Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Someone

Maior erupção solar em quatro anos atinge a Terra

Publicações recomendadas

Maior erupção solar em quatro anos atinge a Terra

O Sol sofreu, na passada terça-feira, a maior erupção dos últimos quatro anos, da classe "X", capaz de provocar falhas nas frequências rádio e longas tempestades magnéticas que afectam as telecomunicações na Terra. As radiações deverão atingir hoje o nosso planeta.

A intensidade desta erupção foi confirmada por várias instituições de investigação espacial, designadamente a agência norte-americana, a NASA, que detectou a explosão através do "Solar Dynamics Observatory", tendo registado um intenso flash de radiações ultravioleta proveniente do Sol, cerca da 1.56 horas de terça-feira.

As radiações viajam a 900 quilómetros por segundo em direcção à Terra, cuja órbita deverá ser alcançada durante a madrugada desta quinta-feira.

No Reino Unido foi lançado um alerta de tempestade geomagnética e os serviços geológicos prevêm que no norte de Inglaterra seja possível observar uma aurora no céu.

As erupções solares são causadas pela libertações súbita de energia armazenada na atmosfera solar e podem interferir com as tecnologias modernas, designadamente redes eléctricas, sistemas de telecomunicações e satélites, incluindo os sistemas de navegação usados na Terra.

@http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1785936

Compartilhar este post

Link para o post

Nos últimos dias tem sido registada uma elevada actividade solar e produzido auroras boreais fantásticas pelas latitudes islandesas, de qualquer das formas parece que os prognósticos para esta noite foram reduzidos.

Este cenário já tinha sido falado pela NASA, o ano passado, que prevê que a actividade deste novo ciclo solar se intensifique bastante nos próximos anos.

O perigoso para os sistemas eléctricos é real, mas não na dimensão prevista para esta série de erupções. É um pouco como os terramotos, sabe-se que um dia, não assim tão distante, há-de ocorrer um grande terramoto pelas nossas bandas como o de 1755. Com as erupções solares é o mesmo, pode acontecer no próximo ano ou daqui a largas décadas, mas existe a possibilidade de ocorrer uma erupção solar que cause a disrupção dos infinitos sistemas de telecomunicações que fazem parte da nossa vida diária.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

A maior erupção solar dos últimos 4 anos? Oh meu Deus!!! Que catástrofe!!! Que tragédia!!!

Claro que a frase indica claramente que, há 5 anos, por volta de 2006, aconteceu uma erupção ainda maior e nós cá estamos... Eu nem notei...

Deixem-se de alarmismos patetas...

Compartilhar este post

Link para o post

A maior erupção solar dos últimos 4 anos? Oh meu Deus!!! Que catástrofe!!! Que tragédia!!!

Claro que a frase indica claramente que, há 5 anos, por volta de 2006, aconteceu uma erupção ainda maior e nós cá estamos... Eu nem notei...

Alarmismos patetas? Explica isso Descartes.

Compartilhar este post

Link para o post

Alarmismos patetas? Explica isso Descartes.

Alarmismos que surgem sempre que há uma notícia deste teor. Patetas porque são pateticamente exagerados e, demasiadas vezes, sem qualquer sustentação científica.

Compartilhar este post

Link para o post

Por mim, desde que consiga ouvir o relato do scp em paz..

Mesmo que não oiças, uma pessoa sabe sempre o resultadomfinal dos jogos de SCP que é empate ou derrota. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Exactaqual. A moda do fim do mundo pegou

Compartilhar este post

Link para o post

Há bastantes décadas, creio que nos anos 30, foi possivel ver a aurora boreal no norte de Portugal. Adorava que se voltasse a repetir.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Mesmo que não oiças, uma pessoa sabe sempre o resultadomfinal dos jogos de SCP que é empate ou derrota. :mrgreen:

TrolOlOLololoLOLoLOloOloLol

Há bastantes décadas, creio que nos anos 30, foi possivel ver a aurora boreal no norte de Portugal. Adorava que se voltasse a repetir.

Eish adorava ver essa cena :o sempre foi uma coisa que me suscitou algum interesse

Qto à noticia em si... Acredito que isto vai ser cada vez mais frequente daqui pra frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando saí uma notícia sobre qualquer coisa que vem do espaço, a reacção é essa mesmo... Criou-se o mito de que o fim do mundo vinha do espaço. O fim do mundo está cá em baixo, com os pés bem assentes no chão.

Compartilhar este post

Link para o post

Julgo que há uns 15 anos, na latitude de Braga, foi possível ver alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Avisem-me é quando a polaridade do campo magnético da terra mudar...

Magneto.jpg

isso será obra deste senhor...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...