Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Citação de Quan Chi, há 34 minutos:

Nunca percebi bem a tendência do Porto em ter estruturas de cimento em "bruto", sem "embelezamento", não me consigo explicar melhor que isto. Parece que são obcecados pela cor cinzento, mas preferencial sem sequer pintar.

Brutalismo

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Quan Chi, há 15 horas:

Nunca percebi bem a tendência do Porto em ter estruturas de cimento em "bruto", sem "embelezamento", não me consigo explicar melhor que isto. Parece que são obcecados pela cor cinzento, mas preferencialmente sem sequer pintar.

É a "escola do Porto". O estilo de arquitectura desenvolvido pelo Siza e Souto Moura que toda a gente que passa pela FBAUP é basicamente forçado a venerar. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 6 minutos:

É a "escola do Porto". O estilo de arquitectura desenvolvido pelo Siza e Souto Moura que toda a gente que passa pela FBAUP é basicamente forçado a venerar. 

E depois fazem-se borradas como o terminal de Campanhã.

btw, não sei quantos anos depois a linha da Beira Alta reabre em novembro.

Mas só um troço, calma.

Compartilhar este post


Link para o post

Passei há um mês no terminal da Campanhã e meteu confusão o quão escuro é e a altura do teto em relação aos autocarros.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Eu lamento imenso, mas duvido que por ou tirar portagens vá resolver o que quer que seja na VCI. A VCI, sendo uma tragédia, tem dois pontos ainda mais negros do que o panorama geral, os nós de Francos e da A3. Duas obras mal pensadas. A quantidade de veículos que circulam entre a ponte da Arrábida e o nó de Francos é enorme e, o nó está mal construido. Adicionalmente, ninguém acredita que os pesados que têm como origem ou destino o porto de Leixões passem a fazer dezenas de kms a mais para ir pela A41 quando vão ou vêm do sul. O nó da A3 é outra tragédia. O acesso à VCI para o Freixo foi, claramente feito por um estagiário. Uma pessoa vem na A3, com duas faixas de rodagem em direcção ao Freixo, que se transformam numa e depois há uma via de lançamento em curva, minúscula. Alguém que circule na VCI vindo do Freixo e queira apanhar a A3, tem um acesso complicado, com a VCI a ficar temporariamente apenas com duas faixas (a terceira é dedicada à A3), sendo que esta terceira também é a via de lançamento do nó das Antas, que fica totalmente entupido.

No fundo, a solução para a VCI é transporte público de qualidade, com capacidade, rapidez e frequência. O que é necessário são mais linhas de comboio, mais linhas de metro, não só no Porto, mas também radiais. A linha Rubi vai ajudar, mas continua a ser curto. É preciso levar o metro à zona ocidental da cidade, ao Campo Alegre, é preciso mais estações de metro na Baixa e na Boavista, é necessário ligações mais rápidas entre os principais polos de atração de pessoas de fora do Porto, Boavista, Baixa, Polo Universitário da Asprela/Hospital São João/IPO e ligações destes a Campanhã.

Sem isto, a vida das pessoas continua uma porcaria, mas é preferível ir de carro, sossegado, na nossa vida do que apanhar 2 ou 3 transportes públicos apinhados, lentos, que falham serviços, etc. 

Pá, eu vivia em Aldoar, quando vivia com os meus pais. Quando precisava de ir de transportes para a faculdade (por sorte o meu pai trabalhava naquela zona e dava-me boleia), eu não demorava menos de uma hora para cada lado. E o Porto não é uma cidade assim tão grande, e o problema raramente era o trânsito porque a maioria do percurso era feita de metro. Ou quantas vezes ia para a escola, na zona do Bessa e subia a avenida da Boavista, podendo apanhar 4 autocarros e não passava um único. Ou ainda em maio que quis apanhar um autocarro de Francos para o Palácio de Cristal, tenho 4 ou 5 opções na mesma paragem e não passava nenhum. E eu vivia e vivo no Porto. Imagino a vida de quem vive em Gaia, principalmente fora da sede do concelho. 

  • Like 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 6 minutos:

No fundo, a solução para a VCI é transporte público de qualidade, com capacidade, rapidez e frequência. O que é necessário são mais linhas de comboio, mais linhas de metro, não só no Porto, mas também radiais. A linha Rubi vai ajudar, mas continua a ser curto. É preciso levar o metro à zona ocidental da cidade, ao Campo Alegre, é preciso mais estações de metro na Baixa e na Boavista, é necessário ligações mais rápidas entre os principais polos de atração de pessoas de fora do Porto, Boavista, Baixa, Polo Universitário da Asprela/Hospital São João/IPO e ligações destes a Campanhã.

É isto. O Rui Moreira bem pode enfiar as portagens onde o sol não brilha.

Não faz sentido para fazer 15km ter que andar a fazer vários transbordos de transportes públicos. Aquelas alminhas que estão na Câmara que se sentem e pensem no longo prazo o que podem fazer para melhorar os TPs. A m*rda que é o Metro não dá para melhorar, mas também dá para remediar.

Já agora, o Marco Martins, influencer e presidente da CM de Gondomar, em janeiro vai assumir a liderança da nova empresa Transportes Metropolitanos do Porto

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, Agora:

É isto. O Rui Moreira bem pode enfiar as portagens onde o sol não brilha.

Não faz sentido para fazer 15km ter que andar a fazer vários transbordos de transportes públicos. Aquelas alminhas que estão na Câmara que se sentem e pensem no longo prazo o que podem fazer para melhorar os TPs. A m*rda que é o Metro não dá para melhorar, mas também dá para remediar.

Já agora, o Marco Martins, influencer e presidente da CM de Gondomar, em janeiro vai assumir a liderança da nova empresa Transportes Metropolitanos do Porto

Qualquer coisa, incluindo o Marco Martins é melhor que o Eduardo Vítor Rodrigues.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, Agora:

Qualquer coisa, incluindo o Marco Martins é melhor que o Eduardo Vítor Rodrigues.

Esse gajo não era da Unir? Acho que o Marco Martins vai para algo que vai gerir a STCP. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 2 minutos:

Esse gajo não era da Unir? Acho que o Marco Martins vai para algo que vai gerir a STCP. 

O Eduardo Vítor Rodrigues é o presidente da Área Metropolitana do Porto, que tem sob a sua alçada a UNIR.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 17 minutos:

Eu lamento imenso, mas duvido que por ou tirar portagens vá resolver o que quer que seja na VCI. A VCI, sendo uma tragédia, tem dois pontos ainda mais negros do que o panorama geral, os nós de Francos e da A3. Duas obras mal pensadas. A quantidade de veículos que circulam entre a ponte da Arrábida e o nó de Francos é enorme e, o nó está mal construido. Adicionalmente, ninguém acredita que os pesados que têm como origem ou destino o porto de Leixões passem a fazer dezenas de kms a mais para ir pela A41 quando vão ou vêm do sul. O nó da A3 é outra tragédia. O acesso à VCI para o Freixo foi, claramente feito por um estagiário. Uma pessoa vem na A3, com duas faixas de rodagem em direcção ao Freixo, que se transformam numa e depois há uma via de lançamento em curva, minúscula. Alguém que circule na VCI vindo do Freixo e queira apanhar a A3, tem um acesso complicado, com a VCI a ficar temporariamente apenas com duas faixas (a terceira é dedicada à A3), sendo que esta terceira também é a via de lançamento do nó das Antas, que fica totalmente entupido.

No fundo, a solução para a VCI é transporte público de qualidade, com capacidade, rapidez e frequência. O que é necessário são mais linhas de comboio, mais linhas de metro, não só no Porto, mas também radiais. A linha Rubi vai ajudar, mas continua a ser curto. É preciso levar o metro à zona ocidental da cidade, ao Campo Alegre, é preciso mais estações de metro na Baixa e na Boavista, é necessário ligações mais rápidas entre os principais polos de atração de pessoas de fora do Porto, Boavista, Baixa, Polo Universitário da Asprela/Hospital São João/IPO e ligações destes a Campanhã.

Sem isto, a vida das pessoas continua uma porcaria, mas é preferível ir de carro, sossegado, na nossa vida do que apanhar 2 ou 3 transportes públicos apinhados, lentos, que falham serviços, etc. 

Pá, eu vivia em Aldoar, quando vivia com os meus pais. Quando precisava de ir de transportes para a faculdade (por sorte o meu pai trabalhava naquela zona e dava-me boleia), eu não demorava menos de uma hora para cada lado. E o Porto não é uma cidade assim tão grande, e o problema raramente era o trânsito porque a maioria do percurso era feita de metro. Ou quantas vezes ia para a escola, na zona do Bessa e subia a avenida da Boavista, podendo apanhar 4 autocarros e não passava um único. Ou ainda em maio que quis apanhar um autocarro de Francos para o Palácio de Cristal, tenho 4 ou 5 opções na mesma paragem e não passava nenhum. E eu vivia e vivo no Porto. Imagino a vida de quem vive em Gaia, principalmente fora da sede do concelho. 

Sobre a última frase, eu quando fazia diariamente Santo Tirso - Gaia, após passar aquele nó, o trânsito já fluía normalmente, e quando ia a descer o Dragão super tranquilo, todos os dias sem exceção (tirando as férias escolares vá) eu olhava para a faixa contrária e era sempre um terror, Freixo parado vindo da A20/centro de Gaia.

Não gostava nada de estar a morar em Gaia e ter de me deslocar para o Porto a essas horas da manhã todos os dias.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de tozequio, há 4 minutos:

O Eduardo Vítor Rodrigues é o presidente da Área Metropolitana do Porto, que tem sob a sua alçada a UNIR.

Ahhh então não sei se ele vai substituir esse senhor, se a TMP vai substituir a STCP

Mas se for para fazer algo como a Unir, que estejam quietos. O que aconteceu com a Unir devia dar despedimento por justa causa a toda gente envolvida 

Citação de Hammerfall, há 1 minuto:

Sobre a última frase, eu quando fazia diariamente Santo Tirso - Gaia, após passar aquele nó, o trânsito já fluía normalmente, e quando ia a descer o Dragão super tranquilo, todos os dias sem exceção (tirando as férias escolares vá) eu olhava para a faixa contrária e era sempre um terror, Freixo parado vindo da A20/centro de Gaia.

Não gostava nada de estar a morar em Gaia e ter de me deslocar para o Porto a essas horas da manhã todos os dias.

Quando andei a procurar casa, excluí Gaia e Maia porque os acessos ao Porto são coisa de 3° mundo. Fico com pena daquela gente 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 2 minutos:

Ahhh então não sei se ele vai substituir esse senhor, se a TMP vai substituir a STCP

Mas se for para fazer algo como a Unir, que estejam quietos. O que aconteceu com a Unir devia dar despedimento por justa causa a toda gente envolvida 

Quando andei a procurar casa, excluí Gaia e Maia porque os acessos ao Porto são coisa de 3° mundo. Fico com pena daquela gente 

Não tenhas pena, o Porto é uma cidadezinha de m*rda que tenho a felicidade de raramente ter de pôr lá os pés ☺️

  • Haha 2

Compartilhar este post


Link para o post

Li aquele post do Tio a explicar a VCI, etc e parecia que estava a ouvir a radio na altura em que dizem o trânsito.

VCI, nó de Francos, A3, Arrabida, Freixo, Antas, era o meu bingo quando escutava a radio. So pensava "coitada da malta do norte"

Basicamente conheço estes sitios todos sem nunca la ter ido

  • Like 3
  • Haha 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 17 minutos:

Li aquele post do Tio a explicar a VCI, etc e parecia que estava a ouvir a radio na altura em que dizem o trânsito.

VCI, nó de Francos, A3, Arrabida, Freixo, Antas, era o meu bingo quando escutava a radio. So pensava "coitada da malta do norte"

Basicamente conheço estes sitios todos sem nunca la ter ido

Para nós é a mesma coisa quando ouvimos falar no túnel do Grilo, na segunda circular perto da escola alemã e do viaduto eng. Duarte Pacheco. 🙂

  • Like 6

Compartilhar este post


Link para o post

Hoje só demorei 35 minutos a fazer Valongo - Leça do Balio pela A4. Foram só mais 20 minutos que o normal. 

E não havia acidente, "só" trânsito. 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JP_, há 2 minutos:

Hoje só demorei 35 minutos a fazer Valongo - Leça do Balio pela A4. Foram só mais 20 minutos que o normal. 

E não havia acidente, "só" trânsito. 

Eu levo 30 minutos de Gondomar em dias de escola. Antes de sair de casa, tenho que ver se me meto pela VCI+Via Norte, pela A3 ou Valongo+A4.

E para casa é sempre pior: são 40 minutos num dia normal, mais de 1h se tiver a chover.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 9 minutos:

Para nós é a mesma coisa quando ouvimos falar no túnel do Grilo, na segunda circular perto da escola alemã e do viaduto eng. Duarte Pacheco. 🙂

Não esquecer a CRIL 😂

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hammerfall, Agora:

Não esquecer a CRIL 😂

É a unica que decorei o nome.

Mas em Lisboa eles merecem ter transito enquanto não souberem falar como gente

  • Haha 5
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Pelos vistos já não se fala na ic19 na radio. Ainda assim não vou deixar home office para testar.

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post

Uma das coisas que noto quando estou no Porto é que há trânsito parado ou quase a qualquer hora do dia. Em Lisboa fora das horas de ponta é relativamente tranquilo e mesmo as horas de ponta não são tão duras (com a exceção dos acessos a 25 de Abril)

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...