Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 59 minutos:

Não disse que devia custar menos, mas parece-me claro que o comboio é um meio de transporte superior ao rodoviário, e portanto devia pelo menos ter um benefício que compensasse o custo eventualmente mais alto. Neste caso, esse benefício roça o zero.

Mas isso é assim em todo o lado. Os bilhetes de comboio custam quase sempre mais que o autocarro. Normalmente também custam mais que o avião que faça o mesmo percurso numa lowcost.

 

Em Abril vou fazer Bruxelas - Londres e Londres - Edinburgo de comboio. Qualquer um dos dois seria consideravelmente mais barato de avião. Acaba por ser uma escolha de como queres viajar. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de joe, há 16 minutos:

Mas isso é assim em todo o lado. Os bilhetes de comboio custam quase sempre mais que o autocarro. Normalmente também custam mais que o avião que faça o mesmo percurso numa lowcost.

 

Em Abril vou fazer Bruxelas - Londres e Londres - Edinburgo de comboio. Qualquer um dos dois seria consideravelmente mais barato de avião. Acaba por ser uma escolha de como queres viajar. 

O que me chocou nisto nem foi o preço, mas sim o facto de demorar o mesmo tempo de comboio a fazer a mesma distância (neste caso literalmente, porque ambas as opções eram Oriente - Campanhã).

Já agora, dizer que o Terminal Intermodal renovou bastante bem aquela zona de Bonjóia. Para quem não ia lá há uns bons 10-12 anos, está totalmente diferente (para claramente melhor).

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 7 horas:

Não disse que devia custar menos, mas parece-me claro que o comboio é um meio de transporte superior ao rodoviário, e portanto devia pelo menos ter um benefício que compensasse o custo eventualmente mais alto. Neste caso, esse benefício roça o zero.

Poderes-te levantar a meio da viagem para arrear o calhau, poderes esticar as pernas se te apetecer, teres acesso a uma bar se te der a fomeca, sei lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 16 horas:

Mas uma viagem de comboio teria que custar obrigatoriamente o mesmo ou menos do que uma de autocarro porquê?

O problema não deveria ser custar menos. Deveria ser demorar o mesmo tempo.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 48 minutos:

O problema não deveria ser custar menos. Deveria ser demorar o mesmo tempo.

É isto. Se demorasse menos uma hora ou assim, claramente que compensava a diferença de dinheiro. Mas menos 15 minutos?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

É isto. Se demorasse menos uma hora ou assim, claramente que compensava a diferença de dinheiro. Mas menos 15 minutos?

Não esquecer que a linha do norte está limitada por obras e por obras mal feitas e congestionada com demasiados comboios, mas sim, não faz sentido. Esperemos que o tgv resolva esse problema.

Editado por Tio Hans
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Não esquecer que a linha do norte está limitada por obras e por obras mal feitas e congestionada com demasiados comboios, mas sim, não faz sentido. Esperemos que o tgv resolva esse problema.

Obras ad eternum? É que nos últimos anos, a diferença de tempo entre alfa/autocarro é praticamente nula e, lá está, o preço é bem melhor no 2°. Além disso, os autocarros são confortáveis e tudo com lugares sentados 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, Agora:

Obras ad eternum? É que nos últimos anos, a diferença de tempo entre alfa/autocarro é praticamente nula e, lá está, o preço é bem melhor no 2°. Além disso, os autocarros são confortáveis e tudo com lugares sentados 

Pá, é a IP que gere aquilo. É um Estado dentro do próprio Estado que nem ao ministro da tutela obedece. Se fossem rápidos e eficientes é que me surpreenderia.

https://www.publico.pt/2023/03/16/sociedade/noticia/transtejo-comprou-nove-navios-inuteis-automovel-motor-2042584

isto se não fosse triste dava para rir.

É como comprar um automóvel sem motor, uma moto sem rodas ou uma bicicleta sem pedais”, resume o Tribunal de Contas

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

Pá, é a IP que gere aquilo. É um Estado dentro do próprio Estado que nem ao ministro da tutela obedece. Se fossem rápidos e eficientes é que me surpreenderia.

https://www.publico.pt/2023/03/16/sociedade/noticia/transtejo-comprou-nove-navios-inuteis-automovel-motor-2042584

isto se não fosse triste dava para rir.

É como comprar um automóvel sem motor, uma moto sem rodas ou uma bicicleta sem pedais”, resume o Tribunal de Contas

Alguém tem que começar a ir preso...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 1 minuto:

Alguém tem que começar a ir preso...

Foi um negócio daqueles. O fornecedor dos barcos ganhou o concurso a uma empresa portuguesa. A diferença de preço foi pouco mais de 4 milhões. A diferença é que os barcos portugueses vinham completos. Os espanhóis não tinham baterias, que só custam 15 milhões. hum...

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 5 horas:

Não esquecer que a linha do norte está limitada por obras e por obras mal feitas e congestionada com demasiados comboios, mas sim, não faz sentido. Esperemos que o tgv resolva esse problema.

vocês ainda têm essa desculpa, aqui no Algarve é mesmo a linha que é uma porcaria.

Citação de Tio Hans, há 4 horas:

Foi um negócio daqueles. O fornecedor dos barcos ganhou o concurso a uma empresa portuguesa. A diferença de preço foi pouco mais de 4 milhões. A diferença é que os barcos portugueses vinham completos. Os espanhóis não tinham baterias, que só custam 15 milhões. hum...

e depois compraram as baterias por ajuste directo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 7 minutos:

vocês ainda têm essa desculpa, aqui no Algarve é mesmo a linha que é uma porcaria.

Pelo menos tens linha, há quem nem isso tenha.

Compartilhar este post


Link para o post

@Ghelthonpercebo a tua dor.

Eu para ir para o meu trabalho, não tenho autocarros. O único autocarro que tenho para lá é às 17h algo assim do gênero.

Comboio apenas tenho um dentro do meu horário e tenho de pagar 120€ de passe...

 

Compartilhar este post


Link para o post

comboio raramente compensa, regua porto são 100km e demora 2 horas a viagem

fazes autocarro a ir a vila real por 5€ em 1 hora

a linha do douro é praticamente exclusiva a turistas pq de facto até ao Marco a linha é espetacular em termos visuais

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 40 minutos:

Viatura na pista obriga avião da SATA a interromper descolagem

Mais dia, menos dia, há um desastre e a culpa não é de ninguém. 

A AESA já avisou, a ANAC já avisou, já saíram várias notícias de casos semelhantes em Portugal e, não há nada que mude na NAV.

 

Acho que na Terceira é o primeiro. Só tinha conhecimento de PDL e do Porto.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 57 minutos:

vocês ainda têm essa desculpa, aqui no Algarve é mesmo a linha que é uma porcaria.

e depois compraram as baterias por ajuste directo.

A administração da empresa demitiu-se. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 15/03/2023 at 15:03:

Como me parece ser do tema do tópico, deixo aqui um caso real que aconteceu comigo e que mostra como Portugal está incrivelmente atrasado em termos de transportes públicos, especialmente na ferrovia.

Viajei ontem de Munique para Lisboa, aterrando por volta das 20h. Quando vi opções para chegar a Vila Real, notei que a essa hora não tinha forma de ir de forma +/- directa. Comboio não existe, autocarros (a essa hora) também não, portanto pensei ir até ao Porto e combinar com alguém para me ir buscar.

Ora, para o trajecto Lisboa -> Porto, a primeira opção seria o comboio. O AP faz a última viagem do dia às 1909, e portanto restava-me um IC às 22h09. 3h14 de viagem, a custar 25.25€ em segunda classe (15,50€ com bilhete promo, que não conseguiria comprar na altura, mas vamos assumir que era opção).

Olhei para os autocarros, Flixbus não era opção porque a última viagem era às 20h10, e depois RedeExpressos, onde há uma viagem pela Renex às 22h00. 3h30 de viagem, a custar 7.99€ porque comprei com relativa antecedência, mas cujo preço normal julgo estar nos 14.99€.

Claro que escolhi o autocarro, mas parece-me que isto ilustra a situação. Autocarros que fazem o mesmo percurso, demoram praticamente o mesmo tempo, e a metade do preço (comparando as promoções de um e de outro).

Se isto não é um sintoma claro de que algo vai mal...

Isso e o facto da viagem de Alfa demorar apenas menos 25' do que de IC.

Então foi por tua causa que chegámos atrasados!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pan, há 2 minutos:

Então foi por tua causa que chegámos atrasados!!!!!

Oi? :7_sweat_smile:

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de pedropb13, há 10 minutos:

 

Acho que na Terceira é o primeiro. Só tinha conhecimento de PDL e do Porto.

PDL, Porto e Faro. Também há um nunca confirmado oficialmente em Lisboa. Até seria mais grave, que era avião contra avião.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Oi? :7_sweat_smile:

Vim no mesmo avião 🙂

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pan, Agora:

Vim no mesmo avião 🙂

Ah, a sério? Não te vi, senão tinha metido conversa. 😁

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Kendrick Lmao, há 34 minutos:

comboio raramente compensa, regua porto são 100km e demora 2 horas a viagem

fazes autocarro a ir a vila real por 5€ em 1 hora

a linha do douro é praticamente exclusiva a turistas pq de facto até ao Marco a linha é espetacular em termos visuais

A viagem Porto-Régua demora duas horas por vários motivos:

  1. os comboios que circulam nessa linha são a gasóleo, as famosas "camelas" alugadas a Espanha, que têm 40 anos, consomem quantidades estúpidas de combustível, e não são propriamente rápidas, porque a linha só está eletrificada até ao Marco;
  2. o troço Porto-Ermesinde está sobrelotado e não é possível meter mais comboios a circular;
  3. a CP tem falta de comboios e os que tem, são genericamente antigos. A frota mais moderna é a dos urbanos do Porto que tem 20 anos
  4. Por tudo acima a CP não consegue por comboios rápidos e expressos entre o Porto e a Régua.

A título de exemplo, no troço Porto-Marco, o urbano entre Campanhã e o Marco para 12 vezes, o IR a diesel para 5 e só demora menos 2 ou 3 minutos a chegar...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 22 minutos:

PDL, Porto e Faro. Também há um nunca confirmado oficialmente em Lisboa. Até seria mais grave, que era avião contra avião.

O GPIAAF não fez relatório sobre esse suposto de Lisboa? Vou procurar o de Faro, os outros já li.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de pedropb13, há 22 minutos:

O GPIAAF não fez relatório sobre esse suposto de Lisboa? Vou procurar o de Faro, os outros já li.

Supostamente não. Li esse rumor num tópico de aviação, por isso, pode ser, ou não ser verdade que tenha mesmo acontecido.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...