Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Citação de SAS_Robben, há 2 minutos:

Uma das coisas que noto quando estou no Porto é que há trânsito parado ou quase a qualquer hora do dia. Em Lisboa fora das horas de ponta é relativamente tranquilo e mesmo as horas de ponta não são tão duras (com a exceção dos acessos a 25 de Abril)

Eu por acaso tenho a ideia que a situação do trânsito no Porto se agravou particularmente no pós-pandemia. Então os nós de Francos e da A3 são um pandemónio a qualquer hora entre as 7 da manhã e as 21 ou 22 horas, e acabam por complicar o trânsito para quem vem de Gaia pelas Arrábida ou Freixo. Não era assim até há uns anos atrás.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 6 minutos:

Uma das coisas que noto quando estou no Porto é que há trânsito parado ou quase a qualquer hora do dia. Em Lisboa fora das horas de ponta é relativamente tranquilo e mesmo as horas de ponta não são tão duras (com a exceção dos acessos a 25 de Abril)

Porque ai em baixo é só escritórios a trabalhar das 9h-18h! Aqui o pessoal trabalha em tudo, com vários horários. :77_alien:

Citação de tozequio, há 2 minutos:

Eu por acaso tenho a ideia que a situação do trânsito no Porto se agravou particularmente no pós-pandemia. Então os nós de Francos e da A3 são um pandemónio a qualquer hora entre as 7 da manhã e as 21 ou 22 horas, e acabam por complicar o trânsito para quem vem de Gaia pelas Arrábida ou Freixo. Não era assim até há uns anos atrás.

E tenho outra teoria, o pessoal está a fugir de morar no "grande Porto", mas o trabalho lá se mantem. É impressionante os carros que vêm pela A4 bem atras de Valongo e seguem ou para Matosinhos ou para A3/VCI, este pessoal nunca chega a horas ao trabalho, é impossível. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 17 horas:

Nunca percebi bem a tendência do Porto em ter estruturas de cimento em "bruto", sem "embelezamento", não me consigo explicar melhor que isto. Parece que são obcecados pela cor cinzento, mas preferencialmente sem sequer pintar.

Deve ser das piores arquitecturas que existem, é mesmo feio e morto

Editado por xicantonio
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 2 horas:

É a "escola do Porto". O estilo de arquitectura desenvolvido pelo Siza e Souto Moura que toda a gente que passa pela FBAUP é basicamente forçado a venerar. 

Faltou-te referir o Fernando Távora, que é um bocado o "pai" da Escola do Porto. O Siza até é mais associado a "caixotes brancos" que a betão à vista.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 6 minutos:

Porque ai em baixo é só escritórios a trabalhar das 9h-18h! Aqui o pessoal trabalha em tudo, com vários horários. :77_alien:

E tenho outra teoria, o pessoal está a fugir de morar no "grande Porto", mas o trabalho lá se mantem. É impressionante os carros que vêm pela A4 bem atras de Valongo e seguem ou para Matosinhos ou para A3/VCI, este pessoal nunca chega a horas ao trabalho, é impossível. 

E por estranho que pareça, o tele-trabalho não ajudou. Gente que antes ia todos os dias para o escritório de TP e comprava passe, indo duas ou três vezes por semana se calhar já não compra e vai de carro.

Citação de Ghelthon, há 24 minutos:

Que raio, resolver um problema destes com portagens é de génio, mesmo.

É a solução imediata e fácil de implementar. Quem vier atrás que feche a porta. Típico de Portugal ao nível dos transportes públicos, das políticas de habitação, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 11 minutos:

Pode não ser justificação, porque sou vou a Lisboa como turista.

Mas se eu quiser ir da Luz à Gare do Oriente, sento-me no metro, mudo uma vez de linha e em 30 minutos estou lá. Isto num dia de semana às 10h da manhã.

Se eu quiser ir de Belém ao Oriente, meto-me no Elétrico, até uma estação de metro e em 45 minutos estou lá.

No Porto, se quiser ir de São Cosme para o centro do Porto: apanhar autocarro até Fanzeres. Fazer uns 10 minutos a pé até ao metro. Apanhar o metro. E não fazes isto em menos de 40 minutos, sendo as distancias menores que Lisboa. Se quiseres voltar para trás, boa sorte. Espera pelas 21h quando as estações de metro já estiverem vazias ou vai até à Boavista apanhar o 803 até Rio Tinto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 12 minutos:

Pode não ser justificação, porque sou vou a Lisboa como turista.

Mas se eu quiser ir da Luz à Gare do Oriente, sento-me no metro, mudo uma vez de linha e em 30 minutos estou lá. Isto num dia de semana às 10h da manhã.

Se eu quiser ir de Belém ao Oriente, meto-me no Elétrico, até uma estação de metro e em 45 minutos estou lá.

No Porto, se quiser ir de São Cosme para o centro do Porto: apanhar autocarro até Fanzeres. Fazer uns 10 minutos a pé até ao metro. Apanhar o metro. E não fazes isto em menos de 40 minutos, sendo as distancias menores que Lisboa. Se quiseres voltar para trás, boa sorte. Espera pelas 21h quando as estações de metro já estiverem vazias ou vai até à Boavista apanhar o 803 até Rio Tinto

E queixas-te ? Deverias sentir-te honrado por a tua vida te permitir meter esses pés em sítios como São Cosme e Fânzeres. Já nem vou a Rio Tinto que ficou muito mainstream. 

Saudades 803 ❤️ 

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Para nós é a mesma coisa quando ouvimos falar no túnel do Grilo, na segunda circular perto da escola alemã e do viaduto eng. Duarte Pacheco. 🙂

Reta dos comandos da Amadora ❤️

• Haha 8

Compartilhar este post

Link para o post

Toda a minha vida mudou já depois dos 30 quando descobri que era calçada de Carriche e não calçada da Carris

• Like 2
  • Haha 16

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 21 minutos:

Reta dos comandos da Amadora ❤️

Isso e as pontes do Feijó. Quando era puto o trânsito era sempre engarrafamento até à 2ª ponte do Feijó. Depois comecei a ouvir falar na terceira ponte do Feijó.

Aguardo ansiosamente a inauguração da quarta. Esqueçam o TGV e o novo aeroporto, esta sim é a obra pública que o país precisa!

• Haha 7

Compartilhar este post

Link para o post

Um dos problemas da VCI é o mesmo problema de planeamento que antigamente havia em Lisboa com a ponte 25 de Abril. É insano o grosso do trânsito norte-sul de um país passar essencialmente pelo que é a zona urbana de uma grande cidade. Um camião que faça Aveiro-Braga partilhar a mesma via que um Zé que mora em Campanhã e trabalha em Ramalde é só estúpido. Não vejo grandes soluções milagrosas a menos que façam túneis e dupliquem a via, mas não me parece viável. Podiam era tomar medidas pontuais, tipo deslocalizar o mercado abastecedor para fora da zona urbana, ali para os lados da A41 por exemplo.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 37 minutos:

Toda a minha vida mudou já depois dos 30 quando descobri que era calçada de Carriche e não calçada da Carris

TIL

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 2 horas:

Hoje só demorei 35 minutos a fazer Valongo - Leça do Balio pela A4. Foram só mais 20 minutos que o normal. 

E não havia acidente, "só" trânsito. 

Ninguém vai para Leça do Balio 

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 2 horas:

Estou de férias esta semana, vim almoçar a Santo Tirso.

Passei às 11 e pouco da manhã na A3, a fila só estava a acabar na saída de Ermesinde.

11 e tal da manhã. Fds que cena do mal

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 2 horas:

esses dois trajetos fazem-se de bike até mais rápido, sempre por ciclovia

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

O quê? f*da-se

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim é /era calçada de carnide 😮

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a dar-me uma novidade, sempre pensei que fosse carris também. 😂

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sei o que acontecera quando descobrirem que é feita de alcatrao em vez de pedra da calçada...

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não estava a espera de no dia 25/09/2024 mudar a vida de tantas pessoas.

Que a novidade tenha tanto impacto nas vossas vidas como teve na minha.

Editado por SAS_Robben
  • Haha 6

Compartilhar este post

Link para o post

Se a A32 e a A41 fossem sem custos eu era uma pessoa muito feliz.

Para quem é de São João Bosco não há forma de dar a volta. Nó de Francos faz parte. No tempo dos meus pais não era bem assim. Eles contavam-me que iam do Pinheiro Manso tomar um café ao Foco a pé. Veio uma autoestrada e veio uma confusão. Há uma saída no sentido Freixo- Arrábida para a Av da Boavista que hoje em dia é chata. Há uns anos era acidente dia sim, dia sim.

Sou parte interessada em retirar trânsito do nó. Há muito do trânsito sul do Douro para norte de Matosinhos que passa aqui e há alternativas. Eu agora que estou na zona de OAZ, volto para casa sempre pela A29. São 50 cent de portagem contra o 1,2€ da A1 ou 2,3€ da A32. Isto diariamente dói na carteira. Tal como eu, muitas das pessoas que fazem Feira/ São João do Pau/ Oliveira - Porto têm que diariamente fazer uma opção. A carteira ganha quase sempre.

Dei por mim a trabalhar na logística. Sabem que todos os camiões e mais algum fazem a rota mais económica. Manda de Aveiro um camião para Viana ou mandar de Barcelos para Espinho é sempre sinónimo de VCI. CREP é só em último caso.

Tirar portagens sim, tira trânsito e dá a muitos de nós horas de vida

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ion Timofte, Em 28/09/2024 at 10:18:

Se a A32 e a A41 fossem sem custos eu era uma pessoa muito feliz.

Para quem é de São João Bosco não há forma de dar a volta. Nó de Francos faz parte. No tempo dos meus pais não era bem assim. Eles contavam-me que iam do Pinheiro Manso tomar um café ao Foco a pé. Veio uma autoestrada e veio uma confusão. Há uma saída no sentido Freixo- Arrábida para a Av da Boavista que hoje em dia é chata. Há uns anos era acidente dia sim, dia sim.

Sou parte interessada em retirar trânsito do nó. Há muito do trânsito sul do Douro para norte de Matosinhos que passa aqui e há alternativas. Eu agora que estou na zona de OAZ, volto para casa sempre pela A29. São 50 cent de portagem contra o 1,2€ da A1 ou 2,3€ da A32. Isto diariamente dói na carteira. Tal como eu, muitas das pessoas que fazem Feira/ São João do Pau/ Oliveira - Porto têm que diariamente fazer uma opção. A carteira ganha quase sempre.

Dei por mim a trabalhar na logística. Sabem que todos os camiões e mais algum fazem a rota mais económica. Manda de Aveiro um camião para Viana ou mandar de Barcelos para Espinho é sempre sinónimo de VCI. CREP é só em último caso.

Tirar portagens sim, tira trânsito e dá a muitos de nós horas de vida

Ontem fui a Bragança de manhã e vim embora depois do almoço. Estava a chegar ao Porto e o gps mandou-me pela CREP. Foi um tirinho a chegar a casa. Jogo do Porto, imagino como estaria o Freixo. Agora, à semana? Era um alívio a CREP não ter portagens, iria escoar muito trânsito

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entrava na A4 em Amarante até à Maia só não ia pela CREP quando estava de mota. A diferença de dinheiro e tempo que me causava não compensava o anos de vida e as pessoas que amaldiçoava no transito

Compartilhar este post

Link para o post

A A41 é a solução ideal para retirar todo o tráfego que não tenha como origem ou destino o concelho do Porto ou as zonas sul de Matosinhos e da Maia e estou convencido que este grupo deve representar metade do trânsito da VCI.

Andamos há anos a discutir se é uma solução ou não e não se avança porque "a doutrina divide-se". É assim tão ridículo fazer esse teste durante um ano?

Compartilhar este post

Link para o post

Este fds fiz Múrcia - Porto e é incrível a quantidade de autoestrada que fiz em Espanha sem pagar portagens.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...