Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Quillbeast

Contra corrupção RSF Não me calo (9 05 2012)

Publicações recomendadas

Eu acho que não era capaz de dizer não a uma pessoa que eu gostasse muito e que precisasse de um emprego. Epa se eu pudesse dar uma ajuda, porque não? Estaria a fazer uma escolha, era injusto para os outros candidatos, mas não iria ser sempre? Se eu só tiver uma vaga e tiver 10 candidatos, 9 vão ser sempre injustiçados.

Se ficar a pessoa mais adequada e com maiores aptidões para o cargo em causa os 9 não têm nada que se sentir injustiçados. Se for contratado o Zé só porque é cunhado do Quim, que por acaso é patrão, aí sim os outros têm motivos para se sentir injustiçados.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que não era capaz de dizer não a uma pessoa que eu gostasse muito e que precisasse de um emprego. Epa se eu pudesse dar uma ajuda, porque não? Estaria a fazer uma escolha, era injusto para os outros candidatos, mas não iria ser sempre? Se eu só tiver uma vaga e tiver 10 candidatos, 9 vão ser sempre injustiçados.

Só me faltava ler este post hoje... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

E poderias estar a prejudicar-te a ti próprio. Imagina se te saísse na rifa um tipo comodista que sente que tem o emprego nas mãos por dar-se bem com o patrão, que se está a cagar para o trabalho e nem se esforça porque só se preocupa em receber o dinheiro no final do mês? Agora imagina que podias ter alguém competente e esforçado a desempenhar as mesmas funções, que seria bem mais produtivo e traduzir-se-ia em maiores ganhos para ti. Num negócio mais modesto (com pouco volume de negócios), uma escolha errada pode ser a diferença entre a ruína e o sucesso relativo.

Eu era capaz de dizer que não a quem quer que seja, se isso acabasse por se verificar como um entrave na relação que essa pessoa tinha comigo só vinha comprovar que ela não era digna de tal.

Compartilhar este post

Link para o post

Curioso terem falado no Carlos Cruz, visto que o Ricardo Sá Fernandes é advogado dele.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

cara, politizada, inimputável, morosa... é só defeitos e quase nenhuma virtude na justiça por cá

Compartilhar este post

Link para o post

Se ficar a pessoa mais adequada e com maiores aptidões para o cargo em causa os 9 não têm nada que se sentir injustiçados. Se for contratado o Zé só porque é cunhado do Quim, que por acaso é patrão, aí sim os outros têm motivos para se sentir injustiçados.

Há empregos onde não é preciso avaliar-se aptidões. Que aptidões avalias para contratar uma empregada de limpeza? Ou um empregado de caixa de supermercado?

Compartilhar este post

Link para o post

Desde quando é que não é preciso aptidões para essas profissões? Porque tu queres? Porque são profissões menos relevantes ou menos exigentes do ponto de vista intelectual? É que estás redondamente errado e estás a falar de assuntos que não dominas, nem sequer fazes ideia de como funcionam, mas isso não te impediu de escreveres o que escreveste. Tenta estar minimamente informado quando dizes essas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Desde quando é que não é preciso aptidões para essas profissões? Porque tu queres? Porque são profissões menos relevantes ou menos exigentes do ponto de vista intelectual? É que estás redondamente errado e estás a falar de assuntos que não dominas, nem sequer fazes ideia de como funcionam, mas isso não te impediu de escreveres o que escreveste. Tenta estar minimamente informado quando dizes essas coisas.

parece-me algo normal já.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de saber onde é que eu disse que não era preciso aptidões. Os CMPTianos são muito bons a distorcer o que eu digo, vai lá vai. Antes de vires com essa conversa toda, começa a ler o que as pessoas dizem.

Engraçado é vir outro artista por baixo e como carneirinho seguir na conversa, sem sequer reparar que eu não disse nada do que o Vaart insinuou. Enfim...

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Há empregos onde não é preciso avaliar-se aptidões.

Gostava de saber onde é que eu disse que não era preciso aptidões.

Disseste, no primeiro post, que não eram preciso avaliar-se aptidões ou seja, se não há necessidade de avaliação, é porque partes do pressuposto de que elas não devem ser avaliadas numa determinada profissão, logo inexistentes. Todavia, estás totalmente e redondamente equivocado.

Tanto uma empregada de limpeza como um trabalhador de supermercado devem ver as suas aptidões avaliadas, com o intuito de ingressar na empresa/local de trabalho (análise e descrição de funções; avaliação de aptidões; análise de competências), isso não é feito ad hoc e já quando dentro da empresa são avaliados por um instrumento, avaliação de desempenho, que serve para avaliar a performance laboral, onde estão integradas as aptidões.

Pegando no que escrevi no teu parágrafo anterior e comparando-o com o que está a bold, em cima, podes ver que as coisas não são como tu afirmaste.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Disseste, no primeiro post, que não eram precisas avaliar-se aptidões ou seja se não há necessidade de avaliação, é porque partes do pressuposto de que elas não são necessárias para uma determinada profissão. Todavia, estás totalmente e redondamente equivocado.

Tanto uma empregada de limpeza como um trabalhador de supermercado devem ser as suas aptidões avaliadas, com o intuito de ingressar na empresa/local de trabalho (análise e descrição de funções; avaliação de aptidões; análise de competências), isso não é feito ad hoc e já quando dentro da empresa são avaliados por um instrumento, avaliação de desempenho, que ser para avaliar a sua performance laboral, onde estão integradas as aptidões.

Pegando no que escrevi no parágrafo anterior e comparando-o com o que está a bold, em cima, podes ver que as coisas não são como tu afirmaste.

Não, disse que não era precisa avaliar não é porque não são necessárias é porque não dá para avaliar numa entrevista de trabalho.

E já fui a entrevistas para trabalhar no supermercado e não me avaliaram aptidões nenhumas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, disse que não era precisa avaliar não é porque não são necessárias é porque não dá para avaliar numa entrevista de trabalho.E já fui a entrevistas para trabalhar no supermercado e não me avaliaram aptidões nenhumas.

Não dá?

Antes de toda e qualquer entrevista para uma função, já existe uma análise e descrição de funções, uma grelha que menciona as aptidões necessárias para desenvolver o trabalho, bem como as competências necessárias. É assim que as coisas se fazem em todo o lado, não é feito ad hoc como tu queres fazer parecer. Até no CV (Currículo Vitae) há um campo a falar de aptidões, se tu fores a uma entrevista destinada a um serviço de contacto com o público, onde é necessário qualidades ao nível das relações interpessoais, o entrevistador vai olhar para esse campo e ver se tu tens lá, ou não, essa qualidade. Outra forma de ver isso, é através da entrevista, especificamente através do diálogo que estabeleces com o entrevistador. Podemos falar de outras aptidões, as instrumentais, o entrevistador pode-te perguntar se tens boa capacidade motora, para avaliar se consegues ir carregando com o pé o instrumento que serve para ir puxando as compras até ao teu lugar ou perguntar se tens boas capacidades manuais para passar os produtos no registador. No caso de um funcionário de supermercado, pode-te ser perguntado, novamente, se tens boa capacidade manual, porque convém que não deixes cair os produtos que estás a repor, mais um exemplo de uma aptidão avaliação, novamente, a instrumental. No caso da senhora da limpeza pode ser perguntado se tem lesões músculo-esqueléticas que tornam o manuseamento, por exemplo de uma esfregona, bastante complicado, ou seja pode demonstrar comprometimento dessa aptidão. Nem vou pegar na temática das cartas de recomendação outra forma possível de conhecer as aptidões dos entrevistados, através de referências fornecidas pela entidade patronal anterior. Lá por não seres alvo de uma avaliação formal com testes, baterias, inquéritos, questionários e afins, não quer dizer que as aptidões não sejam avaliadas de forma informal.

As aptidões, numa entrevista de trabalho, para toda e qualquer profissão, são avaliadas. E mesmo em setting laboral são avaliadas na mesma.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

O Sistema Judicial português é ridículo, toda a gente sabe. Quem tem dinheiro safa-se, por norma. Recorre a N tribunais diferentes, e se for preciso ainda vai aos tribunais internacionais. O Zé Povinho, que mal tem dinheiro para catar um cego, lixa-se logo no primeiro tribunal.

Compartilhar este post

Link para o post

Não dá?

Antes de toda e qualquer entrevista para uma função, já existe uma análise e descrição de funções, uma grelha que menciona as aptidões necessárias para desenvolver o trabalho, bem como as competências necessárias. É assim que as coisas se fazem em todo o lado, não é feito ad hoc como tu queres fazer parecer. Até no CV (Currículo Vitae) há um campo a falar de aptidões, se tu fores a uma entrevista destinada a um serviço de contacto com o público, onde é necessário qualidades ao nível das relações interpessoais, o entrevistador vai olhar para esse campo e ver se tu tens lá, ou não, essa qualidade. Outra forma de ver isso, é através da entrevista, especificamente através do diálogo que estabeleces com o entrevistador. Podemos falar de outras aptidões, as instrumentais, o entrevistador pode-te perguntar se tens boa capacidade motora, para avaliar se consegues ir carregando com o pé o instrumento que serve para ir puxando as compras até ao teu lugar ou perguntar se tens boas capacidades manuais para passar os produtos no registador. No caso de um funcionário de supermercado, pode-te ser perguntado, novamente, se tens boa capacidade manual, porque convém que não deixes cair os produtos que estás a repor, mais um exemplo de uma aptidão avaliação, novamente, a instrumental. No caso da senhora da limpeza pode ser perguntado se tem lesões músculo-esqueléticas que tornam o manuseamento, por exemplo de uma esfregona, bastante complicado, ou seja pode demonstrar comprometimento dessa aptidão. Lá por não seres alvo de uma avaliação formal com testes, baterias, inquéritos, questionários e afins, não quer dizer que as aptidões não sejam avaliadas de forma informal.

As aptidões, numa entrevista de trabalho, para toda e qualquer profissão, são avaliadas. E mesmo em setting laboral são avaliadas na mesma.

Ok... Se bem que acho que ninguém vai dizer que tem fracas aptidões motoras numa entrevista de emprego. A não ser que não queira o trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Se bem que acho que ninguém vai dizer que tem fracas aptidões motoras numa entrevista de emprego.

Se isso não for visto na entrevista, será visto na avaliação de desempenho (quando o colaborador já está na empresa), onde se verificará se o desempenho do colaborador, durante o período de um ano, foi aceitável em termos da exigência do trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Se isso não for visto na entrevista, será visto na avaliação de desempenho (quando o colaborador já está na empresa), onde se verificará se o desempenho do colaborador, durante o período de um ano, foi aceitável em termos da exigência do trabalho.

Claro, nem disse o contrário. No entanto nessa altura já fizeste a escolha e já dispensaste alguns candidatos ficando só com os que precisavas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...