Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Tópico da Programação

Publicações recomendadas

Citação de Alvin Kamara, Em 21/02/2022 at 22:45:

Eu estou a dar os primeiros passos em programação e a linguagem que estou a aprender é Python, daí querer um software para desenvolver apps em linguagem Python. Por exemplo, falaram-me do Android Studio, mas para esse eu preciso de saber Java. Se estiver a dizer alguma barbaridade, corrijam-me por favor 😄

Pelas pesquisas que fiz na net dizem que o Kivy é o melhor. Mas adequa-se para quem está a começar nisto? Ou recomendas as que tem uma comunidade maior?

Kivy é fixe porque consegues correr em Windows/mac/linux, iOS e Android, entao nem precisas de emuladores para correres em development é só utilizas Python.. Se o teu objetivo for fazer uma app mobile simples e só tiveres a vontade com Python acho que Kivy serve.. Se quiseres fazer uma app mais complexa podes vir a ter problemas de acesso a determinadas features dos smartphones ou até tornar a implementação mais complicada e aí react native e flutter simplificavam bastante.

Sinceramente fazer apps em Android studio com Java ou Kotlin e perder tempo, a menos que a otimização seja importante para ti, as outras frameworks simplicam muito algumas coisas no desenvolvimento.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, Em 9 de março de 2022 at 10:59:

Alguém aqui percebe de Salesforce?

Vai ao tópico dos empregos que há lá Malta a falar sobre isso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 1 minuto:

Vai ao tópico dos empregos que há lá Malta a falar sobre isso

Era eu 😂

Mas agora também já me desenrasquei.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Utilizador: Isto está mal, porque é que mudaram isto? Isto não estava assim.

Está assim há literalmente 6 anos. O utilizador usa aquele ecrã diariamente e todo o dia.

Cada m*rda que tem de se aturar

Outra hoje:

Mensagem de erro que diz "Não é possível colocar uma data a mais de 365 dias do dia de hoje" quando user está a meter data de maio de 2023.

Recebo mail com print a dizer "Podes validar?"

Fdx, validar o que?

Editado por NIkeL
  • Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

@NIkeL, é só dizeres isto: "Segue aqui a minha validação em como, de facto, a funcionalidade está a comportar-se como esperado."

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 53 minutos:

@NIkeL, é só dizeres isto: "Segue aqui a minha validação em como, de facto, a funcionalidade está a comportar-se como esperado."

mandei um "É para validar o quê exatamente? A mensagem parece-me clara."

É aquele hábito irritante do user em dizer que "tá a dar erro" mesmo quando são mensagens tipo "tem que preencher o campo tal". Ler as mensagens deve dar um trabalho do crl.

Compartilhar este post

Link para o post

É o mais habitual. End users são burros, por norma. 😬 E têm o condão de fazer as m*rda mais incríveis que se possa imaginar para partir coisas.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Ghelthon, há 5 horas:

É o mais habitual. End users são burros, por norma. 😬 E têm o condão de fazer as m*rda mais incríveis que se possa imaginar para partir coisas.

São burros mas são os end users, e é para eles que estás a criar um serviço, portanto tens de fazer as coisas para burros, mesmo que pareçam demasiado óbvias que dispensam explicação.

Na mensagem de erro do @NIkeL deveria ser "Não pode selecionar uma data posterior a 19/04/2023.", e a mensagem deve saltar logo aos olhos assim que aparece. Vai obrigar a algumas linhas de código extra, mas o impacto que tem é muito mais efetivo do que dizer 365 dias, mesmo que isso para vocês pareça exatamente a mesma coisa.

Se podemos fazer alguma coisa ao nosso alcance para evitar ao máximo troca de emails/tickets, é aproveitar, mesmo que torne as coisas 1 ou 2% mais claras. Troca de emails/tickets é o maior consumo de energia e tempo que tive até hoje, só se não puder evitar mesmo.

Editado por Mica
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 10 minutos:

Vai obrigar a algumas linhas de código extra, mas o impacto que tem é muito mais efetivo do que dizer 365 dias, mesmo que isso para vocês pareça exatamente a mesma coisa.

Se podemos fazer alguma coisa ao nosso alcance para evitar ao máximo troca de emails/tickets, é aproveitar, mesmo que torne as coisas 1 ou 2% mais claras. Troca de emails/tickets é o maior consumo de energia e tempo que tive até hoje, só se não puder evitar mesmo.

Isso é verdade em projetos novos, mas tiveres de andar a chafurdar em código antigo pode ser terrível e ao pedires tempo de análise/melhoria código levas um "o cliente não tem orçamento para isso".

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

ou então

constrois algo que recebe um ficheiro excel

recebes tickets ao longo do ano a dizer que não conseguem carregar aquele ficheiro...vou a ver e é pq o ficheiro tem colunas novas ou faltam colunas em relação a especificação

devem achar que os programas fazem magia

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não é trabalho do developer. A minha patroa só faz UX e é nessas coisas que se foca.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Mica, há 44 minutos:

São burros mas são os end users, e é para eles que estás a criar um serviço, portanto tens de fazer as coisas para burros, mesmo que pareçam demasiado óbvias que dispensam explicação.

Na mensagem de erro do @NIkeL deveria ser "Não pode selecionar uma data posterior a 19/04/2023.", e a mensagem deve saltar logo aos olhos assim que aparece. Vai obrigar a algumas linhas de código extra, mas o impacto que tem é muito mais efetivo do que dizer 365 dias, mesmo que isso para vocês pareça exatamente a mesma coisa.

Isso sem dúvida, mas no caso específico o pedido foi para ele validar. Validar o quê, exactamente? Provavelemente aquilo está a funcionar como foi pedido, portanto não percebo a questão. Perceberia se fosse um pedido para mudar a funcionalidade e/ou a mensagem, agora assim...

Citação de lordbifana, há 20 minutos:

ou então

constrois algo que recebe um ficheiro excel

recebes tickets ao longo do ano a dizer que não conseguem carregar aquele ficheiro...vou a ver e é pq o ficheiro tem colunas novas ou faltam colunas em relação a especificação

devem achar que os programas fazem magia

Ahah, no ServiceNow usamos muito esses imports via Excel, mas não adianta explicar às pessoas que NÃO PODEM MEXER NAS COLUNAS NEM NOS CABEÇALHOS, porque o código não adivinha e os mapeamentos não são automáticos.

Mas é inútil, vão sempre achar que aquilo funciona por magia, como dizes. Ainda mais agora, com AIs e afins, acham que isso está presente em tudo.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Ghelthon, há 23 minutos:

Isso sem dúvida, mas no caso específico o pedido foi para ele validar. Validar o quê, exactamente? Provavelemente aquilo está a funcionar como foi pedido, portanto não percebo a questão. Perceberia se fosse um pedido para mudar a funcionalidade e/ou a mensagem, agora assim...

É aqui que entre a parte do "burro". Pessoas com menos literacia informática não conseguem ver para além do óbvio, sobretudo se for de tarde e com 7 ou 8h de trabalho em cima. Hell, até a mim ao final da tarde passam coisas absolutamente ridículas que eu não deixaria escapar de manhã. Uma data é mais óbvia que um número de dias que os obrigue a usar o Sistema 2 para perceber se o erro faz sentido ou não.

E depois há pessoas que por defeito pedem ajuda por tudo e por nada, tipo o Goku aqui no fórum. Não param para pensar na questão, não evitam contactar os outros, porque não valorizam o tempo dos outros mas sim apenas o seu. E isto já vai para além da literacia informática.

Citação de Bashir, há 24 minutos:

Isso não é trabalho do developer. A minha patroa só faz UX e é nessas coisas que se foca.

Depende da empresa e do seu tamanho.

Já fui developer e administrador de sistemas ao mesmo tempo, que remédio. De manhã a fazer um fix para um cliente, de tarde a montar mais um container LXD para um novo projeto que o meu professor se lembrou.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, para quem costuma trabalhar com Xamarin Forms, existe alguma forma mais simples de "desenhar" as Pages xaml?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 5 horas:

Tickets burros deixo a marinar da manhã para a tarde, ou de um dia para o outro.

Metade das vezes "resolve-se sozinho".

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, Em 18/04/2022 at 15:35:

Utilizador: Isto está mal, porque é que mudaram isto? Isto não estava assim.

Está assim há literalmente 6 anos. O utilizador usa aquele ecrã diariamente e todo o dia.

Cada m*rda que tem de se aturar

Outra hoje:

Mensagem de erro que diz "Não é possível colocar uma data a mais de 365 dias do dia de hoje" quando user está a meter data de maio de 2023.

Recebo mail com print a dizer "Podes validar?"

Fdx, validar o que?

image.png.7116616fc792c8e903352a21d22f1158.png

Sim, já me disseram isto.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tens também o Clean Architecture do mesmo autor, O Refactoring do Martin Fowler e o Applying UML and Patterns do Craig Larman. 

Estão na minha lista para ler.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mais do que o Clean Code, o Clean Coder.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, Em 21/04/2022 at 01:45:

Tens também o Clean Architecture do mesmo autor, O Refactoring do Martin Fowler e o Applying UML and Patterns do Craig Larman. 

Estão na minha lista para ler.

o do fowler é brutal

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, Em 20/04/2022 at 22:47:

Já leram livros q mudaram a vossa forma de programar?

Pra mim é o clean code do Robert c Martin

Quero ler o concurrency in go

Quando acabas o livro, já está desatualizado

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei bem onde perguntar por isso fica aqui:

Tenho um conhecido que quer que lhe faça um site. Alguém tem ideias de quanto cobrar? Sei que é muito dependente de várias coisas mas queria ter a noção de um valor à hora. Será um projeto para fazer como "horas extra", ou seja, eu trabalho e seria algo para fazer para além do trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

alguem costuma programar GO?

Tou a fazer um projeto daqueles de entrevista para uma cena que gostava bastante de entrar e nunca programei nisto na vida. Já me estou a orientar, mas suponho que nao tenha feito muita coisa da melhor forma

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...