Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

“Eu tive a coragem que outras não tiveram”

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Correio da Manhã" online

150px-Correiomanhalogo.png

Oeiras: Paco Bandeira gozou com a acusação do Ministério Público e desmentiu crimes em tribunal

“Eu tive a coragem que outras não tiveram”
De mãos dadas com a filha Constança, a ex-mulher de Paco Bandeira quebrou o silêncio, ontem, à saída do Tribunal de Oeiras. Visivelmente abatida, lamentou 12 anos de vida com o cantor.

"Nenhuma mulher conseguia suportar aquele inferno", disse ao CM Maria Roseta, 47 anos, pouco depois de o músico terminar o depoimento na primeira sessão de julgamento por violência doméstica e maus tratos. "E vou levar isto até ao fim, porque é tudo verdade", garantiu. Enquanto isto, o cantor gozou com a acusação do Ministério Público.

"Tive a coragem que outras mulheres antes não tiveram", diz Maria Roseta, que partilhou o mesmo tecto com Paco Bandeira entre 1997 e 2009 - há três anos, decidiu abandonar o lar, em Oeiras, e foi viver para Lisboa com a filha menor, deixando para trás os vários momentos de terror.

Humilhada à frente de outras pessoas; ameaçada de morte até com um revólver encostado à cabeça e vigiada dentro da própria casa por um sistema de videovigilância instalado em diversos compartimentos - deixou também de receber a pensão de alimentos da filha. Tem sustentado Constança, agora com 12 anos, com o seu salário de técnica superior dos serviços prisionais.

"Ele [Paco Bandeira] diz que eu quero ganhar dinheiro? Vamos então ver, a partir de agora, qual vai ser o desfecho", disse Maria Roseta, que contou com o apoio da filha, de quem nunca largou a mão, e da irmã, Maria Assunção Ferreira.

O cantor, que não cumprimentou a filha à chegada ao Tribunal de Oeiras, tem outra interpretação dos factos. "Tivemos períodos muito difíceis no tempo em que estivemos juntos, mas isto tudo de que sou acusado é uma grande mentira. Ela [Maria Roseta] quer é ganhar dinheiro".

Paco Bandeira aceitou falar ao colectivo de juízes e desmentiu os crimes de que está acusado - violência doméstica, maus tratos sobre a filha, devassa da vida privada e posse de arma proibida. "É impossível que a Constança tenha visto um revólver dentro do carro. Ela [a arma] estava lá, mas muito bem escondida. Eu levava--a muito para o monte no Alentejo, mas era para defesa pessoal, quando ia sozinho", acrescentou ao colectivo de juízes. Na próxima sessão, a 31 de Janeiro, vão depor Maria Roseta e a filha Constança.

ADVOGADOS DIZEM QUE VÃO REUNIR PROVAS

Os advogados de Paco Bandeira e Maria Roseta, Fernando Martins e Pedro Sobral, respectivamente, acreditam que até ao final do julgamento vão reunir provas, em ambos os lados.

"Para já, é muito precoce falar", disse Fernando Martins. Maria Roseta, recorde-se, está a pedir uma indemnização de oito mil euros pelo sofrimento durante 12 anos e que passou a envolver a filha pouco depois do seu nascimento.

PRIMEIRO POSA PARA A IMPRENSA E DEPOIS INSULTA

Dezenas de jornalistas acompanharam o início do julgamento do caso de violência doméstica em que está envolvido Paco Bandeira. Se no início tudo correu bem, com direito a fotos mesmo dentro da sala de audiências, tudo mudou quando o cantor viu que Maria Roseta estava a prestar declarações à Comunicação Social. "Vocês deviam ter vergonha do trabalho que andam a fazer", disse aos jornalistas, os mesmos a quem tinha sorrido.

"NUNCA LHE BATI, NEM SEQUER UM EMPURRÃOZINHO"

Paco Bandeira manteve-se sempre muito bem-disposto desde que entrou no Tribunal de Oeiras. Posou para os fotógrafos, deu grandes gargalhadas com as duas filhas do primeiro casamento. Contou ainda com o apoio da actual namorada, Marisa Almeida, 28 anos mais nova, e, já na sala de audiências, respondeu a todas as perguntas do colectivo de juízes, constituído por três mulheres.

Repetiu três vezes a palavra "mentira". "Esta [acusação] é a mais gravosa de todas as mentiras. É um ataque pessoal", disse, à medida que eram ouvidos os factos da acusação. Contudo, no que diz respeito ao sofrimento da filha menor, admitiu que a menina vivia assustada com os desentendimentos. "É verdade que a menina chorava com as discussões, mas eu nunca bati na mãe. Nem sequer lhe dei um empurrãozinho", acrescentou.

"Tenho a melhor das relações com a minha filha. É uma excelente aluna e ela adora as irmãs mais velhas", disse. "E se eu não estava presente nas festas de aniversário é porque tinha concertos ou estava no estrangeiro", defendeu-se. Na acusação do Ministério Público, é referido que muitas vezes o choro da criança evitou que a mãe sofresse agressões graves na cabeça com objectos, como candeeiros e cadeiras.

Alguém viu na TV o espectaculo deplorável deste senhor a pousar para as fotos no Tribunal?[ Editado por Peplin
Colocação do post de acordo com o template

Compartilhar este post

Link para o post

Este senhor deve pensar que é o rei, então quando começou a pousar para lhe tirarem as fotografias :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente é fácil falar de fora, mas 12 anos a levar no focinho e só agora é que se queixou? Haja paciência.

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, quando li o título pela primeira vez, li "outros", então pensei que o gajo tivesse dito que teve a coragem de arrear na mulher. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Nesses que batem em mulheres, era uma carga de lenha no lombo.

Filhos da p*ta, cobardolas!

Compartilhar este post

Link para o post

Meteu mesmo nojo ele a fazer posse para as camaras dentro da sala de audiências

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente é fácil falar de fora, mas 12 anos a levar no focinho e só agora é que se queixou? Haja paciência.

Sim, é fácil falar de fora. Eu nem tive por dentro de nenhum caso, mas como te referes a isso é muito linear.

Compartilhar este post

Link para o post

Meteu mesmo nojo ele a fazer posse para as camaras dentro da sala de audiências

É de uma pessoa completamente demente, aliás, nunca tinha visto algo assim.

Compartilhar este post

Link para o post

É de uma pessoa completamente demente, aliás, nunca tinha visto algo assim.

ja nao é a primeira em que ele se envolve numa cena destas, alias dizem que a 1ª mulher dele que morreu não foi propriamente suicidio...

Editado por ZeeSpecialThree

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é fácil falar de fora. Eu nem tive por dentro de nenhum caso, mas como te referes a isso é muito linear.

Pá, a mim não me entra na cabeça que alguém viva com uma pessoa que a agride, mas tudo bem.

De certeza que a mulher não estava sozinha no mundo, devia ter família ou amigos. Pegava na filha e saía.

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, a mim não me entra na cabeça que alguém viva com uma pessoa que a agride, mas tudo bem.

De certeza que a mulher não estava sozinha no mundo, devia ter família ou amigos. Pegava na filha e saía.

E ameaças que pode sofrer? Epá, isso assim é fácil falar. Uma pessoa pode ser facilmente subjugada por outra e viver nesse terror durante muito tempo. Também existem tantos casos que se escondem por alguma razão, não é porque as mulheres sejam masoquistas.

Compartilhar este post

Link para o post

Deves viver numa realidade completamente oposta da nossa. O que tu relatas é o que acontece em 90% dos casos.

Compartilhar este post

Link para o post

Nojento, esse Paco Bandeira. Aquele atitude só dá vontade de :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Deves viver numa realidade completamente oposta da nossa. O que tu relatas é o que acontece em 90% dos casos.

Não é não, se fosse não continuavam a morrer dezenas de mulheres todos os anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Também há casos de homens oprimidos que se recusam a dar a cara, quanto mais não seja pela "percepção de vergonha" que pensam que irão sentir, se relatarem a situação. Aliás, a violência de mulheres sobre homens tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Mas acreditas realmente que se as coisas fossem assim tão simples havia tanta gente a sofrer desta forma? Achas mesmo que se ia chegar ao ponto de haver gente a morrer? Caramba, por todos os motivos e mais alguns é extremamente complicado dar a volta à situação, não é preciso pensar muito.

Compartilhar este post

Link para o post

O que mais me espantou nas imagens que vi , foi o facto dele , apesar da acusação grave que tem , brincar com isto tudo e mandar piadas do tipo : " esta hoje também já levou"(falando da actual namorada (?) )...

Que figurinha...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas acreditas realmente que se as coisas fossem assim tão simples havia tanta gente a sofrer desta forma? Achas mesmo que se ia chegar ao ponto de haver gente a morrer? Caramba, por todos os motivos e mais alguns é extremamente complicado dar a volta à situação, não é preciso pensar muito.

Estás a falar para mim, Rita?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...