Marlo Stanfield Publicado 3 Junho 2015 O professor de uma das cadeiras mais teóricas da FEP, cujos testes foram há mais de 2 meses, ainda não lançou as notas. A semana passada disse que saíam no início dessa tal semana. Esta semana manda e-mail a pedir desculpa, dizendo que está quase e que talvez saiam esta semana. Ora bem... pelo caminho daqui a 3 semanitas vem o 2º teste, para o qual é preciso fazer um 2º trabalho (as notas do 1º trabalho também não saíram). Vão ser 2 semanas, ou menos caso o atraso continue, para se saber se é preciso estudar umas 300 páginas, ou umas 600 caso seja exame. Sendo que se forem 300, é preciso fazer um 2º trabalho. Juntando a isto, os alunos não têm só esta cadeira, têm outras também. A FEP faz-me lembrar aqueles pais que são pobres, mas que gostam de ostentar a riqueza que não têm, só para parecerem ricos. Mesmo que para isso deixem os filhos à fome. É triste ver a divulgação forçada todos os anos alegando que somos Nº1... quando duvido que em termos práticos sejamos TOP5 sequer... o que vai valendo à FEP e à formação dos seus alunos, são as organizações criadas por alunos, que criam diversos projectos de desenvolvimento interessantes. Porque em termos de qualidade de ensino, neste momento até Braga deve estar à nossa frente. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 3 Junho 2015 2 meses? isso não é nada. Tive um professor no semestre passado que demorou 5 meses a lançar as notas. Compartilhar este post Link para o post
JRasecRC Publicado 3 Junho 2015 Eu gostava de perceber o porquê de demorarem tanto tempo... Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 3 Junho 2015 2 meses? isso não é nada. Tive um professor no semestre passado que demorou 5 meses a lançar as notas. Pá... quando se trata de uma cadeira em que ainda há um 2º teste a acontecer brevemente, é de uma desorganização, falta de trabalho, preguiça, incompetência, (inserir sinónimos infinitos), que não há palavras. Estamos a falar de muita matéria teórica que um aluno não sabe se tem que estudar ou não, num curto espaço de tempo. Até porque é 1 teste que não dá para ter noção se correu bem para continuar por contínua ou não, porque o professor ali pode cortar como quiser e lhe apetecer... é como filosofia quase. Para não comentar a falta de divulgação de critérios de correcção. Então aquelas cadeiras em que se esconde de forma deliberada material de estudo como exames e testes anteriores, para o aluno não se poder preparar, é o disparate dos disparates. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 3 Junho 2015 (editado) O professor de uma das cadeiras mais teóricas da FEP, cujos testes foram há mais de 2 meses, ainda não lançou as notas. A semana passada disse que saíam no início dessa tal semana. Esta semana manda e-mail a pedir desculpa, dizendo que está quase e que talvez saiam esta semana. Ora bem... pelo caminho daqui a 3 semanitas vem o 2º teste, para o qual é preciso fazer um 2º trabalho (as notas do 1º trabalho também não saíram). Vão ser 2 semanas, ou menos caso o atraso continue, para se saber se é preciso estudar umas 300 páginas, ou umas 600 caso seja exame. Sendo que se forem 300, é preciso fazer um 2º trabalho. Juntando a isto, os alunos não têm só esta cadeira, têm outras também. A FEP faz-me lembrar aqueles pais que são pobres, mas que gostam de ostentar a riqueza que não têm, só para parecerem ricos. Mesmo que para isso deixem os filhos à fome. É triste ver a divulgação forçada todos os anos alegando que somos Nº1... quando duvido que em termos práticos sejamos TOP5 sequer... o que vai valendo à FEP e à formação dos seus alunos, são as organizações criadas por alunos, que criam diversos projectos de desenvolvimento interessantes. Porque em termos de qualidade de ensino, neste momento até Braga deve estar à nossa frente. Isso ou se tornou assim desde que eu saí de licenciatura, ou então é o corpo docente de gestão que é mesmo uma m*rda. Eu não tive um único problema com prazos durante a licenciatura toda. E esse final é só parvo. Estando há 2 anos no mercado de trabalho nota-se uma clara diferença dos formados na FEP para os demais em termos de preparação. Editado 3 Junho 2015 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 3 Junho 2015 Isso ou se tornou assim desde que eu saí de licenciatura, ou então é o corpo docente de gestão que é mesmo uma m*rda. Eu não tive um único problema com prazos durante a licenciatura toda. E esse final é só parvo. Estando há 2 anos no mercado de trabalho nota-se uma clara diferença dos formados na FEP para os demais em termos de preparação. Tens de ver que agora anda uma moda na FEP que é "qualquer uma é melhor que nós". Claro que depois nas big4 só entram gajos da FEP do Norte e gente com média de 12 ou 13 parte à frente de gente com média de 16 de Braga e afins, mas essas empresas é que são tapadas. Anda a desenvolver-se um espírito anti-FEP (e pró-Nova/EEG-UM) na FEP muito engraçado. Ainda assim, o bold é algo público e aceite até pelo corpo docente de economia :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 3 Junho 2015 Tens de ver que agora anda uma moda na FEP que é "qualquer uma é melhor que nós". Claro que depois nas big4 só entram gajos da FEP do Norte e gente com média de 12 ou 13 parte à frente de gente com média de 16 de Braga e afins, mas essas empresas é que são tapadas. Anda a desenvolver-se um espírito anti-FEP (e pró-Nova/EEG-UM) na FEP muito engraçado. Ainda assim, o bold é algo público e aceite até pelo corpo docente de economia :mrgreen: Claro. A maior prioridade dos alunos da FEP é destruírem a FEP aos bocados lol. Se achas normal a professora de Marketing faltar/darmeirahoradeatraso em mais de metade das aulas num semestre. Se achas normal a demora em CO de + de 2 meses para lançar as notas de 1 teste, cujo 2ºteste/exame é daqui a pouco tempo, tratando-se ainda por cima uma cadeira super teórica cuja diferença de matéria entre o 2ºteste/exame é bastante significativa... é lá contigo. Se achas normal em Micro + de metade dos alunos ter subido a nota em 2-3 valores (eu passei de 14,7 para 16,4 por exemplo) num teste porque os professores enganaram-se a corrigir uma quantidade absurda de testes e havia até perguntas com 2 respostas aceitáveis... Pá... assim de repente num semestre estou-te a falar de 3 cadeiras que estão a dar barraco. Também podia falar de professores ultrapassados (não falo em idade, mas em mentalidade). E nem vou falar do disparate absurdo que são os blocos de 80 minutos de TP para todas as cadeiras, em vez de se dar Teóricas em turmas grandes para disciplinas como Micro, Macro, etc, Teóricas em turmas mais pequenas para cadeiras como Matemática, e práticas à parte - todas elas com turmas de 20-25 alunos no máximo e que até podiam ser leccionadas por ex-alunos de licenciatura que mostraram valências para estarem a dar a parte prática da cadeira e a ajudar nos exercícios. Enriquecem um aluno (porque provavelmente será aluno de Mestrado ou de uma Pós-Graduação) tanto no seu currículo e na aprendizagem como em termos salariais. Isto é uma coisa que se faz nas melhores faculdades da actualidade, pelo menos de Portugal. Tirando a FEP, que parou no tempo. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 3 Junho 2015 Eu já tinha dito isto no ano passado, mas volto a afirmar: a FEP não tem a qualidade que a maior parte das pessoas pensa que tem. Mas não caio no exagero de dizer que a UM é melhor quando alguns dos bons alunos de Gestão saem de lá para trabalhar no Continente. A verdade é que aquilo vai de mal a pior, as instalações são uma m*rda, não há o minimo de parcerias, o programa curricular de Economia parece que parou no tempo, a maioria dos profs como Abeis e Paulos Motas estão-se completamente nas tintas, etc. "Ai ui, que as big4 aqui no Norte só contratam na FEP"... para começar sim, contratam, quando têm média de 14 ou superior, e só alguns. Mas só na FEP mesmo é que o topo de carreira parece ficar por uma consultora :lol: Não há o minimo de estimulo para os estudantes ganharem consciência daquilo que querem fazer depois do curso, não há o minimo de articulação com empresas e bancos, nada, há aulas e exames, espera-se que os alunos passem aos exames e boa sorte! O que vale é a exigência em termos de dificuldade da maior parte das cadeiras (não por causa da matéria, mas porque fazem mesmo questão que aquilo seja dificil) o que permite a quem ainda tem alguma ambição esteja preparado em termos de volume de trabalho quando sai para um mestrado nas SBEs top em Lisboa ou quando vai fazer um trabalho mais complicado numa consultora ou assim, porque de resto, 0. Ah, e uma coisa que tenho vindo a reparar, mas também pode ser a minha amostra que está enviezada por conhecer poucos, mas o pessoal que sai de Coimbra parece-me muito bem preparado. Só conheço dois :mrgreen: mas dão claramente bigode à maior parte dos meninos da Católica-Lisbon e Nova, e segundo um professor meu, normalmente são os que apresentam dos melhores resultados nos Mestrados de Finance e Management quanto aos portugueses :) Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 3 Junho 2015 E esse final é só parvo. Estando há 2 anos no mercado de trabalho nota-se uma clara diferença dos formados na FEP para os demais em termos de preparação. Eu não disse que um aluno sai mal formado da FEP. Apontei que tem bastantes falhas, bem mais que as melhores faculdades dos mesmos cursos em Lisboa. Claro que há óptimos professores na FEP também. Agora, a FEP tem uma valência muito grande que é a quantidade infindável de organizações que um aluno pode optar e desenvolver-se. Agora... não se pode é tapar os olhos que estamos perante uma Faculdade que tem uma quantidade bastante grande de professores que não estão lá com vontade de ensinar, outros até podem ter a vontade mas não têm o "jeito". A mim o que me preocupa mais para além destas falhas que existem e da faculdade estar a cair aos bocados com salas de m*rda, é a apatia perante a situação e a pouca vontade de se mudar. Bate-se palmas enquanto se é Nº1 em alguns rankings... vai-se vivendo desses sucessos deixando as coisas andar. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 3 Junho 2015 "Ai ui, que as big4 aqui no Norte só contratam na FEP"... para começar sim, contratam, quando têm média de 14 ou superior, e só alguns. Isso é um mito enorme. Gente com média de 12 de licenciatura é o que não falta. Eu incluído. Btw alguém que tenha usado o programa Pajek? Precisava de uma ajuda, não estou a conseguir converter dados que já tenho para o raio do formato daquela porcaria... Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 3 Junho 2015 (editado) O programa curricular de economia foi reformulado em 2012, não sei se estás a par ou se já te estavas a referir a este, Elliot, tendo sido uma das cabeças da reformulação o MGM (e o Abel, é verdade :mrgreen:). Mas atrasado porquê? E tenho uma colega com média de 12 que nem vai acabar o curso em Julho (espera fazê-lo em Setembro) e já está contratada pela KPMG, portanto... E nem sequer estou a dizer que é o topo da carreira, eu nem tenho qualquer intenção de entrar numa, mas não deixa de ser significativo que isso aconteça. Editado 3 Junho 2015 por Carlos Gouveia Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 3 Junho 2015 (editado) Isso é um mito enorme. Gente com média de 12 de licenciatura é o que não falta. Eu incluído. Btw alguém que tenha usado o programa Pajek? Precisava de uma ajuda, não estou a conseguir converter dados que já tenho para o raio do formato daquela porcaria... Globalmente falando é o que acontece, apesar de haver excepções. Da mesma forma que tu entraste numa com média menor a 14, há outros que com média superior não entram. Não depende só da média, mas globalmente falando é assim que funciona :) O programa curricular de economia foi reformulado em 2012, não sei se estás a par ou se já te estavas a referir a este, Elliot, tendo sido uma das cabeças da reformulação o MGM (e o Abel, é verdade :mrgreen:). Mas atrasado porquê? E tenho uma colega com média de 12 que nem vai acabar o curso em Julho (espera fazê-lo em Setembro) e já está contratada pela KPMG, portanto... E nem sequer estou a dizer que é o topo da carreira, eu nem tenho qualquer intenção de entrar numa, mas não deixa de ser significativo que isso aconteça. KPMG são os mais fracos e tudo o que vem à rede é peixe para eles. Provavelmente deveria reformular e trocar as Big4 por McKinsey, BCG, Roland Berger e EY. Consultoras como PwC, KPMG e Deloitte contratam muito, mas não são tão restritos tendo em conta quem lá metem. Quanto ao atraso? Eu estou em Corporate Finance e a fazer também bastante cadeiras de mercados financeiros, e a verdade é que apesar de muitas das cadeiras começarem pelo básico, quase sempre dá-se o caso de ser a primeira vez que olho para aquilo ou, pelo menos, de parte ter sido abordada muito levemente na licenciatura. Um exemplo flagrante são as cadeiras de MIF e Finanças Empresariais. Estas cadeiras são de extrema importância porque abordam um sem número de conceitos que são da maior importância para quem segue a minha área, mas que também são muito úteis para quem segue outras áreas. No entanto, nem entrando no facto de terem professores péssimos, tudo é abordado levemente e a quantidade de matéria sobrepõe-se à quantidade. São cadeiras que poderiam muito bem ser divididas e tomar o lugar de outras que não interessam nem ao menino Jesus. Eu entrei em Mestrado e levei com grande ensaboadela no inicio porque estava mesmo mal preparado quando a coisas tão simples como o que são derivados financeiros ou avaliar empresas a partir de múltiplos, cenas assim, mais práticas. Isto é mais relativo a Finanças, mas olho para o pessoal que vai para especialização em Marketing e que cadeiras tiveram eles? Uma, de Marketing no 2º ano (e para os mais "velhotes" como eu, Estudo da Empresa). Pessoal que vai para Empreendedorismo? f*de-se, em Economia não há grande preocupação com cadeiras de Estratégia (talvez em Gestão seja diferente, não sei). Enquanto isso, até fui pegar no meu certificado e ver cadeiras praticamente inúteis que fiz durante a licenciatura: ICS, Seminário de Economia, Ciência Política, História Económica e Social, História do Pensamento Económico e Social, Recursos Humanos, etc. São tudo cadeiras teóricas com vertente prática nula, e nem estou a incluir outras cadeiras que também não servem de muito, como Crescimento Económico, EPE, Matemática II, Direito Empresarial etc. Compreendo que muitas destas cadeiras são importantes de se ter num curso como Economia, mas a quantidade é absurda tendo em conta há um claro défice de cadeiras de Estratégia e Finanças/Mercados mais detalhadas, e como tal, parte dessas cadeiras poderiam perfeitamente passar a opcionais (as que ainda não são) e assim só as teriam de fazer quem realmente quisesse aprender sobre isso. Mas atenção, isto é o que eu, agora aluno de Gestão, penso da licenciatura de Economia. Talvez a licenciatura de Gestão seja mais aplicada, apesar de que os meus colegas dessa licenciatura não me parecem mais satisfeitos do que eu. E acho também que os complementos às cadeiras também são muito fraquinhos. Não há o mínimo de estimulo (ou obrigação) de pôr os alunos a desenvolverem as suas competências em Excel e Programação, as suas capacidades de comunicação, nada de nada. O que vale é que vão existindo organizações estudantis que vão percebendo e colmatando essas falhas, mas mesmo assim não chega à maior parte dos alunos e faz com que a adaptação seja mais difícil quando vão trabalhar, ou entram num mestrado internacional mais exigente. Editado 3 Junho 2015 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 3 Junho 2015 Tu basicamente pediste o fim das cadeiras de economia e o aumento das cadeiras de gestão na licenciatura em economia. Não consigo concordar com metade do que disseste (no dia em que acabarem com cadeiras como HPE ou EPE em Economia, a formação em Economia fica incompleta). Concordo que as Finanças deviam ter mais importância (e mais, muito mais qualidade) e que há algumas cadeiras desnecessárias. Se o mercado quer gestores, aumentam-se as vagas em gestão e diminuem-se em economia, mas eu queria e quero economia, não entendo porque é que tenho de ser cheio de cadeiras de gestão (e até já sou). Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 3 Junho 2015 Alguém tem algum livro do george steiner em pdf? Mp pls Alguém tem algum livro do george steiner em pdf? Mp pls de preferencia o "As Lições dos Mestres" em PT Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 3 Junho 2015 (editado) Tu basicamente pediste o fim das cadeiras de economia e o aumento das cadeiras de gestão na licenciatura em economia. Não consigo concordar com metade do que disseste (no dia em que acabarem com cadeiras como HPE ou EPE em Economia, a formação em Economia fica incompleta). Concordo que as Finanças deviam ter mais importância (e mais, muito mais qualidade) e que há algumas cadeiras desnecessárias. Se o mercado quer gestores, aumentam-se as vagas em gestão e diminuem-se em economia, mas eu queria e quero economia, não entendo porque é que tenho de ser cheio de cadeiras de gestão (e até já sou). Eu compreendo o que dizes, e se calhar a minha avaliação foi um pouco extrema. Mas a verdade é que o curso é excessivamente teórico, e a componente prática não é tão adequada ao mercado de trabalho como poderia ser. E não existe tal coisa como mercado de gestores ou mercado de economistas, arriscaria dizer que 90% das saídas de ambos os cursos são as mesmas :) Um curso de economia poderia muito bem perder alguma das cadeiras que enumerei, e aumentar a quantidade de cadeiras práticas sem passar necessariamente por cadeiras de gestão. Por exemplo, Econometria é uma cadeira de economia, e só abordas o básico dos modelos OLS e tal. Poderia muito bem haver mais cadeiras do género que seriam extremamente úteis para quem optasse por ir para investigação, por exemplo, como estatística aplicada (já que temos duas cadeiras de estatística, poderíamos tirar alguma utilidade prática dela...), poderia ser obrigatória a cadeira de EMI que achei mesmo interessante e útil e é economia pura, poderia haver uma maior expansão da matéria que é dada nas Micros e Macros e criar cadeiras mais detalhadas, em vez de teres matéria em cima de matéria em que aprendes apenas o básico e a maior parte algumas das matérias nem estão correlacionadas com outras dentro do programa. É esta a minha opinião. Compreendo porque é importante ter cadeiras como EPE ou HPE, compreendo menos porque somos obrigados a fazer ICS, Direito Empresarial ou HES e não percebo a importância de cadeiras opcionais como ERU, Economia da Saúde ou Economia dos Recursos Humanos, que são totalmente inúteis e apenas servem para aumentar a média já que para os exames é só decorar matéria atrás de matéria. Editado 3 Junho 2015 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
BreakTheRules Publicado 3 Junho 2015 No fim desta página fiquei a saber que estive na pior universidade do país e no pior curso. o mais engraçado é que a FEP continua a ter a média mais alta. Olho para a volta no mercado de trabalho e vejo muita gente em cargos de alguma responsabilidade que sairam de lá... se há coisas a melhorar? há. claro. e posso enumerar muitas. mas não é só lá... fui convidado para ir à auditoria externa do meu mestrado no ano passado e aquilo que apontamos foi revisto para o próximo ano. todos que estivemos lá conseguimos sustentar o que achávamos que estava mal no plano curricular e as coisas foram feitas... o problema aqui parece-me mais o facto das pessoas (como eu quando entrei) não saberem bem a diferença entre Economia e Gestão... Compartilhar este post Link para o post
Gavazzo Publicado 3 Junho 2015 No fim desta página fiquei a saber que estive na pior universidade do país e no pior curso. o mais engraçado é que a FEP continua a ter a média mais alta. Olho para a volta no mercado de trabalho e vejo muita gente em cargos de alguma responsabilidade que sairam de lá... se há coisas a melhorar? há. claro. e posso enumerar muitas. mas não é só lá... fui convidado para ir à auditoria externa do meu mestrado no ano passado e aquilo que apontamos foi revisto para o próximo ano. todos que estivemos lá conseguimos sustentar o que achávamos que estava mal no plano curricular e as coisas foram feitas... o problema aqui parece-me mais o facto das pessoas (como eu quando entrei) não saberem bem a diferença entre Economia e Gestão... Eu fui no ano passado convidado à do meu curso e olha que acho mesmo que nada mudou este ano, por aquilo que me foram dizendo. Quando são as eleições para a AEFEP, já agora? Eram hoje? Compartilhar este post Link para o post
BreakTheRules Publicado 3 Junho 2015 Eu fui no ano passado convidado à do meu curso e olha que acho mesmo que nada mudou este ano, por aquilo que me foram dizendo. Quando são as eleições para a AEFEP, já agora? Eram hoje? foi só preciso abrir o mestrado e tem lá um plano diferente para 2016. Suprimiram cadeiras que achamos que estavam a mais (até porque existiam duas muito parecidas no plano) e colocaram outras que explicamos que podiam ser úteis. No teu caso já não sei como correu a auditoria... ou então podem tar a estudar a mudança numa perspetiva de médio prazo. não sei :confuso: Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 3 Junho 2015 Eu fui no ano passado convidado à do meu curso e olha que acho mesmo que nada mudou este ano, por aquilo que me foram dizendo. Quando são as eleições para a AEFEP, já agora? Eram hoje? São amanhã. Deve ganhar o Miranda por margem confortável e com mérito. Têm um plano excelente. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 3 Junho 2015 (editado) No fim desta página fiquei a saber que estive na pior universidade do país e no pior curso. o mais engraçado é que a FEP continua a ter a média mais alta. Olho para a volta no mercado de trabalho e vejo muita gente em cargos de alguma responsabilidade que sairam de lá... se há coisas a melhorar? há. claro. e posso enumerar muitas. mas não é só lá... fui convidado para ir à auditoria externa do meu mestrado no ano passado e aquilo que apontamos foi revisto para o próximo ano. todos que estivemos lá conseguimos sustentar o que achávamos que estava mal no plano curricular e as coisas foram feitas... o problema aqui parece-me mais o facto das pessoas (como eu quando entrei) não saberem bem a diferença entre Economia e Gestão... :lol: Mas alguém aqui disse que a UP era a pior universidade ou que Economia era o pior curso? Aconselhava a ires comprar uns óculos, porque aqui o que se tem discutido é o decréscimo de qualidade da licenciatura, não o facto de ser uma m*rda. E essa lenga lenga da maior média a nível nacional também é engraçada: pessoal do Norte que queira ir para Economia e queira um bom curso, só tem uma escolha possivel, que é a fep. Pessoal do sul que queira ir para Economia e queira um bom curso, tem duas escolhas possíveis: Católica e Nova. Se houvesse grande mistura de pessoal de todo o país em cada uma destas faculdades, eu ainda compreendia, porque o curso com melhor média seria aquele que em principio apresentaria maior concorrência a nivel nacional, agora como todas são altamente focalizadas em estudantes locais, é normal que a região que ofereça mais vagas tenha menor média de entrada. De resto, gostaria mesmo de fazer a comparação entre Lisboa e Porto - quantos vão para Banca de Investimento, quantos vão para a Suiça, EUA, Alemanha ou Londres; quantos vão para McKinsey e BCG; quantos estão na Goldman Sachs ou JP Morgan; quantos vão trabalhar para Private Equity; quantos vão para Berlim para as start-ups com maior potencial a nível europeu; etc E eu não quero que me vejam como o bicho papão que odeia a FEP, muito pelo contrário. Só acho mal que se continue a viver do passado quando as condições na faculdade em que eu adorei andar se deterioram de ano para ano, e ninguém quer fazer nada quanto a isso porque acha que está tudo bem, e cada vez menos gente tenha a oportunidade de, como eu, poder passar um bom bocado por lá e aprender ao máximo de forma a sair bem preparada da Universidade :) Quanto ao saber ao que vão, felizmente na FEP os estudantes podem mudar de curso após um ano se acharem que fizeram a escolha errada. Eu não mudei, mas isso não me impede de dar a minha opinião sobre o tema, certo? Editado 3 Junho 2015 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 3 Junho 2015 :lol: Mas alguém aqui disse que a UP era a pior universidade ou que Economia era o pior curso? Aconselhava a ires comprar uns óculos, porque aqui o que se tem discutido é o decréscimo de qualidade da licenciatura, não o facto de ser uma m*rda. E essa lenga lenga da maior média a nível nacional também é engraçada: pessoal do Norte que queira ir para Economia e queira um bom curso, só tem uma escolha possivel, que é a fep. Pessoal do sul que queira ir para Economia e queira um bom curso, tem duas escolhas possíveis: Católica e Nova. Se houvesse grande mistura de pessoal de todo o país em cada uma destas faculdades, eu ainda compreendia, porque o curso com melhor média seria aquele que em principio apresentaria maior concorrência a nivel nacional, agora como todas são altamente focalizadas em estudantes locais, é normal que a região que ofereça mais vagas tenha menor média de entrada. De resto, gostaria mesmo de fazer a comparação entre Lisboa e Porto - quantos vão para Banca de Investimento, quantos vão para a Suiça, EUA, Alemanha ou Londres; quantos vão para McKinsey e BCG; quantos estão na Goldman Sachs ou JP Morgan; quantos vão trabalhar para Private Equity; quantos vão para Berlim para as start-ups com maior potencial a nível europeu; etc E eu não quero que me vejam como o bicho papão que odeia a FEP, muito pelo contrário. Só acho mal que se continue a viver do passado quando as condições na faculdade em que eu adorei andar se deterioram de ano para ano, e ninguém quer fazer nada quanto a isso porque acha que está tudo bem, e cada vez menos gente tenha a oportunidade de, como eu, poder passar um bom bocado por lá e aprender ao máximo de forma a sair bem preparada da Universidade :) É isto. Compartilhar este post Link para o post
Gavazzo Publicado 3 Junho 2015 São amanhã. Deve ganhar o Miranda por margem confortável e com mérito. Têm um plano excelente. Pelo pouco que li do programa, também me pareceu muito bom. :lol: Mas alguém aqui disse que a UP era a pior universidade ou que Economia era o pior curso? Aconselhava a ires comprar uns óculos, porque aqui o que se tem discutido é o decréscimo de qualidade da licenciatura, não o facto de ser uma m*rda. E essa lenga lenga da maior média a nível nacional também é engraçada: pessoal do Norte que queira ir para Economia e queira um bom curso, só tem uma escolha possivel, que é a fep. Pessoal do sul que queira ir para Economia e queira um bom curso, tem duas escolhas possíveis: Católica e Nova. Se houvesse grande mistura de pessoal de todo o país em cada uma destas faculdades, eu ainda compreendia, porque o curso com melhor média seria aquele que em principio apresentaria maior concorrência a nivel nacional, agora como todas são altamente focalizadas em estudantes locais, é normal que a região que ofereça mais vagas tenha menor média de entrada. De resto, gostaria mesmo de fazer a comparação entre Lisboa e Porto - quantos vão para Banca de Investimento, quantos vão para a Suiça, EUA, Alemanha ou Londres; quantos vão para McKinsey e BCG; quantos estão na Goldman Sachs ou JP Morgan; quantos vão trabalhar para Private Equity; quantos vão para Berlim para as start-ups com maior potencial a nível europeu; etc E eu não quero que me vejam como o bicho papão que odeia a FEP, muito pelo contrário. Só acho mal que se continue a viver do passado quando as condições na faculdade em que eu adorei andar se deterioram de ano para ano, e ninguém quer fazer nada quanto a isso porque acha que está tudo bem, e cada vez menos gente tenha a oportunidade de, como eu, poder passar um bom bocado por lá e aprender ao máximo de forma a sair bem preparada da Universidade :) Concordo plenamente. Compartilhar este post Link para o post
BreakTheRules Publicado 3 Junho 2015 :lol: Mas alguém aqui disse que a UP era a pior universidade ou que Economia era o pior curso? Aconselhava a ires comprar uns óculos, porque aqui o que se tem discutido é o decréscimo de qualidade da licenciatura, não o facto de ser uma m*rda. E essa lenga lenga da maior média a nível nacional também é engraçada: pessoal do Norte que queira ir para Economia e queira um bom curso, só tem uma escolha possivel, que é a fep. Pessoal do sul que queira ir para Economia e queira um bom curso, tem duas escolhas possíveis: Católica e Nova. Se houvesse grande mistura de pessoal de todo o país em cada uma destas faculdades, eu ainda compreendia, porque o curso com melhor média seria aquele que em principio apresentaria maior concorrência a nivel nacional, agora como todas são altamente focalizadas em estudantes locais, é normal que a região que ofereça mais vagas tenha menor média de entrada. De resto, gostaria mesmo de fazer a comparação entre Lisboa e Porto - quantos vão para Banca de Investimento, quantos vão para a Suiça, EUA, Alemanha ou Londres; quantos vão para McKinsey e BCG; quantos estão na Goldman Sachs ou JP Morgan; quantos vão trabalhar para Private Equity; quantos vão para Berlim para as start-ups com maior potencial a nível europeu; etc E eu não quero que me vejam como o bicho papão que odeia a FEP, muito pelo contrário. Só acho mal que se continue a viver do passado quando as condições na faculdade em que eu adorei andar se deterioram de ano para ano, e ninguém quer fazer nada quanto a isso porque acha que está tudo bem, e cada vez menos gente tenha a oportunidade de, como eu, poder passar um bom bocado por lá e aprender ao máximo de forma a sair bem preparada da Universidade :) Quanto ao saber ao que vão, felizmente na FEP os estudantes podem mudar de curso após um ano se acharem que fizeram a escolha errada. Eu não mudei, mas isso não me impede de dar a minha opinião sobre o tema, certo? Não sei de que ano és, mas assim de repente conheço alguns da FEP lá por fora... não sei se mais ou menos que em Lisboa, mas tens. é como tudo na vida... Claro que podes. Eu tirei Economia e no entanto agora recomendo quem vem ter comigo para ir para Gestão lol e a troca de curso não é assim tão fácil (não sei se sabes isso). tens 5 vagas para transferências e é preciso muita burocracia (aka secretaria da licenciatura lol) Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 3 Junho 2015 Não sei de que ano és, mas assim de repente conheço alguns da FEP lá por fora... não sei se mais ou menos que em Lisboa, mas tens. é como tudo na vida... Claro que podes. Eu tirei Economia e no entanto agora recomendo quem vem ter comigo para ir para Gestão lol e a troca de curso não é assim tão fácil (não sei se sabes isso). tens 5 vagas para transferências e é preciso muita burocracia (aka secretaria da licenciatura lol) Se é fácil ou difícil trocar não sei, tal como te disse, nunca me fez falta. Mas se vale de alguma coisa, também nunca ouvi falar de alguém que quisesse trocar e não tivesse podido, portanto presumo que não haja muitos interessados, daí uma potencial justificação para o reduzido número de vagas para transferências ;) Compartilhar este post Link para o post
EpicNess Publicado 3 Junho 2015 foi CO que está com demora Harvey? A Luísa deixou de dar a cadeira f*deu geral :lol: eu sinceramente nem tenho razões de queixa de nada, no geral os professores são todos impecáveis tirando pois claro os que dão as cadeiras de piç* que se querem fazer de mais importantes do que o que são. Mas a ideia que tenho é que o corpo docente de Gestão até é melhor que o de Economia, pelo menos o tipo de coisas aberrantes que o pessoal de Economia conta são cenas que nunca vi em nenhuma aula minha... Compartilhar este post Link para o post