Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghitshu

Irão endurece perseguição aos Bahá’í

Publicações recomendadas

Comunidade Bahá’í nasceu no Irão e é a maior minoria religiosa não islâmica no país. Nas últimas semanas têm sentido a pesada mão da perseguição de Teerão.

Dezenas de seguidores da religião Bahá’í foram detidos nas últimas semanas com o aumento das medidas persecutórias contra a comunidade naquele país.

Segundo Marco Oliveira, da comunidade Bahá’í em Portugal, os seus correligionários no iranianos vivem agora um sistema de “apartheid”, e um ambiente cada vez mais sufocante.

“Os bahá’ís além de não terem direitos de cidadania, porque não estão defendidos pela constituição iraniana, neste momento estão impedidos de um conjunto de actividades. Por exemplo os jovens não podem ingressar na universidade, quando ingressam acabam por ser expulsos passados alguns meses. Os bahá’ís não podem ser funcionários públicos, os reformados viram canceladas as suas reformas e foram obrigados a devolver o que já tinham recebido, várias pessoas que têm pequenos negócios de comércio têm visto as suas licenças revogadas, há lares e propriedades destruídas ou incendiadas”, explica Marco Oliveira.

Os piores episódios têm-se registado na cidade de Kerman, onde até parceiros e sócios que têm negócios com os bahá’í mas que não pertencem a essa religião, estão a ser afectados.

A religião Bahá’í nasceu na Pérsia e ainda existem naquele país cerca de 300 mil seguidores, que constituem a maior minoria não islâmica do Irão. O Irão tende a respeitar as comunidades indígenas de outras religiões, como os cristãos e os judeus, concedendo-lhes certos direitos na condição de que não interfiram na vida política. As excepções surgem quando muçulmanos se tentam converter a outras religiões.

Contudo, esse respeito não se estende aos bahá’í, por várias razões, como explica Marco Oliveira: “Para os muçulmanos o Judaísmo e o Cristianismo são religiões do Livro. Os muçulmanos aceitam Moisés e aceitam Jesus como profetas legítimos e divinos, mas segundo o Islão Maomé terá sido o último dos profetas. A Fé Baha’i ensina que há uma sequência contínua de profetas e que o mais recente foi Bahá'u'lláh. Isto contraria aquilo em que os muçulmanos acreditam e é isso que está na base das perseguições.”

Marco Oliveira acredita que há ainda outras razões que enfurecem a hierarquia islâmica do Irão e de outros países muçulmanos: “Os baha’i têm um conjunto de ensinamentos que o clero muçulmano mais tradicional não aceita, como por exemplo a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a necessidade de investigação da verdade e a abolição de todas as formas de preconceito. Portanto há um conjunto de circunstâncias que tornam a Fé Bahaí um alvo preferencial das ditaduras islâmicas”.

Actualmente, segundo dados fornecidos pelos próprios bahá’í, há cerca de uma centena de pessoas da comunidade iraniana encarcerados unicamente pelas suas crenças religiosas, cerca de o dobro do que havia há poucos meses.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=49731

Compartilhar este post

Link para o post

Este tipo de coisas existirá sempre. Existirá sempre discriminação e esse tipo de coisas. É só observarmos os nossos antepassados para descobrir do que somos capazes. Boa sorte para eles

Editado por ...Pacheco...

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante o facto desta notícia ter saído agora.

Marco Oliveira acredita que há ainda outras razões que enfurecem a hierarquia islâmica do Irão e de outros países muçulmanos: “Os baha’i têm um conjunto de ensinamentos que o clero muçulmano mais tradicional não aceita, como por exemplo a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a necessidade de investigação da verdade e a abolição de todas as formas de preconceito. Portanto há um conjunto de circunstâncias que tornam a Fé Bahaí um alvo preferencial das ditaduras islâmicas”.

Essa ideia de que a mulher é um ser inferior no Islão é um belo mito do ocidente... As outras nem percebi.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa ideia de que a mulher é um ser inferior no Islão é um belo mito do ocidente... As outras nem percebi.

Mesmo no Ocidente, segundo a Bíblia, a mulher é um ser inferior ao homem... Deve ser submissa; não lhe é permitido ensinar um homem; foi por ela que o pecado começou quando seduziu Adão e portanto ela é a fonte de todo o pecado, etc.

Se no Corão é assim ou não, desconheço; mas mesmo a própria Bíblia não é muito "simpática" para as mulheres.

Editado por André

Compartilhar este post

Link para o post

nah, a mulher não é um ser inferior no Islão não, é mito :lol:

acho que dá para ver bem como raio tratam as mulheres no Islão. digo eu.

Editado por Feng Wei

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo no Ocidente, segundo a Bíblia, a mulher é um ser inferior ao homem... Deve ser submissa; não lhe é permitido ensinar um homem; foi por ela que o pecado começou quando seduziu Adão e portanto ela é a fonte de todo o pecado, etc.

Se no Corão é assim ou não, desconheço; mas mesmo a própria Bíblia não é muito "simpática" para as mulheres.

"O crente mais integro é aquele que tem melhor carácter e tem melhor moralidade. E o melhor dentre vós é aquele que melhor trata a sua mulher."

"Harmonizai-vos com elas; pois se a menosprezardes, podereis estar depreciando um ser que Deus dotou de muitas virtudes."

"O Paraíso jaz aos Pés das mães."

Algumas frases do Islão.

Compartilhar este post

Link para o post

Sousa... em qual dessas frases é que contrarias o facto de a mulher lá ser considerada um "ser inferior"? Até podem ser apreciadas em certos pontos, mas no global parece-me óbvia que a forma como são tratadas por lá diz tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

E achas que o "tratar" deles é igual ao nosso? Ou melhor, um "tratar" ao nível dos homens?

Editado por Don Andres

Compartilhar este post

Link para o post

E achas que o "tratar" deles é igual ao nosso? Ou melhor, um "tratar" ao nível dos homens?

Um tratar ao nível dos homens não existe nem aqui em Portugal. Nem de perto.

Editado por GSousa

Compartilhar este post

Link para o post

Um tratar ao nível dos homens não existe nem aqui em Portugal. Nem de perto.

Mas é que nem existe comparação possível. Reformulando, achas que a diferença de "tratamento" entre os homens e as mulheres daqui é sequer parecido com o que se passa por lá?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é que nem existe comparação possível. Reformulando, achas que a diferença de "tratamento" entre os homens e as mulheres daqui é sequer parecido com o que se passa por lá?

Deixa-me perguntar-te... De onde conheces a realidade deles? Em que país estiveste? De que realidade falas?

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa-me perguntar-te... De onde conheces a realidade deles? Em que país estiveste? De que realidade falas?

Falo, como tu acho eu, daquilo que leio e vejo, seja nas interwebz ou na TV. Mas não me respondeste.

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse anteriormente, não conhecia a forma como as mulheres eram vistas no Corão. Fui agora dar uma vista de olhos pela Internet a passagens do Corão e, tal como a Bíblia, o Corão não é propriamente simpático para com as mulheres. Chega a incentivar o homem a bater na mulher se ele lhe desobedecer e dar permissão para os homens se casarem com mulheres que ainda não tenham chegado à puberdade, ou seja, crianças.

Tanto a Bíblia como o Corão vêm a mulher como um ser inferior ao homem, pelo que vi. A grande diferença, acho eu, é que no Ocidente não seguimos a Bíblia tão fervorosamente e "à letra" como os países islâmicos seguem o Corão.

Editado por André

Compartilhar este post

Link para o post

Falo, como tu acho eu, daquilo que leio e vejo, seja nas interwebz ou na TV. Mas não me respondeste.

Pois. Foi exactamente contra isso que eu falei no meu primeiro post neste tópico. No ocidente criou-se o mito que a mulher é mal tratada no Islão, quando não é assim. Claro que existem casos, e nem tudo são rosas, mas isso também existe aqui.

Eu, como céptico em relação a estas diabolizações dos Muçulmanos, não me baseio no que a media manda cá para fora, muito menos para diabolizar grupos de pessoas.

Lê: A Mulher no Islam: Mito e Realidade

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que confundes "dar valor à mulher" com o "ser inferior". Lá a mulher é um ser inferior. A mulher não tem praticamente direitos. Ou negas isso?

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que confundes "dar valor à mulher" com o "ser inferior". Lá a mulher é um ser inferior. A mulher não tem praticamente direitos. Ou negas isso?

Eu não posso negar sobre uma coisa que não sei o que é. Podes ser mais específico? Que direitos as mulheres Muçulmanas não têm e as outras têm?

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não posso negar sobre uma coisa que não sei o que é. Podes ser mais específico? Que direitos as mulheres Muçulmanas não têm e as outras têm?

;)

wtf

a mulher muçulmana nasce para ser casada, muitas vezes, à força. tem de andar sempre coberta depois e não podem mostrar parte do corpo aos outros homens. nem pode olhar os outros homens, e pode sofrer abusos físicos por causa disso.

não sabes disto?

"Men are the protectors and maintainers of women, because Allah has made one of them to excel the other, and because they spend from their means. Therefore the righteous women are devoutly obedient and guard in the husband's absence what Allah orders them to guard."

Editado por Feng Wei

Compartilhar este post

Link para o post

wtf

a mulher muçulmana nasce para ser casada, muitas vezes, à força. tem de andar sempre coberta depois e não podem mostrar parte do corpo aos outros homens. nem pode olhar os outros homens, e pode sofrer abusos físicos por causa disso.

não sabes disto?

Primeiro ponto: A mulher tem direito a escolher se quer ou não casar.

Segundo: Isso é a vestimenta deles.

Compartilhar este post

Link para o post

calças também são uma vestimenta, mas elas não podem andar aí a mostrar que usam calças.

e meti-te uma passagem do corão. se não notas o factor "ser inferior", tão não sei.

Editado por Feng Wei

Compartilhar este post

Link para o post

É a vestimenta deles. O que queres fazer? Não devem usar jeans e roupa ocidental, no entanto há muitas Muçulmanas que usam.

É como o Kipá usado pelos Judeus.

"Men are the protectors and maintainers of women, because Allah has made one of them to excel the other, and because they spend from their means. Therefore the righteous women are devoutly obedient and guard in the husband's absence what Allah orders them to guard."

Também na Bíblia encontro passagens do género. Não é por isso que acho que as mulheres são mal-tratadas nos países em que a maioria da população segue o Cristianismo.

Tal como encontro muitas passagens no Corão que falam sobre tratar bem a mulher.

Editado por GSousa

Compartilhar este post

Link para o post

Não me vou referir aos textos religiosos sejam de que religião for porque foram escritos por homens (com boas ou más intenções), muitas vezes são contraditórios e estão abertos a interpretações erradas.

Agora, não é mito nenhum que em vários países islâmicos as mulheres são tratadas abaixo de cão.

Editado por SAS_Operative

Compartilhar este post

Link para o post

Não me vou referir aos textos religiosos sejam de que religião for porque foram escritos por homens (com boas ou más intenções), muitas vezes são contraditórios e estão abertos a interpretações erradas.

Agora, não é mito nenhum que em vários países islâmicos as mulheres são tratadas abaixo de cão.

Eu já percebi que és religioso ou espiritualista (?) sem ligar aos livros religiosos, mas não vais separar as religiões dos livros sagrados, até porque isso é impossível.

Portanto para sustentar o que estás a dizer tens, das duas uma: referir textos religiosos ou apontar dados concretos.

Editado por GSousa

Compartilhar este post

Link para o post

"O crente mais integro é aquele que tem melhor carácter e tem melhor moralidade. E o melhor dentre vós é aquele que melhor trata o seu cão."

"Harmonizai-vos com eles; pois se o menosprezardes, podereis estar depreciando um ser que Deus dotou de muitas virtudes."

Uma ligeira alteração e as frases ficam boas na mesma.

A questão não está no facto do Corão (ou da Bíblia) mandar tratar bem as mulheres. Está no facto sub-entendido que elas necessitam de quem trate delas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...