Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ego Sum

Universidade do Porto gera 23 milhões de euros de lucros

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Record" online

lg_rec.png

Universidade do Porto gera 23 milhões de euros de lucros

A Universidade do Porto (UP) apresentou, em 2011, um lucro de 23,3 milhões de euros, aumentando o resultado líquido em 143% face a 2010, revela o Relatório de Contas daquela instituição universitária.

A "redução de custos provenientes do subsídio de férias não pago" aos funcionários da Universidade do Porto, equivalente a sete milhões de euros, é uma principais razões para o aumento de lucro da Universidade do Porto em 2011, explicou à Lusa o assessor de comunicação, Raul Santos.

O acréscimo de receitas de propinas em atraso que foram recuperadas, equivalente a mais de 4 milhões de euros, e o aumento do número de estudantes e de receitas oriundas das propinas são outras razões que justificam o aumento do resultado líquido da UP, acrescentou Raul Santos.
Editado por Luís Silvares
formatação do post de acordo com os templates da secção (LS)

Compartilhar este post

Link para o post

:prayer: e as de lisboa muitas delas na falência (ou muito perto disso)

Compartilhar este post

Link para o post

E depois nao me admiro quando me dizem que, por exemplo, a FEUP gera o suficiente em lucros para se sustentar sozinha.

Compartilhar este post

Link para o post

E depois nao me admiro quando me dizem que, por exemplo, a FEUP gera o suficiente em lucros para se sustentar sozinha.

A FEUP sustenta várias faculdades. Mas também compreende-se, é das áreas que mais facilmente se obtém lucro com atividade académica.

Compartilhar este post

Link para o post

ridiculo

É isto. A menos que o dinheiro seja investido, de algum modo, na Universidade.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

É isto. A menos que o dinheiro seja investido, de algum modo, na Universidade.

E é.

Na UP, pelo menos, não deve haver metade dos tacheiros que há por outras instiutições espalhadas por este país fora.

Compartilhar este post

Link para o post

E é.

Na UP, pelo menos, não deve haver metade dos tacheiros que há por outras instiutições espalhadas por este país fora.

Vai investir onde? Se tiver na notícia dcpa pq não li tudo. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Vai investir onde? Se tiver na notícia dcpa pq não li tudo. :mrgreen:

Novas infraestruturas, melhores professores, mais e melhor material académico... Por aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Novas infraestruturas, melhores professores, mais e melhor material académico... Por aí.

Como sabes isso? E baixar os custos para os alunos?

Compartilhar este post

Link para o post

Sei isso porque falo com colegas meus que já estiveram noutras universidades e segundo eles não há comparação com o que esta oferece e o que oferecem as outras.

A UP é o exemplo de uma instituição bem gerida, e por isso mesmo defendo que tenha alguma liberdade na gestão dos seus dinheiros. Baixar os preços? Eu até agradecia, mas não me parece. :mrgreen: E não te esqueças que grande parte deste lucro advém de outras coisas e não somente das propinas que cobram.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei isso porque falo com colegas meus que já estiveram noutras universidades e segundo eles não há comparação com o que esta oferece e o que oferecem as outras.

A UP é o exemplo de uma instituição bem gerida, e por isso mesmo defendo que tenha alguma liberdade na gestão dos seus dinheiros. Baixar os preços? Eu até agradecia, mas não me parece. :mrgreen: E não te esqueças que grande parte deste lucro advém de outras coisas e não somente das propinas que cobram.

Pelo que diz na noticia (apesar de não ser totalmente esclarecedor) grande parte do lucro advém mesmo disso (propinas em atraso e actuais) e da questão dos subsidios ferias e natal que não foram pagos

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que diz na noticia (apesar de não ser totalmente esclarecedor) grande parte do lucro advém mesmo disso (propinas em atraso e actuais) e da questão dos subsidios ferias e natal que não foram pagos

Posto isto acho que é uma falta de respeito não pagarem os subsídios. Mas tb não sei se existe liberdade para isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu li, mas falava daquilo que tem sido a UP ao longo dos anos e não apenas este. E não faz muito sentido cortarem nos subsidios quando a empresa já dá lucro. Ainda para mais quando o dinheiro em questão fica nas Universidades.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, melhorar a qualidade do ensino ou diminuir as propinas que só por si já são baratas humm... Sim, prefiro a primeira opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, melhorar a qualidade do ensino ou diminuir as propinas que só por si já são baratas humm... Sim, prefiro a primeira opção.

São baratas, mas quando são as mais altas da Europa dá que pensar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se têm noção, mas desde que entrei em 09 já vi um novo edificio para o ICBAS, expansão da FMUP, um Pavilhao desportivo junto à FEUP, novos Lab's para a FEUP.

Compartilhar este post

Link para o post

A UP é só extremos! Eu no meu pólo da faculdade tenho piscina no "recreio" mas não tenho transportes para lá chegar.

Mesmo assim, UP>****

Compartilhar este post

Link para o post

Agora, como funciona o financiamento destas obras não faço ideia. Provavelmente nem eram "dinheiros" da UP

Compartilhar este post

Link para o post

E na FEP chove lá dentro :confuso: seems legit

Mas aquilo teve em obras... Pelo que me dizeram o trabalho é que foi mal feito.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que este dinheiro ainda será para pagar as novas instalações do ICBAS, Farmácia e S. João que abriram este ano.

Acho que ao todo custou qualquer coisa na ordem dos 50M€.

Compartilhar este post

Link para o post

eia f*da-se :lol: Nem de perto

Ui.. Tanto riso. :lol:

Por acaso enganei-me a escrever. Queria dizer das e não as , mas não disse nada tão escandaloso quanto isso.

"Entre os países da Europa a 21 para quais há dados, apenas as instituições públicas na Itália, Holanda, Portugal e Reino Unido cobram propinas anuais que ultrapassam os 1.200 dólares por cada estudante nacional a tempo inteiro", sublinha a OCDE.
Editado por DonSk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...