Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
antifa

Meteorologia e outros fenómenos naturais

Publicações recomendadas

image.png.107010af034e7107bda0f2bd36808347.png

Ipma às 05:30

E na última hora

image.png?ex=690c5d2d&is=690b0bad&hm=db6

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post

às 6 da manhã estava uma loucura aqui em Viseu, houve uma altura em que era um trovão a cada 3 segundos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca acordo durante a noite com trovoada, chuva e afins, e acordei esta noite com a barulheira 🤯

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Eu nunca acordo durante a noite com trovoada, chuva e afins, e acordei esta noite com a barulheira 🤯

Somos dois. Mas na verdade não acordei com os trovões, foi mesmo com um granizo do crl que caiu durante meia dúzia de minutos.

A minha esposa acordou cheia de medo, queria que eu me levantasse da cama para ir ver se o granizo tinha entupido os ralos das varandas 😅 está bem, está.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui às cinco da manhã deu um estrondo tal que parecia ter rebentado um petardo dentro do quarto. Os gatos saíram disparados a correr com o susto, pobres alminhas, devem ter pensado que o mundo estava a acabar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acordei às 5 da manhã com um estrondo. Confesso que pensei que tinha rebentado uma bomba ou algo do género.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 2 minutos:

G4_YUuzWwAABdXs?format=png&name=900x900

Surreal

Tudo isto foi feito para mandar a luz abaixo e desligar a tv do Veríssimo.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acordei às 5h e pouco, era trovoada quase contínua, mas voltei a adormecer.

Às 8h20, quando estava a sair de casa para ir trabalhar, caiu uma chuvada de proporções épicas! Não me lembro de algo assim nos últimos anos, a minha rua em 5 minutos transformou-se num autêntico rio. Foram 15/20 minutos de chuva muito intensa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

Crise sismovulcânica agrava-se na Terceira: houve dois sismos e o vulcão de Santa Bárbara está em “fase de reativação”

Dois sismos abalaram a Terceira e o alerta do vulcão de Santa Bárbara subiu para V3. A crise sismovulcânica nos Açores intensifica-se desde 2022

Dois sismos de magnitude 3,6 e 3,5 na escala de Richter foram sentidos na ilha Terceira, no âmbito da crise sismovulcânica em curso, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Num comunicado, o CIVISA explicou que os abalos foram registados às 21:54 de quinta-feira (22:54 em Lisboa) e tiveram epicentro a cerca de três e quatro quilómetros de Santa Bárbara, respetivamente.

Num outro comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) menciona apenas um sismo de magnitude 3,8, com epicentro próximo de Doze Ribeiras, registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores.

Segundo o CIVISA, os sismos foram sentidos em toda a ilha Terceira e também na ilha de São Jorge, tendo atingido a intensidade máxima V (escala de Mercalli Modificada) na parte oeste da ilha Terceira.

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Com intensidade V, considerada forte, os sismos são sentidos fora de casa, as pessoas são acordadas, os líquidos oscilam e extravasam, pequenos objetos deslocam-se ou caem, as portas oscilam, fecham-se ou abrem-se, os estores e quadros movem-se e os pêndulos dos relógios param ou alteram o estado de oscilação, descreve o IPMA.

Segundo a escala de Richter, os dois sismos registados nos Açores são classificados como pequenos (3,0–3,9).

Estes eventos inserem-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022, confirmou o CIVISA.

Horas antes, o coordenador do Gabinete de Crise do Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores (IVAR), João Luís Gaspar, anunciou o reforço da monitorização do vulcão de Santa Bárbara, cujo alerta vulcânico subiu para V3.

“Estamos neste momento a fazer mais alguns trabalhos de campo e na próxima semana iremos proceder a algumas missões, que estamos a preparar, para a recolha de gases e de águas no perímetro do vulcão de Santa Bárbara”, afirmou o geólogo em declarações à Lusa.

O nível de alerta do vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, voltou a subir para V3 (sistema vulcânico em fase de reativação), nível em que já tinha estado no verão de 2024.

Desde junho de 2022, a atividade sísmica no vulcão de Santa Bárbara mantém-se “acima dos valores normais de referência”, tendo o evento mais energético ocorrido em 14 de janeiro de 2024, com magnitude 4,5 na escala de Richter.

O nível de alerta vulcânico esteve em V3 entre junho e dezembro de 2024, mas desde então mantinha-se em V2 (sistema vulcânico em fase de instabilidade).

Segundo João Luís Gaspar, o nível de alerta foi elevado porque, nos meses de setembro e outubro, houve um incremento da atividade sísmica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 9 minutos:

Que bons 10 minutos de barulho de trovoada 

É para gastar tudo hoje

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Um verdadeiro dilúvio pela AML! Não sei como estará Lisboa, mas na Margem Sul muitas zonas deverão estar a ter problemas com inundações. Há estações que vão hoje bater os valores recorde de precipitação.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui em Alcochete a trovoada começou às 04h e ainda não parou. Sei que não porque estou acordado desde que ela começou 😂.

Chateia-me a chuva. Estou na dúvida se levo o miúdo á escola ou s é melhor ficar em casa com este temporal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thor Odinsson, há 13 minutos:

Aqui em Alcochete a trovoada começou às 04h e ainda não parou. Sei que não porque estou acordado desde que ela começou 😂.

Chateia-me a chuva. Estou na dúvida se levo o miúdo á escola ou s é melhor ficar em casa com este temporal.

Eu acordei às 05:50. 

O centro do Montijo está todo alagado pelo que vi na TV. A parte de trás do meu prédio também e se continua a chover, é uma questão de tempo até a água entrar na garagem. 

Entretanto fui à garagem ver o estado atual, tem alguma água, mas nada de mais. Menos num lugar de estacionamento, que por sinal é o meu LOL. Tem um cano da canalização a pingar mesmo em cima do carro 😄 

EDIT: até posso estar errado, mas estas trovoadas parecem as trovoadas "normais" nos EUA.

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que as escolas aí estão encerradas.

O meu mais novo estuda em São Francisco mas hoje fica em casa. Está a chover imenso. Ainda não parou desde a meia noite.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thor Odinsson, há 20 minutos:

Se precisas mesmo de sair de casa, leva o miúdo a escola mas se não precisas de sair de casa para nada, fiquem os dois em casa e não fiquem doentes. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...