Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Que azar do crl.. no teste de Micro eram 30 EM. Tinha respondido a 24 que tinha a certeza estarem certas. Resolvi arriscar nas outras 6 para ver se sacava brilharete. f*di-me e perdi 1 valor e tal, errei as 6 acho eu que tentei, ou foram 5, nem fiz as contas mas fo qualquer coisa do género. Acabei por tirar 14,7. Not bad na mesma. Como são 3 testes resolvi arriscar. Se fosse exame não arriscava, porque teria um 16 garantido e não valia apena arriscar estragar uma nota final. Num teste a diferença acaba por não ser assim tão significativa.

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou um utilizador muito participador deste fórum, mas sou algo assíduo e gosto de pensar que até estou um pouco por dentro da cultura, e portanto sinto que talvez ao contar aqui me sinta ligeiramente mais aliviado.

Enfim, como poderão ou não saber, há quase 3 anos entrei para a Licenciatura em Ciências da Saúde, tendo em vista o Concurso Especial para Acesso a Medicina. É um concurso aberto apenas a licenciados do meu curso, seriado apenas pela média final de curso, em que os 5 candidatos com a maior média tinham acesso ao curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa. Tendo conseguido uma média respeitável nos últimos 5 semestres, estava a contar entrar sem muita dificuldade por esse concurso, que existiu nos últimos 6 anos nesta universidade.

O concurso para o ano 2015/2016 já tinha mesmo sido publicado em Diário da República, em Março de 2014. Mas há cerca de um mês foi revogado, e o concurso deixou de existir. Limitaram-se a incluir uma parca bonificação para alunos do último ano de Licenciatura em Ciências da Saúde no já existente concurso geral para licenciados. Não fui sequer avisado, soube ontem apenas por sorte ao ter ido ao site do concurso de licenciados. Ainda por cima, a candidatura para esse concurso dura 4 dias e começa já daqui a duas semanas. Se não fosse esse golpe de sorte (?), teria chegado ao fim do curso no Verão e já não teria qualquer hipótese de ingressar no curso de Medicina para o próximo ano lectivo.

Compreendo que possa haver necessidade de reduzir o número de vagas para Medicina, mas é muito chato ver o regulamento mudar precisamente no ano em que eu me iria candidatar, sem qualquer aviso. Os alunos do 3º e 2º ano, que provavelmente entraram neste curso apenas com esse concurso em mente e já puseram um ano ou dois das suas vidas nisto, foram altamente prejudicados.

Pior para mim, é que o concurso tem uma fase de bonificações que decide quais os candidatos que serão admitidos à segunda fase, da entrevista. A diferença entre eu, que trabalhei para ter uma média mais elevada, e qualquer outro candidato do meu curso é zero. Posso acabar por nem sequer conseguir passar à entrevista, isto se conseguir reunir os documentos todos em duas semanas e efectuar a candidatura. A minha motivação para trabalhar nestes próximos meses está a diminuir a pique.

Enfim, é pena acabar estes 3 anos com esta desfeita monumental, em que um concurso já homologado e que decorreu nos últimos 6 anos é substituído 3 meses antes de eu acabar o curso sem aviso.

Editado por totava

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eish, muita força totava, deve ser mesmo f*dido dar o litro durante tanto tempo e depois cortarem as asas dessa maneira :-|

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou um utilizador muito participador deste fórum, mas sou algo assíduo e gosto de pensar que até estou um pouco por dentro da cultura, e portanto sinto que talvez ao contar aqui me sinta ligeiramente mais aliviado.

Enfim, como poderão ou não saber, há quase 3 anos entrei para a Licenciatura em Ciências da Saúde, tendo em vista o Concurso Especial para Acesso a Medicina. É um concurso aberto apenas a licenciados do meu curso, seriado apenas pela média final de curso, em que os 5 candidatos com a maior média tinham acesso ao curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa. Tendo conseguido uma média respeitável nos últimos 5 semestres, estava a contar entrar sem muita dificuldade por esse concurso, que existiu nos últimos 6 anos nesta universidade.

O concurso para o ano 2015/2016 já tinha mesmo sido publicado em Diário da República, em Março de 2014. Mas há cerca de um mês foi revogado, e o concurso deixou de existir. Limitaram-se a incluir uma parca bonificação para alunos do último ano de Licenciatura em Ciências da Saúde no já existente concurso geral para licenciados. Não fui sequer avisado, soube ontem apenas por sorte ao ter ido ao site do concurso de licenciados. Ainda por cima, a candidatura para esse concurso dura 4 dias e começa já daqui a duas semanas. Se não fosse esse golpe de sorte (?), teria chegado ao fim do curso no Verão e já não teria qualquer hipótese de ingressar no curso de Medicina para o próximo ano lectivo.

Compreendo que possa haver necessidade de reduzir o número de vagas para Medicina, mas é muito chato ver o regulamento mudar precisamente no ano em que eu me iria candidatar, sem qualquer aviso. Os alunos do 3º e 2º ano, que provavelmente entraram neste curso apenas com esse concurso em mente e já puseram um ano ou dois das suas vidas nisto, foram altamente prejudicados.

Pior para mim, é que o concurso tem uma fase de bonificações que decide quais os candidatos que serão admitidos à segunda fase, da entrevista. A diferença entre eu, que trabalhei para ter uma média mais elevada, e qualquer outro candidato do meu curso é zero. Posso acabar por nem sequer conseguir passar à entrevista, isto se conseguir reunir os documentos todos em duas semanas e efectuar a candidatura. A minha motivação para trabalhar nestes próximos meses está a diminuir a pique.

Enfim, é pena acabar estes 3 anos com esta desfeita monumental, em que um concurso já homologado e que decorreu nos últimos 6 anos é substituído 3 meses antes de eu acabar o curso sem aviso.

Lamento imenso por ti. Quer estejas a par ou não, esse concurso começou a existir quando a sobrinha do regente de anatomia não tinha média pra medicina e seguiu Ciências da Saúde. Após ela ingressar no curso estava visto que mais tarde ou mais cedo o concurso ia revogar.

Mais, nesta altura ha uma necessidade extrema de cortes no numerus clausus em Medicina, devido à falta de vagas para especialidade. Tendo em conta que a FMUL é a faculdade que no país mais gente tem, por ano, andam a cortar nos concursos especiais - licenciados e ciências da saúde. Tudo isto porque cortar 50 vagas dum ano para o outro, em altura de eleições, não ficava bem visto. E cortaram já o ano passado, por isso a previsão seria cortarem mais este ano.

Enfim, cunhas e politiquices. Não te vás abaixo e luta para entrar pelo contingente geral, não desistas se é mesmo isto que queres!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Amigos do Excel. Preciso de uma ajudinha aqui.

Para a minha tese estou a ler e registar uma série de dados usando um aparelho para o efeito. Tem a opção de exportar esses dados para Excel. Até aí tudo ok. Porém esses dados vêm "desformatados", ou seja, neste caso, vêm todos os dados para dado instante todos na mesma célula. Os do instante seguinte vêm na célula da linha abaixo e por aí adiante (como mostrado na imagem). Como esses registos estão separados por vírgula, eu tenho ideia que há uma ferramenta qualquer que permite truncar e separar esses dados.

7e3aaf4996c93cd5751a3791905ae388.png

Alguém me consegue ajudar?

Obrigado.

Editado por Rumpas

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos do Excel. Preciso de uma ajudinha aqui.

Para a minha tese estou a ler e registar uma série de dados usando um aparelho para o efeito. Tem a opção de exportar esses dados para Excel. Até aí tudo ok. Porém esses dados vêm "desformatados", ou seja, neste caso, vêm todos os dados para dado instante todos na mesma célula. Os do instante seguinte vêm na célula da linha abaixo e por aí adiante (como mostrado na imagem). Como esses registos estão separados por vírgula, eu tenho ideia que há uma ferramenta qualquer que permite truncar e separar esses dados.

Alguém me consegue ajudar?

Obrigado.

Tb me aconteceu semelhante a fazer a tese. Exportei uma BD em .csv e vinha tudo na mesma coluna.

Exemplificando como podes resolver a coisa, adaptando à maneira como os teus dados possam estar apresentados...

No meu caso veio a coluna A preenchida em cada célula algo do género:

Stienmetz J.L., Fesenmaier D.R.,"Estimating value in Baltimore, Maryland: An attractions network analysis",2015,"Tourism Management","http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84923699017&partnerID=40&md5=ac66accfe5c0b76fef9ea2b3be5c4def",Article,Scopus

O que fazer para separar:

1) selecionar a coluna, CTRL+F,

Find: ,"

Replace with: #

-> Replace All

Find: ",

Replace with: #

-> Replace All

3) Data -> Text to Columns -> selecionas Delimited e dar Next -> nos delimiters meter Other: # -> Finish

Caso não se aplique ou não consigas fazer é questão de meteres aqui uma célula exemplo :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Obrigado aos dois. :compinchas:

Eu falei em imagem no meu post, mas depois esqueci-me de a meter lá :lol:

Exato os ficheiros vêm em formato .csv.

Pelo método do Tio já estou a conseguir organizar os dados.

Muito obrigado pela ajuda aos dois.

Compartilhar este post

Link para o post

Lamento imenso por ti. Quer estejas a par ou não, esse concurso começou a existir quando a sobrinha do regente de anatomia não tinha média pra medicina e seguiu Ciências da Saúde. Após ela ingressar no curso estava visto que mais tarde ou mais cedo o concurso ia revogar.

Mais, nesta altura ha uma necessidade extrema de cortes no numerus clausus em Medicina, devido à falta de vagas para especialidade. Tendo em conta que a FMUL é a faculdade que no país mais gente tem, por ano, andam a cortar nos concursos especiais - licenciados e ciências da saúde. Tudo isto porque cortar 50 vagas dum ano para o outro, em altura de eleições, não ficava bem visto. E cortaram já o ano passado, por isso a previsão seria cortarem mais este ano.

Enfim, cunhas e politiquices. Não te vás abaixo e luta para entrar pelo contingente geral, não desistas se é mesmo isto que queres!

Se estivermos a pensar na mesma pessoa (pelo menos tem o mesmo nome(s) e dá aulas de Anatomia ao nosso curso já há uns anos, julgo que tenha acabado o ano comum ainda este ano), essa história não deve estar totalmente bem contada, penso que ela entrou pelo concurso de licenciados com o curso de Dietética e Nutrição. Ela parece uma pessoa bem inteligente, de qualquer das maneiras. Isto se estivermos a pensar na mesma pessoa, claro. Pode ser uma irmã ou prima dela, haha.

Eu ainda vou tentar este ano. Se não conseguir não tenho qualquer plano B, de tão certo que estava em entrar. Tenho de investigar os outros concursos especiais de Medicina, se houver algum que permita candidatura antes do término do curso era uma hipótese. Também poderia tentar entrar num mestrado e voltar a tentar depois. Ou então Medicina Veterinária, que é a única alternativa dentro deste universo que ainda me parece aceitável.

Só sei que não me apetecia nada ter de voltar a saber o que raio é um gneiss e mais esses calhaus...

Editado por totava

Compartilhar este post

Link para o post

RuiR, a 1ª pergunta do teste de CO do grupo II era sobre o re- que da mudança? Queria ver se respondi bem à pergunta, mas não me lembro sobre que é que era já. Deu-me uma branca do crl agora.

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Se estivermos a pensar na mesma pessoa (pelo menos tem o mesmo nome(s) e dá aulas de Anatomia ao nosso curso já há uns anos, julgo que tenha acabado o ano comum ainda este ano), essa história não deve estar totalmente bem contada, penso que ela entrou pelo concurso de licenciados com o curso de Dietética e Nutrição. Ela parece uma pessoa bem inteligente, de qualquer das maneiras. Isto se estivermos a pensar na mesma pessoa, claro. Pode ser uma irmã ou prima dela, haha.

Eu ainda vou tentar este ano. Se não conseguir não tenho qualquer plano B, de tão certo que estava em entrar. Tenho de investigar os outros concursos especiais de Medicina, se houver algum que permita candidatura antes do término do curso era uma hipótese. Também poderia tentar entrar num mestrado e voltar a tentar depois. Ou então Medicina Veterinária, que é a única alternativa dentro deste universo que ainda me parece aceitável.

Só sei que não me apetecia nada ter de voltar a saber o que raio é um gneiss e mais esses calhaus...

Espanha é possibilidade?

Compartilhar este post

Link para o post

RuiR, a 1ª pergunta do teste de CO do grupo II era sobre o re- que da mudança? Queria ver se respondi bem à pergunta, mas não me lembro sobre que é que era já. Deu-me uma branca do crl agora.

Mudança como re-mediação. Não fazia peva de ideia do que era. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Quer estejas a par ou não, esse concurso começou a existir quando a sobrinha do regente de anatomia não tinha média pra medicina e seguiu Ciências da Saúde. Após ela ingressar no curso estava visto que mais tarde ou mais cedo o concurso ia revogar.

Isso, a ser verdade, era bem denunciado.

Compartilhar este post

Link para o post

Espanha é possibilidade?

Já pensei em Espanha, e na República Checa, mas estou muito reticente a ir para lá enquanto não achar que tenho absolutamente zero probabilidade de entrar cá.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Volto a chatear com dúvidas do Excel :mrgreen:

O ficheiro .csv mandou-me os valores utilizando um ponto na divisão decimal, mas eu preciso que seja usada a vírgula em vez do ponto.

Como altero isso aos dados de uma coluna, por exemplo? Obrigado. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Volto a chatear com dúvidas do Excel :mrgreen:

O ficheiro .csv mandou-me os valores utilizando um ponto na divisão decimal, mas eu preciso que seja usada a vírgula em vez do ponto.

Como altero isso aos dados de uma coluna, por exemplo? Obrigado. :compinchas:

Ctrl+1 e vais à cena de escolher o formato que queres para a célula. Ou então no separador que tens o tipo de letra e isso tens lá, onde tens para escolher general, number, etc

Estou sem PC à frente, não consigo ser específico nos caminhos :mrgreen:

Tb da para mudares nas opções mesmo do Excel se queres que as casas decimais sejam divididas por pontos ou vírgulas.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Neste caso o problema é o meu pc reconhecer a divisão decimal com vírgula e os dados vêm usando pontos. Vou tentar nas definições alterar para pontos.

Isso do Ctrl+1 era o que estava a tentar fazer e dava-me erros ao fazer cálculos e assim, depois apercebi-me que o problema era esse que falei em cima.

Obrigado.

EDIT: Resolvido. Editei as definições.

Editado por Rumpas

Compartilhar este post

Link para o post

Então Red como vai esse estudo? Já sacaste a última edição? :mrgreen:

Amanhã parto pra Tavira, rumo às Olimpíadas da Medicina. RIP Pedras D'El Rey.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal há alguma plataforma/aplicação que permita fazer uma categorização por JEL Codes de artigos? Do género, meter o nome do artigo e dar-nos o JEL Code do paper em questão.

Exemplificando algo do género, precisei de categorizar os Journals por Impact Factor, então recorri ao webofknowledge, que é só meter o nome do journal e dá-nos o impact factor.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...