Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Petar Musa

ETA anuncia “fim definitivo da luta armada”

Publicações recomendadas

:lol:

sabes :heart:

Depois seguia a Catalunha que era anexada pela França, mais Aragão e Navarra. :mrgreen:

E Granada para a Argélia :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tb gostava de ver a Galiza independente. Depois era só anexar e estava perfeito 8)

Eu bem que queria que as diferentes regiões conseguissem a independência. Divertia-me imenso ver aquele pais ir por água abaixo :lol:

Mas há galegos que se sentem mais portugueses que espanhois

Compartilhar este post

Link para o post

Mas há galegos que se sentem mais portugueses que espanhois

Nunca conheci nenhum.

Já Galegos que se sentem mais Galegos que Espanhois há muitos.

Compartilhar este post

Link para o post

não acredito que qualquer dessas comunidades vá obter a independência nos tempos futuros. Dantes acreditava que estaria próximo o momento da libertação, mas agora não estou tão optimista. Porque, creio, essa independência só poderia advir de um referendo ou algo do género e não acredito que em lado algum o referendo fosse bem sucedido.

Várias razões me levam a pensar assim:

1-A crise:com a crise que corre, os cidadãos pensam duas vezes antes de dar um passo tão decisivo e tão incerto como a secessão;

2-O grande número de não-bascos e não-catalães que vivem nessas regiões praticamente inviabiliza um sim à independência, pois são muitos (40% no P. Basco) e menos dados a causas independentistas;

3-Os próprios líderes políticos nos últimos dois anos (com a crise...) têm suavizado o discurso independentista. Lembro que a Catalunha e o P. Basco estiveram com referendo agendado para, no máximo 2012 e a Escócia teve referendo marcado para novembro de 2010. A crise refreou os ânimos dos lídres independentistas e estes referendos que eram certezas à meia dúzia de anos, nunco surgiram;

4-A história diz-nos que referendos independentistas em páises ocidentais, são acolhidos com menos entusiasmo pela população do que no chamado Terceiro Mundo. O Quebeque já efectuou dois e os dois foram chumbados, no Montenegro passou, mas por pouco. Ao passo que, por exemplo no Sudão do Sul o sim obteve 98% e na Eritreia chegou-se aos 99%. Parece que no ocidente, como as pessoas já têm alguma coisa (material) preferem não arriscar, enquanto que no resto do mundo, como ninguém tem grande coisa, funciona a máxima do "pior do que está, não pode ficar", portano tudo vota sim.

Editado por ilidiomanager

Compartilhar este post

Link para o post

eu ja conheci prai uns 5 (ou melhor, umas 5 ahah)

quase metade da população portanto :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...