Tugax. Publicado 1 Abril 2011 Empresa lisboeta gasta 4,5 milhões em prémios de antiguidade e assiduidade. Mas a CP é a campeã, com 195 subsídios. Os trabalhadores da CP - que hoje estão mais uma vez em greve, nomeadamente, contra os cortes salariais -, têm vencimentos anuais muito acima da média portuguesa. De acordo com a folha salarial da CP a que o SOL teve acesso, um inspector-chefe de tracção recebe 52,3 mil euros, há maquinistas com salários superiores a 40 mil euros e operadores de revisão e venda com remunerações que ultrapassam os 30 mil euros por ano. No total, os trabalhadores da CP dispõem de 195 itens que contribuem para engordar a sua remuneração variável no final do ano. O número atípico de apoios, ajudas e subsídios tem contribuído para que a empresa engrosse a factura com remunerações. Em 2009 foi de 104,5 milhões de euros anuais (segundo os últimos dados disponíveis). «O salário dos maquinistas, por exemplo, engloba abonos de produção, subsídios fiscais, ajudas de custo e subsídio de agente único», explica fonte oficial da empresa pública. «Só por se apresentar ao trabalho, cada maquinista recebe mais de seis euros por dia, devido ao subsídio de assiduidade». Os diversos subsídios são resultado das negociações entre as várias administrações que têm passado pela empresa e os sindicatos de trabalhadores ao longo dos anos. Ao todo, representam mais de metade - 54,3% - dos encargos totais com salários. Apenas em subsídios de condução, a CP gasta cerca de quatro milhões de euros, aos quais se juntam 2,4 milhões de euros em prémios de condução e 3,3 milhões de euros em prémios de chefia. «O tempo médio de escala dos maquinistas é de oito horas por dia, num total de 40 horas semanais. Mas, em média, o tempo de condução está entre as três e as quatro horas diárias», sublinha a mesma fonte. Já as diuturnidades (subsídio por antiguidade) custam 3,3 milhões de euros à empresa e os gastos o pagamento por trabalho em dias de descanso não compensados ascendem aos 4,5 milhões de euros. Os trabalhadores da CP estão em greve às horas extraordinárias até ao final de Abril, devido ao anúncio de 815 despedimentos no grupo e aos cortes salariais exigidos pelo Governo. A CP prevê «fortes perturbações» na circulação de comboios, durante o dia de hoje. Também no Metropolitano de Lisboa, outra empresa detida pelo Estado, existem vencimentos de luxo. Há uma secretária administrativa que recebeu 64,6 mil euros em 2009, dos quais 5,7 mil dizem respeito a subsídios de carreira administrativa. No total, existem 14 técnicos superiores que ganham mais do que os vogais do conselho de administração. Um destes técnicos auferiu 114 mil euros em 2009, mais 42 mil euros do que o chairman. Fonte: SOL Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 1 Abril 2011 wow Ainda agora ao almoço estava a pensar em ir pesquisar sobre isto. Fantástica a displicência que esta gente tem para fazer greves e complicar a vida de tanta gente, tendo ordenados destes. Não é que percam o direito à greve, estão no seu direito, mas estar literalmente a f*der a vida a milhares de pessoas que precisam de todos os dias ir de comboio trabalhar para por o pão na mesa é de uma falta de bom senso sem igual. Empresas públicas a serem bem geridas à brava. Com pessoal a ter ordenadões destes, não admira que aquela mrd tenha sempre prejuízo. Compartilhar este post Link para o post
Tugax. Publicado 1 Abril 2011 Penso que não seja mentira, foi por isso que coloquei. Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 1 Abril 2011 A partir do momento em que os controladores aéreos fizeram greve, nada deste carácter me surpreende. Qualquer dia temos um PM grevista. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 1 Abril 2011 1 de Abril? Não, esta notícia saiu ontem. Btw, boa boa foi a renovação da frota automóvel dos administradores da Carris. Isso sim. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 1 Abril 2011 Qualquer dia temos um PM grevista. Esse dia já passou, foi há 36 anos: http://www.youtube.com/watch?v=6DB42QUJYSM Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 1 Abril 2011 Chateia-me ser sequestrado, pá. Os meus pais fazem referência a isto vezes sem conta. Compartilhar este post Link para o post
bixtre Publicado 1 Abril 2011 Cambada de chulos. Como é possível ainda virem reclamar, fazerem greve e lixar não sei quantas pessoas? Que vergonha. Compartilhar este post Link para o post
P_KOR Publicado 1 Abril 2011 Pegando nisto e na nossa discussao no topico da politica, este tipo de empresas nao eram tudo corrido á privatizaçao, para começarem a dar valor ao ordenados e regalias principescas que recebem e aos absurdos que sao pagos? Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 1 Abril 2011 cum crl.. eles recebem 6€ por dia para não faltarem ao trabalho?? subsidio de assiduidade? e esta m*rda não vem para a tv e jornais de grandes tiragem pq? Alguem sabe para onde se envia o curriculo? Compartilhar este post Link para o post
P_KOR Publicado 1 Abril 2011 Alguem sabe para onde se envia o curriculo? Podes crer... e para o cargo da Secretaria Administrativa do Metro a receber 67 mil € ano tmb me candidato... até faço depilaçao e uso saltos altos e saia justa!!! Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 1 Abril 2011 (editado) Pegando nisto e na nossa discussao no topico da politica, este tipo de empresas nao eram tudo corrido á privatizaçao, para começarem a dar valor ao ordenados e regalias principescas que recebem e aos absurdos que sao pagos? Não. Começavam era a ser bem administradas. Que é uma coisa muitíssimo diferente. EU gostava era de saber se estas regalias eram para todos os funcionários da CP... Editado 1 Abril 2011 por whatever Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 1 Abril 2011 Esse dia já passou, foi há 36 anos: http://www.youtube.com/watch?v=6DB42QUJYSM bardamerda para os maquinistas grevistas! Compartilhar este post Link para o post
P_KOR Publicado 1 Abril 2011 Não. Começavam era a ser bem administradas. Que é uma coisa muitíssimo diferente. EU gostava era de saber se estas regalias eram para todos os funcionários da CP... Parte da boa adminstraçao consiste em nao gastar o que nao se tem, portanto em reduzir estas regalias injustificadas e acrescentadas por anos e anos de trabalho (chantagem?) sindical... Só lamento que os mesmos sindicatos nao se preocupem em agir quando 99% dos trabalhadores de grandes superficies deste pais sao explorados vezes sem conta... Bem sei, negociar com o estado é facil... Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 1 Abril 2011 estas medidas aplicam-se a uma pequena minoria pq conheço um gajo que é maquinista da cp há uns bons anos e não ganha um quarto desses 4 mil euros. O que ele me diz sempre é porque não foi para maquinista da metro lisboa, esses são os que ganham mais. Compartilhar este post Link para o post
Jari-Matti Publicado 1 Abril 2011 Não basta terem estes salários, também convém referir que se a CP não fosse pública há muito tempo que os grevistas já estavam no olho da rua. Compartilhar este post Link para o post
P_KOR Publicado 1 Abril 2011 (editado) Não basta terem estes salários, também convém referir que se a CP não fosse pública há muito tempo que os grevistas já estavam no olho da rua. Isso tmb nao...seria simplesmente errado. Mas admito que é mais facil fazer greve sendo uma empresa publica, isso é indesmentivel. Nao é preciso produzir a ponta dum chavelho que o nosso ordenado cai do OE na mesma, torna tudo mais simples! Editado 1 Abril 2011 por P_KOR Compartilhar este post Link para o post
Jari-Matti Publicado 1 Abril 2011 Isso tmb nao...seria simplesmente errado. Mas admito que é mais facil fazer greve sendo uma empresa publica, isso é indesmentivel. Nao é preciso produzir a ponta dum chavelho que o nosso ordenado cai do OE na mesma, torna tudo mais simples! Se não fosse pública a CP já tinha fechado há muito tempo. Claro que alguma mão-de-obra, devido à sua especificidade, ficaria mas não tenhas dúvidas que muitos deles seriam despedidos/ficavam com salários mais baixos. Compartilhar este post Link para o post
Zimene Publicado 2 Abril 2011 (editado) Falar é fácil... Tipo, imaginem que vai um gajo para lá e que diz que vai cortar nos subsídios e nisto e naquilo... Os trabalhadores vão alegar que esses subsídios são direitos adquiridos ao longo dos anos e que não podem simplesmente tirar assim do dia para a noite... A partir daí é uma bola de neve... Depois eles fazem greve, ninguém gosta que lhe seja tirado uma parte significativa do seu salário... Mas eu não os estou a defender, como diz o Harmonio, nao devem ser todos os que ganham esses salários elevados. Acho ridículo que se pague um subsidio de assiduidade por dia... Uma coisa é um prémio de assiduidade mensal que há nalgumas empresas, em que é pago por exemplo 10% do salário base caso a pessoa não falte em nenhum dia do mês. Outra coisa é pagar 6 euros por dia só por entrar ao serviço... Até parece que é para os "obrigar" a ir trabalhar... E nesses 195, deve haver mais subsidios ridículos... É nestas pequenas m*rda que o dinheiro do estado se vai gastando... É por isso que isto tinha de levar uma volta muito grande... Btw, jota e P_kor, no site dá para mandarem currículo :mrgreen: Editado 2 Abril 2011 por Zimene Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 2 Abril 2011 Não esquecer uma coisa, nestas negociações sindicais os acordos são quase sempre aplicados a novos contratos, ou seja, quem já lá está raramente é aplicado pelos cortes. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 2 Abril 2011 (editado) Tinha um colega no secundário que dizia que o seu sonho era ser maquinista e era gozado por toda a gente. Com esta noticias quase que me dá vontade de me candidatar a maquinista. Ainda por cima adoro comboios :heart: Editado 2 Abril 2011 por SAS_Operative Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 2 Abril 2011 dá-me é vontade de partir a boca a muito maquinista...*frustration rising* Compartilhar este post Link para o post