Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Qual é o curso e a cadeira, btw?

Não há ninguém de anos mais avançados que tenha isso (slides) guardado e vos disponibilize?

Eu acho que tenho para aqui a minha bibliografia em pdf. Aquilo pode é ser demasiado teórico para o teu curso :mrgreen:

Ciências Farmacêuticas e Matemática respectivamente.

Mudaram a matéria da cadeira este ano. Pela primeira vez estamos a dar Matrizes e Determinantes na FFUL. Ninguém tem nada

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Mas creio que o que dão de matrizes e determinantes é bastante superficial e acessível. Se não te importares podes meter aí o programa? :)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas creio que o que dão de matrizes e determinantes é bastante superficial e acessível. Se não te importares podes meter aí o programa? :)

Capítulo I. Elementos de Álgebra Linear

Vectores no plano e no espaço; norma de um vector. Produto interno e produto externo: definição, propriedades e interpretação geométrica. Determinantes: cálculo e propriedades. Matrizes: motivação através de sistemas de equações lineares. Método de eliminação de Gauss. Operações com matrizes. Matrizes invertíveis e determinação da matriz inversa. Discussão de sistemas de equações lineares. Valores e vectores próprios de uma matriz. Aplicações.

Capítulo II. Complementos de Cálculo Diferencial em IR Revisões sobre derivadas: definição, interpretação geométrica, a derivada como uma taxa de variação, regras de derivação. Funções trigonométricas inversas e suas derivadas. Teoremas de Rolle e de Lagrange; regra de Cauchy.

Capítulo III. Elementos de Cálculo Integral em IR

A noção de primitiva. Integral definido de uma função contínua; propriedades básicas. Teorema do valor médio para o integral. Integral indefinido. Teorema fundamental do cálculo integral.

Técnicas de primitivação: por partes, por substituição (elementares), de funções racionais. Cálculo de áreas. Definição de equação diferencial ordinária. Equações diferenciais de primeira ordem, de variáveis separáveis e de segunda ordem com coeficientes constantes; aplicações à farmacocinética.

Compartilhar este post

Link para o post

É fazer os exercícios todos que te derem para fazer e que colegas mais velhos tenham.

Mudaram a matéria da cadeira este ano. Pela primeira vez estamos a dar Matrizes e Determinantes na FFUL. Ninguém tem nada

Compartilhar este post

Link para o post

Eu devo ter aqui alguma cena no PC, já te mando MP.

Nanas, tá aqui o material que usei no meu primeiro ano de Biologia:

A sebenta: http://www.isa.utl.pt/dm/algebra_lin/algebra_lin/textos_de_apoio/algebra_lin_2012_13.pdf

Resolução de exercícios: http://www.isa.utl.pt/dm/algebra_lin/algebra_lin/textos_de_apoio/algebra_lin_2012_13-sol.pdf

Espero que ajude.

Obrigado aos dois e ao Rumpas :happy:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Capítulos I e II parecem-me acessíveis. A maioria do tipo de exercícios resolves tipo receita, só seguindo regras safas-te bem.

EDIT: Também te posso orientar a sebenta, mas como te disse deve ser teórico de mais para o que dão no teu curso :mrgreen: porque é curso de engenharia.

Exercícios não te arranjo porque não tenho nada de exercícios resolvidos em suporte informático.

Editado por Rumpas

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho aqui uns resumos de Matemática do meu curso, umas páginas de exercícios com soluções e dois testes com resolução, só sobre Matrizes e Determinantes (LCS, não há de ser muito diferente do que for aí em CF). Também tenho sobre a matéria mais à frente, o programa parece-me parecido, se não mesmo igual ao teu.

Editado por totava

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho aqui uns resumos de Matemática do meu curso, umas páginas de exercícios com soluções e dois testes com resolução, só sobre Matrizes e Determinantes (LCS, não há de ser muito diferente do que for aí em CF). Também tenho sobre a matéria mais à frente, o programa parece-me parecido, se não mesmo igual ao teu.

Estás em LCS? Pelo o que me disseram o programa agora é quase igual ao vosso. Dava-me bastante jeito :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Estás em LCS? Pelo o que me disseram o programa agora é quase igual ao vosso. Dava-me bastante jeito :biggrin:

Yep. Aliás, uma ex-colega do meu curso foi para aí este ano e parece que foi logo para o 2º ano, a única cadeira que não teve feita foi uma de "Botânica" ou assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, Botânica Farmacêutica. É a cadeira mais específica para Farmácia que temos no Semestre de resto é tudo algo geral.

Editado por Nanas

Compartilhar este post

Link para o post

Arranjas? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

totava se puderes manda para mim também. Matemática está lixado perceber aquilo. Se não estudo todos os dias, no dia a seguir já me esqueci de maior parte das coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Capítulos I e II parecem-me acessíveis. A maioria do tipo de exercícios resolves tipo receita, só seguindo regras safas-te bem.

Para quem é de Engenharia, os 3 capítulos deveriam ser acessíveis :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Informação

Stock de sabonete líquido

Nos termos da legislação em vigor, a FCUL é obrigada a recorrer, sempre que necessário, aos Acordos Quadro existentes para determinadas categorias de bens e serviços.

Atualmente, o stock existente de sabonete líquido é baixo, prevendo-se que o mesmo esgote nos próximos dias.

A FCUL está a efetuar o procedimento, legal e necessário, com vista à aquisição deste bem, mas os procedimentos no âmbito de Acordos Quadros são inexplicavelmente mais lentos do que as compras fora desses acordos. No entanto é a lei a que estamos obrigados.

Assim, até ao final do procedimento em curso, pedimos a vossa melhor compreensão para o problema. Tentaremos ser tão rápidos quanto possível.

Obrigado FCUL, acho que não conseguiria trabalhar em paz sem esta informação vital.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém daqui entrou este ano na FMH? Mais propriamente em Ciências do Desporto.

Entraste cá?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Para quem é de Engenharia, os 3 capítulos deveriam ser acessíveis :mrgreen:

Estava a falar fora do contexto da engenharia :mrgreen: Para mim, aquilo é tudo acessível 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Só para o ano, espero eu.

Ainda me apanhas a mim e ao JohnyM por lá então

Compartilhar este post

Link para o post

Para a A x B estar definida é necessário que o número de colunas de A seja igual ao número de linhas de B. Caso contrario, não está definida.

Estou certo?

Editado por master

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...