Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

Sporting - Presidência, SAD e Análises Financeiras

Publicações recomendadas

De forma um pouco simplista estamos a fazer face às perdas operacionais "recorrentes" e ao estrago do covid da forma mais comum: fomos buscar dinheiro aos clientes e aos fornecedores. Cobra-se mais cedo e paga-se mais tarde.

Na redução de custos com pessoal tinha sido bom saber o contributo do lay off, para saber o que resulta de bom trabalho e o que é da conjuntura e que vai desaparecer em 2021. Mas se há habito que infelizmente se mantém das direcções anteriores é uma falta de detalhe (propositado) que impede análises como devem de ser.

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post

Algo triste que isso aconteça, preferia não contratar um gajo qualquer que só vem cá passear e continuar a pagar a essa gente, mas eles lá saberão.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode até ser uma reestruturação dos quadros. Há n empresas que tem pessoas a mais para determinados serviços.

Embora os jogadores ganhem substancialmente mais não sei o que é que uma coisa tem a ver com outra, mesmo pertencendo ambos à SAD.

Edit: até porque tem existido um esforço no sentido de reduzir a despesa e gastos com pessoal do âmbito desportivo, vulgo atletas.

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post

A notícia está cheia de nada e termina com aquela frase sobre despedimento colectivo. É esperar para ver se é verdade e em que moldes ocorre, de resto é só lenha para a fogueira.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 9 horas:

A notícia está cheia de nada e termina com aquela frase sobre despedimento colectivo. É esperar para ver se é verdade e em que moldes ocorre, de resto é só lenha para a fogueira.

Sporting iniciou um processo de despedimento de funcionários - O Jogo

A BOLA - Sporting avança para processo de despedimento de funcionários (Sporting)

Sporting avança com despedimentos: funcionários já estão a ser notificados - Sporting - Jornal Record

Compartilhar este post

Link para o post

O salário dos cepos que temos encostados davam para pagar muitos anos de salário a esses 20 funcionários...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 19 horas:

Pode até ser uma reestruturação dos quadros. Há n empresas que tem pessoas a mais para determinados serviços.

Embora os jogadores ganhem substancialmente mais não sei o que é que uma coisa tem a ver com outra, mesmo pertencendo ambos à SAD.

Edit: até porque tem existido um esforço no sentido de reduzir a despesa e gastos com pessoal do âmbito desportivo, vulgo atletas.

Isto. Ninguém sabe de nada mas como o Varandas é o pior presidente da história do clube - as vezes que li isto ontem deixaram me deprimido - não interessa.

É por isto que não ter adeptos no estádio é benéfico. Alguém duvida que se houvesse adeptos o próximo jogo com o Rio Ave ia ser 90 minutos de assobios à direção? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 6 horas:

Despedir 20 pessoas para poupar 1M€/época.

A média disso dá quase 3000€ de salário bruto a cada um... eu sei que é uma média, mas ainda assim...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cabeça de giz, há 10 minutos:

A média disso dá quase 3000€ de salário bruto a cada um... eu sei que é uma média, mas ainda assim...

Sim, dá exactamente 50k anuais. Mesmo sendo bruto, é bastante.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 26 minutos:

Sim, dá exactamente 50k anuais. Mesmo sendo bruto, é bastante.

50k de custo para o clube. O bruto dá uns 40k. Se nos 20 estiverem alguns funcionários a ganhar 800 ou 1000, significa que no outro extremo do grupo está gente que ganhar uns milhares largos por mês. Só me saltou à vista o valor porque conheço uma empresa que fez um despedimento colectivo de 50 pessoas há uns meses e não poupou isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Citação

Não vou falar sobre o inegável sucesso desportivo em que se está a transformar a presente época, muito menos sobre a valorização absurda feita ao jogador Paulinho, em mais de 20M por 70% do passe, que o levam para o patamar de maior negócio alguma vez feito entre clubes portugueses e um dos maiores negócios a nível internacional no último mercado. 

Tendo este assunto já sido bem escalpelizado, proponho agora uma abordagem diferente, para que e com a simplicidade possível, muitos percebam e fiquem conscientes da real situação financeira do clube, onde estamos e para onde caminhamos.

Assim, e utilizando a informação disponibilizada pelo clube no último Relatório e Contas (ReC) com dados de Junho a Setembro de 2020, sabíamos que existia  em caixa um valor de 4.732M: 

Picture2.png?resize=430%2C129&ssl=1

Também ficámos a saber que as dívidas de clientes, cuja expectativa de recebimento é de um ano, rezando para que os clientes não adotem a estratégia  da Sporting SAD em esticar prazos acordados, eram de 11.959M: 

Picture3.png?resize=469%2C376&ssl=1

Pela narrativa do CD e do citado ReC, fomos informados que não eram expectáveis receitas de bilheteiras e gamebox, muito menos das competições europeias, das quais já estávamos eliminados, e que não existia a intenção de adiantar mais dinheiro do contrato com a NOS – o qual já se encontra adiantado e gasto em 62.020M: 

Picture4.png?resize=430%2C210&ssl=1

Mediante esta informação, facilmente se deduz que as únicas receitas até ao final da época serão as obtidas com a venda de jogadores, e desde o fecho das contas em  2020/09/30 até hoje, 2021/02/07, sabemos que apenas foi realizada a venda de Wendel por 20.3M e Vietto por 7M (para o Sporting apenas 3.5M): 

Picture5.png?resize=602%2C73&ssl=1
Picture6.png?resize=588%2C111&ssl=1

Admitindo que se consegue arrecadar e disponibilizar de imediato todas estas verbas, (4.7M em Caixa, 11.9M dos clientes e 23.8M nas vendas), concluímos que para enfrentar 9 meses de gastos (Outubro de 20 a Junho 21) teríamos uma disponibilidade teórica de 40.4M.

Entremos agora nos gastos que enfrentamos nesses 9 meses a contar do último ReC, centrando a atenção apenas nos Salários e Serviços Externos, pois existem mais gastos. Sabemos que em 3 meses pagámos 14.937M em salários, pelo que será equilibrado admitir que nos próximos 9 meses (3×3) o gastos serão de 14.937M x 3 = 44.811M: 

Picture7.png?resize=410%2C176&ssl=1

Com o mesmo raciocínio para os Serviços, em 3 meses os gastos foram de 4.985M, pelo que nos 9 meses seguintes deverão ser 4.985M x 3 = 14.955M: 

Picture8.png?resize=467%2C201&ssl=1

Podemos então concluir que em Salários e Serviços será necessário pagar um total de 59.355M, para os quais como foi explicado apenas temos num cenário idílico e puramente teórico um total de 40.4M em receitas. Ou seja, tudo somado e subtraído, para que não haja corte de água e luz e para manter os salários em dia, será necessário encontrar no mínimo um financiamento adicional de 20 milhões de euros. Alerto que o valor é muito mais alto, mas como disse logo de início, resolvi simplificar o cálculo para que percebam o quão simples é detectar este grande problema.

A comunicação social desportiva, a comunicação social especializada e até a então eurodeputada Ana Gomes, em 2015, foram lestos a questionar e a insinuar a origem suja do financiamento para contratação de Jorge Jesus, mas permanecem todos em silêncio perante os negócios e o investimento feito por uma SAD descapitalizada, bem evidente nas contas que comunica à CMVM:

Picture9.png?resize=662%2C281&ssl=1

Não, não vou insinuar uma origem suja do capital, vou apenas lançar para discussão as possibilidades que permitem ou vão permitir conduzir a SAD até ao próximo mercado e à necessidade de realizar receitas que minimizem o decit do atual exercício:

• Os bancos voltarão abrir a torneira (cenário pouco provável);
  • Tal como em 2013, já estão vendidos jogadores (também pouco provável, nestas situações é difícil de evitar leaks);
  • Houve novo e significativo adiantamento do contrato da NOS (também pouco provável pois além de contrariar o prometido seria difícil manter a operação de financiamento em segredo).

Resta o cenário mais provável de todos: o Varandas arranjou um novo amigo secreto que está a ajudar a pagar as contas e que custará um preço que os Sportinguistas não sabem e não querem saber qual será.

Não ficaria de consciência tranquila se terminasse este artigo sem fazer uma referência à estranha (ou talvez não) letargia da imprensa, mas sobretudo dos Sportinguistas que têm uma obrigação moral, para com um Conselho Directivo que reviu e melhorou as suas remunerações mas, e após as vendas do patrimônio que herdaram e que renderam mais de 250 Milhões, apenas conseguiram “poupar” 623 mil euros tendo em vista a aquisição das VMOCS e a libertação do clube do jugo dos bancos. Nada melhor do que ler o que escreveram sobre o assunto, 2026 é já ali ao virar da esquina: 

Picture10-1.png?resize=602%2C152&ssl=1

Nota: Nesta avaliação/cenário apenas estou a considerar o pagamento da despesa corrente, admitindo que os clientes, ao contrário do Sporting, paguem de imediato tudo o que devem e que o Wendel tenha sido vendido a pronto pagamento. Se partisse para a necessidade de pagar aos fornecedores dos investimentos realizados nestas e em épocas anteriores, dos financiamentos vencidos e dos juros correntes, a necessidade de financiamento atingiria valores que nem é bom pensar neles porque seria olhar para um buraco negro. E dizem que toda a gente anda feliz e contente sem saber disso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AriGold76, há 16 horas:

por acaso o artigo nem está tão bom, porque em termos de contabilidade ele está a misturar alhos com bugalhos (faz contas só com algumas receitas, assume que o descoberto está usado a 100%, mistura valores de caixa com receitas, entre outras). não sou formado em gestão ou economia mas pelo menos estas calinadas saltam-me à vista.

depois nas conclusões assume uma novidade tremenda: um clube de futebol com défice operacional em 2021, se não me contassem nem imaginaria.

Se tiveres interesse, e fizeres uma análise tua às contas, eu perco umas horas no fim de semana para fazer o mesmo e trocamos umas ideias.

Ou então percebi mal, o artigo é só para dizer que fizeram muita publicidade com a entrada de dinheiro (potencialmente) sujo no clube agora estão calado porque não falam que isso pode ser um cenário futuro. E daí a tua partilha.

Queres esclarecer melhor a tua opinião? (honest question)

Compartilhar este post

Link para o post

Um artigo cheio de disparates porque acaba a misturar alhos com bugalhos. Nós temos défice operacional mas sempre o tivemos, não é uma novidade. O artigo é uma valente bosta porque não tem interesse imparcial nenhum, o objectivo do artigo é simplesmente deixar no ar de que o Varandas possui um investidor obscuro no Sporting ou que o clube está entregue a terroristas.
Não me surpreende muito, tendo em conta que está difícil pegar nos resultados desportivos, convém começar a montar a próxima teoria para começar a validar a ideia de que o Sporting continua a ser roubado por quem lá está. Teria piada se não fosse triste.
Aliás, não é preciso ir muito longe e basta ler outros artigos do blog dos mais variados autores para perceber a premissa com que se parte. O do Anti-Brunismo ao Rubro é um exemplo da narrativa que monta.
Imputando inclusive a divisão entre sócios ao actual presidente usando isso como facto irrefutável que é o pior Presidente da história do clube.

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás, o blog em si é um sitio repleto de crónicas disparatadas, ridículas e cheias de teorias da conspiração desde o Varandas ser o culpado de Alcochete, ao Bruno ser o responsável do sucesso de hoje em dia. É um bom sitio para as pessoas se reunirem e continuarem a alimentar uma ideia parva de que têm razão enquanto não têm coragem nem inteligência para perceber que foram usados e manietados pelo ex-Presidente do clube tornando-os na sua armada de defesa.
Acho que os prints são bem elucidativos da qualidade daquilo que se escreve naquele espaço, mas por mim tranquilo, a expressão de quem se revê naqueles discursos não é significativa. Podem fazer barulho mas continuam a ser pouquinhos.
O próprio autor do artigo não esconde aquilo que acha no Varandas e só isso permite alguém achar que aquela análise ao R&C está sequer minimamente fiável ou um bom artigo. É um artigo de merda com comparações de merda e uma análise do mais merda que existe apenas para justificar a visão que tem ou quer dar do interesse obscuro seja lá de quem for.
Btw, ficam aí os prints de artigos do artista em questão e do blog em si. Um the donald em potência. Aliás, eu sugeria a mudarem o nome do blog para The Bruno, sempre ficava mais enquadrado no conteúdo borrego e merdoso que produzem. Só dou graças a todos os santos por não ter de levar com esta gente novamente tão cedo.
Só posso desejar as melhoras ao pessoal que lá escreve porque não deve ser fácil ser apanhadinho da cabeça e acreditar em tantas teorias da conspiração. Deve ser a falsa sensação de inteligência e sabedoria.

Spoiler

image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png

Spoiler

image.pngimage.png
image.png
image.png

Compartilhar este post

Link para o post

Meus, voces ainda não aderiram ao  #VarandasOut yada yada? Shame on you

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JGabriel, há 2 horas:

#VarandasOut yada yada 

Citação de ComiC, há 2 horas:

Meus, voces ainda não aderiram ao  #VarandasOut yada yada? Shame on you

Não posso. #ModsProblems.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 3 horas:

E vocês ainda se dão ao trabalho.

eu dou. para quem gosta de sociologia / psicologia e gere pessoas, acho o miúdo um case-study interessantíssimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês colocam a página de lado porque não vos agrada mas a verdade é que levanta dúvidas legítimas. Podem questionar a forma mas há questões que podem e devem ser explicadas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AriGold76, há 1 hora:

Vocês colocam a página de lado porque não vos agrada mas a verdade é que levanta dúvidas legítimas. Podem questionar a forma mas há questões que podem e devem ser explicadas.

Certamente que poderão haver dúvidas legítimas. Como com todas as direções que passaram pelo clube.

Existem sempre pontas por onde se pode pegar, porque toda a gente acaba por cometer erros. O que não compreendo é a malta que coloca o Anti-Varandas à frente do Sporting Clube de Portugal.

Basta passar pelo FórumSCP ou por qualquer post de facebook para constatar isso. O Varandas cometeu alguns erros, Keizer, Silas, contratar alguns cepos, vender ao desbarato, etc. No entanto, depois da época extraordinária que estamos a realizar, que pode acabar com um jejum ainda maior que o anterior, há que lhe dar mérito, porque também o tem. Mesmo que seja o Amorim a orientar isto tudo, pelo menos tem o mérito e a coragem de o ter ido buscar.

Editado por bug
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...