Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Eu ainda estou a pensar em que mestrado vou ingressar, se Economia ou Gestão.

Mas primeiro convém entrar no Mestrado, que por este andar não consigo. Estou a sentir em demasia o peso da transição secundário-universidade.

Se conseguires média acima de 15,5 na licenciatura e quiseres ficar na Nova, tens logo bolsa de 30%. Se conseguires acima de 16,5 tens bolsa de 60%.

Compartilhar este post

Link para o post

Se conseguires média acima de 15,5 na licenciatura e quiseres ficar na Nova, tens logo bolsa de 30%. Se conseguires acima de 16,5 tens bolsa de 60%.

Neste momento pensar numa média acima de 15,5 é utópico com o primeiro semestre que tive. Mas tendo em conta o preço dos mestrados dava grande jeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que são realidades mesmo muito diferentes... ao nível de licenciatura podes não sentir, mas um mestrado/doutoramento em economia e um mestrado em gestão são o dia e a noite...

Mestrado em Gestão para mestrado em Economia não é uma analogia ao nível do futebol para andebol... um futebol para andebol é uma Engenharia para um mestrado em Economia, por exemplo. Aí era uma boa analogia.

E a fama do MiM e MiE na FEP é que são "mais do mesmo"... mas ligeiramente mais aprofundado.

Pessoalmente não faço intenções de ir tirar um mestrado na FEP. Estou é na dúvida se opto pela Católica para gestão de serviços e trabalhar numa consultoria ao mesmo tempo, ou por uma faculdade forte no mestrado em Marketing. Até lá ainda falta um ano e meio para mim para decidir, portanto para já é acabar a licenciatura com média de 14 o objetivo mínimo

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é para toda a gente ou só para licenciados na Nova?!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

376€ para saldar a divida, até me doeu os tomates, arrota.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é para toda a gente ou só para licenciados na Nova?!

Tendo em conta que eu acabei com a mesma média que tu e mesmo assim nem à primeira me quiseram dar bolsa de 30%, quando se fosse da Nova teria tido a de 60%... acho que dá para perceber que esse critério só se aplica aos da Nova. :mrgreen:

Eu acho isso perfeitamente válido, mas acho que eles deviam disclose melhor esses critérios quando respondem a alguém para dizer que não teve bolsa de mérito atribuída.

Compartilhar este post

Link para o post

Tendo em conta que eu acabei com a mesma média que tu e mesmo assim nem à primeira me quiseram dar bolsa de 30%, quando se fosse da Nova teria tido a de 60%... acho que dá para perceber que esse critério só se aplica aos da Nova. :mrgreen:

Já me tinhas falado disso e eu sabia que tinhas a mesma média que eu, mas como vi uma notícia de que iam aumentar as bolsas de mestrado na Nova, ainda pensei que fosse uma novidade para o próximo ano que já se soubesse e eu não tinha visto nada.

Neste momento estou mais inclinado para passar os próximos 2 anos no MiE na FEP, meter-me num curso de inglês para ter o certificado, fazer os testes tipo GRE, criar algum currículo extra se ainda tiver tempo livre e depois, se a vontade existir como hoje, lançar-me a uma universidade de topo mundial.

Assumindo que é o que acontece e que tudo corre bem, é verdade que perco 2 anos, mas ser doutorado por uma, vá, LSE, um MIT, algo assim, em vez de ser pela FEP-UP vale bem esses 2 anos, creio eu, e não é por ter 27 ou 25 anos que há grande diferença.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não quero ser desmancha-prazeres, mas acho muito dificil mesmo passares dum mestrado de Economia da FEP para um doutoramento numa Universidade top Mundial sem teres experiência profissional muito relevante. E digo difícil para não dizer impossível.

O que eu acho que poderias fazer, visto que não tens possibilidades de ir para uma universidade de topo neste momento, seria começares a trabalhar. Se tens grande média, tenta uma McKinsey ou uma BCG. Sim, é verdade, é trabalho de escravo, não fará o teu estilo, abdicas da tua vida pessoal durante um ou dois anos. Mas a verdade é que esse sacríficio irá valer-te algum (bastante) dinheiro, experiência profissional numa empresa de topo e aí sim poderás escolher o mestrado que quiseres e, se calhar, visto trabalho nesse tipo de consultoras ser muito diversificado, poderás até ter uma ideia melhor do que quererás fazer para o resto da tua carreira. E falei em McKinsey ou BCG, mas não tem de ser uma consultora obviamente, estas só têm recrutamento ongoing e pagam relativamente bem para quem sai directamente da licenciatura/mestrado ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Não quero ser desmancha-prazeres, mas acho muito dificil mesmo passares dum mestrado de Economia da FEP para um doutoramento numa Universidade top Mundial sem teres experiência profissional muito relevante. E digo difícil para não dizer impossível.

O que eu acho que poderias fazer, visto que não tens possibilidades de ir para uma universidade de topo neste momento, seria começares a trabalhar. Se tens grande média, tenta uma McKinsey ou uma BCG. Sim, é verdade, é trabalho de escravo, não fará o teu estilo, abdicas da tua vida pessoal durante um ou dois anos. Mas a verdade é que esse sacríficio irá valer-te algum (bastante) dinheiro, experiência profissional numa empresa de topo e aí sim poderás escolher o mestrado que quiseres e, se calhar, visto trabalho nesse tipo de consultoras ser muito diversificado, poderás até ter uma ideia melhor do que quererás fazer para o resto da tua carreira. E falei em McKinsey ou BCG, mas não tem de ser uma consultora obviamente, estas só têm recrutamento ongoing e pagam relativamente bem para quem sai directamente da licenciatura/mestrado ;)

E ainda bem que assim é.

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia é fazer o mestrado com estágio numa instituição reputada como o Banco de Portugal, p.e.. Este ano, um aluno já foi aceite nessas condições em Oxford para começar para o ano, pelo que sei.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

A ideia é fazer o mestrado com estágio numa instituição reputada como o Banco de Portugal, p.e.. Este ano, um aluno já foi aceite nessas condições em Oxford para começar para o ano, pelo que sei.

Como assim?

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim?

O 2º ano de Mestrado é Tese e/ou Estágio, a FEP tem protocolo com o Banco de Portugal e este ano foi um aluno estagiar para o BdP. Esse mesmo aluno concorreu agora a Oxford para o PhD e foi aceite. Isto pelo que sei e não fui confirmar.

EDIT: Ou foi aceite, ou (ainda) não foi recusado, o que é bastante diferente.

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O 2º ano de Mestrado é Tese e/ou Estágio, a FEP tem protocolo com o Banco de Portugal e este ano foi um aluno estagiar para o BdP. Esse mesmo aluno concorreu agora a Oxford para o PhD e foi aceite. Isto pelo que sei e não fui confirmar.

EDIT: Ou foi aceite, ou (ainda) não foi recusado, o que é bastante diferente.

Mestrado de Economia? Não é dos mais bem cotados na FEP, mas é perfeitamente possível.

Todavia cada caso é um caso, e se esse é o caminho que queres para ti, só será possível com muito trabalho mesmo. Vais ter de te esforçar bastante ;) Mas pensando positivo, bolsas para doutoramentos/MBA's no estrangeiro são mais acessíveis. Sei de um rapaz que concorreu para a Columbia e que entrou, mas não tinha dinheiro para pagar. E mandou mail e os gajos disseram que tratavam de tudo e deram-lhe um empréstimo sem pedir garantias em troca e só assim é que ele conseguiu lá fazer o MBA. Pelo que soube, é prática comum nos US, portanto é possível que em Inglaterra seja semelhante :)

Compartilhar este post

Link para o post

Nos US o Estado não garante o valor dos empréstimos que os estudantes não conseguirem repagar aos bancos? Suponho que seja por isso que muitas vezes eles nem garantias peçam, praticamente, e que o acesso ao crédito estudantil lá seja tão fácil que acaba até por ser perigoso.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Nos US o Estado não garante o valor dos empréstimos que os estudantes não conseguirem repagar aos bancos? Suponho que seja por isso que muitas vezes eles nem garantias peçam, praticamente, e que o acesso ao crédito estudantil lá seja tão fácil que acaba até por ser perigoso.

A ser verdade, duvido que se aplique a estudantes estrangeiros... Mas estamos a falar de 100.000$ em média, acredito que a maior parte vá lá por empréstimos, portanto até será provavel que assim seja :)

Compartilhar este post

Link para o post

eu queria fazer qualquer coisa na forma de VAR. há quem faça com inferência bayesiana pelo que andei a ver na altura. aquelas coisas dos priors e isso. mas não é tão usual, é mais para a previsão mesmo do que usar em VARs. ao princípio andei a pesquisar sobre essas coisas todas, mas depois deixei um bocado de parte porque não parece fácil. quando acabasses de dominar isso podias-me dizer se valia a pena pensar nessas coisas ou se não é mesmo grande ideia icon_mrgreen.gif

é procurares artigos e livros sobre isso, se quiseres posso ver o que tenho aqui.

ah, havia um user que estava a estudar Estatística mesmo. não me lembro é se tava em Mestrado. se não me engano era o Scorpion, não sei o nick de agora confuso.gif

VAR's so para o ano. Agr ando entretido com pequenas simulações.

mas vais fazer a tese quando?

Editado por brun0 SLB

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei o que quiseste dizer com isso

Eu explico, a maioria das pessoas quando fala em fazer um doutoramento fá-lo de forma bastante leviana.

Compartilhar este post

Link para o post

Mestrado em Gestão para mestrado em Economia não é uma analogia ao nível do futebol para andebol... um futebol para andebol é uma Engenharia para um mestrado em Economia, por exemplo. Aí era uma boa analogia.

se me perguntasses a mim mais depressa te dizia que era mais fácil vir de Engenharia do que de Gestão.

VAR's so para o ano. Agr ando entretido com pequenas simulações.

mas vais fazer a tese quando?

talvez depois de Setembro só.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca percebi muito bem: como é que estás a fazer a tese de mestrado e a trabalhar full time na consultora onde trabalhas, se não for indiscrição? Sei que há muita gente que faz essas coisas, mas não percebo bem como é que concilias. Sais do trabalho e trabalhas na tese todos os dias? Ainda por cima indo para os EUA etc, como sei que já foste em trabalho... ou a tese não exige que se trabalhe nela muitos dias por semana? Ignorância pura da minha parte, neste caso.

O mais difícil foi a parte curricular. Eu comecei o mestrado ao mesmo tempo que comecei a trabalhar, ainda por cima num mestrado diurno. Tive a vantagem de o meu mestrado ser muito flexível e poder ir buscar cadeiras de outros mestrados (ou seja algumas cadeiras consegui que fossem de mestrados com aulas pós laboral) e acabei por fazer um mestrado à minha medida. É um Mestrado em Economia mas com UCs opcionais como Gestão da Cadeia Logística, Empreendedorismo... etc

No início do 2º semestre fui morar para Lisboa e fui para Angola 2 semanas tb. Ou seja, deixei de poder ir às aulas, mas fiz por contínuas à mesma, era tranquilo ir ao Porto fazer apresentações de trabalhos e tb se tem direito ao próprio dia e ao anterior ao exame/teste. Acabei o 1º ano com todas as cadeiras feitas e média de 15 que era o meu objetivo dado as condicionantes.

Entretanto o 2º ano é mais tranquilo. Tivemos duas cadeiras, uma de Seminários e uma de Plano de dissertação, que já se vai fazendo a tese.

A tese vai-se fazendo. É preciso ser um tema que motive minimamente. Eu já estou a fazer a metodologia, segundo as minhas orientadoras se continuar assim consigo entregar ainda em Julho.

Por exemplo, no início do ano letivo estive 2 meses fora, nos US e Angola. Em Novembro havia alguns dias em AO que ao fim de semana a malta ia toda para a praia e para a noite e eu ficava em casa para dar avanço à tese.

A tese não é o bicho que fazem. Aliás, ficar um ano inteiro de mestrado na faculdade só a fazer a tese não dava mesmo para mim.

Acho que a variável fundamental para não me custar tanto sacrificar em prol do mestrado foi eu estar a fazer mestrado pelo gosto em aprender, e não por "obrigação" ou pq "preciso para arranjar emprego".

Mestrado de Economia? Não é dos mais bem cotados na FEP, mas é perfeitamente possível.

Todavia cada caso é um caso, e se esse é o caminho que queres para ti, só será possível com muito trabalho mesmo. Vais ter de te esforçar bastante ;) Mas pensando positivo, bolsas para doutoramentos/MBA's no estrangeiro são mais acessíveis. Sei de um rapaz que concorreu para a Columbia e que entrou, mas não tinha dinheiro para pagar. E mandou mail e os gajos disseram que tratavam de tudo e deram-lhe um empréstimo sem pedir garantias em troca e só assim é que ele conseguiu lá fazer o MBA. Pelo que soube, é prática comum nos US, portanto é possível que em Inglaterra seja semelhante :)

Confere. Uma Business School de Londres está sempre a fazer o pressing a ver se vou para lá, até um plano de financiamento detalhado de um aluno português que lá têm me mandaram. E têm linhas de crédito do próprio curso, que só tens de começar a pagar passado 6 meses ou 1 ano de concluires.

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post
A tese não é o bicho que fazem. Aliás, ficar um ano inteiro de mestrado na faculdade só a fazer a tese não dava mesmo para mim.

Isto é bem verdade, basta uma pessoa ser minimamente bem organizada e saber o que tem de abordar em cada um dos pontos da dissertação.

Além disso, faz-me muita confusão que alguém fique um ano inteiro só a fazer a tese, porque eu também fiz a tese enquanto trabalhava e conseguia conciliar bem as duas coisas, claro que, às vezes, tinha que trabalhar na tese o fim-de-semana inteiro. Se estivesse somente um ano a fazer a tese, sem mais nada, acho que dava em louco, porque era demasiado tempo livre.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

20 de março de 2015, primeiro parto a que assisti. Bem-vinda ao mundo Juziane, 3ª filha duma moça de 22 anos :)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Foste tu que escolheste o nome?

Muitos parabéns Lucho, Felicidades! :compinchas:

EDIT: Por pouco e festejavas logo o dia do Pai.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

parabéns lucho, bonito nome

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos! Foi uma experiência inesquecível. Boa placenta e pontos bem dados :) O pai perdeu o parto porque foi fumar um cigarro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...