Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
P_KOR

World Press Photo 2010... fotografia vencedora

Publicações recomendadas

img-article---lemmon-bibi-aisha-uncle_140109753961.jpg

foto dela já com a reconstrução facial

é inacreditavel e revoltante como tratam as mulheres para aqueles lados

tal como eu suspeitava... mto bonita.

Compartilhar este post

Link para o post

há fotos interessantes, mas andar a ganhar prémios por tirar uma foto dalguém nos escombros do terramoto do haiti, cobertos de sangue...aquilo nem é captar os problemas nem a situação, é mostrar só mesmo o que pode parecer choque.

Mas o que está mal não é a foto ter sido tirada, antes ter sido considerada digna de prémio. Porque, repara, há certos(muitos?) eventos que são chocantes. Então no Haiti é só carregar no botão ao calhas... As fotos têm de ser tiradas, para registar o momento, para que as pessoas não se esqueçam, para que aquele instante possa voltar a ser vivido e a transmitir uma mensagem a alguém. Não é por ser chocante que não deve ser digna de elogio. Talvez, se premiassem fotos de acontecimentos divertidos e entusiasmantes, não estarias tu aqui a mostrar a tua indignação pelos flagelos que mereciam mais destaque? ;)

ps: e isto é o WPF, não é um concurso de beleza. :)

Editado por Hellder13

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o que está mal não é a foto ter sido tirada, antes ter sido considerada digna de prémio. Porque, repara, há certos(muitos?) eventos que são chocantes. Então no Haiti é só carregar no botão ao calhas... As fotos têm de ser tiradas, para registar o momento, para que as pessoas não se esqueçam, para que aquele instante possa voltar a ser vivido e a transmitir uma mensagem a alguém. Não é por ser chocante que não deve ser digna de elogio. Talvez, se premiassem fotos de acontecimentos divertidos e entusiasmantes, não estarias tu aqui a mostrar a tua indignação pelos flagelos que mereciam mais destaque? ;)

ps: e isto é o WPF, não é um concurso de beleza. :)

não sei onde raio vais tirar essa do "não é um concurso de beleza"...

e claro, as fotos são marcadas por momentos. Por alguma razão já mencionei neste tópico fotos melhores. Aquela do Love Parade, do link que meteram, até é melhor que esta. Esta só serve para mostrar o quão chocante é a cultura muçulmana, o que tipo...todos já sabem. Mal tem conteúdo.

Compartilhar este post

Link para o post

Havia de ser uma fotografia sensacional se mostrasse o que ninguém sabe...!

Também toda a gente sabe que há mulheres americanas a ficarem viúvas devido ao Iraque, que em África sofrem de miséria pessoas bonitas, que um evento de massas mal organizado dá barraca... E depois?

No contexto geo-político de 2010 houve assuntos mais em destaque do que a relação do mundo islâmico com o resto do mundo, do que as ondas de morte contínuas que assoberbam o Haiti ou do que o vulcão islandês que paralisou a Europa por 2 semanas? Não me parece, sinceramente.

A não ser que haja algum critério estético subvalorizado na atribuição destes prémios e que eu não esteja a ver...

Editado por Hellder13

Compartilhar este post

Link para o post

novamente a história da estética...tens uma gaja num estúdio, sem nariz, vestimentas do médio oriente, a ser fotografada. Isto é uma foto fraca porque o conteúdo é fraco. Isto nada tem que ver com a estética. Mas carga nisso.

edit: e por exemplo, a foto do ano passado também era fraca. e nem teve muito que ver com os problemas marcantes do ano.

Editado por Feng Wei

Compartilhar este post

Link para o post

O conteúdo é fraco porquê? E concordo que a estética não é para aqui chamada. Só quis tentar perceber se do teu ponto de vista também não o era. Porque dizer que as fotos são fracas porque têm o intuito de chocar não me parece grande argumento. Tal como dizer que não têm conteúdo também não.

Mas carguemos nisso, então...

ps: http://www.dphotojournal.com/world-press-photo-of-the-year-2009/

Estás a gozar?

Editado por Hellder13

Compartilhar este post

Link para o post

essa é de 2008.

http://www.archive.worldpressphoto.org/search/layout/result/indeling/detailwpp/form/wpp/q/ishoofdafbeelding/true/trefwoord/year/2008

esta é de 2009

http://www.archive.worldpressphoto.org/search/layout/result/indeling/detailwpp/form/wpp/q/ishoofdafbeelding/true/trefwoord/year/2009

o tópico esteve até no cmpt e houve muita gente que disse que não gostava muito da foto.

edit: e a foto de 2009 é mais estética que outra coisa.

e o que tu queres sei eu lol

Editado por Feng Wei

Compartilhar este post

Link para o post

Não consegui perceber o contexto da foto vencedora de 2009. E fui induzido em erro pelo link da outra.

O que eu quero? Mas, f*da-se, para além de conversar? Please, do tell...

Editado por Hellder13

Compartilhar este post

Link para o post

Não esquecer que é este o critério:

"... is not only the photojournalistic encapsulation of the year, but represents an issue, situation or event of great journalistic importance, and does so in a way that demonstrates an outstanding level of visual perception and creativity"

Compartilhar este post

Link para o post

Da forma como eu vejo as coisas, que provavelmente não é a certa, fotojornalismo está muito ligado à "acção". Seja das catástrofes, seja do link que o Paulo meteu aí para trás (fotos excelentes, btw). Mas esta foto, "encenada", não me parece enquadrar-se nesse campo. Tudo bem que o que está "para trás da foto" é incrível, toda a história e afins, mas se queriam premiar isso, podiam tê-lo feito de outra forma.

Para mim as fotos vencedoras em 2008 e 2009 suplantam esta, de longe, em termos "fotojornalísticos".

Compartilhar este post

Link para o post

Da forma como eu vejo as coisas, que provavelmente não é a certa, fotojornalismo está muito ligado à "acção". Seja das catástrofes, seja do link que o Paulo meteu aí para trás (fotos excelentes, btw). Mas esta foto, "encenada", não me parece enquadrar-se nesse campo. Tudo bem que o que está "para trás da foto" é incrível, toda a história e afins, mas se queriam premiar isso, podiam tê-lo feito de outra forma.

Para mim as fotos vencedoras em 2008 e 2009 suplantam esta, de longe, em termos "fotojornalísticos".

Nao é encenada.. aquilo nao é um estudio, é o abrigo para mulheres de Kaboul.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao é encenada.. aquilo nao é um estudio, é o abrigo para mulheres de Kaboul.

Daí as aspas. Mas chama-lhe preparada, se quiseres. Não foi uma coisa "que estava a acontecer", foi sim o fotógrafo chegar lá, meter o tripé no sítio, medir 1001 coisas e pedir à senhora para se sentar.

Compartilhar este post

Link para o post

Daí as aspas. Mas chama-lhe preparada, se quiseres. Não foi uma coisa "que estava a acontecer", foi sim o fotógrafo chegar lá, meter o tripé no sítio, medir 1001 coisas e pedir à senhora para se sentar.

MAs depois tens o reverso da medalha, no Haiti, depois do sismo, disparas quase a sorte e apanhas sempre fotos "potentes"... eu honestamente, gosto mto da foto deste ano, a força que ela transmite no olhar, mas ao mesmo o sofrimento que sabemos que ela passou... mutilada e mesmo assim mantém uma aura positiva...

Compartilhar este post

Link para o post

MAs depois tens o reverso da medalha, no Haiti, depois do sismo, disparas quase a sorte e apanhas sempre fotos "potentes"... eu honestamente, gosto mto da foto deste ano, a força que ela transmite no olhar, mas ao mesmo o sofrimento que sabemos que ela passou... mutilada e mesmo assim mantém uma aura positiva...

Mas o sofrimento iria lá estar quer a foto fosse tirada naquele dia, 2 dias antes ou 2 dias depois. Comparando com a foto vencedora de 2008, por exemplo, esta não é uma foto "de momento", e é por aí que eu não concordo muito com esta atribuição.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o sofrimento iria lá estar quer a foto fosse tirada naquele dia, 2 dias antes ou 2 dias depois. Comparando com a foto vencedora de 2008, por exemplo, esta não é uma foto "de momento", e é por aí que eu não concordo muito com esta atribuição.

Nesse prisma estou de acordo contigo, é uma optima foto, mas nao foi merito ou sorte de fotografo estar lá naquele segundo.

Editado por P_KOR

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse prisma estou de acordo contigo, é uma optima foto, mas nao foi merito ou sorte de fotografo estar lá naquele segundo.

Pronto, é exactamente isso. Uma fez que o prémio tem a ver com fotojornalismo, isso não me parece ser muito "fotojornalístico", mas pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas os jornalistas não podem preparar as suas fotos? Neste caso específico, deveria ter pedido à senhora para ir fumar um cigarro à janela enquanto falava ao telemóvel para parecer natural? Ou, tendo em conta que a dita não deveria ter acesso a nada disto, esperar que ela fosse cagar e tirar uma foto pelo buraco da fechadura? Bem, talvez não devesse era ter tirado a fotografia para não insultar os espíritos mais livres do fotojornalismo e talvez hoje poucos soubessem da história por detrás daquele rosto desfigurado.

Eu não tenho grandes conhecimentos de fotografia, mas imagino que a melhor forma de captar um rosto seja a de lhe enfiar uma lente mesmo em frente dos olhos. Provavelmente as opções do fotógrafo não terão sido muitas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...