Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
crazy_cock

Futuro por definir...

Publicações recomendadas

Aqui estou eu, finalmente, num futebol mais a sério!

 

Para quem notou ao longo dos meus posts no tópico geral desta secção, devem saber que estive nos últimos anos no futebol popular. Para quem não conhece, trata-se de algum muito amador, apesar de também haver qualidade aqui e ali.

 

Este ano, preparava-me para assumir novamente o cargo de treinador de juniores do G.D. Creixomil, depois de ter ficado em 3º lugar na temporada passada. No entanto, ainda não havia data prevista para o início do campeonato, dado que a Associação de Futebol Popular de Barcelos dá mais prioridade aos dois campeonato de seniores masculinos e ao feminino. Enfrentava eu este cenário quando me chegou ontem aos ouvidos que o Santa Maria Futebol Clube procurava um treinador para o escalão de Infantis A e daí até à reunião de hoje em que ficou confirmado que ficarei com o cargo foi um passo.

 

Apresentação do clube:

O Santa Maria F. C. está actualmente inscrito na A. F. Braga, tem todos os escalões desde os Veteranos até às Escolas, contando, em mais do que um escalão, com mais do que uma equipa. Segundo o coordenador com quem tratarei directamente, as camadas jovens contam, actualmente, com cerca de 180 jogadores, o que dá alguma ideia da dimensão do clube. Tem um estádio com relva natural com bancadas parcialmente cobertas com capacidade para 4000 pessoas, sendo que as camadas jovens utilizam um pelado que está acoplado ao estádio.

 

Situação actual:

Vou assumir um cargo de risco (à Paulo Bento!), no qual terei uma equipa muito desfalcada, face à desmotivação de alguns jogadores devida à saída do treinador que estava antes no cargo. A minha tarefa inicial será angariar jogadores de modo a conseguir formar uma equipa para futebol de 11. Caso isso não seja atingido, terá que ser alterada a inscrição na A. F. Braga e formaremos uma equipa de futebol de 7, sendo que, para mim, seria muito mais agradável a primeira hipótese. A pressão será maior do que aquela que até ao momento enfrentei, o que se deve ao facto de se tratar de um clube federado, portanto, com mais notoriedade e mais exigências ao nível dos resultados. Amanhã terei o meu primeiro contacto com esta nova realidade, já que terei o meu primeiro treino ao final da tarde. Ainda não há jogos de treino programados, que me tenham sido comunicados, o que não impede que não se venham a realizar até ao início do campeonato, previsto para o dia 17 de Outubro.

 

 

Desde já agradeço a quem tiver paciência para ir acompanhando este tópico e, qui ça, deixando as suas sugestões, esperando poder sempre actualizá-lo e cumprir com a qualidade que tenho visto noutros tópicos, ainda que apenas acompanhe regularmente um desta secção (do Ibra também dos Infantis A mas do Joane).

Editado por crazy_cock

Compartilhar este post


Link para o post

Benvindo, CC :compinchas:

 

Não sei até que ponto não seria mais positivo tentares ir para o futebol de 7. No início eu também torci o nariz, mas sem dúvida que é muito bom para nos iniciarmos dado que há uma série de coisas que podemos trabalhar e experimentar antes de passarmos para o de 11.

 

Bem, tens mais ou menos um mês até à tua estreia, portanto vai ser um mês que te vai dar bastante para fazer. Qualquer coisa que precises, já sabes :wink:

Compartilhar este post


Link para o post

Benvindo, CC :compinchas:

 

Não sei até que ponto não seria mais positivo tentares ir para o futebol de 7. No início eu também torci o nariz, mas sem dúvida que é muito bom para nos iniciarmos dado que há uma série de coisas que podemos trabalhar e experimentar antes de passarmos para o de 11.

 

Bem, tens mais ou menos um mês até à tua estreia, portanto vai ser um mês que te vai dar bastante para fazer. Qualquer coisa que precises, já sabes :wink:

 

Percebo o que queres dizer, mas na minha optica pouca coisa aprendes do fut 7 que sirva para o fut 11. Mas é a minha opinião.

 

Btw Boa sorte :compinchas:

Compartilhar este post


Link para o post

Do virtual para a realidade. :mrgreen:

 

Boa sorte, crazy. :fixe:

Compartilhar este post


Link para o post

Obrigado a todos! Mal posso esperar por começar a trabalhar e conhecer os poucos miúdos com quem vou trabalhar agora no início! Espero conseguir alargar as escolhas até ao início do campeonato!

 

Amanhã, depois do treino, espero poder vir cá partilhar esta minha nova aventura!

 

@ Ibra

 

Ibra! Lisonjeado por teres passado por cá! Eu prefiro começar já com fut. 11 porque já tenho alguma (porque tenho a perfeita noção de que aquilo que se faz no popular ainda está longe do que é mesmo necessário noutros níveis) noção de como trabalhar em fut. 11 e o fut. 7 seria completamente novo para mim, começando logo pelas regras...

 

@ hugo

Boas, Hugo! Como disse no início, já tinha alguma experiência, ainda que completamente amadora... Ou seja, o virtual já vai lá atrás, mas agora começa a sério, isso é um facto!

Compartilhar este post


Link para o post

O Santa Maria é um bom clube aqui da zona. Pelo menos em seniores têm uma grande equipa.

Boa Sorte :compinchas:

Compartilhar este post


Link para o post

O Santa Maria é um bom clube aqui da zona. Pelo menos em seniores têm uma grande equipa.

Boa Sorte :compinchas:

Obrigado!

 

Sim, pelo menos no concelho de Barcelos tem bastante fama, mas também ao nível dos juniores... Vamos ver como se comportam as CJ...

Compartilhar este post


Link para o post

As regras do futebol de 7 não são muito diferentes. :mrgreen:

 

Pelo menos na Associação de Futebol de Vila Real, onde fui federado durante 6 anos (5 dos quais em futebol de 7), as únicas diferenças em relação ao futebol de 11 são, além da evidente redução de jogadores em campo, o facto de poderes fazer todas as substituições que quiseres (não me recordo se um jogador que sai pode voltar a entrar, mas suponho que sim) e, na área (só tens uma área de baliza), existir uma linha paralela à linha de meio-campo, a partir da qual (no sentido ofensivo) existe fora-de-jogo.

 

Boa sorte nessa aventura. ;)

Compartilhar este post


Link para o post

Boa sorte, é sempre bom acompanhar carreira de outros colegas, também se vai aprendendo algumas coisas, isso de começar em futebol 7 tem sempre aspectos bastantes positivos, mas na minha opinião em Infantis A o futebol de 7 já não é necessário, por isso parece-me bem melhor que seja futebol 11 e melhor para ti que ja tens umas boas noções. Boa Sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Guest Schizo

Muito boa sorte, que tudo corra bem e tentarei ajudar no que precises ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante

Também vou acompanhar, boa sorte :)

Compartilhar este post


Link para o post

Obrigado a todos!

 

Hoje tive, como havia adiantado, o primeiro contacto com os miúdos que vou treinar, espero, nos próximos meses, pelo menos.

 

Para começar, devo dizer que não fiquei particularmente surpreendido com as instalações que conheci. Ao lado de um estádio como o que o clube apresenta, o pelado confirma a fraca qualidade que me tinha parecido ter ontem aquando da reunião com o coordenador e com outro director ligado às CJ. Não se sabendo ao certo quando irá acontecer, foi-me dito que vai ter um piso novo num futuro próximo. A juntar a isto, ao nível dos balneários e do equipamento de treino também notei diferenças, dado que as condições no clube onde estava eram significativamente melhores (excepto as bolas disponíveis, que há com fartura no Santa Maria FC, com cada equipa a ter as suas próprias bolas).

 

De qualquer modo, apesar da diferença nas instalações, acredito piamente que fiz mesmo a melhor opção, uma que me poderá fazer progredir no futebol, ao contrário daquilo que se passava no futebol popular onde as perspectivas são menores.

 

Mas indo ao que de facto interessa, tive disponíveis 9 jogadores, entre os quais dois guarda-redes, sendo que um deles está, este ano, a estrear-se no futebol. Na minha opinião, poderá não ficar definitivamente fixado como guarda-redes, dado que, num exercício de condução e passe que fiz, fiquei com a ideia de que o miúdo tem uma técnica bastante boa e poderá fazer falta um pouco mais à frente, tendo em conta a escassez de jogadores. No entanto, contarei, por agora, com ele para a posição de guarda-redes, apesar de o outro guarda-redes se encontrar num nível superior. Depois deste exercício de aquecimento geral, separei, então, os "jogadores de campo" dos guarda-redes, que ficaram a fazer aquecimento e trabalho mais específico com o meu adjunto. Como foi apenas o primeiro treino e ainda não conheço os atletas que vou treinar, optei por insistir em exercícios de controlo de bola, condução, recepção, passe e remate para tentar perceber as valias técnicas destes mesmos atletas. Consegui perceber que há diferenças bastante grandes entre os 7 jogadores, com jogadores mais evoluídos (que parecem ter noção do que valem e que "têm a mania") que outros menos evoluídos mas com vontade de aprender, o que é sempre de saudar. De forma geral, parece-me que o nível da equipa não é muito baixo mas conto com possíveis reforços que possam vir a integrar a equipa para subir o nível inicial da equipa. Nesse sentido, vou assistir a um pequeno jogo em tom de brincadeira que se vai realizar perto do sítio onde moro com miúdos de escolas aqui da zona, tentando encontrar aí algum "talento". Adicionalmente, eles estão autorizados a convidar algum colega que achem que pode ser um bom jogador para a equipa.

 

No próximo treino, conto fazer um pequeno jogo, dependendo do número de jogadores que vierem, eventualmente, a integrar o treino, para começar a tentar perceber quais as posições onde cada um poderá ser útil durante a época, já que a minha pouca experiência me diz que a posição onde determinado jogador tem actuado pode não ser aquela onde pode render mais.

 

 

De momento, penso serem estas as novidades que vos posso trazer. Até segunda, dia do próximo treino, não conto ter novidades mas caso tenham alguma sugestão ou crítica a apontar ao que aqui fui escrevendo, desde já vos agradeço!

Compartilhar este post


Link para o post

De qualquer modo, apesar da diferença nas instalações, acredito piamente que fiz mesmo a melhor opção, uma que me poderá fazer progredir no futebol, ao contrário daquilo que se passava no futebol popular onde as perspectivas são menores.

 

Não duvides nunca disso. Os passos que damos são sempre os melhores e têm em vista a nossa evolução.

 

Agora, é muita condução e posse de bola e muitos 2x1, 2x2, 3x2 e 3x3 que é para perceberes como eles estão ao nível das tarefas mais básicas do jogo: coberturas, desmarcações, passe e finalização. Vais perceber também quem toma as melhores decisões e em quem a bola não "queima".

 

Força :wink:

Compartilhar este post


Link para o post

Não duvides nunca disso. Os passos que damos são sempre os melhores e têm em vista a nossa evolução.

 

Agora, é muita condução e posse de bola e muitos 2x1, 2x2, 3x2 e 3x3 que é para perceberes como eles estão ao nível das tarefas mais básicas do jogo: coberturas, desmarcações, passe e finalização. Vais perceber também quem toma as melhores decisões e em quem a bola não "queima".

 

Força :wink:

Sim, há claramente alguns que demonstraram ontem estarem mais à vontade com a bola mas, ainda assim, usando uma expressão que tu usaste há uns dias, ainda faltar "partir muita pedra" até ao início do campeonato.

Compartilhar este post


Link para o post

força nisso, espero que vás actualizando regularmente, que sejas muito bem sucedido e que, quem sabe, consigas polir algumas 'pequenas pérolas' que surjam :)

Compartilhar este post


Link para o post

Anteontem, mais um treino, o segundo desde que cheguei ao clube.

 

Respondendo ao apelo que tinha feito no último treino junto dos meus atletas, apareceram mais alguns jogadores, entre os quais mais um GR (já conto com 3 na equipa, algo quase inédito para mim). Já me comecei a aperceber melhor quais as valias de cada um, depois de trabalhar uma boa parte do treino especificamente com eles. Basicamente, tenho um GR mais alto que os outros dois mas que não é tão forte no jogo de mãos. Os outros dois equivalem-se em quase tudo, tendo ambos estatura baixa (perfeitamente normal para a idade) e sendo ambos bons guarda-redes, diferindo apenas na experiência que possuem, já que um deles está a iniciar-se no futebol a sério, enquanto que o outro já fez bastantes jogos na época passada na minha equipa.

 

A nível geral, este treino veio confirmar aquilo que eu tinha constatado no primeiro treino: falta de concentração praticamente constante, algo que inclusive prejudica um pouco os exercícios. Calculo que seja algo normal nestas idades, esta tendência para se distraírem, mas é algo que não me agrada, de todo. Assim, para o pessoal que já tem mais experiência nestas idades, gostava de vos perguntar como lidam com este problema (se deixam passar ou se concordam que não se deve deixar passar) e o que poderei fazer para o resolver.

 

Hoje haverá mais um treino, para o qual espero contar com mais alguns atletas. Adicionalmente, devido ao facto de a equipa de Infantis B contar actualmente com 20 jogadores (aproximadamente) e competir em fut. 7, alguns atletas transitarão para a minha equipa, o que me permitirá trabalhar com mais atletas e ter mais opções no futuro.

 

Ainda não realizámos qualquer jogo de treino, o que não me deixa propriamente à vontade, já que gostava de ter noção da qualidade das outras equipas que competem connosco. Portanto, vou ter que tratar também disso, depois de já ter feito um contacto informal, com outra equipa, para esse efeito.

Compartilhar este post


Link para o post

Anteontem, mais um treino, o segundo desde que cheguei ao clube.

 

Respondendo ao apelo que tinha feito no último treino junto dos meus atletas, apareceram mais alguns jogadores, entre os quais mais um GR (já conto com 3 na equipa, algo quase inédito para mim). Já me comecei a aperceber melhor quais as valias de cada um, depois de trabalhar uma boa parte do treino especificamente com eles. Basicamente, tenho um GR mais alto que os outros dois mas que não é tão forte no jogo de mãos. Os outros dois equivalem-se em quase tudo, tendo ambos estatura baixa (perfeitamente normal para a idade) e sendo ambos bons guarda-redes, diferindo apenas na experiência que possuem, já que um deles está a iniciar-se no futebol a sério, enquanto que o outro já fez bastantes jogos na época passada na minha equipa.

 

A nível geral, este treino veio confirmar aquilo que eu tinha constatado no primeiro treino: falta de concentração praticamente constante, algo que inclusive prejudica um pouco os exercícios. Calculo que seja algo normal nestas idades, esta tendência para se distraírem, mas é algo que não me agrada, de todo. Assim, para o pessoal que já tem mais experiência nestas idades, gostava de vos perguntar como lidam com este problema (se deixam passar ou se concordam que não se deve deixar passar) e o que poderei fazer para o resolver.

 

Hoje haverá mais um treino, para o qual espero contar com mais alguns atletas. Adicionalmente, devido ao facto de a equipa de Infantis B contar actualmente com 20 jogadores (aproximadamente) e competir em fut. 7, alguns atletas transitarão para a minha equipa, o que me permitirá trabalhar com mais atletas e ter mais opções no futuro.

 

Ainda não realizámos qualquer jogo de treino, o que não me deixa propriamente à vontade, já que gostava de ter noção da qualidade das outras equipas que competem connosco. Portanto, vou ter que tratar também disso, depois de já ter feito um contacto informal, com outra equipa, para esse efeito.

 

A falta de concentração é o pior, mas é normal, alguns deles só se vem aí e querem contar as novidades disto e daquilo. Aí o melhor conselho que te posso dar foi o que me deram recentemente no curso. Ora o professor diz que lhes dá 5/10 minutos (basicamente o tempo de aquecimento em que há corrida e blá blá) para eles falarem, sem fazerem grande estrilho do que quiserem, de ter lixado o professor, de ter apalpado o cu á menina etc. A partir desse tempo, acabou-se e é concentração total no resto do treino.

Compartilhar este post


Link para o post

A falta de concentração é o pior, mas é normal, alguns deles só se vem aí e querem contar as novidades disto e daquilo. Aí o melhor conselho que te posso dar foi o que me deram recentemente no curso. Ora o professor diz que lhes dá 5/10 minutos (basicamente o tempo de aquecimento em que há corrida e blá blá) para eles falarem, sem fazerem grande estrilho do que quiserem, de ter lixado o professor, de ter apalpado o cu á menina etc. A partir desse tempo, acabou-se e é concentração total no resto do treino.

E como é que defines esse tempo? Teoricamente é muito bonito e simples mas na prática é ligeiramente diferente, digo eu... Se dás a mão, entenda-se os tais 5/10 minutos, vão querer o braço todo, e a conversa vai-se prolongar pelo resto do treino.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu da experiência que tenho, é que numa parte inicial da epoca vou tendo conversas com eles sobre esse aspecto, ando mais em cima deles sempre que tao distraidos, com o avançar da epoca eles vao habituando-se e deixa de haver tantas distrações...algum jogador que nao melhore nesse aspecto poderá funcionar com castigos, nao sei...isso ja temos que ser nós analisar a ver como o poderemos fazer ver que nao pode tar distaido.. espero ter ajudado

Compartilhar este post


Link para o post

E como é que defines esse tempo? Teoricamente é muito bonito e simples mas na prática é ligeiramente diferente, digo eu... Se dás a mão, entenda-se os tais 5/10 minutos, vão querer o braço todo, e a conversa vai-se prolongar pelo resto do treino.

Depende mas por exemplo, começas sempre o aquecimento com corrida certo? Quanto tempo? Dás esse tempo de "conversa", mas tem que ficar bem restrito que é só aquele. É que também se não deres nada, eles podem-se desmotivar, é sempre uma coisa muito complicada...tem que ser gerida muito cuidadosamente.

 

Ah se a conversa se prolongar, mandas para o banho quem começar, duvido que os outros continuem. Se são 5,6,7 minutos, é esse tempo e acabou o tempo de antena.

Compartilhar este post


Link para o post

Depende mas por exemplo, começas sempre o aquecimento com corrida certo? Quanto tempo? Dás esse tempo de "conversa", mas tem que ficar bem restrito que é só aquele. É que também se não deres nada, eles podem-se desmotivar, é sempre uma coisa muito complicada...tem que ser gerida muito cuidadosamente.

 

Ah se a conversa se prolongar, mandas para o banho quem começar, duvido que os outros continuem. Se são 5,6,7 minutos, é esse tempo e acabou o tempo de antena.

Não, começo com um exercício com bola, de passe e recepção, que também envolve corrida, porque penso que nestas idades é o que eles precisam, contacto com a bola e a bola e a bola. Mais à frente, quando forem mais velhos, então será mais importante prepará-los muito bem fisicamente, já que as bases a nível técnico já estarão construídas.

 

Um momento do treino de hoje deixou-me completamente de queixo no chão. Depois de fazer o aquecimento e um 2 x 2, sem GR, num espaço reduzido, e de trabalhar um pouco mais com os GR em particular (na época passada sofreram 176 golos em 26 jogos, com uma média de quase 7 golos por jogo), faço uma "peladinha" em meio campo (dado que apenas tive 11 jogadores no treino e 3 dos quais eram GR). Começou tudo normalmente, apesar de um pouco atabalhoado (algo que se percebe, já que os miúdos estão habituados a outro tipo de futebol e possivelmente a outras exigências, e que sei que será, provavelmente, a minha maior batalha), quando, numa reposição a partir de um dos GR, este lança a bola com a mão para um jogador mais avançado à sua esquerda (aquele que me parece o jogador mais completo da equipa e que poderá vir a ser a referência atacante da equipa) e este último domina quase na perfeição e levanta a cabeça. Até aqui, nada de mais. Ao levantar a cabeça, surge um miúdo (o mais baixo e franzino da equipa mas que tem uma técnica de fazer inveja a muito jogador mais velho) a entrar pela direita e ele coloca-lhe a bola "redondinha" por cima dos adversários. Aqui, a jogada começava a ficar bonita... Mas qual não é o meu espanto quando, depois disto tudo, esse miúdo remata de primeira e marca golo com a bola a entrar junto ao poste mais distante! Eu e o meu adjunto ficámos a olhar um para o outro a perguntarmo-nos como tinha sido possível miúdos destas idades conseguirem fazer algo assim... Foi algo que me deixou deveras impressionado e que gostava de ver repetido durante a época e que decidi partilhar em pormenor com vocês...

 

No entanto, tenho a perfeita noção de que a época poderá ser bem menos fantástica do que este momento e de que, além de algumas alegrias, poderá trazer também momentos muito pouco agradáveis para os nossos lados.

Editado por crazy_cock

Compartilhar este post


Link para o post

Eu não concordo que se faça do treino um quartel, mas há limites: tu possivelmente, como quase todos os treinadores do futebol jovem, achas curto o tempo que tens com a equipa por semana e não deves deixar que esses momentos não sejam de concentração e de rendimento máximo com vista a obteres melhorias.

 

A corrida poderia ser uma solução, mas em parte isso explica porque é que não concordo com a corrida contínua como parte integrante do treino... o que proporciona essa desconcentração e essa conversa é mesmo a falta de intensidade psicológica do exercício, e consequentemente a sua falta de utilidade no jogo. Num exercício direccionado para o que se precisa num jogo não há ritmos contínuos nem intensidades baixas e contínuas (nem altas, diga-se), daí a corrida contínua ser uma falsa maneira de introduzir a resistência de que precisas do jogo.

 

O que eu defenderia é que comeces a apertar o cerco, deixando limites para que eles não estejam praticamente castrados (não os vais obrigar a estar em silêncio enquanto alongam ou enquanto esperam numa fila) mas castigando cada vez que essa desconcentração prejudique o exercício. Uma voltinha ao campo como castigo nunca fez mal a ninguém e serve para eles pensaram no que andam ali a fazer... é sempre chato estar a correr enquanto os colegas estão a jogar à bola.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...