Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Não sei que fazer da vida :(

Mestrado na FEP -> Doutoramento lá fora -> Trabalhar

Mestrado na FEP -> Trabalhar

Doutoramento na FEP -> Trabalhar

Arranja bolsa e vem para a Nova, depois vai trabalhar. :compinchas:

Na tua área, não descartaria o PhD, mas se conseguires fazê-lo numa faculdade melhor que a FEP (por muito que eu não goste de dizer isto) era preferível.

Esta semana e a que aí vem são completamente arrasadoras. Este mestrado, quando puxa, puxa a sério, já não tinha uma semana destas há cerca de 2 meses e meio.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

há alturas em q a faculdade deixa um gajo de rastos f*da se

Então? Como é que isso vai? :mrgreen: Não tens saudades do Técnico? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu quero trabalhar no ramo da Macroeconomia e tudo o que for dentro dessa área, mesmo fora da vida académica, começa a requerer doutoramentos.

Mas estás a falar exactamente de quê?

Não tou bem a ver o que seja trabalhar no ramo da Macroeconomia. Se for para fazer investigação, não precisas de doutoramento nenhum. Se quiseres leccionar sem ser assistente é que convém. De resto não tou a ver. Consultoria económica? Também não é preciso doutoramento concerteza.

Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiseres trabalhar fora do ensino superior, tirar o doutoramento dificilmente te abre portas significativas

Isto.

Tenho um amigo que foi o primeiro a entrar no Master in Management, ou seja teria direito a mais de 5000€ de bolsa de mérito, mandou aquilo à m*rda e preferiu ir para o doutoramento.

Passado um ano já estava a desistir e a ir trabalhar para uma grande empresa. Disse que é demasiado teórico.

A não ser que tenhas como objetivo seguir carreira académica não faz sentido perderes 4 anos da tua vida nisso quando durante esse tempo todo está toda a gente a ganhar experiência real e a passar-te à frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Arranja bolsa e vem para a Nova, depois vai trabalhar. :compinchas:

Na tua área, não descartaria o PhD, mas se conseguires fazê-lo numa faculdade melhor que a FEP (por muito que eu não goste de dizer isto) era preferível.

Eu até iria para a Nova, e candidatar-me-ei, mas não tenho esperanças. Sem bolsa não vou e as bolsas, como sabes, praticamente não existem (isto para Mestrado, para Doutoramento ainda me ando a informar, mas acho que não há grande hipótese de entrar sequer).

Um dos meus planos é tirar o Mestrado em Economia e mandar-me para um doutoramento lá fora (LSE, Harvard, MIT, Stockholm SE, etc.).

Ego Sum, o problema desse teu amigo pode ter sido precisamente esse: ele ia entrar no MiM e acabou por ir para o Doutoramento em Economia, é um mundo relativamente diferente. Eu, pessoalmente, não me vejo, de todo, no MiM, porque não gosto propriamente de Gestão.

Quanto aos restantes, qualquer quadro de relevo de um Banco de Portugal, Conselho das Finanças Públicas, um quadro de um banco que trabalhe na minha área de eleição, etc., pede um doutoramento ou pré-disposição a fazê-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém aqui tem conhecimentos na área de estatística bayesiana e/ou econometria bayesiana?

Compartilhar este post

Link para o post

:mrgreen:

quando acabares de aprender isso preciso que me ajudes!

Compartilhar este post

Link para o post

icon_mrgreen.gif

quando acabares de aprender isso preciso que me ajudes!

eu sei o básico de estatística bayesiana, agr econometria bayesiana é algo que ainda não é do meu domínio nem é dado no mestrado :(

Mas o que é que vais fazer na tese?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até iria para a Nova, e candidatar-me-ei, mas não tenho esperanças. Sem bolsa não vou e as bolsas, como sabes, praticamente não existem (isto para Mestrado, para Doutoramento ainda me ando a informar, mas acho que não há grande hipótese de entrar sequer).

Um dos meus planos é tirar o Mestrado em Economia e mandar-me para um doutoramento lá fora (LSE, Harvard, MIT, Stockholm SE, etc.).

Ego Sum, o problema desse teu amigo pode ter sido precisamente esse: ele ia entrar no MiM e acabou por ir para o Doutoramento em Economia, é um mundo relativamente diferente. Eu, pessoalmente, não me vejo, de todo, no MiM, porque não gosto propriamente de Gestão.

Quanto aos restantes, qualquer quadro de relevo de um Banco de Portugal, Conselho das Finanças Públicas, um quadro de um banco que trabalhe na minha área de eleição, etc., pede um doutoramento ou pré-disposição a fazê-lo.

Aqui ainda ontem vi um folheto relativamente aos doutoramentos e falava na possibilidade de ter bolsa total, curiosamente. É diferente do que sucede nos Mestrados.

Mas sim, o teu plano é interessante, para quem quer seguir a vertente que queres. Não concordo que o doutoramento seja irrelevante, para quem está na tua posição.

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei o básico de estatística bayesiana, agr econometria bayesiana é algo que ainda não é do meu domínio nem é dado no mestrado :(

Mas o que é que vais fazer na tese?

eu queria fazer qualquer coisa na forma de VAR. há quem faça com inferência bayesiana pelo que andei a ver na altura. aquelas coisas dos priors e isso. mas não é tão usual, é mais para a previsão mesmo do que usar em VARs. ao princípio andei a pesquisar sobre essas coisas todas, mas depois deixei um bocado de parte porque não parece fácil. quando acabasses de dominar isso podias-me dizer se valia a pena pensar nessas coisas ou se não é mesmo grande ideia :mrgreen:

é procurares artigos e livros sobre isso, se quiseres posso ver o que tenho aqui.

ah, havia um user que estava a estudar Estatística mesmo. não me lembro é se tava em Mestrado. se não me engano era o Scorpion, não sei o nick de agora :confuso:

Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui ainda ontem vi um folheto relativamente aos doutoramentos e falava na possibilidade de ter bolsa total, curiosamente. É diferente do que sucede nos Mestrados.

Mas eu sou (serei) apenas licenciado, o que me põe em pior posição relativamente a muitos outros já com mestrado/experiência profissional.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que é mais por aqui. se tiveres num Banco de Portugal eventualmente hás-de fazer um Doutoramento, mais tipo pro-form, até porque será relativamente fácil faze-lo se já tiveres a trabalhar nisso. mas para lá entrar não precisas de todo de o ter. Conselho das Finanças Publicas não dá ares de haver portas abertas dessa maneira. aquilo deve ser um conjunto de pessoas que já tem n anos de experiencia a trabalhar no assunto, mas experiencia profissional e academica, nao de se fazer uma tese de Doutoramento.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoalmente, gosto da maneira como vocês encaram uma tese de doutoramento.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu cá gostava era de poder defender a minha tese, já toda a gente tem data/defendeu menos a minha área científica porque há lá uns problemas no júri e quem se f*de é o mexilhão, está tão a sair um adiamento - o prazo era de 2 de Março a 3 de Abril (nem se lembraram que era feriado dia 3 lol) - ou um aviso de um ou dois dias de antecedência... Até já estou a perder a pica para publicar ou pelo menos tentar, que era o meu maior receio, porque entretanto surgiram outros compromissos. Bah!

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém de finanças aqui que saiba calcular um bottom up beta para a ação de uma empresa? Eu sei o processo e já tenho os dados todos de que preciso, mas tenho um ou outro detalhe menor que precisava de esclarecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoalmente, gosto da maneira como vocês encaram uma tese de doutoramento.

Não sei o que quiseste dizer com isso, mas a opinião geral (e vou exagerar) acerca de uma tese de doutoramento é que é uma brincadeira para patetas passarem uns tempos entretidos sem fazer nenhum. Não me surpreende que haja gente a falar de uma tese de doutoramento como se de uma brincadeira se tratasse.

EDIT: E não estou, obviamente, a dizer que concordo com essa ideia.

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Ele sempre quis doutoramento, o MiM era a rede de segurança

Não sei o que quiseste dizer com isso, mas a opinião geral (e vou exagerar) acerca de uma tese de doutoramento é que é uma brincadeira para patetas passarem uns tempos entretidos sem fazer nenhum. Não me surpreende que haja gente a falar de uma tese de doutoramento como se de uma brincadeira se tratasse.

EDIT: E não estou, obviamente, a dizer que concordo com essa ideia.

A sério? Eu quando penso em tese de doutoramento só me apetece atirar deu uma ponte :lol:

Se tese é mestrado já me está a dar o trabalho que está, imagino doutoramento

Compartilhar este post

Link para o post

A sério? Eu quando penso em tese de doutoramento só me apetece atirar deu uma ponte :lol:

Eu nunca percebi muito bem: como é que estás a fazer a tese de mestrado e a trabalhar full time na consultora onde trabalhas, se não for indiscrição? Sei que há muita gente que faz essas coisas, mas não percebo bem como é que concilias. Sais do trabalho e trabalhas na tese todos os dias? Ainda por cima indo para os EUA etc, como sei que já foste em trabalho... ou a tese não exige que se trabalhe nela muitos dias por semana? Ignorância pura da minha parte, neste caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qual é a lógica de ir para o PhD in Economics e ter como rede de segurança o MiM? Se ainda fosse o MiE até percebia, mas é como ires fazer captações de futebol ao FC Porto e, para o caso de não entrares, teres o ABC (primeira equipa que me lembrei) em Andebol como rede de segurança em vez do Rio Ave em futebol. Acho que deu para perceber a analogia, ou seja, é tudo desporto, mas é diferente!

Isto é a ideia que eu tenho que as pessoas têm, o que muitas vezes não corresponde à realidade, mas sempre tive a ideia que quem está fora da vida académica (e, principalmente, quem nunca esteve no ensino superior) tem a ideia de que uma tese é uma brincadeira para miúdos de 20 e poucos anos passarem o tempo enquanto não arranjam um trabalho real com problemas reais e "aí é que eles vão ver o que é bom!".

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qual é a lógica de ir para o PhD in Economics e ter como rede de segurança o MiM? Se ainda fosse o MiE até percebia, mas é como ires fazer captações de futebol ao FC Porto e, para o caso de não entrares, teres o ABC (primeira equipa que me lembrei) em Andebol como rede de segurança em vez do Rio Ave em futebol. Acho que deu para perceber a analogia, ou seja, é tudo desporto, mas é diferente!

Que falsa analogia enorme essa do futebol-andebol e MiM com o MiE fds...

Compartilhar este post

Link para o post

Que falsa analogia enorme essa do futebol-andebol e MiM com o MiE fds...

Olha que são realidades mesmo muito diferentes... ao nível de licenciatura podes não sentir, mas um mestrado/doutoramento em economia e um mestrado em gestão são o dia e a noite...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda estou a pensar em que mestrado vou ingressar, se Economia ou Gestão.

Mas primeiro convém entrar no Mestrado, que por este andar não consigo. Estou a sentir em demasia o peso da transição secundário-universidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...