Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
nathanwilliams

Estudantes e idosos perdem desconto de 50% nos passes sociais

Publicações recomendadas

É a única maneira de tapar o buraco. Acho que não fazia muito sentido nós também estudantes termos todos desconto só porque temos que ir para a escola, porque os trabalhadores têm que ir para o trabalho e também pagam. Agora, acho é que deveriam ligar isto com a bolsa da faculdade/escola e quem tivesse escalão/subsídeo ter o desconto à mesma.

Pessoalmente sou dos menos atingidos, dado que só compro para Carris + Metro.

Porque secalhar muita gente tem filhos a estudar, que vão de transportes públicos, e já pagam um balúrdio em livros e material escolar, que constantemente aumentam, mais os transportes que aumentam, e era uma maneira de aliviar a carga que tinham com os gastos no filhos.

Não é difícil perceber isso. E quem não está no escalão e nem bolsa têm? As bolsas ainda nem foram atribuídas e as propinas vêm aí e muita gente que tem rendimentos baixo nem tem ajuda para estudar. Uma coisa é que não te faça diferença, a mim também pouco me faz, mas não deixa de ser uma m*rda duma medida que vai prejudicar (ainda mais) milhões de pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

É a única maneira de tapar o buraco. Acho que não fazia muito sentido nós também estudantes termos todos desconto só porque temos que ir para a escola, porque os trabalhadores têm que ir para o trabalho e também pagam. Agora, acho é que deveriam ligar isto com a bolsa da faculdade/escola e quem tivesse escalão/subsídeo ter o desconto à mesma.

Pessoalmente sou dos menos atingidos, dado que só compro para Carris + Metro.

Eu como estudante não trabalho ainda para poder sustentar a compra de um passe mensal de 30€ (agora 60).

Mas espero que para ti faça sentido as muitas famílias que vão passar fome para poderem pagar os passes, ou os alunos que simplesmente vão deixar de ter dinheiro para ir para a escola (não só ao nível universitário como aos restantes)

Já estamos no ridículo de se ter que pagar uma consulta a partir dos 16 anos (quando ainda não temos idade legal para trabalhar), e agora ainda isto.. Percorremos um caminho perigoso que vai tornar a educação num bem de luxo (Medieval times style)

Enfim cá em casa vai ser um rombo autêntico, dois passes para pagar por inteiro... toca a esticar!

Compartilhar este post

Link para o post

Não me afecta directamente, mas é absolutamente ridículo.

Compartilhar este post

Link para o post

Entre pagar 35€ pelo passe dos autocarros de coimbra (que para mim têm um serviço péssimo) e meter 10€ de gasolina por semana para ir para a fac escolho sem dúvida a segunda opção.

Editado por Floquinho

Compartilhar este post

Link para o post

Porque secalhar muita gente tem filhos a estudar, que vão de transportes públicos, e já pagam um balúrdio em livros e material escolar, que constantemente aumentam, mais os transportes que aumentam, e era uma maneira de aliviar a carga que tinham com os gastos no filhos.

Não é difícil perceber isso. E quem não está no escalão e nem bolsa têm? As bolsas ainda nem foram atribuídas e as propinas vêm aí e muita gente que tem rendimentos baixo nem tem ajuda para estudar. Uma coisa é que não te faça diferença, a mim também pouco me faz, mas não deixa de ser uma m*rda duma medida que vai prejudicar (ainda mais) milhões de pessoas.

Eu como estudante não trabalho ainda para poder sustentar a compra de um passe mensal de 30€ (agora 60).

Mas espero que para ti faça sentido as muitas famílias que vão passar fome para poderem pagar os passes, ou os alunos que simplesmente vão deixar de ter dinheiro para ir para a escola (não só ao nível universitário como aos restantes)

Já estamos no ridículo de se ter que pagar uma consulta a partir dos 16 anos (quando ainda não temos idade legal para trabalhar), e agora ainda isto.. Percorremos um caminho perigoso que vai tornar a educação num bem de luxo (Medieval times style)

Enfim cá em casa vai ser um rombo autêntico, dois passes para pagar por inteiro... toca a esticar!

Atenção que eu apenas defendo que quem tem posses (neste caso os pais) para pagar e rendimentos para tal e não beneficia de qualquer bolsa escolar por exemplo, não sei porque não há-de pagar como os trabalhadores. Se um estudante tiver os pais a ganhar 5 000€ p/mês no agregado, qual é a lógica de andar a ter descontos de 50% nesta m*rda? É para ter mais dinheiro para comprar em luxos?

Obviamente que em casos de famílias que ganham abaixo dos 1000€, isto é um corte bastante significativo e que me parece desapropriado ser logo nesta altura e andarem a anunciar tudo de uma vez..

Editado por Hot Fuss

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção que eu apenas defendo que quem tem posses (neste caso os pais) para pagar e rendimentos para tal e não beneficia de qualquer bolsa escolar por exemplo, não sei porque não há-de pagar como os trabalhadores. Se um estudante tiver os pais a ganhar 5 000€ p/mês no agregado, qual é a lógica de andar a ter descontos de 50% nesta m*rda? É para ter mais dinheiro para comprar em luxos?

Obviamente que em casos de famílias que ganham abaixo dos 1000€, isto é um corte bastante significativo e que me parece desapropriado ser logo nesta altura e andarem a anunciar tudo de uma vez..

Mas tu achas que toda a gente tem apoios? Achas que um agregado que ganhe 1500€ mês e tem um filho a estudar numa fac pública não vai fazer mossa?

Abaixo de 1000€? Deves tar com uma sorte :lol:

E também os idosos, que era um apoio que tinham para sair um pouco da sua zona e ir arejar para outros lados...

Um país desenvolvido deve ter uma rede ac€ssív€l de transportes e que apoie todos os indivíduos. Eles já funcionam mal, qual é o sentido de pagar, muitos estudante , o mesmo valor anual em propinas e nos transportes?

Editado por Koper

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que não vou criticar muito esta medida, por muito que afecte muita gente, até saber como são as tabelas de relação rendimentos\desconto. Pelo que eu percebi, este corte não vai ser para todos, pelo menos na totalidade. Quem tem rendimentos mais elevados sofre uma diminuição no desconto maior, enquanto que o oposto também é verdade. Imaginemos, alguém\família com um rendimento de 2000€ sofre um corte maior no desconto (ou até total) ao contrário de uma família que, digamos, tem um rendimento de 1000€ ou menos. Pelo menos faz sentido, aqueles com mais posses deixam de ter tantos privilégios como os que menos tem. Agora, falta saber se na realidade esta medida vai ser bem implementada e não afectar em demasia os mais pobres.

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal que estuda em privadas ou que os pais têm altos rendimentos ainda compreendo, agora no resto? Não queriam dar 50%, davam 20%, pelo menos, agora tirar tudo? p*ta que os pariu.

São menos que os outros? Por andarem em privadas não quer dizer que sejam ricos ou que tenham mais facilidades

Compartilhar este post

Link para o post

São menos que os outros? Por andarem em privadas não quer dizer que sejam ricos ou que tenham mais facilidades

Exacto. Lá vem as diferenciações absurdas.

Compartilhar este post

Link para o post

Abaixo de 1000€? :lol:

Um agregado familiar com um filho na univ em que apenas entrassem 1000€, tendo algum empréstimo/renda para pagar, bem que passava a pão e água o mês inteiro (qualquer dia nem isso, o preço do pão está cada vez maior).

Ah, e quanto a isso das privadas: não é preciso uma família ser rica para meter o filho numa privada, mas pessoalmente considero isso um luxo, não acho bem pessoal que ande em universidades privadas tenha direito a apoios. Se lá andam ou é porque há possibilidades financeiras para isso, ou porque não têm outras opções (e isso está geralmente associado a "más" notas, penso eu).

Editado por bdani

Compartilhar este post

Link para o post

E já agora, 'O gabinete de Sérgio Monteiro disse, numa nota enviada ao PÚBLICO por e-mail, que será aplicado um novo princípio, sendo o desconto feito em função do rendimento e não da idade, usando também as regras do Passe Social +. Este modelo, que começou a ser aplicado a 1 de Setembro permite descontos para os utentes cujo rendimento per capita do agregado seja inferior a 545 euros (que corresponde a 1,3 vezes o Indexante de Apoio Social).

Ou seja, como o IAS está hoje em 419,22 euros, as famílias com rendimentos brutos médios mensais até 545 euros por contribuinte têm direito a esta bonificação.

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Abaixo de 1000€? :lol:

Um agregado familiar com um filho na univ em que apenas entrassem 1000€, tendo algum empréstimo/renda para pagar, bem que passava a pão e água o mês inteiro (qualquer dia nem isso, o preço do pão está cada vez maior).

Not true

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tu achas que toda a gente tem apoios? Achas que um agregado que ganhe 1500€ mês e tem um filho a estudar numa fac pública não vai fazer mossa?

Abaixo de 1000€? Deves tar com uma sorte :lol:

E também os idosos, que era um apoio que tinham para sair um pouco da sua zona e ir arejar para outros lados...

Um país desenvolvido deve ter uma rede ac€ssív€l de transportes e que apoie todos os indivíduos. Eles já funcionam mal, qual é o sentido de pagar, muitos estudante , o mesmo valor anual em propinas e nos transportes?

Claro que faz mossa. Mossa faz em todos praticamente. Eu pessoalmente prefiro pagar mais 16 euros e tal por mês do que ter o metro fechado às 23 horas por exemplo. A questão aqui é que qualquer coisa tinha que ser feita para tapar o buraco do Metro. Não sei é até que ponto não poderia ser vantajoso privatizar a empresa, para acabarem com as p*tas das greves e melhorar a qualidade de serviço.

Editado por Hot Fuss

Compartilhar este post

Link para o post

Not true

Esqueci-me de especificar uma coisa, que é (no meu caso) não viver numa grande cidade e por isso ter de pagar alojamento para estar na universidade, daí associar os tais valores.

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto. Lá vem as diferenciações absurdas.

é as diferenciações absurdas e o defender o que é complicado de defender, nao é preciso andar numa para saber que, quem possa dispensar 300 ou 400euros mensais só para uma Universidade nao se inclui na totalidade na categoria de "carenciados", nao precisam de ser todos filhos do Champallimaud, mas é uma valor puxadote que só paga quem pode.

O mesmo se aplica a colégios e escolas privadas...

EM TEORIA, a diferenciaçao por valores é o mais correcto, na pratica, os valores que normalmente entram como base para se usufruir do desconto maximo, sao baixinhos, no limiar da pobreza, portanto o que na teoria funcionaria bem, na realidade vai engatar multimilionários daqueles que ganham 600 ou 700euros/ mes , e , para os padroes recentes do nosso pais, sao demasiado ricos para ser pobres e demasiado pobres para serem remediados...

Editado por P_KOR

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci-me de especificar uma coisa, que é (no meu caso) não viver numa grande cidade e por isso ter de pagar alojamento para estar na universidade, daí associar os tais valores.

Não tens residências na tua universidade?

Em minha casa geralmente entram 1200 euros mensais e sobrevivemos bem até agora, comigo na Universidade e a minha irmã no 1º ano de escola

Compartilhar este post

Link para o post

Diferenciação absurda? Pagam mais porque querem... Estudassem para entrar numa pública.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens residências na tua universidade?

Em minha casa geralmente entram 1200 euros mensais e sobrevivemos bem até agora, comigo na Universidade e a minha irmã no 1º ano de escola

Epá, props aos teus pais, isso deve exigir uma matemática e uma ginástica brutal...

Compartilhar este post

Link para o post

é as diferenciações absurdas e o defender o que é complicado de defender, nao é preciso andar numa para saber que, quem possa dispensar 300 ou 400euros mensais só para uma Universidade nao se inclui na totalidade na categoria de "carenciados", nao precisam de ser todos filhos do Champallimaud, mas é uma valor puxadote que só paga quem pode.

O mesmo se aplica a colégios e escolas privadas...

O que as pessoas não tem capacidade para compreender são as cedências feitas ao longo duma vida para poder proporcionar um ensino de melhor qualidade aos filhos. Falando no colégio, fac é outra questão. Os meus pais arrotam uma quantia dentro desses valores que estipulaste mas raramente passamos férias fora (e quando o fazemos não há grandes extravagâncias e os destinos não são "nada de especial"), andam todos os dias de transporte público, etc etc. Generalizar é uma coisa muito perigosa. É um facto que só o faz porque pode mas à custa de sacrifícios.

Compartilhar este post

Link para o post

Diferenciação absurda? Pagam mais porque querem... Estudassem para entrar numa pública.

Nem mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens a noção que isso é ridiculo?

Por estarem em privadas não quer dizer que não estudaram, sabes que as universidades publicas têm um numero de vagas?

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, props aos teus pais, isso deve exigir uma matemática e uma ginástica brutal...

Sim, um bocado. O facto de ainda não ter pago a residência nem as propinas ajuda, I would guess -.-

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...