Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

Citação de bobzz, há 1 hora:

dá para mais umas bolsas de investigação.

O que queres dizer com isso?

Compartilhar este post


Link para o post

não parece ter muitas consequências reais no curto-prazo, como acho que deve ser este mundo

Editado por bobzz

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bobzz, há 1 hora:

não parece ter muitas consequências reais no curto-prazo, como acho que deve ser este mundo

Bem, então só posso valorizar o facto de não seres tu a gerir os fundos da FCT.

Compartilhar este post


Link para o post

não é isso, estava só a comentar que é um tema que terá pouco impacto no curto prazo, porque só agora se começará a investigar e discutir com maior ênfase este tema (o que demora algum tempo) e do ponto de vista prático não será já amanhã que se vá enviar qualquer coisa para lá

Editado por bobzz

Compartilhar este post


Link para o post

Mas boa parte do conhecimento obtido nesta área não tem aplicabilidade no mundo real além do conhecimento propriamente dito.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rain Dog, Em 14/09/2020 at 17:12:

a única coisa que me importa é o preço das rendas nas nuvens de vénus

Vai para o monte de vénus, é bem mais agradável.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de NIkeL, há 6 horas:

Mas boa parte do conhecimento obtido nesta área não tem aplicabilidade no mundo real além do conhecimento propriamente dito.

Como se fosse pouco.

Neste caso particular, como se fosse pouco ter provas de que há/houve vida noutro planeta.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 9 horas:

Como se fosse pouco.

Neste caso particular, como se fosse pouco ter provas de que há/houve vida noutro planeta.

Não, eu concordo contigo, só lhe estava a dizer que é normal que este tipo de descoberta seja pelo conhecimento.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Eu não tenho ligação a astronomia mas esta descoberta influencia a minha área ainda que indirectamente (compostos de fósforo) e em relativamente poucos anos já não poucas vezes uma descoberta de uma área cientifica teoricamente paralela vem a ter impactos em alguma área da química adjacente a minha.
Esta hipótese da fosfina em Venus(ainda é preciso invalidar outra hipotese e confirmar que é mesmo fosfina) quer se confirme ou não que é formada biologicamente vai ter impacto noutras áreas.

Se for confirmado que a presença da fosfina é derivada da existência de vida(mesmo que microbiológica) em Vénus então é um marco que vai mudar o debate cientifico na Astrobiologia e áreas derivadas e muda definitivamente a premissa para a procura de vida

Se por outro lado se verificar que é obtido por um processo não biologico e que não há formas de vida em Venus a produzir Fosfina, significa que há um processo químico desconhecido de produção de fosfina cujas condições serão também desconhecidas. Sendo que a fosfina é usada numa série de processos em Química(como a produção de retardantes de chama ou semicondutores) ou em Bioquimica (em princípios activos para aplicações especificas) ira então afectar directamente estas áreas e o estudo do processo em si mais umas quantas dentro da ciência.

A questão principal é que dificilmente o grande publico irá ter muito mais noticias sobre isto nos próximos anos. Vénus é demasiado inóspito com  temperaturas elevadíssimas, nuvens de acido sulfúrico, etc pelo que sondas e equipamentos não duram muito tempo na máxima operacionalidade, mesmo que resistam, o que limita para já estudos mais intensivos e exaustivos de Vénus para obter dados que sustentem o suficiente qualquer hipótese, pelo que ainda demorará algum tempo.

Editado por Demander

Compartilhar este post


Link para o post

Não sei se este é o sítio mais adequado, mas alguém com um bocado de conhecimentos na área da astronomia ou drones ou outro tipo de cenas que andem por aí no céu? É que acabei de ver uma cena super esquisita. Um conjunto de cinco luzes no céu (a olhar para Este, aí uns 35/40º graus acima da linha do horizonte), que me parecem demasiado próximas visualmente e dado o tamanho para serem uma constelação e que se mexiam de uma maneira muito estranha. A luz central era a mais estática, as outras mexiam-se ligeiramente, mas não deixando rasto, se é que me faço entender - era como se desaparecessem e aparecessem meio segundo depois, numa posição ligeiramente diferente. Este conjunto de luzes mexia-se num efeito quase de espiral em volta da do meio.

Por curiosidade fui buscar o telemóvel e, com a (falta de) qualidade que ele tem, não dá para se perceber muito bem o movimento das luzes como conjunto, mas o que dá para ver é o comportamento da luz central, que é a maior e que, há falta de melhor maneira para descrever, parece uma bolha de uma sopa a ferver a rebentar.

Pequeno vídeo em baixo para verem do que falo. Se alguém souber o que isto pode ser, fiquei super curioso.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Satélites da space x que poluem a paisagem?

Compartilhar este post


Link para o post

O mais certo é ser algum tipo de satélite ou lixo espacial, sim, apenas acho curioso porque mesmo a olho nu é super visível e claramente distinto do tipo de luzes que se vê mesmo em casos de aviões ou balões atmosféricos que às vezes dá para ver na minha zona.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 5 minutos:

O mais certo é ser algum tipo de satélite ou lixo espacial, sim, apenas acho curioso porque mesmo a olho nu é super visível e claramente distinto do tipo de luzes que se vê mesmo em casos de aviões ou balões atmosféricos que às vezes dá para ver na minha zona.

https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/insolitos/2019-11-13-ovni-em-portugal-nao-sao-os-satelites-da-spacex/

Era isto?

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Nope, absolutamente nada a ver. Esses são uma linha de luzes "brancas" a deslocar-se numa linha reta. O que eu vi é uma espiral de cinco pontos móveis à volta de um ponto central estático e a cor é mais a tender para o amarelo, quase laranja.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu apostaria em balões de led, daqueles que agora se mandam em festas.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, Em 02/02/2021 at 00:36:

 

não quero este futuro, obrigado

Compartilhar este post


Link para o post

Começo a achar que o Unabomber tinha razao

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...