose do symphonic metal e do power metal (estilos musicais às vezes associados ao Gothic Metal, por causa de bandas como Nightwish e Lacuna Coil, em que o ultimo se assemelha ao gothic rock).

 

* Além da sua cadência sombria, a característica mais marcante do Goth metal é sua natureza "progressista". De Fado (Moonspell[7]), Trip Hop (My Dying Bride[8]) à Rock alternativo (Katatonia[9]), os grupos de Gothic metal sempre estiveram dispostos a experimentar para transcender as barreiras do metal underground.

 

[editar] Temática

 

As letras do Gothic Metal abordam geralmente religião, horror, romances, histórias de fantasia e também em histórias fantásticas (Mitológicas) e medievais, que quase sempre terminam em tragédia para as partes envolvidas. O cenário destas histórias é geralmente medieval ou New Age, mas muitos também se passam na era vitoriana, era romana ou na era moderna. Estas características são notadas em diversas bandas de Gothic Metal porém não são um pré-requisito.

 

É comum ver álbuns conceituais de Gothic Metal, onde as músicas do álbum são relacionadas de forma a contar uma única história como capítulos de um livro. Isto inspira os fãs a ouvirem o álbum por completo em vez de apenas algumas canções. Os álbuns Seclusion da banda Penumbra e Sufferion - Hamartia of Prudence da banda Silentium são alguns exemplos de álbuns conceituais de gothic metal.

 

O Metal Gótico é permeado pelo lado obscuro do imaginário judáico-cristão. Alguns exemplos:

 

* A banda inglesa Paradise Lost tirou seu nome do poema épico de John Milton, O Paraíso Perdido (1667), onde Lúcifer é tratado como uma figura trágica.

* Os também ingleses do Anathema tiraram o nome de sua banda de um termo do grego antigo que significa uma sentença de excomunhão ("Anátema", em português).

* Os suecos do Tiamat tiraram seu nome de uma divindade suméria, uma "serpente do abismo" que luta com Deus no momento da criação do mundo.

* Type O Negative: "Christian Woman".

* Lacuna Coil: "Heaven's A Lie".

* Within Temptation: "The Truth Beneath the Rose", conta histórias e dúvidas, e até farsas do cristianismo.

 

Moonspell

6SS7sos5YCs

 

After Forever

fjm4BrNAf6s

 

Type O Negative

dqv2iOPGo6E

 

Heavy Metal, Hard Rock, New Wave Of British Heavy Metal

O heavy metal é um gênero musical que nasceu com base no hard rock inglês, a partir do qual surgiram todos os outros sub-gêneros (thrash metal, black metal etc.). O metal se caracteriza pela predominância sonora de guitarras amplificadas, por vezes sob o efeito de pedais de distorção, com ritmos marcantes, uso de amplificação, e solos longos e virtuosos de bateria, baixo e, principalmente, de guitarra.

 

hard rock é um gênero musical que teve grande sucesso durante as décadas de 70 e 80, principalmente. Tratou-se de um regresso aos princípios do rock and roll, na sua base mais primária, apoiado por uma seção rítmica proeminente, arranjos simples (algumas exceções são Deep Purple e Led Zeppelin), e som ao máximo da sua potência. A formação típica era constituída por baterista, baixista, guitarrista, e por vezes, um tecladista e, é claro, um vocalista, que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos para dar mais peso ainda à música.

 

O estilo surgiu do rock and roll em sua forma mais pura, o rock recém "retirado" do blues, o rock de artistas como Chuck Berry e vários outros, quando bandas novas passaram a tocar esse estilo musical e incluir ritmos mais frenéticos, baixo ainda mais presente e guitarra mais distorcida, surgindo o hard rock.

 

Muitas bandas o misturaram a outros estilos, como o funk de James Brown (Grand Funk Railroad), o blues (Led Zeppelin), o Rock Progressivo (Deep Purple, Uriah Heep), além de estilos mais pesados com guitarras distorcidas (Blue Cheer, Black Sabbath).

 

Apesar do nome a New Wave of British Heavy Metal (N.W.O.B.H.M.), traduzindo para o português Nova Onda De Heavy Metal Britânico não foi um movimento exclusivo da Inglaterra, pelo contrário, ele se espalhou pela Europa e pelo mundo.

 

Tudo começa no final da década de 70, quando bandas clássicas e já consagradas como Black Sabbath, Deep Purple, Uriah Heep, Blue Oyster Cult, Grand Funk Railroad e Budgie começam a serem eclipsadas no cenário músical pelo movimento punk (cada vez mais forte com bandas como Ramones, The Clash, Sex Pistols, Dead Kennedys, Exploited).

 

Com o New Pop e a Disco Music surge um movimento único de bandas que buscam resgatar o Heavy Metal tradicional, incluindo as particularidades do estilo, como vestuário e principalmente as letras sombrias.

 

Alguns consideram como sendo os grandes pais desse movimento o Black Sabbath (graças ao conteúdo de suas letras sombrias), o Judas Priest (com seu visual de motociclista) e Iron Maiden (considerada a banda de Heavy Metal mais influente do mundo), mas isso não leva em consideração a influência que exerceram vários outros grupos de Hard Rock e Heavy Metal dos anos 70.

 

A banda Darkthrone, do gênero Black Metal lançou um álbum intitulado N.W.O.B.H.M., porém, essa sigla significa não "A New Wave Of British Heavy Metal", e sim "A New Wave of Black Heavy Metal", com o mesmo objetivo do original N.W.O.B.H.M., porém, nesse caso, resgatar o Black Metal tradicional.

 

Diamond Head

H4wb8Vzkx3Y

 

Iron Maiden

r9ZhAMzsVE4

 

Black Sabbath

SRwwYWlbP2U

 

Led Zeppelin

vSZcTs00ZGg

 

MetalCore, Groove Metal

O Metalcore nada mais é do que a fusão de estilos, neste caso entre o Thrash Metal e o Hardcore Punk. O Movimento foi iniciado na cidade de Nova Iorque na década de 80 e está atingindo o ápice atualmente. Bandas como Atreyu, Avenged Sevenfold, Bullet For My Valentine e Killswitch Engage são os principais nomes hoje em dia.

 

Groove metal, neo-thrash, é um subgênero do metal que iniciou seu desenvolvimento no final da década de 1980.Caracterizava-se por batidas lentas e vocal 'funkeado" incorporando melodias mais "groove" às melodias do metal, porém até o estilo foi plenamente definido com o lançamento de álbuns como Vulgar Display of Power do Pantera, La Sexorcisto: Devil Music, Vol. 1 do White Zombie e o Burn My Eyes do Machine Head. Muitos acreditam que as bases do que seria o nu metal estavam sendo definidas pelo groove metal.

 

Killswitch Engage

vsiqtGnpU1w

 

Lamb of God

cQYPn_en6OU

 

Symphonic Black Metal, Melodic Death Metal

Black metal sinfônico ou Symphonic black metal é um subgênero do black metal onde há utilização intensiva de instrumentos sinfônicos, como órgãos e violinos.

 

O Death metal melódico, também chamado de melodic death metal ou melodeath, é um subgênero do death metal. Como o nome sugere, ele é mais melódico, menos brutal e tem mais solos de guitarra do que seu gênero-mãe e muitas bandas fazem uso do teclado(raro no Death Metal). Também há presença de vocal limpo em algumas partes de algumas músicas, ao invés do vocal gutural ou rasgado em todas as músicas, como acontece no death metal puro.

 

Children Of Bodom

6m37_L0YOps

 

Amon Amarth

ze4hUMULtNM

 

Arch Enemy

R4Dn02bR4pg

 

Bal Sagoth

dMYFCyXryr8

 

Emperor

8t0GRH3yoiI

 

Thrash Metal, Speed Metal

O Thrash metal, muitas vezes chamado erroneamente de trash metal, é uma subdivisão do heavy metal. Suas origens remontam ao fim da década de 70 e começo da década de 80, quando um grande número de bandas começou a incorporar elementos da NWOBHM com a nova música punk e hardcore que surgia, criando assim um novo estilo. Este novo gênero é muito mais agressivo do que o speed metal, considerado seu predecessor. Algumas das bandas mais influentes do estilo são Pantera, Anthrax, Megadeth, Metallica, Sepultura, Kreator, Slayer e Testament.

Características do estilo

 

Basicamente o thrash metal se define em

 

* A bateria usa-se rapidamente e geralmente tem bumbo duplo como no speed metal

* Os riffs geralmente usam palhetadas em tremolo

* Os vocais variam muito de acordo com a banda, desde agudos, roucos ou até o vocal gutural

* Possuí um som pesado, rápido, agressivo e extremo, no entando é considerado extremo junto com os estilos black metal e death metal

 

Speed metal é uma definição de sub-genero pouco usada do Heavy Metal que floresceu em meados dos anos 70 e também o projenitor direto do Thrash Metal. Quando o Speed metal emergiu inicialmente como um gênero, pioneiramente aumentou o tempo do molde musical criado pelo Black Sabbath, Led Zeppelin, and Deep Purple. O Speed metal pôde encontrar seu começo significativo com bandas de NWOBHM e, em se tratando de estilo, parece ter sido menos influênciado pelo Punk Rock que seu filho, Thrash Metal. Muitas bandas de Speed metal também se encaixam perfeitamente em outros sub-generos do Heavy Metal, normalmente Thrash Metal e Power Metal. Isso se deve principalmente à influência que o Speed metal teve no desenvolvimento destes generos, embora se deva também mencionar que o Speed metal foi usado por algumas bandas de Glam Metal e de NWOBHM durante os anos 80. Muitas bandas Japonesas de Visual Kei a partir dos anos 90 até o presente também podem ser descritas como Speed metal, isso se deve em grande parte à influência que a banda oitentista X-Japan exercia sobre o movimento Visual Kei.

 

Metallica

_z-hEyVQDRA

 

Testament

zcu7BVG7JE4

 

Megadeth

MZmPD6-vNVY

 

Skid Row

5YSKIbWDqS8

 

Pantera

pjHPNPcgn64

 

Rainbow

xnyoy2w9atg

 

Grindore

O Grindcore, como estilo musical, é um caldeirão de extremismos. Nele cabem a Música Industrial, o Noise, o Death Metal e o Hardcore Punk. Seus elementos mais visíveis são os vocais guturais, as músicas de duração curta (de até um segundo) e andamentos absurdamente velozes - em especial um tipo de batida conhecida como Blast Beats. Segundo Digby Pearson, dono Earache Records, isso não é tudo: "grindcore não era só sobre a velocidade da bateria, blast beats etc – ele foi cunhado para descrever as guitarras - guitarras de afinação baixa que faziam riffs pesados, agressivos, tristes; guitarras "grind" ("que móem"). Então essa era a descrição que o gênero recebia pelos músicos que eram seus proponentes e inovadores"[1].

 

O estilo começou na metade da década de 1980, principalmente em países como Inglaterra, Holanda e EUA. De início as bandas tinhas uma maior influência estética e ideológica do anarco-punk, com o passar dos anos e das evoluções o estilo foi se alterando e criando várias subdivisões dentro dele.

 

O inventor do termo Grindcore foi o então baterista do Napalm Death, Mick Harris. Segundo o próprio, a palavra "Grind" veio à sua cabeça como sendo a única capaz de descrever a música do primeiro LP do Swans. O Napalm Death foi o primeiro grupo a usar o termo para se auto-descrever. (O Grindcore também foi conhecido por pouco tempo como Britcore, rótulo cunhado pela NME). Outras bandas que marcaram o início do Grindcore foram Unseen Terror, Electro Hippies (Inglaterra), Fear Of God (Suíça), Terrorizer (EUA) e, em menor grau, os dois primeiros discos do Carcass (Inglaterra).

 

Algumas bandas de Hardcore Punk já faziam algo próximo antes da existência do termo, como por exemplo o Siege, nos Estados Unidos, Lärm, na Holanda e o Asocial, na Suécia, cuja demo "How Could Hardcore Be Any Worse", de 1982 é provavelmente o exemplo mais antigo de Blast-Beats que se tem notícia. No entanto, eram todas bandas de hardcore sem grande influência de Metal. O Grindcore propriamente dito só surgiu quando algumas bandas passaram a misturar a velocidade do Crustcore (Cryptic Slaughter, Anti-Cimex) com o o Blast-Beat, influenciando estilos como Death Metal, como as pioneiras Celtic Frost,

 

Sub-generos

 

* Power Violence

* Goregrind

* Cybergrind

* Modern Death/Grind

* Pornogrind

* Noisecore

* Crustcore

* Mincecore

* Tretacore

 

Carcass

B7lP30tSZF0

 

Anal Cunt

D5eFk5x0o44

 

 

 

 

E pronto, acho que já tá tudo :)

Divirtam-se amantes do metal

 

 

 

\m/

Compartilhar este post


Link para o post

Muito bom o post, sem dúvida, mas só me encaixo nos géneros Heavy Metal, Hard Rock, New Wave Of British Heavy Metal.

 

Nunca fui grande fan de metal pesadito.

Compartilhar este post


Link para o post
Guest Schizo

Grande post Berg

 

:prayer:

 

Só não gosto lá muito de Gothic, Metalcore e Grind.

 

;)

Compartilhar este post


Link para o post

Heavy Metal, Trash Metal e Hard Rock :prayer:

 

Maiden, SOAD, A7x, Megadeth, Metallica :prayer:

Compartilhar este post


Link para o post

Grande post mesmo!! :handclap:

 

Metallica, Black Sabbath, Led Zepplin, Iron Maden, Pantera, Deep Purple... :prayer:

 

:supz:

Compartilhar este post


Link para o post

Nightwish, Rhapsody, Within Temptation, Gamma Ray, Sonata Arctica, Dragonforce, Dream Theater :prayer:

E tou a esquecer-me de muitas mais. Power Metal :prayer:

Compartilhar este post


Link para o post
Guest Schizo

Se bem que não inseria Rainbow no Thrash Metal..

Compartilhar este post


Link para o post

que grande mesmo grande post....parabens.....

 

 

 

sabiam que aerosmith é hard rock!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post

Edguy, Helloween e Stratovarius. :prayer:

Stratovarius > Deus

Compartilhar este post


Link para o post
grande post :handclap:

 

 

Gracias, deu trabalho, mas foi com gosto.

 

Grande post Berg

 

:prayer:

 

Só não gosto lá muito de Gothic, Metalcore e Grind.

 

;)

 

Não sou grande fã de Metalcore e Grind, coloquei ali porque simplesmente não podia fazer um post sobre metal sem eles :)

 

Se bem que não inseria Rainbow no Thrash Metal..

 

 

Rainbow está inserido no Speed metal, calhou ficar no mesmo grupo por causa de muitas influências. É discutivel, é uma banda que é dificil de definir. Eu tanto os coloco em Speed Metal como os coloco no rock mais classico de estilo mais psicadélico.

 

que grande mesmo grande post....parabens.....

sabiam que aerosmith é hard rock!!!!!

 

É Hard Rok mas é um Hard Rock muito popzito

Aproveitam-se alguns sonzitos deles. Mais depressa colocava os Guns originais à frente.

Compartilhar este post


Link para o post

O meu pai é grande fan de Genesis lol. Eu fico-me por Metallica, Led Zeppelin e pouco mais :)

 

Btw, curti a música do vídeo que diz Balrog Boogie.

Compartilhar este post


Link para o post
É Hard Rok mas é um Hard Rock muito popzito

Aproveitam-se alguns sonzitos deles. Mais depressa colocava os Guns originais à frente.

tens razao os guns originais :prayer:

Compartilhar este post


Link para o post

Btw, grande post. :handclap:

 

nrgKZYpBvXU

helloween :prayer:

Compartilhar este post


Link para o post

Finalmente Dennis, algo de produtivo para a sociedade, para celebrar vou enrolar aquela alface que está ali e ler com mais atenção.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Finalmente Dennis, algo de produtivo para a sociedade, para celebrar vou enrolar aquela alface que está ali e ler com mais atenção.

 

 

 

Só fazes bem.

 

O teu nick lembra-me algo que tenho de ir fazer...

Compartilhar este post


Link para o post

Enorme post Dennis, já fazia imensa falta a esta secção, mais tarde e com tempo verei os videos que postaste de algumas bandas que desconhecia.

 

Metallica, Rammstein, Moonspell, Lamb of God, Children of Bodom, Slipknot :prayer:

Compartilhar este post


Link para o post

Potente Dennis.

 

Sonata Arctica pra ouvir com uma babe é do melhor, aproveito para perguntar, quem já ouviu a Would dos AiC com o Anselmo ( Pantera) nos vocals ?

Compartilhar este post


Link para o post
Potente Dennis.

 

Sonata Arctica pra ouvir com uma babe é do melhor, aproveito para perguntar, quem já ouviu a Would dos AiC com o Anselmo ( Pantera) nos vocals ?

Confere, fiquei a conhecer Sonata graças à minha namorada. :lol:

Compartilhar este post


Link para o post

Bom post Dennis.

Não sou fã de Metal, isto é, gosto de ouvir Metallica ou Iron Maiden, e nos últimos tempos por via da minha irmã que não ouve mais nada, lá tenho ouvido Rhapsody of Fire, ou Blind Guardian.

Só vou comentar na parte em que percebo, ou seja no Prog Rock, e sinceramente não me parece que Deep Purple, e sobretudo Uriah Heep, estejam dentro desta categoria, para mim são mais hard rock que prog rock, bem diferentes de Emerson, Lake and Palmer (os reis desse género) de Pink Floyd ou de Yes por exemplo.

De resto, só me resta aplaudir a ideia do tópico

Compartilhar este post


Link para o post
Bom post Dennis.

Não sou fã de Metal, isto é, gosto de ouvir Metallica ou Iron Maiden, e nos últimos tempos por via da minha irmã que não ouve mais nada, lá tenho ouvido Rhapsody of Fire, ou Blind Guardian.

Só vou comentar na parte em que percebo, ou seja no Prog Rock, e sinceramente não me parece que Deep Purple, e sobretudo Uriah Heep, estejam dentro desta categoria, para mim são mais hard rock que prog rock, bem diferentes de Emerson, Lake and Palmer (os reis desse género) de Pink Floyd ou de Yes por exemplo.

De resto, só me resta aplaudir a ideia do tópico

 

 

A parte dos Deep Purple concordo contigo, mas ai está, são daquelas bandas que dá pano para mangas, a Highwaystar por exemplo, para mim, é puro Prog rock com muito som psicadélico à mistura!!!

 

Compartilhar este post


Link para o post
A parte dos Deep Purple concordo contigo, mas ai está, são daquelas bandas que dá pano para mangas, a Highwaystar por exemplo, para mim, é puro Prog rock com muito som psicadélico à mistura!!!

Já agora só uma achega.

Ouve Jethro Tull, embora não seja metal, acho que vais adorar

Compartilhar este post


Link para o post
quem já ouviu a Would dos AiC com o Anselmo ( Pantera) nos vocals ?

 

nop

ouvi a versão com o James Hetfield a cantar e simplesmente detestei

ficou muito mal

AiC sem a voz do Layne não presta :'<

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...