Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Pessoal que se está a candidatar à bolsa, uma questão:

No separador número 4, Rendimentos, é suposto colocar o rendimento que o membro do agregado familiar teve ao longo do ano fiscal. Isso engloba o salário recebido como trabalhadora dependente de outrem?

Se sim, qual é a opção que devo escolher?

iY9vmTj.png

Compartilhar este post

Link para o post

14 a Análise Matemática II. Desenho e Representação Gráfica e Electrotecnia também já estão, só falta saber a nota. Agora é acabar o projeto de Sistemas Digitais e marrar Mecânica, que tenho exame 5ª :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

14 a Análise Matemática II. Desenho e Representação Gráfica e Electrotecnia também já estão, só falta saber a nota. Agora é acabar o projeto de Sistemas Digitais e marrar Mecânica, que tenho exame 5ª :medinho:

Vou ter quatro dessas ao longo de dois anos

É um grande choque face à Mat do Secundário? Algumas tips aqui para futuros caloiros? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal que se está a candidatar à bolsa, uma questão:

No separador número 4, Rendimentos, é suposto colocar o rendimento que o membro do agregado familiar teve ao longo do ano fiscal. Isso engloba o salário recebido como trabalhadora dependente de outrem?

Se sim, qual é a opção que devo escolher?

Não sei se vai se de grande utilidade para ti... eu na minha altura também fiquei com duvidas nessa e perguntei ao meu contabilista.Ele disse para escolher a pensões não declaradas em sede de IRS.Numa situação idêntica

Compartilhar este post

Link para o post

É um grande choque face à Mat do Secundário? Algumas tips aqui para futuros caloiros? :mrgreen:

Na minha experiência, há um pormenor que faz a diferença.

Não posso usar calculadora.

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiveres bons métodos de estudos e conseguires manteres-te a par da matéria a maior parte do caminho está feito. Não achei grande choque mas não fiz nenhum com 14 :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não. Digo acho porque sinceramente já pouco me lembro do Secundário (foi em 2010 :mrgreen: ). Eu tinha notas horríveis (não cheguei sequer a passar o exame) a Matemática, mas na licenciatura, além de ter tido uma professora super acessível e que explica as coisas de uma forma muito agradável, ganhei algum "gosto" pela matemática. Para teres noção, acabei o Secundário com um 9,5 a Matemática e sem exame, enquanto que na licenciatura tive 14 a Análise I, 14 a Análise II e 16 a Álgebra. Depende mais do esforço que fizeres para acompanhar do que das bases anteriores, na minha opinião.

E é verdade, não podes usar calculadora (pelo menos aqui), mas também não precisas.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

O que dás em Mecânica?

Btw, alguém familiarizado com o XLStat? Se sim, e se souberem onde arranjar sem ser a versão trial mp, pls :)

Editado por Rumpas

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal estou a pensar seriamente parar de estudar. Sabem se há maneira de interromper tipo por 5 anos ou assim e voltar mais tarde do ponto onde parei? Ou tenho que começar de novo? Eu nem sequer sei se quero voltar a isto...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal estou a pensar seriamente parar de estudar. Sabem se há maneira de interromper tipo por 5 anos ou assim e voltar mais tarde do ponto onde parei? Ou tenho que começar de novo? Eu nem sequer sei se quero voltar a isto...

Verifica o regime de reingresso. É algo desse género, que permite "congelar" a matrícula, mas não sei se não terá um limite de 1 ano.

Compartilhar este post

Link para o post

O que dás em Mecânica?

Estática de partículas, sistemas de forças equivalentes, equilíbrio de corpos rígidos, atrito, forças distribuídas (centros geométricos, centros de massa e momentos de inércia) e cinemática e cinética de partículas. Normalmente os exames costumam ter 4 exercícios: 1 de forças e momentos, 1 de reacções, 1 de centros de massa e momentos de inércia e o último geralmente mistura atritos, velocidades e projécteis.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Isso é fácil 8)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Pessoal da Estatística, alguém me consegue ajudar aqui com umas coisas?

Estou a usar o XLStat para fazer uma análise estatística com intervalo de confiança e tudo mais. Alguém me consegue explicar o que são os parâmetros da tabela abaixo?

6f308fec9269b97054eb185482f8dbe5.png

Ok, a coluna que diz 'valor' já entendi que são a ordenada na origem e o declive da recta, respetivamente. O erro padrão não percebo o contexto em que é apresentado. E daí para a frente, também estou com dificuldades em interpretar. O que é o t? E o Pr > |t|?

Esses parâmetros têm como base esta gráfico abaixo:

ec94494a6a8d82771e56e2f8e68cbafb.png

Muito resumidamente estou a criar um modelo com uma determinada função, estou a obter a linha de tendência (neste caso, escolhi linear) e a modelar com um intervalo de confiança de 95%. A questão é que nunca tive contacto com este softwares estatísticos.

Alguém?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Estás a calcular uma equação de regressão, certo?

Fb ;)

Compartilhar este post

Link para o post

o t é o t observado,

o seguinte é o p-value,

e os dois ultimos é a area de rejeição.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

o t é o t observado,

o seguinte é o p-value,

e os dois ultimos é a area de rejeição.

E o que é o t observado?

Compartilhar este post

Link para o post

6f308fec9269b97054eb185482f8dbe5.png

O que tens aí é uma regressão linear onde a coluna valor representa os coeficiente associados a cada variável, i.e. o efeito parcial das variáveis na variável dependente. O erro padrão é o erro padrão/desvio padrão do estimador, o t é a estatística teste associada ao teste de significância do respectivo efeito parcial, Pr>|t| é o valor-p associado à et e as ultimas duas são o intervalo de confiança para a estimativa do efeito parcial/coeficiente.

Editado por brun0 SLB

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Mas e como interpretar aqueles valores?

Desculpa estar a ser chato com isto, mas na única cadeira de estatística que tive, acho que não abordámos isto tão a fundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas e como interpretar aqueles valores?

Desculpa estar a ser chato com isto, mas na única cadeira de estatística que tive, acho que não abordámos isto tão a fundo.

quais?

Compartilhar este post

Link para o post

o Bruno é melhor para te ajudar :mrgreen:

mas basicamente se o teu t está dentro daqueles limites ou em alternativa o p-value for maior que 0.05, a variável é estatisticamente significativa, e deves inclui-la no modelo.

agora, não sei o que deves fazer ao intercept mas pela mesma lógica terias de o retirar e fazer a regressão sem ele (se o programa te permitir). mas vou-me retirar que não tenho a certeza disso :mrgreen: (mas se voltares a incluir outras variáveis tens logicamente de voltar a incluir o intercept)

Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

O intercepto eu tinha percebido que era o valor de 'b' na equação y=mx+b.

Vou ter para aqui pano para mangas, estou a perceber.

Bruno, falava dos valores de t.

EDIT: Então o t deve estar dento do intervalo dos limites inferior e superior, certo?

Editado por Rumpas

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...