Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Jone Sampaoli

Praxe suspensa em Coimbra devido a agressões a alunas de Psicologia

Publicações recomendadas

Logo_jn.jpg

O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra decidiu, sexta-feira, suspender a praxe académica naquela instituição de ensino após duas alunas do curso de Psicologia terem sido agredidas, violentamente, durante mais uma atividade de praxe, realizada a semana passada.

O caso foi denunciado às autoridades policiais e ambas as alunas - "caloiras" do curso de Psicologia - tiveram de receber tratamento hospitalar pelo simples facto de se terem recusado a participar nas atividades da praxe.

De igual forma, foram vistas por médicos do Instituto de Medicina Legal de forma. As jovens pretendem proceder judicialmente contra o "doutor" responsável pelas agressões.

Segundo apurámos, o caso ocorreu na madrugada de quinta-feira da passada semana. As alunas terão passado pelo local onde decorria a praxe e recusaram participar nela por ser tarde.

O "doutor da praxe" - título dado a todos os estudantes universitários com duas ou mais matrículas - não aceitou a recusa e terá obrigado as colegas a assinar um documento de recusa na participação. Dessa forma, as alunas seriam excluídas da possibilidade de participarem em atividades académicas nos próximos anos.

Como se tivessem recusado a fazê-lo, o "doutor" terá desferido bofetadas e cabeçadas nas jovens, de acordo com o testemunho ao JN de alunos que solicitaram o anonimato de forma a evitar futuras retaliações.

A violência da agressão levou as alunas a procurar tratamento hospitalar. Posteriormente, apresentaram queixa às autoridades policiais, bem como ao Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra, o órgão regulador e superintendente da praxe daquela instituição.

Reunido na passada quinta-feira, aquele órgo decidiu "a suspensão imediata de todas as atividades praxísticas no que diz respeito à chamada 'Praxe de gozo e de mobilização'", de acordo com um comunicado a que o JN teve acesso.

As mesmas fontes revelaram ao JN que a decisão decorre do acumular de queixas que se têm feito ouvir no seio daquela instituição de Ensino Superior, e que dão conta do recurso a práticas violentas e castigos vexatórios durante a realização de atividades de praxe.

O JN tentou ouvir, sem êxito, a direção do Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra.

Vergonha desta gente, vergonha.

Editado por Jone

Compartilhar este post

Link para o post
Guest diogoflip

Que besta.

Compartilhar este post

Link para o post

não sou apologista de "por um pagam todos" mas isto talvez abra os olhos a muita coisa. que filho da mãe autêntico.

Editado por Victarion

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou anti-praxe, mas não me revejo em muita cosia que é feito e na forma como se tenta " influenciar " as pessoas a acharem que são obrigadas a sujeitar-se e de quem não se sujeita "não é cool"

Compartilhar este post

Link para o post

Pah, não é uma situação virgem, pelo menos nos meus tempos na UP...

True. Muita praxe noturna por aqui...

Compartilhar este post

Link para o post

Praxe noturna na UP so entre doutores pelo menos a essas horas da noite (falo da FEUP)

Enfim situaçao triste que mancha o nome da praxe e vai deixar muita gente com o pé atras quanto a quererem sujeitar-se a isso.

Editado por Kimi Raikkonen

Compartilhar este post

Link para o post

Praxe noturna na UP so entre doutores pelo menos a essas horas da noite (falo da FEUP)

Enfim situaçao triste que mancha o nome da praxe e vai deixar muita gente receptiva quanto a quererem sujeitar-se a isso.

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O pior disto tudo é a opinão externa, disso não tenho dúvidas. Basta ir ler os comentários da noticia no site do JN.

Compartilhar este post

Link para o post

O pior disto tudo é a opinão externa, disso não tenho dúvidas. Basta ir ler os comentários da noticia no site do JN.

é a mesma m*rda que lloret... a mesma m*rda que os jovens ao volante...

Compartilhar este post

Link para o post

é a mesma m*rda que lloret... a mesma m*rda que os jovens ao volante...

eu sei jota, mas 75% dos praxistas ainda são pessoas com juízo.

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei jota, mas 75% dos praxistas ainda são pessoas com juízo.

tu fazes parte dos 25%!

Compartilhar este post

Link para o post

Tem sido provavelmente o melhor ano da minha vida e a praxe tem sido parte integrante disso. Isto é um caso único, de um gajo bipolar marado dos cornos. Vai-se falar muito, mas de pessoas que não se importam em saber as circunstâncias antes de criticar já eu estou farto.

Compartilhar este post

Link para o post

tu fazes parte dos 25%!

Tu nunca foste praxado (fainado :mrgreen: ) por mim, não sabes, oh.

Uma coisa que não entendo é o porquê de haver praxe o ano todo. Façam-na nos primeiros dois, três meses e já está.

Isso depende de sítio para sítio. Mas acho bem ser o ano inteiro (obvio que se para na altura de testes/frequências/etc). O que a praxe quer transmitir não se transmite em duas semanas.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu nunca foste praxado (fainado :mrgreen: ) por mim, não sabes, oh.

Isso depende de sítio para sítio. Mas acho bem ser o ano inteiro (obvio que se para na altura de testes/frequências/etc). O que a praxe quer transmitir não se transmite em duas semanas.

fainado :mrgreen: tava só a tripar contigo :carinhoso: Por acaso gosto muito da praxe, eu que ao início não gostava assim muito, mas tenho gostado muito. É pena é tar a acabar :|

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...