Descartes Publicado Abril 11 Mais uma semana de sonho para o Gastão Elias com a 2ª vitória consecutiva em Oeiras. No ranking da forma recuperou o 2º posto atrás do Nuno Borges e abriu uma boa diferença para o Duarte Vale. Pela positiva ainda há a registar os resultados do Henrique Rocha (excelente vitória sobre o TOP 400 Marek Gengel no qualifying de Oeiras) e do João Sousa (vitória sobre o Delbonis, n.º 35 do Mundo). Pela negativa, curiosamente, quem teve o pior resultado foi o Nuno Borges. O ranking onde está já não valoriza muito a vitória sobre o Pedro Sousa e penalizou a derrota com o Gastão. De resto, como é habitual, todos os que perderam nas primeiras rondas dos torneios são penalizados. Muita luta pelo lugar de português em pior forma. O João Domingues recuperou essa posição ao Gonçalo Oliveira mas está muito renhido... Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Abril 17 Esta foi uma semana atípica. Todos os 5 portugueses em competição ganharam o 1º encontro que disputaram. A figura da semana foi, sem dúvida, o Nuno Borges que arrecadou o 2º título em Challengers da carreira. Para efeitos deste ranking o Pedro Sousa também teve uma semana positiva com a passagem bem sucedida pelo qualifying de Madrid. O João Sousa e o João Domingues portaram-se pior. Ganharam um jogo em que eram favoritos e perderam outro em que também eram favoritos. Já o Gonçalo Olivera teve melhor prestação porque a derrota que registou era mais esperada. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Abril 19 Foi uma semana curtinha para os portugueses. Terça feira e ficou tudo resolvido. Nesta semana só o Pedro Sousa teve motivos para sorrir devido à vitória na 1ª ronda do qualifying de Barcelona. Os outros perderam logo à primeira com sinal mais negativo para o João Sousa que perdeu com um jogador posicionado cerca de 20 lugares abaixo de si no ranking. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Abril 28 Semana de Estoril Open com dois dissidentes na América Latina. Sinal positivo para o Pedro Araújo que derrotou um jogador próximo do TOP 100 na 1ª ronda de qualificação do Estoril e colocou-se em posição de ameaçar o Duarte Vale no pódio dos tenistas em melhor forma. Pela negativa o Gastão, o João Sousa e, principalmente, o Gonçalo Oliveira, derrotado na 1ª ronda de Morelos por um jogador pior classificado no ranking mundial. Com esta derrota o Gonçalo abriu bastante a "vantagem" para o João Domingues como português em pior forma. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Maio 9 A semana passada teve um herói inesperado. O João Domingues que ganhou o Challenger brasileiro de Salvador. Com esse resultado deu um salto significativo na tabela e deixou os últimos lugares para o Gonçalo Oliveira e o Tiago Cação. Além do João a semana também correu bem ao Jaime Faria que passou com sucesso pela fase de qualificação do Future de Meerbusch e ascendeu ao 3º posto na lista dos portugueses em melhor forma. Pela negativa nota para o Gastão Elias, que perdeu à primeira em Aix-en-Provence e para o Henrique Rocha que não justificou o favoritismo na 1ª ronda da qualificação de Meerbusch. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Maio 14 Nesta semana as vedetas foram os miúdos. O Henrique Rocha que chegou às meias finais na Bósnia e subiu a 6º neste ranking e o Jaime Faria que voltou a passar o qualifying de um Future e, desta vez, até chegou à 2ª ronda no quadro principal. Já é o 2º tenista português em melhor forma. O Pedro Sousa também esteve bem, passando o qualifying em Bordeaux e entrou no TOP 10. Pela negativa o Nuno Borges, por ter perdido um jogo em que era claro favorito na 2ª ronda de Bordeaux, o Gastão Elias, que se ficou na 1ª ronda do mesmo torneio e, principalmente, o Miguel Gomes, o único miúdo que não brilhou porque não conseguiu ultrapassar um adversário sem ranking ATP na 1ª ronda da qualificação de Doboj. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Maio 21 Esta semana foi a melhor para os tenistas portugueses desde há muito tempo. Os resultados positivos foram vários, com destaque maior para o João Sousa, com a final em Genebra, mas também para o Jaime Faria, que chegou aos quartos de final de Prijedor depois de passar pela qualificação, para o Nuno Borges, brilhante na qualificação de Roland Garros, e para o Pedro Sousa, que derrotou 2 tenistas melhor posicionados do que ele no ranking mundial em Roland Garros. Pela negativa, praticamente não houve ninguém que obtivesse um resultado muito mau. O pior foi o Gonçalo Oliveira, derrotado na 1ª ronda da qualificação de Genebra, por um adversário que lhe era claramente superior. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Maio 23 Uma curiosidade: Eu acompanho há vários anos os dados relativos aos resultados e rankings dos tenistas portugueses, embora não tenha um registo exaustivo de tudo o que são estatísticas. Com essa ressalva, não me recordo de ter havido nenhuma semana até agora em que o João Sousa fosse o tenista com melhor ranking ATP entre todos os que nasceram no ano de 1989. Simultaneamente à frente do Nishikori, do Young, do Paire, do Johnson, do Millman, do Golubev, do Klizan, do Cervantes, do Bedene, do Gojowczyk e tantos outros que estiveram ao longo dos anos à sua frente, com maior ou menor consistência. Aconteceu agora, com a ultrapassagem do Sousa ao Paire. Chegou aos 33 anos mas ainda vem a tempo... 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Maio 26 (editado) Eu tenho bastante interesse em acompanhar o Ténis português. E tenho também bastante interesse em acompanhar a evolução dos tenistas jovens promissores. Como tal, tenho particular interesse em identificar jovens tenistas portugueses promissores. O último que identifiquei há 2 ou 3 anos foi o Henrique Rocha. Infelizmente não tenho tido tempo para acompanhar mais de perto, à semana, o que vão fazendo os miúdos por esse mundo fora. Por vezes, como aconteceu hoje, acabo por clicar aqui e ali e vou dar uma vista de olhos nos sites onde existe essa informação. E deparei-me com os resultados de um miúdo que me chamou a atenção. Chama-se Francisco Sardinha e só sei que nasceu em 2011, pelo que terá 10 ou 11 anos. Começou a disputar torneios oficiais Sub-12 no ano passado, onde não teve resultados muito significativos. Mas este ano de 2022... cuidado com ele! Disputou 3 torneios Sub-12. O Open dos Açores em março, o Open de Braga e o Open de Bressuire em França em abril. E ganhou os 3! Tem um registo de 16 vitórias e 0 derrotas este ano. Como não tem 12 anos, não entra ainda no ranking oficial de Sub-14. Confesso que me deixou a salivar um bocadinho. Principalmente pela vitória em França onde despachou sem piedade 5 aveques. Com estas idades é um tiro no escuro, mas vale a pena acompanhar. Editado Maio 26 por Descartes 3 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Maio 27 Semana de Roland Garros com pouca participação de tenistas portugueses. O melhor resultado para efeitos deste ranking foram os quartos de final em Troisdorf alcançados pelo Frederico Silva. Pela negativa não houve ninguém. Sim, quer o Nuno Borges quer o Tiago Cação perderam logo à 1ª, mas em jogos onde não eram favoritos. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Junho 4 Só 3 tenistas portugueses estiveram em ação esta semana. Foi positiva para o Duarte Vale, que chegou às meias finais num future americano; foi negativa para o Frederico Silva, que desistiu na 1ª ronda da qualificação em Poznan; e foi neutra para o Gastão Elias que em Forli ganhou um jogo a quem está pior classificado que ele e perdeu outro com quem está melhor. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Junho 13 Esta foi uma semana animada. Boas prestações do Jaime Faria, com os quartos de final em Frascati depois de passar a qualificação, que lhe valeu a subida à liderança deste ranking como o português em melhor forma. O Duarte Vale também esteve excelente com o título em San Diego. O Henrique Rocha, por passar o qualifying em Frascati e o Daniel Rodrigues com os quartos de final em Santo Domingo também tiveram prestações positivas. Pela negativa principalmente o João Sousa e o Gastão Elias. O Nuno Borges também podia ter feito bem melhor. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Junho 17 Esta semana foi mais fraquinha que a anterior. Bons resultados, que se vejam, só os do João Domingues ao passar o qualifying em Parma e do Jaime Faria que também passou o qualifying e uma ronda do quadro principal do Future italiano. Maus resultados houve muitos. A começar pelo João Sousa, novamente derrotado pelo Albot. Mas também o Gastão Elias, o Pedro Araújo, o Henrique Rocha, o Fábio Coelho e o Tiago Cação. Todos eles com derrotas nas primeiras rondas frente a adversários com pior ranking, à exceção do Gastão. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Junho 24 Mais uma semana fraca em termos de resultados. Nota mais positiva para o Pedro Araújo, que chegou à 2ª ronda de Oeiras, ultrapassando na 1ª ronda um adversário mais qualificado ao nível do ranking. De resto foi fraco, merecendo o Gonçalo Oliveira uma nota porque, sendo o português em pior forma, também ultrapassou uma ronda em Oeiras terminando uma série que já ia em 5 derrotas consecutivas. Pela negativa destaca-se o Duarte Vale que permitiu a vitória na 1ª ronda de South Bend a um adversário mais fraco. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Julho 2 Semana sem pontos positivos a destacar. Dos 5 portugueses em prova só o Tiago Cação é que passou uma ronda e, mesmo assim, com 2 encontros com adversários muito piores que ele em termos de ranking, ganhou um e perdeu outro. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Julho 9 Citação de Descartes, Em 27/05/2022 at 00:43: Eu tenho bastante interesse em acompanhar o Ténis português. E tenho também bastante interesse em acompanhar a evolução dos tenistas jovens promissores. Como tal, tenho particular interesse em identificar jovens tenistas portugueses promissores. O último que identifiquei há 2 ou 3 anos foi o Henrique Rocha. Infelizmente não tenho tido tempo para acompanhar mais de perto, à semana, o que vão fazendo os miúdos por esse mundo fora. Por vezes, como aconteceu hoje, acabo por clicar aqui e ali e vou dar uma vista de olhos nos sites onde existe essa informação. E deparei-me com os resultados de um miúdo que me chamou a atenção. Chama-se Francisco Sardinha e só sei que nasceu em 2011, pelo que terá 10 ou 11 anos. Começou a disputar torneios oficiais Sub-12 no ano passado, onde não teve resultados muito significativos. Mas este ano de 2022... cuidado com ele! Disputou 3 torneios Sub-12. O Open dos Açores em março, o Open de Braga e o Open de Bressuire em França em abril. E ganhou os 3! Tem um registo de 16 vitórias e 0 derrotas este ano. Como não tem 12 anos, não entra ainda no ranking oficial de Sub-14. Confesso que me deixou a salivar um bocadinho. Principalmente pela vitória em França onde despachou sem piedade 5 aveques. Com estas idades é um tiro no escuro, mas vale a pena acompanhar. Cá está o miúdo: Revalidou hoje o título de campeão nacional de Sub-12 que já tinha conquistado no ano passado. 2 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Julho 10 Mais uma semana com resultados fraquinhos. Safou-se, e bem, o Daniel Rodrigues com a 2ª ronda no Challenger do Porto depois de ter passado a qualificação. O Henrique Rocha também teve uma semana positiva ao chegar à 2ª ronda da qualificação do Porto, passando uma ronda frente a um adversário mais conceituado. Pela negativa o Nuno Borges. Derrota logo na 1ª ronda do Porto em que era manifestamente favorito. O Gastão Elias em Braunschweig e o Gonçalo Oliveira em Bogotá também estiveram mal, perdendo igualmente na 1ª ronda com adversários perfeitamente ao seu alcance. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Julho 16 Com o regresso dos Futures a Portugal, em Idanha-a-Nova, esta semana tem bastante que contar no que respeita a este ranking da forma. O português a quem a semana correu melhor foi o Pedro Sousa por ter passado com sucesso no qualifying do ATP de Bastad, incluindo uma vitória sobre um TOP 100. O Francisco Rocha, em férias, teve igualmente uma semana bastante produtiva chegando à 2ª ronda na Idanha depois de passar pela fase de qualificação. Por falar em rapazes que estão a aproveitar o período de férias, também o Tiago Torres, o Hugo Maia e o Guilherme Sousa Severin se portaram lindamente passando, os três a fase de qualificação na Idanha. Finalmente, o Frederico Silva que realizou também uma campanha positiva ao chegar aos quartos de final no CH de Iasi, na Roménia. Pela negativa destaco apenas o Daniel Rodrigues e o Miguel Gomes que perderam na 1ª ronda da Idanha frente a adversários que estavam, teoricamente, ao seu alcance Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Julho 24 Mais uma semana cheia de ação. Os tenistas que melhor aproveitaram a semana foram o Vasco Leote Prata, com a 2ª ronda no Future da Idanha depois de passar pelo qualifying, que lhe valeu o 1º ponto ATP e o Francisco Rocha ao atingir pela primeira vez os quartos de final de um Future, derrotando dois adversários mais poderosos. Também em plano muito positivo se apresentaram o Miguel Gomes (quartos de final na Idanha), o Guilherme Sousa Severin, o Tiago Silva (passaram ambos o qualifying na Idanha) e o Frederico Silva, com os quartos de final em Tampere. Em contra-ciclo apresentaram-se o Nuno Borges e o João Sousa, ambos derrotados na 1ª ronda em Pozoblanco e Gstaad, respetivamente, apesar de ostentarem o estatuto de Cabeças de Série. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Julho 31 Nesta semana o Jaime Faria voltou a ser o tenista português com melhor resultado ao vencer o torneio de Castelo Branco. O André Rodeia e o Tiago Silva também tiveram prestações muito positivas ao acederem à 2ª ronda em Castelo Branco depois de passarem pela qualificação. Ambos conquistaram o 1º ponto ATP. Merecem também referência o Filipe Grebentsov e o Rodrigo Beires, que passaram a qualificação, e o Francisco Rocha e o Fábio Coelho que chegaram aos quartos de final. Pela negativa essencialmente o Duarte Vale que perdeu logo de entrada no Future de Denia frente a um adversário teoricamente mais acessível. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Agosto 5 (editado) Numa semana em que estiveram em ação apenas 6 portugueses só o João Domingues apresenta saldo positivo. Passou pela qualificação em Cordenons e ainda derrotou o Cecchinato. Os outros tiveram prestações negativas. Principalmente o Pedro Araújo e o Duarte Vale, que foram derrotados na 1ª ronda de Futures. Editado Agosto 5 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Sábado às 21:37 Cinco jogadores em ação nesta semana e nem uma prestação positiva. No meio desta mediocridade o João Sousa conseguiu ser o pior ao perder com o Huesler na 1ª ronda da qualificação de Montreal. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Sábado às 22:35 Há 3 semanas escrevi isto: Citação de Descartes, Em 26/07/2022 at 18:33: o Gonçalo confirmou que já não tem vida para isto... O Gonçalo Falcão leu, percebeu que eu tinha razão, e resolveu participar no Campeonato Mundial de Veteranos que se realizou em Portugal nesta semana. Resultado: O Gonçalo Falcão tornou-se campeão mundial de singulares, de pares e de pares mistos na categoria de + 30 anos. Histórico. O Fred Gil também conquistou o título em singulares na categoria de + 35 anos e ainda foi finalista em pares mistos com a Rita Freitas que também é a nova campeã mundial de singulares em + 35 anos. O Gil tinha avisado no ano passado, quando foi finalista na Croácia, que este era um dos seus objetivos a curto prazo. Compartilhar este post Link para o post