Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Pessoal, como é que se pode ir estudar para o estrangeiro, fazer lá o ensino superior? Por exemplo, gostava de entrar numa universidade nos EUA e entrar numa equipa de futebol dessa universidade. Alguém me poderia dar alguma informação? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, como é que se pode ir estudar para o estrangeiro, fazer lá o ensino superior? Por exemplo, gostava de entrar numa universidade nos EUA e entrar numa equipa de futebol dessa universidade. Alguém me poderia dar alguma informação? :mrgreen:

O mais provável é teres que prestar provas nessa universidade para entrares.

Mas nada como ir ao site da universidade e ver a parte destinada a alunos estrangeiros.

Compartilhar este post

Link para o post

Faltam menos de 12 horas. Nem consigo dizer como me sinto, todo eu sou um turbilhão de emoções.

Isso é tudo normal, doom.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, lá vou eu para a FCUL. Wish me luck.

mostra-lhes quem é o Doom master

Compartilhar este post

Link para o post

Tive 15, esperava o 16, mas pronto. Está feito, e assim deixei oficialmente de ser um estudante. Estranho sentimento, este.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive 15, esperava o 16, mas pronto. Está feito, e assim deixei oficialmente de ser um estudante. Estranho sentimento, este.

Parabéns Engenheiro :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns, Doom.

Foi complicada a defesa?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, se alguém me puder ajudar agradecia pq isto está-me a preocupar um pouco...

Quero entrar este ano no ensino superior, e queria entrar no curso de Gestão de Desporto no ISMAI. Como sabem, o ISMAI é privado, em princípio teria média para ingressar em público mas este curso no Porto só existe em duas faculdades, e ambas privadas, portanto não tenho muita escolha...

O que acontece é que os meus pais estão desempregados e eu não trabalho (faço uns biscates), e como sabem as propinas de lá são 3000€ anuais, razão pela qual eu me vou candidatar à bolsa.

Em conversa tida ontem com um amigo meu, ele disse-me que no ISMAI já teve conhecimento de um caso parecido com o meu, em que um amigo também não tinha possibilidades para pagar e apenas recebeu a bolsa (com prestações em atraso) em Maio, ou seja já bastante depois de o ano letivo ter começado.

Sendo assim, não sei se terei possibilidades de ingressar no ISMAI, e isto está-me a deixar tolo...

Alguém sabe onde me posso informar ou alguém tem alguma informação útil para o meu caso? Ficava muito agradecido.

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor é dirigires-te pessoalmente ao ISMAI e apresentares a tua situação.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok obrigado Vaart.

Já agora, outra má notícia... Liguei agora para a escola secundária onde fiz os exames e onde me tenho dirigido nos últimos dias para pedir a ficha ENES.

Informaram-me que por ter concluído o 12º apenas este ano e ter feito dois exames em ano anteriores (Biologia e Português) não me podem passar a ficha ENES porque precisava de ter feito dois exames neste ano letivo.

O que acontece é que no estabelecimento de ensino onde acabei o 12º nunca me informaram disso e eu tenho quase a certeza que não tem problema nenhum, porém eles estão-se a recusar a passar a ficha ENES, alegando até que a legislação para cursos profissionais mudou este ano, e eu não fui informado.

Alguém sabe de alguma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post

Até quando posso usar os exames como prova de ingresso?

A validade dos exames para utilização como prova de ingresso é de 3 anos desde a data de realização da prova. No ano em que fazes o exame, podes utilizá-lo como prova de ingresso e nos dois anos seguintes, caso te queiras voltar a candidatar ao Ensino Superior através do Concurso Nacional de Acesso. Os exames realizados no 11º ano começam logo a contar!

Exemplo: Realizas a prova de Português em 2015 e vais usá-la para te candidatares ao Ensino Superior. Em 2016 queres voltar a candidatar-te, essa prova ainda é válida e por isso podes usá-la, assim como no ano de 2017.

Compartilhar este post

Link para o post

os exames nacionais tem validade de 3 (?) anos.

3 ou 2, não sei bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

Costumava ser dois agora não sei

Compartilhar este post

Link para o post

Gaitão enviou-lhe uma nova mensagem

Título: validade dos exames

Respostas: 0

Enviado: Hoje, 14:14

Os exames tem validade de 1+2 anos ex: fiz exame de pt em 2013. é válido para o ano de 2013, 2014 e 2015. bjs mete lá isto no tópico pf

Compartilhar este post

Link para o post

Ok obrigado Vaart.

Já agora, outra má notícia... Liguei agora para a escola secundária onde fiz os exames e onde me tenho dirigido nos últimos dias para pedir a ficha ENES.

Informaram-me que por ter concluído o 12º apenas este ano e ter feito dois exames em ano anteriores (Biologia e Português) não me podem passar a ficha ENES porque precisava de ter feito dois exames neste ano letivo.

O que acontece é que no estabelecimento de ensino onde acabei o 12º nunca me informaram disso e eu tenho quase a certeza que não tem problema nenhum, porém eles estão-se a recusar a passar a ficha ENES, alegando até que a legislação para cursos profissionais mudou este ano, e eu não fui informado.

Alguém sabe de alguma coisa?

É verdade.

A lei não mudou este ano. A lei tem sido alterado todos os anos desde 2012. Mas este ano o ministério fez m*rda da grande. Curiosamente, e porque eu o sei, isto está a ser uma escandaleira do caraças mas ninguém faz noticia.

Há milhares de alunos na tua situação.

Para teres uma noção o Juri Nacional de Exames andou a ligar para os alunos que estão na tua situação no dia 21 ao final da tarde a dizer-lhe que excepcionalmente eles podiam ir no dia a seguir (ultimo dia de exames da 2ª fase) fazer um exame qualquer à sua escolha para se safarem :lol:

Aconselho-te a reclamares junto do ministério. Embora não te vá servir de muito.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Até quando posso usar os exames como prova de ingresso?

A validade dos exames para utilização como prova de ingresso é de 3 anos desde a data de realização da prova. No ano em que fazes o exame, podes utilizá-lo como prova de ingresso e nos dois anos seguintes, caso te queiras voltar a candidatar ao Ensino Superior através do Concurso Nacional de Acesso. Os exames realizados no 11º ano começam logo a contar!

Exemplo: Realizas a prova de Português em 2015 e vais usá-la para te candidatares ao Ensino Superior. Em 2016 queres voltar a candidatar-te, essa prova ainda é válida e por isso podes usá-la, assim como no ano de 2017.

Essa situação que reportaste para mim é válida, tenho o exame de Biologia que acaba esse tal prazo de 3 anos este ano e o de Português que acaba para o ano.

O que ele insinuaram foi que por não ter feito nenhum exame este ano e ter acabado apenas este ano o 12º, que não me podem passar a ficha ENES, o que eu acho simplesmente estúpido porque não é isso que a legislação diz.

Compartilhar este post

Link para o post

A lei é retroactiva. Esses exames que tu fizeste perderam a validade. Só seriam válidos se tu fizesses um exame ou dois este ano.

Compartilhar este post

Link para o post

A lei é retroactiva. Esses exames que tu fizeste perderam a validade. Só seriam válidos se tu fizesses um exame ou dois este ano.

como assim se antes nunca ninguém me informou disso nem mesmo este ano no estabelecimento onde tirei o 12º não me disseram nada?

Compartilhar este post

Link para o post

os exames nacionais tem validade de 3 (?) anos. 3 ou 2, não sei bem.

Costumava ser dois agora não sei

Gaitão enviou-lhe uma nova mensagemTítulo: validade dos examesRespostas: 0Enviado: Hoje, 14:14Os exames tem validade de 1+2 anos ex: fiz exame de pt em 2013. é válido para o ano de 2013, 2014 e 2015. bjs mete lá isto no tópico pf

Deviam ser, sim. E foi esse o grande erro do ministério.

Compartilhar este post

Link para o post

Mayday mesmo nessa questão dos 1+2 anos eu estou dentro da legalidade, visto que fiz o exame à 2 anos e o de português o ano passado.

Compartilhar este post

Link para o post

como assim se antes nunca ninguém me informou disso nem mesmo este ano no estabelecimento onde tirei o 12º não me disseram nada?

Não te informaram porque a lei tem sido alterada todos os anos perto do fim dos anos lectivos. Tal como este ano. Foi alterada em Maio ou assim. As escolas ao que parece não se informaram bem ou não se informaram sequer. Ninguém percebeu nada e quando perceberam era tarde de mais.

Só quando os alunos começaram a ir buscar a ficha ENES é que se começou a perceber que tinha acontecido m*rda da grossa.

Mayday mesmo nessa questão dos 1+2 anos eu estou dentro da legalidade, visto que fiz o exame à 2 anos e o de português o ano passado.

Eu sei que estás. Mas o ministério com uma nova alteração da lei este ano não te reconhece isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...