Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Alguém conhece um bom livro que tenha o conceito/definição de "juros da dívida pública" ? Tem que ser um livro.

E a professora não deixa fazer-se a relação entre juros e dívida pública, tem de ser a definição completa :lol: já disse que não há em lado nenhum isso, que sou obrigado a relacionar conteúdos! mas alguém sabe onde possa encontrar a definição?

tenho que arranjar 3 referências!

obrigado desde ja.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me consegue arranjar dois artigos académicos sobre o Turismo em Portugal? Que não sejam de 100 ou 200 pagínas

Compartilhar este post

Link para o post

trz, olha a MP.

Manel, o Boo deve ter artigos sobre isso, afinal é a área dele.

Compartilhar este post

Link para o post

há relativamente poucos textos portugueses verdadeiramente académicos a falar do Turismo em Portugal.

que é que queres saber, manel ?

Compartilhar este post

Link para o post

0 no 1º mini-teste de Algebra :(

Há males que véem por bem, é da maneira que me fez perceber que tenho de marrar nisto.

Compartilhar este post

Link para o post

Epa, tirar 0 a Álgebra demonstra que nem sequer tiveste atento as aulas. E isso é muito importante para apanhar as pequenas manhas que aquilo tem.

E agora vai ser mais chato pois o inicio está sempre presente na máteria, mas com um pouco de persistência consegues. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

alguém sabe de algumas tabelas online com propriedades de diferentes aços?

Eu sei que tenho isso no livro, mas deixei-o em casa e só tenho acesso a ele à noite.

Preciso de um aço que tenha estas características: Módulo Young 200 GPa, coef de Poisson 0,3 e tensão cedência de 1010 MPa. Os dois primeiros parâmetros só me dizem que é um aço.

Compartilhar este post

Link para o post

Epa, tirar 0 a Álgebra demonstra que nem sequer tiveste atento as aulas. E isso é muito importante para apanhar as pequenas manhas que aquilo tem.

E agora vai ser mais chato pois o inicio está sempre presente na máteria, mas com um pouco de persistência consegues. :compinchas:

Por acaso até que estive. Não estudei o suficiente, mas sabia umas coisas. Foi o 1º que fiz, e não estava á espera daquilo. Ter 20 minutos para fazer 3 exericios, cada um deles com 3 alinias, não consegui. Tava a fazer o 1º, perdi logo um quarto de hora só nesse :lol:, depois as outras teve de ser "á sorte". De qualquer das formas não estou triste, até me vai fazer bem começar assim tão mal. Agora já começo a perceber melhor as coisas e tenho praticado mais em casa, o que de facto ajuda bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

0 no 1º mini-teste de Algebra :(

Há males que véem por bem, é da maneira que me fez perceber que tenho de marrar nisto.

Fds, isso foi TÃO fotocópia do meu primeiro teste na faculdade. :lol: :lol: :lol:

Estava com um bruto ressacão naquela clássica prática de 6ª feira quando recebo o primeiro mini-teste de 0 a 5 com um... 0 bem redondinho. :lol:

Foi aqui que acordei para a vida. Ainda vais a tempo. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

alguém sabe de algumas tabelas online com propriedades de diferentes aços?

Eu sei que tenho isso no livro, mas deixei-o em casa e só tenho acesso a ele à noite.

Preciso de um aço que tenha estas características: Módulo Young 200 GPa, coef de Poisson 0,3 e tensão cedência de 1010 MPa. Os dois primeiros parâmetros só me dizem que é um aço.

Esses parametros sao vagos. Se me dissesses extensao total, tensao de rotura talvez te ajudasse, assim como referires a finalidade dele.

Mas como tem tensao de cedencia e, segundo o LNEC, so pode ser um A400 NR ou A400 NR SD se for aços para estruturas de betao armado.

Compartilhar este post

Link para o post

Esses parametros sao vagos. Se me dissesses extensao total, tensao de rotura talvez te ajudasse, assim como referires a finalidade dele.

Mas como tem tensao de cedencia e, segundo o LNEC, so pode ser um A400 NR ou A400 NR SD se for aços para estruturas de betao armado.

Santinho.

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Duvido que sejam aços de estruturas para betão armado.

Acho que vou tentar chegar mais ou menos ao material com os mapas de Ashby. Neste laboratório tenho de calcular o KIC experimental e o teórico. O objectivo era ter as propriedades do material e discutir os resultados.

Btw, é um ensaio de flexão a três pontos para obter o valor da tenacidade à fratura e CTOD.

Editado por Rumpas

Compartilhar este post

Link para o post

Fds, isto é uma diferença do crl em relação ao secundário. Nem tenho tido tempo para passar por aqui no CMPT durante a semana.

A praxe tem sido bem melhor do que estava à espera e cumpriu com o seu objectivo. A integração foi facílima e a praxe ajudou e muito nisso. Não houve nada de exageros e embora tenha sido bastante exigente, principalmente pelo tempo que ela ocupava, foi muito gratificante.

Hoje é o jantar de curso e a serenata. Tenho a certeza que vai ser daquelas cena inesquecíveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Alex, depois vê o que te escrevi.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Cheguei ao 3º ano, só faltava ir buscar o dinheiro para passar para o 4º. Não percebi uma coisa, vocês têm 72 ECTS por ano? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Tu tens 72 ECTS de modo a poderes-te inscrever em cadeiras que não são do ano (cadeiras que tenhas em atraso ou que sejam de anos seguintes) para poderes completar o curso mais rapidamente. Ou seja, cada ano tem 10 cadeiras no plano de estudos, mas podes-te inscrever a 12 (as 10 do ano corrente, mais 2 doutro).

Editado por Diogo Santos

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem assim.

Cada ano conta com x número de cadeiras (depende do curso) que dá um total de 60 ects anuais, ou seja, 300 ects no fim dos 5 anos de curso.

Em cada ano há, no entanto, a possibilidade de te inscreveres a 72 ects, podendo assim estar inscrito a cadeiras em atraso, por exemplo. Mas não quer dizem que sejam duas ou três ou uma, depende do curso e das cadeiras. Eu tenho cadeiras de 8 ects, com aqueles 12 extras provavelmente só me inscrevia a essa, se tivesse mais em atraso só fazia no ano seguinte.

Ou melhor dizendo, eu inscrevia-me a todas em atraso (é obrigatório), não podia era inscrever-me a todas as novas.

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...