Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gaberlunzie

Pedido de ajuda relativamente a fidelização

Publicações recomendadas

Boas, estou a ter um problemazito legal com a PT. Eu quero desistir do contrato de telecomunicações mas eles alegam que eu tenho uma fidelização que foi acordada por telefone. Segundo percebi eles não têm provas nenhumas do que estão a dizer, apenas dizem que está lá escrito. O que eu assinei no contrato foi uma fidelização de 12 meses que começou em 2009 e já acabou em Setembro de 2010.

Se isto for a vias de facto, eles podem usar uma gravação que possivelmente tenham (não me disseram que tinham a gravação nem que não tinha, mas acho que não têm porque se tivessem já me tinham escarrapachado isso na cara) em tribunal? As gravações feitas por eles são válidas como prova?

(se não serviram de nada no apito dourado suponho que também não sirvam para mim :mrgreen: )

Compartilhar este post

Link para o post

Essas fidelizações são fictícias. É só apertares com eles que eles não podem fazer nada.

Compartilhar este post

Link para o post

O Koper deve ser melhor ajuda do que eu, mas creio que fidelizações por telefone não são válidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Essas fidelizações são fictícias. É só apertares com eles que eles não podem fazer nada.

Acho que não é bem assim... conheço casos que a coisa não correu assim tão bem.

Compartilhar este post

Link para o post

para esse tipo de serviços, exige-se sempre a forma escrita do contrato, ou seja, a assinatura. e eles para fazerem gravações de chamadas têm de te pedir autorização e avisar-te, tal como aconteceu quando eu há cerca de um mês aderi à meo.

e se portanto já passou o prazo que estabeleceram no contrato escrito e como se exige para isso uma fidelização escrita, podes fazer o que quiseres

Compartilhar este post

Link para o post

para esse tipo de serviços, exige-se sempre a forma escrita do contrato, ou seja, a assinatura. e eles para fazerem gravações de chamadas têm de te pedir autorização e avisar-te, tal como aconteceu quando eu há cerca de um mês aderi à meo.

e se portanto já passou o prazo que estabeleceram no contrato escrito e como se exige para isso uma fidelização escrita, podes fazer o que quiseres

Obrigado a todos os que responderam.

Hum, ok. Sabia que isto não podia ser assim tão simples. Sim, eles avisam que a chamada pode ser gravada.

No entanto se dizes que tem de estar escrito e assinado (também me parecia) vou lá amanhã tentar resolver as coisas a bem com eles. Não vai ser fácil, já telefonei 2 vezes para lá e andam-me a tentar dar a volta com pacotes novos e a dizerem que acordei uma nova fidelização por telefone em Dezembro.

Sim, o prazo do contrato já terminou em 2010.

Compartilhar este post

Link para o post

mas o que eles têm de dizer é que a chamada está a ser gravada e tu tens de aceitar que o seja. sim, basta dizeres que já prescreveu o prazo e que não assinaste mais nada e que verbalmente não tem qualquer valor jurídico neste caso

Compartilhar este post

Link para o post

mas o que eles têm de dizer é que a chamada está a ser gravada e tu tens de aceitar que o seja. sim, basta dizeres que já prescreveu o prazo e que não assinaste mais nada e que verbalmente não tem qualquer valor jurídico neste caso

14o3o7m.jpg

deal with it PT

Compartilhar este post

Link para o post

Tu não assinas nenhum contrato. Com a PT, a tua aceitação dos termos dá-se quando efectuas o pagamento da 1ª factura.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu não assinas nenhum contrato. Com a PT, a tua aceitação dos termos dá-se quando efectuas o pagamento da 1ª factura.

True.

"Os dados recolhidos têm como finalidade a gestão comercial do contrato... bla bla bla... o pagamento da primeira factura implica a aceitação tácita das condições gerais e específicas aplicáveis ao serviço a que a factura respeita. As condições gerais do serviço estão disponíveis em www.mypt.pt ou numa loja PT Bluestore". Tanta vez disse esta treta que ainda me lembro de cor :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Assinei sim.

Eu sei que isso vem no contrato, mas isso só é válido para os termos que estão no contrato e não para o que eles dizem ao telefone.

Compartilhar este post

Link para o post

Pediste o envio de um contrato para tua casa, portanto. Nem todos o fazem, e nesse caso aplica-se aquilo que te dizem a 100 à hora e que eu escrevi acima. Mas o que recebes em casa é o mesmo que te dizem ao telefone.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora o que é isto:

4. SUSPENSÃO DO SERVIÇO

4.1. A prestação de qualquer serviço de comunicações eletrónicas não pode ser

suspensa sem pré-aviso adequado, salvo caso fortuito ou de força maior.

O que é um motivo de força maior? E quem decide se é motivo para cancelar o serviço ou não? Razões tenho muitas, desde publicidade enganosa por parte dos comerciais da MEO até incumprimento da velocidade da internet.

Segundo os senhores da MEO eles não estão em incumprimento da velocidade da internet porque, e passo a citar: diz no contrato que a velocidade é ATÉ 24MB e não de 24MB. :lol:

Eu disse à senhora: então se você me der 1MB já está a cumprir, é isso? Fazemos assim, vocês garantem até 24MB de internet e eu garanto até 48€ de mensalidade. Já estava mesmo a passar-me com ela.

Dê por onde der eu vou cancelar o serviço, o único contrato que assinei foi o que foi feito em minha casa na presença do comercial em 2009 onde eu tinha um período de permanência de 12 meses que já terminou à muito. Se já disseram que por escrito é o que legalmente vale, então a fidelização já terminou.

Pediste o envio de um contrato para tua casa, portanto. Nem todos o fazem, e nesse caso aplica-se aquilo que te dizem a 100 à hora e que eu escrevi acima. Mas o que recebes em casa é o mesmo que te dizem ao telefone.

Não, o contrato foi feito com os comerciais que vêm bater à nossa porta. Portanto foi assinado em casa onde fiquei com uma cópia.

Eles alegam que eu não posso desistir porque, apesar da fidelização do contrato já ter terminado, eu, num dos telefonemas para lá concordei em fidelizar-me mais 12 meses a troco de qualquer coisa que já nem me lembro.

EDIT: Já agora, só como nota de fundo: as alternativas que eles dão são, adivinhem lá: ficar com eles por um preço inferior MAS acordando mais uma fidelização de um ano. Disse logo que não queria e que não ia aceitar mais fidelizações com eles.

Editado por GSousa

Compartilhar este post

Link para o post

Motivo de força maior será caso não te forneçam aquilo que ficou estipulado no contrato. No caso da velocidade estás feito, porque é mesmo velocidades ATÉ 24 MB. Portanto qualquer velocidade entre 0 e 23,9 está dentro do acordado. Sim, eles vão a esses pormenores.

Cuidado que contratos feitos por telefone, a não ser que tenhas pedido para te enviarem cópias de contrato, vale aquilo que ficou acordado por telefone. As chamadas são gravadas, isso te garanto. Caso tenhas acordado alguma coisa, mesmo sem assinar, ficas preso a essa chamada. Mas isto foi o que me foi dito enquanto lá estive, em termos legais não sei se isto é lei.

Não, o contrato foi feito com os comerciais que vêm bater à nossa porta. Portanto foi assinado em casa onde fiquei com uma cópia.

Eles alegam que eu não posso desistir porque, apesar da fidelização do contrato já ter terminado, eu, num dos telefonemas para lá concordei em fidelizar-me mais 12 meses a troco de qualquer coisa que já nem me lembro.

E esse telefonema foi quando?

Compartilhar este post

Link para o post

Motivo de força maior será caso não te forneçam aquilo que ficou estipulado no contrato. No caso da velocidade estás feito, porque é mesmo velocidades ATÉ 24 MB. Portanto qualquer velocidade entre 0 e 23,9 está dentro do acordado. Sim, eles vão a esses pormenores.

Cuidado que contratos feitos por telefone, a não ser que tenhas pedido para te enviarem cópias de contrato, vale aquilo que ficou acordado por telefone. As chamadas são gravadas, isso te garanto. Caso tenhas acordado alguma coisa, mesmo sem assinar, ficas preso a essa chamada. Mas isto foi o que me foi dito enquanto lá estive, em termos legais não sei se isto é lei.

E esse telefonema foi quando?

Pois, foi o que a senhora de lá disse. Isso está muito mal feito. Eles deviam garantir algum mínimo ao cliente. O que me disseram no apoio técnico é que, e passo a citar (isto do passo a citar é só um treino para amanhã na loja :mrgreen: ): a linha não suporta mais de 13MB, portanto não há mesmo nada a fazer. Eu perguntei se, já que assim era, havia maneira de reduzir a internet para uns 15 ou 14 MB e ficar a pagar menos, disseram que sim mas tinha de reduzir os canais, o que não me interessa. Portanto eles não têm ofertas nenhumas de jeito para me fazer, é triste porque até nem tenho mais razões de queixa da MEO além destas situações.

Foi em Janeiro, um familiar meu estava a precisar de um TDT e a MEO, por acaso, telefonou-me a vender um TDT por 10€, eu aproveitei para oferecer ao familiar, mas segundo me disse a senhora hoje, estas ofertas pressupõem todas uma renovação da fidelização.

Eles dizem que gravam as chamadas, e provavelmente vão-me ameaçar com isso, e foi por isso que tentei saber aqui se é legal o argumento das chamadas e do que ficou acordado verbalmente.

Já agora, e isto legalmente qualquer termo faz a diferença: o que eles dizem é isto, quando eu telefono para lá: "a MEO pode gravar esta chamada para efeitos de controlo de qualidade". Não me informam exactamente se a chamada vai ser gravada ou não e não me dão opção de escolha. Além do mais dizem que é para efeitos de controlo de qualidade, o que no meu entender é para controlar a qualidade dos operacionais deles, certo? Não tendo portanto qualquer valor legal contra mim.

Editado por GSousa

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é um belo truque que eles arranjaram, os bundles. Juntas as contas dos vários serviços mas depois para baixares uma tens de baixar as outras, e para subires tens de subir as outras. Só dá para negociar quando acabas a fidelização, aí até de dão o rabo. Fazem como me fizeram a mim, aumentaram-me a velocidade da net e baixaram o preço de tudo para metade :mrgreen:

A chamada deve estar gravada, disso não tenho dúvidas. Se elas têm validade legal é que não sei, para isso é melhor inteirares-te com quem percebe de leis. Mas do que me dizes parece-me que ficaste com mais um ano de fidelização forçada, até Janeiro 2013.

PS: Eles têm de te avisar que a chamada é gravada. O mais provável é que mandem uma treta qualquer que não pareça mal (eu dizia que era para garantir a veracidade das informações que transmiti). Se isso chega, ou não, já não sei.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é um belo truque que eles arranjaram, os bundles. Juntas as contas dos vários serviços mas depois para baixares uma tens de baixar as outras, e para subires tens de subir as outras. Só dá para negociar quando acabas a fidelização, aí até de dão o rabo. Fazem como me fizeram a mim, aumentaram-me a velocidade da net e baixaram o preço de tudo para metade :mrgreen:

A chamada deve estar gravada, disso não tenho dúvidas. Se elas têm validade legal é que não sei, para isso é melhor inteirares-te com quem percebe de leis. Mas do que me dizes parece-me que ficaste com mais um ano de fidelização forçada, até Janeiro 2013.

Já leste o edit?

Já agora, e isto legalmente qualquer termo faz a diferença: o que eles dizem é isto, quando eu telefono para lá: "a MEO pode gravar esta chamada para efeitos de controlo de qualidade". Não me informam exactamente se a chamada vai ser gravada ou não e não me dão opção de escolha. Além do mais dizem que é para efeitos de controlo de qualidade, o que no meu entender é para controlar a qualidade dos operacionais deles, certo? Não tendo portanto qualquer valor legal contra mim.

Tens conhecimento de alguma situação em que eles usaram a gravação contra a pessoa?

PS: Eles têm de te avisar que a chamada é gravada. O mais provável é que mandem uma treta qualquer que não pareça mal (eu dizia que era para garantir a veracidade das informações que transmiti). Se isso chega, ou não, já não sei.

A única coisa que eles dizem sobre a gravação da chamada é uma máquina que diz, antes do operador atender sequer, diz isso que eu escrevi: "esta chamada pode ser gravada para efeitos de controlo de qualidade"

Compartilhar este post

Link para o post

Eu respondi.

E tenho conhecimento de situações em que usaram a gravação... contra comerciais. Isso até contra mim usaram, geralmente porque nos esquecemos de referir os tempos de fidelização, ou a subida de preço após os primeiros 12 meses (se bem que aqui não era propriamente esquecimento). Contra clientes não sei de caso algum.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu respondi.

E tenho conhecimento de situações em que usaram a gravação... contra comerciais. Isso até contra mim usaram, geralmente porque nos esquecemos de referir os tempos de fidelização, ou a subida de preço após os primeiros 12 meses (se bem que aqui não era propriamente esquecimento). Contra clientes não sei de caso algum.

O que é que eles fazem aos comerciais? Multas? Sabes se eu posso pedir para me facultarem a gravação? De certeza que eles gravam as chamadas todas e mantêm isso armazenado durante meses? Muitos discos rígidos naquela MEO. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma série de penalizações para os comerciais, geralmente a perda das comissões mensais, a quantidade de meses dependendo da gravidade da ofensa, que vai de ofender clientes à ocultação de dados do contrato.

Penso que podes, só não sei se numa loja PT ou pelo 16200.

Compartilhar este post

Link para o post

relativamente as chamada das são legais.. eles avisam previamente que podem ou não gravar a chamada, mas que se for gravada é legal pois apesar do aviso continuas-te me linha.

essas tretas que eles usam é abusam para para aumentar o período de fidelização é um absurdo. a PT já tentou uma cenas dessas comigo mas tiveram azar, apesar de continuar a ser cliente.

mas podes sempre ver nos contratos deles se ao teres adquirido o equipamento do TDT, está lá a informação do novo período de fidelização. por norma os períodos de fidelização só aumentam/renovam quando existe uma alteração do contrato e não me parece que tenha sido esse o caso.

podes também pedir para que te mostrem no contrato onde é que isso está explicado, ou seja, onde é que diz que ao adquiris um equipamento TDT ficas abrangido por um novo período de fidelização.

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma série de penalizações para os comerciais, geralmente a perda das comissões mensais, a quantidade de meses dependendo da gravidade da ofensa, que vai de ofender clientes à ocultação de dados do contrato.

Penso que podes, só não sei se numa loja PT ou pelo 16200.

Obrigado pelos esclarecimentos.

Agora tu dizes: Há mais alguma coisa em que eu posso ajudar?

Há sim, sabes se amanhã, sábado, eles na loja (agente autorizado é o nome oficial né?) podem proceder à desactivação do serviço ou tem de ser a um dia de semana?

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que eles fazem aos comerciais? Multas? Sabes se eu posso pedir para me facultarem a gravação? De certeza que eles gravam as chamadas todas e mantêm isso armazenado durante meses? Muitos discos rígidos naquela MEO. :mrgreen:

podes pedir o acesso à gravação mas o mais provável é o pedido ser negado.

eles vão logo dizer que vai ser analisada internamente blá blá blá

Editado por vedeta666

Compartilhar este post

Link para o post

relativamente as chamada das são legais.. eles avisam previamente que podem ou não gravar a chamada, mas que se for gravada é legal pois apesar do aviso continuas-te me linha.

essas tretas que eles usam é abusam para para aumentar o período de fidelização é um absurdo. a PT já tentou uma cenas dessas comigo mas tiveram azar, apesar de continuar a ser cliente.

mas podes sempre ver nos contratos deles se ao teres adquirido o equipamento do TDT, está lá a informação do novo período de fidelização. por norma os períodos de fidelização só aumentam/renovam quando existe uma alteração do contrato e não me parece que tenha sido esse o caso.

podes também pedir para que te mostrem no contrato onde é que isso está explicado, ou seja, onde é que diz que ao adquiris um equipamento TDT ficas abrangido por um novo período de fidelização.

Hum, já disseram neste tópico que os acordos verbais não tinham valor, apenas o que fica escrito. :s

É verdade, isto não é considerado venda abusiva, ou lá que raio de nome dão eles a isso?

Não fala lá nada da TDT, como é óbvio, em 2009 nem ninguém sabia o que era TDT ainda. No entanto diz isto:

2. ADESÃO

2.1. A adesão a um serviço, que poderá ser efetuada presencialmente, ao domicílio

ou por qualquer meio à distância (telefone, Internet ou outro), pressupõe o

conhecimento e aceitação prévios, por parte do CLIENTE, do disposto nas presentes

Condições Gerais, bem como do disposto nas Condições Específicas aplicáveis.

2.2. No caso de contratação presencial ou ao domicílio, a data da adesão às

presentes Condições Gerais, bem como às Condições Específicas aplicáveis ao(s)

serviço(s) em causa, corresponde à data de subscrição das mesmas pelo CLIENTE, sem

prejuízo do disposto na Condição 2.4..

2.3. No caso de contratação à distância, a data de adesão às presentes Condições

Gerais, bem como às Condições Específicas aplicáveis ao(s) serviço(s) em causa,

corresponde à data da aceitação das condições contratuais aplicáveis ao serviço, sem

prejuízo do disposto no número seguinte.

2.4. Caso não seja possível à PT proceder à instalação e/ou ativação de qualquer

serviço, por motivo que não lhe seja imputável ou por impossibilidade técnica, a

adesão às Condições Específicas cessará após a comunicação de tal facto ao CLIENTE,

não sendo devida qualquer indemnização ao mesmo por esse facto.

2.5. O pagamento da primeira fatura pelo CLIENTE implica a aceitação tácita das

Condições Gerais e das Condições Específicas aplicáveis ao serviço a que a fatura

respeita.

2.6. O(s) serviço(s) solicitado(s) pelo CLIENTE, mediante pedido válido, para a

mesma morada de instalação, posteriormente ao primeiro pedido adesão, integrarão

o âmbito do contrato, o qual se considerará, consequentemente, modificado em

conformidade.

Portanto eles falam que tudo o que eu aceitar deles pressupõe uma aceitação das condições específicas. Eu gosto é a forma como a MEO valoriza umas coisas e não valoriza outras. NUNCA em momento algum alguém me disse que a internet seria até 24MB, só quando tentei desistir alegando isso é que me disseram que era até 24MB. SEMPRE me foi dito que a fibra estaria brevemente disponível na minha zona, isto desde 2009 e ainda nem sequer há previsões para uma data. Pergunto-me se o que fica dito só interessa quando eles querem?

podes pedir o acesso à gravação mas o mais provável é o pedido ser negado.

eles vão logo dizer que vai ser analisada internamente blá blá blá

Eu acho que as gravações não têm valor legal e que como eles sabem isso tentam assustar as pessoas até à última com isso. Mas como já disse eles dizem que as gravações são para efeitos de controlo de qualidade, ou seja para ver se os comerciais estão a trabalhar bem.

Editado por GSousa

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...