Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

O curso é muito fixe mesmo, se fores vais curtir porque tens a sensação de que as coisas que dás são coisas que te vão ser úteis no futuro, e sentes que te estão a preparar especificamente para aquela área, ou seja, é um curso mesmo muito específico. Isto obriga a ter uma média mais alta, porque sendo tão específico a oferta no mercado de trabalho é menor em relação à procura que anda a haver ultimamente

Tens Matemática I no primeiro semestre e Otimização no segundo. Precisei de saber algumas bases de secundário, sim, mas nada do outro mundo. Assim de cabeça lembro-me de trabalhar uns limites, umas derivadas e um bocado de relações de trigonometria. Mas é tudo explicado nas aulas, quase de certeza, portanto não é por aí que te lixas. Os meus profs sempre disseram nas aulas que não interessava de que área vinham os alunos porque as aulas dariam as bases necessárias para fazer a cadeira tranquilamente. Mas há pouco para direcionar para marketing em Matemática :mrgreen:

Não, sou de Lisboa e estou no ISCTE. Tudo o que disse é com base no curso daqui, pode haver algumas mudanças para o que é dado aí no Norte mas nada de muito diferente.

Vou informar-me um pouco melhor sobre isso então, e caso avance para esse curso, espero dar-me bem. Porque quero entrar em algo que goste e não me sinta "obrigado" ou forçado a ir para a escola e não gostar de estar naquele meio a ouvir aquelas coisas. Quero algo que veja que seja minimamente interessante, me cative e tenha alguma saída profissional.

Mais uma vez, obrigado! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

O ponto de situação é o seguinte: Licenciei-me há dias no curso de Relações Internacionais. Acabei por fazer tudo à primeira sem ter gasto um único recurso, mas no fim de contas acabei com média de 13, o que para o curso em questão não é mau, mas a mim sabe-me a pouco. Mas adiante.

Agora vem o pior, e algo que me tem "tirado o sono" nos últimos tempos. Não sei o que fazer. Sinto que preciso do Mestrado, muito por culpa das exigências do mercado de trabalho, por assim dizer. E por pressão externa. É que por mim, não sei até que ponto continuava a estudar. Este é o primeiro dilema: Mestrado ou não Mestrado? Isto depois de ter passado 3 anos a levar com "as licenciaturas são descartáveis"; "vocês vão ser iguais a todos", etc.

Por outro, e aqui talvez o mais chato, é que, partindo mesmo para a ideia de tirar um Mestrado, não sei se o deva fazer em Jornalismo na ESCS, algo que sempre quis ou noutra coisa qualquer. Tenho essa vontade há anos, mas, por agora andar no meio, sei como é. Sei bem quantas vezes ouvi: "queres fazer Jornalismo ou ganhar dinheiro?" "Os dois!" "Ah, então joga no Euromilhões". Não me vejo a ganhar 800€ para o resto da vida e a ser explorado, para ser sincero. Ainda para mais, tenho tido a experiência quase total do que é ser jornalista. Não ganho, é verdade, mas ao menos tenho o gosto. A questão que se põe é: No caso de não fazer Mestrado em Jornalismo faço em quê? Nunca pensei em mais nada e não vejo assim grande áreas de interesse para mim.

São dilemas que me têm chateado nos últimos dias. Em parte a culpa é minha, que sempre fui cagando nos momentos em que devia perspectivar o meu futuro a nível académico. Mas sou um bocado assim, aluado e "descontraído".

Vim aqui dizê-lo porque é - sem dúvida - mais fácil ser aconselhado por pessoas externas à minha vida.

Editado por nopla

Compartilhar este post

Link para o post

O ponto de situação é o seguinte: Licenciei-me há dias no curso de Relações Internacionais. Acabei por fazer tudo à primeira sem ter gasto um único recurso, mas no fim de contas acabei com média de 13, o que para o curso em questão não é mau, mas a mim sabe-me a pouco. Mas adiante.

Agora vem o pior, e algo que me tem "tirado o sono" nos últimos tempos. Não sei o que fazer. Sinto que preciso do Mestrado, muito por culpa das exigências do mercado de trabalho, por assim dizer. E por pressão externa. É que por mim, não sei até que ponto continuava a estudar. Este é o primeiro dilema: Mestrado ou não Mestrado? Isto depois de ter passado 3 anos a levar com "as licenciaturas são descartáveis"; "vocês vão ser iguais a todos", etc.

Por outro, e aqui talvez o mais chato, é que, partindo mesmo para a ideia de tirar um Mestrado, não sei se o deva fazer em Jornalismo na ESCS, algo que sempre quis ou noutra coisa qualquer. Tenho essa vontade há anos, mas, por agora andar no meio, sei como é. Sei bem quantas vezes ouvi: "queres fazer Jornalismo ou ganhar dinheiro?" "Os dois!" "Ah, então joga no Euromilhões". Não me vejo a ganhar 800€ para o resto da vida e a ser explorado, para ser sincero. Ainda para mais, tenho tido a experiência quase total do que é ser jornalista. Não ganho, é verdade, mas ao menos tenho o gosto. A questão que se põe é: No caso de não fazer Mestrado em Jornalismo faço em quê? Nunca pensei em mais nada e não vejo assim grande áreas de interesse para mim.

São dilemas que me têm chateado nos últimos dias. Em parte a culpa é minha, que sempre fui cagando nos momentos em que devia perspectivar o meu futuro a nível académico. Mas sou um bocado assim, aluado e "descontraído".

Vim aqui dizê-lo porque é - sem dúvida - mais fácil ser aconselhado por pessoas externas à minha vida.

Se não sabes o que fazer não faças nada...

Não adianta meteres-te num mestrado só porque a convenção assim o dita. Faz aquilo que gostas e claro, o que te der dinheiro porque ninguém trabalha para aquecer. Define objetivos e tenta descobrir qual o melhor caminho para os alcançares

Compartilhar este post

Link para o post

Reigns estás a pensar ir para que universidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Se não sabes o que fazer não faças nada...

Não adianta meteres-te num mestrado só porque a convenção assim o dita. Faz aquilo que gostas e claro, o que te der dinheiro porque ninguém trabalha para aquecer. Define objetivos e tenta descobrir qual o melhor caminho para os alcançares

Eu sempre tive objectivos claros, até este ano. Sempre quis/sonhei ser jornalista. Porém, no último ano tenho tido esta experiência e tenho visto como é o meio e tenho-me apercebido que, se, ambicioso como sou, não me contento com o estipulado, o meu futuro dificilmente pode passar pelo jornalismo. Eles são todos subservientes e explorados. Tudo por uns míseros 800€ ao fim do mês e umas 12 horas de trabalho diárias. Se gosto do que o jornalismo me oferece? Sim. Se me vou contentar com o que tenho visto dos outros? Nem pensar.

No entanto, há o outro lado. O reverso da medalha. Assombra-me a ideia de, como me tem sido dito por todos e mais alguns, acabar como tantos outros licenciados que, quer se queira quer não, pouco têm que os distinga. Eu tenho o meu talento, é um facto. Mas num país comandado pelo factor C e em que cada vez há mais licenciados, não sei se é suficiente. Já soube. Já tive certezas, hoje não o sei.

Daí toda a minha dúvida e confusão. Não sei mesmo por onde enveredar.

Compartilhar este post

Link para o post

Reigns estás a pensar ir para que universidade?

Ainda ando a analisar isso, tenho opções como a ULP, IPAM, ISMAI e ISCET.

E tu?

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda ando a analisar isso, tenho opções como a ULP, IPAM, ISMAI e ISCET.

E tu?

Ainda não escolhi, até agora só vi IPAM, UM ISCET...

edit: Vais mesmo para Gestão de Marketing? Eu tenho andando a procurar informações sobre Marketing e Marketing e Publicidade também...

Editado por Robelink

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não sei, é só uma hipótese a considerar e que me agrada há já algum tempo. Ando a ver também um: Comunicação e Tecnologia Digital que parece ser bem porreiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ver esse curso também.

Gostava de ir para um curso em que pudesse aproveitar o meu inglês e a minha capacidade de fazer uma apresentação oral, mas até agora só considerei Marketing.

Compartilhar este post

Link para o post

Falaram aí do IPAM, tenho um amigo meu que anda aí. O curso é basicamente aquilo que o Mota disse pelo que sei, acrescento só que neste estabelecimento em específico só tens aulas de manhã caso sejas do regime diurno, o que é agradável.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre tive objectivos claros, até este ano. Sempre quis/sonhei ser jornalista. Porém, no último ano tenho tido esta experiência e tenho visto como é o meio e tenho-me apercebido que, se, ambicioso como sou, não me contento com o estipulado, o meu futuro dificilmente pode passar pelo jornalismo. Eles são todos subservientes e explorados. Tudo por uns míseros 800€ ao fim do mês e umas 12 horas de trabalho diárias. Se gosto do que o jornalismo me oferece? Sim. Se me vou contentar com o que tenho visto dos outros? Nem pensar.

No entanto, há o outro lado. O reverso da medalha. Assombra-me a ideia de, como me tem sido dito por todos e mais alguns, acabar como tantos outros licenciados que, quer se queira quer não, pouco têm que os distinga. Eu tenho o meu talento, é um facto. Mas num país comandado pelo factor C e em que cada vez há mais licenciados, não sei se é suficiente. Já soube. Já tive certezas, hoje não o sei.

Daí toda a minha dúvida e confusão. Não sei mesmo por onde enveredar.

O que perdes em tentar entrar já numa redação? Se é o que queres para sempre? Provavelmente não, mas tens um ponto de partida. Se não te adaptares, pelo menos já sabes uma coisa que não queres

Compartilhar este post

Link para o post

Falaram aí do IPAM, tenho um amigo meu que anda aí. O curso é basicamente aquilo que o Mota disse pelo que sei, acrescento só que neste estabelecimento em específico só tens aulas de manhã caso sejas do regime diurno, o que é agradável.

Eu tenho três amigos lá e eles adoram aquilo.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Fiz a última cadeira (cadeirão do meu ramo de Mestrado: Maquinagem) !!!!!! :celebração:

Era a única que estava a fazer este semestre, mas sabe a pato de qualquer forma.

Agora é entregar a Tese lá para Outubro.

Editado por Rumpas

Compartilhar este post

Link para o post

Vou por aqui também,

Se alguém tiver licenciatura/mestrado de economia/gestão/contabilidade, pouca ou nenhuma experiência profissional, idade máxima de 24/25 anos e estiver interessado num estágio do IEFP em auditoria no Porto, mande-me mp.

Compartilhar este post

Link para o post

O exame nacional de Português devia ser prova de ingresso para todos os cursos, incluindo engenharias. Pqp, estou a fazer um trabalho de grupo e estou a receber as partes do pessoal para juntar tudo e é inadmissível a forma como muita gente escreve. Nem são os erros ortográficos que me fazem confusão, é mesmo a construção frásica ao nível de alunos do 9º ano.

É só um desabafo de alguém que vai apresentar amanhã um trabalho sobre hidrogéis inteligentes a um gajo que acabou de receber uma bolsa de investigação de 2,5M€ e que nem percebe disto :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A disciplina de Português no Secundário também não tem lá grande programa e não te vai ensinar a escrever bem caso ainda não o faças. Pelo menos há uns anos era assim, duvido que tenha mudado grande coisa entretanto.

Editado por Kratosthegod

Compartilhar este post

Link para o post

Aquele momento em que vou calcular a média final de licenciatura e tenho 16,48...Basta-me melhorar amanhã um 13 para um 14 para ter 16,5...e não estudei nada porque nem estava a pensar ir a melhoria.

Compartilhar este post

Link para o post

Aquele momento em que vou calcular a média final de licenciatura e tenho 16,48...Basta-me melhorar amanhã um 13 para um 14 para ter 16,5...e não estudei nada porque nem estava a pensar ir a melhoria.

Isso já devia estar tudo planeado (a média, o que era preciso, etc) desde há algum tempo mas se estás nesse nível mereces chegar ao 17, sem dúvida. Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Quando começam as candidaturas para os mestrados na Feup?

Compartilhar este post

Link para o post

yo

vais continuar para o ano? :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Saiu a nota de uma cadeira que andava a tentar fazer desde que entrei na Universidade e finalmente livrei-me daquilo :lol: Demorei tanto tempo com uma cadeira como alguns colegas meus para fazer o curso inteiro, pqp

Mas agora já está. É uma sensação de alívio fechar a licenciatura e saber que no próximo ano já consigo fechar o M.I. Já tenho tema da tese, em Setembro é começar a partir pedra nisto e logo se vê.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...