Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Começo a ter sérias dúvidas se deva continuar neste curso. Entrei este ano num curso de engenharia informática, muito porque é um curso com muita saída, mas tambem porque achava que tinha a ver comigo, dado que passo muito tempo no computador. Já nas primeiras semanas tive dificuldades, mas encarei com normalidade. Agora, ja passou um mês e umas semanas, e ando na m*rda. O meu problema não é o da integração com os meus colegas, nem com a cena de ser praxado, nem nada disso, ando mesmo desmotivado. Tenho estado atento ás aulas, mesmo assim, os resultados nos testes são pobres. Não consigo perceber uma p*ta da programação, e a motivação para perceber não está lá, e tão pouco tenho paciencia para programar. O maior problema é mesmo a familia, andaram-me todos a felicitar por ter entrado, a oferecer presentes e o crl, e agora isto. Se desistir, nem sei... Enfim, nem sei o que hei-de fazer á minha vida. A verdade é que não tenho a maturidade para encarar esta m*rda e estou a ceder á pressão. F*da-se.

Só meti isto aqui para saber se alguem passou pelo mesmo, e que me possa ajudar a tomar esta decisão dificil, isto ta mesmo a atormentar-me. Até meti-me no tabaco, pqp.

Todos passamos por isso rapaz, é normal. A solução está em ter força de vontade, tipo chegares a casa e começar a estudar desde o início da matéria.

No meu 1º ano desisti da disciplina de APROG (Algoritmia e Programação) a meio do semestre, também fiquei desanimado e desmotivado, mas disse para mim mesmo que não ia desistir e que ia dar a volta por cima. No 2º ano esforcei-me, fiquei a perceber aquela m*rda toda e tirei 18 valores no final. Fala com os teus professores de programação, eles ajudam-te.

Lembra-te que um curso de engenharia não é como certos cursos que por aí andam em que fazes a maior parte das cadeiras com 1 perna às costas. Estás num curso que É para ser complicado.

Fala também com os teus pais, tenta ter sempre um diálogo aberto com eles, é sempre bom desabafar.

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Não, mas no que tive também tive imensas dificuldades com a cadeira especifica do curso e acabei por sair no fim do meu 2º ano. Vai pensando no que te chama mais, além de informática/programação e vê as opções que existem dentro disso. Tens um ano para explorar todas as hipoteses possiveis e no fim decidires o que é melhor para ti.

Eu prefiro desistir agora do que a meio do curso, para evitar tempo e dinheiro perdido. Obrigado pelos conselhos :compinchas:

fds man que atitude mais depressiva :lol: nao é o fim do mundo, acontece. na minha faculdade pode-se anular a matricula até de dezembro, vê como é na tua. se desistires depois do prazo és obrigado a pagar as propinas, por isso tem isso em antençao. pa se realmente nao é isso que queres cancelas a matricula, arranjas um emprego e vais ganhando um dinheiro até à altura de te candidatares novamente, terás muito tempo para esclarecer o que queres

Talvez seja, mas o que queres crl, é a 1° vez que estou a passar por isto. Quanto ás questões das propinas, tambem é igual cá, o que significa que nao da para acabar o semestre.. tenho de pensar bem isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Começo a ter sérias dúvidas se deva continuar neste curso. Entrei este ano num curso de engenharia informática, muito porque é um curso com muita saída, mas tambem porque achava que tinha a ver comigo, dado que passo muito tempo no computador. Já nas primeiras semanas tive dificuldades, mas encarei com normalidade. Agora, ja passou um mês e umas semanas, e ando na m*rda. O meu problema não é o da integração com os meus colegas, nem com a cena de ser praxado, nem nada disso, ando mesmo desmotivado. Tenho estado atento ás aulas, mesmo assim, os resultados nos testes são pobres. Não consigo perceber uma p*ta da programação, e a motivação para perceber não está lá, e tão pouco tenho paciencia para programar. O maior problema é mesmo a familia, andaram-me todos a felicitar por ter entrado, a oferecer presentes e o crl, e agora isto. Se desistir, nem sei... Enfim, nem sei o que hei-de fazer á minha vida. A verdade é que não tenho a maturidade para encarar esta m*rda e estou a ceder á pressão. F*da-se.

Só meti isto aqui para saber se alguem passou pelo mesmo, e que me possa ajudar a tomar esta decisão dificil, isto ta mesmo a atormentar-me. Até meti-me no tabaco, pqp.

Eu estou um pouco na mesma situação que tu. Eu gosto do meu curso, mas começo a sentir-me inseguro em relação as frequencias. E depois os meus pais colocaram alta pressão, querem que eu faça tudo o que é cadeira. Por um lado compreendo a situação deles, uma vez que estão a fazer um esforço financeiro (Quarto+Propinas+Despesas) para que eu tenha um futuro melhor.

Mas estou tão inseguro. :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Estudem, a maior parte das pessoas sente esse impacto.

É normal que sintam mais dificuldades pq são assuntos mais especificos, mas estudem mais.

Soubesse o que sei hoje, e tivesse estudado desde o inicio do curso, nao tava agora a querer subir a média.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Estudem, a maior parte das pessoas sente esse impacto.

É normal que sintam mais dificuldades pq são assuntos mais especificos, mas estudem mais.

Soubesse o que sei hoje, e tivesse estudado desde o inicio do curso, nao tava agora a querer subir a média.

Estuda, mandrião! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Entrei exactamente no mesmo curso há 2 anos e tive exactamente o mesmo problema que foi pensar que aquilo ia correr-me bem, porque passava um bom bocado no computador, mas a Programação, como a ti, correu-me pessimamente e o mal-estar acabou por me afectar quase todas as cadeiras. Acabei o ano pessimamente e mudei de curso e foi um ano e dinheiro deitado fora e o maior arrependimento da minha vida.

Não digo que isto venha a acontecer contigo, por isso tenta manter tudo em jogo. Tenta pensar que mesmo que venhas a mudar de curso e nenhumas equivalências te sejam dadas o tempo não é perdido. Mas tenta tomar uma decisão com calma e de forma bem ponderada, porque me parece que podes não o ter feito antes. O essencial é sentires-te bem com o que estás a tirar, porque mais vale perder um ano da tua vida, do que a vida num ano (citador vintage).

Em especial, a programação exige trabalho de casa e vontade de conhecer e evoluir naquilo. Ah, e aquele pensamento à programador, que alguns não conseguem adoptar, como eu. Se não consegues gostar daquilo, o curso vai-te ser bem mais complicado de fazer, mas ainda só passou um mês e pode ser apenas reflexo do choque secundário-superior, portanto o meu conselho é deixar a poeira assentar e ver o que vai dar este mês, mas começando a pensar em alternativas ao mesmo tempo.

Ah, não tenhas receio dos teus pais. Eu não os conheço, como é óbvio, mas creio que o que um pai ou uma mãe querem é o bem-estar dum filho. Obviamente, vai causar apreensão ao início, mas são coisas que se aceitam com o passar do tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou um pouco na mesma situação que tu. Eu gosto do meu curso, mas começo a sentir-me inseguro em relação as frequencias. E depois os meus pais colocaram alta pressão, querem que eu faça tudo o que é cadeira. Por um lado compreendo a situação deles, uma vez que estão a fazer um esforço financeiro (Quarto+Propinas+Despesas) para que eu tenha um futuro melhor.

Mas estou tão inseguro. :medinho:

Same. Mas depois caguei, quem está a lá sou eu e não eles. Se não passar azar, sinto-me é na obrigação de não os fazer pagar mais propinas, isto é, se o meu curso é de 5 anos tenciono fazê-lo em 5. Tudo o que for a mais sou eu que pago as propinas. Por isso se chumbo a uma aqui, outra ali (por enquanto foi só 1 e já está feita) é indiferente desde que depois as faça.

E acho que me fez bem chumbar a uma cadeira, deu para ver que nem tudo é fácil. Se bem que chumbei em situações....especiais. Faltei ao 1º teste por tar nos nacionais de futsal e depois tive 9 no exame :lol:

Não te sintas inseguro, se confiares em ti é meio caminho andado para te safares. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Estuda, mandrião! :mrgreen:

Bitch please :mrgreen:

Um mês e já fiz 3 Capítulos... no total são 6 Capítulos e faltam mais 3 meses :mrgreen:

Editado por Andresen

Compartilhar este post

Link para o post

A faculdade também serve para isso. O nível não é o mesmo. É aqui que se começam a ver quem é bom e quem é razoável. É aí que se vê quem está preparado e quem não está. É aí que se prepara pessoas para entrarem no mercado de trabalho e para conseguirem lidar com a pressão.

Teres esse pensamento contigo já não é mau de todo. Demonstra responsabilidade e noção das coisas. Todavia, e na minha opinião, acho que te estás a precipitar. É normal não perceberes de programação. É normal encontrares dificuldades. É normal acabares uma aula específica e ficares a saber ainda menos do que quando lá entraste.

Tens, também, que mudar de atitude. Acredita que és capaz e esforça-te para isso. Não desistas. Se deres o máximo e, no fim, veres que não foste capaz: paciência. Aceita a derrota, mas levanta a cabeça porque todo o percurso valeu a pena e é razão para te deixar orgulhoso.

Tudo isto parece cliché, mas pensa bem nisto e verás que é verdade. "A força está contigo".

Ânimo !

Compartilhar este post

Link para o post

Bem tenho 3 testes que vou saber a nota nos próximos dias. Vou deixar aqui o que penso ter e depois comparo com o que tive:

Teoria de SIstemas (ou análise de sinais como queiram chamar) : 6/7

Fluidos I: 3/5

Electrónica Geral: 7/8

Tá a correr bem pa crl este semestre :lol: , mas pronto. a confirmar-se isso recupero nos próximos testes, se não der há exame de recurso e depois época especial.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Bitch please :mrgreen:

Um mês e já fiz 3 Capítulos... no total são 6 Capítulos e faltam mais 3 meses :mrgreen:

Tese? É bem! :prayer:

Já eu, tenho teste na sexta de Transmissão de Calor e começo a ter ideia que estou na m*rda :lol: Isto nem me parece ser dificil, mas a forma como aquilo é avaliado está a deixar-me um bocado assustado :lol: 8 valores de teoria pqp

Bem tenho 3 testes que vou saber a nota nos próximos dias. Vou deixar aqui o que penso ter e depois comparo com o que tive:

Teoria de SIstemas (ou análise de sinais como queiram chamar) : 6/7

Fluidos I: 3/5

Electrónica Geral: 7/8

Tá a correr bem pa crl este semestre :lol: , mas pronto. a confirmar-se isso recupero nos próximos testes, se não der há exame de recurso e depois época especial.

Cá no Técnico, o 3º ano também é puxadote :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tese? É bem! :prayer:

Já eu, tenho teste na sexta de Transmissão de Calor e começo a ter ideia que estou na m*rda :lol: Isto nem me parece ser dificil, mas a forma como aquilo é avaliado está a deixar-me um bocado assustado :lol: 8 valores de teoria pqp

Eu cheguei a ter exames de 14 valores de teoria. Por isso já estou habituado. :mrgreen:

Mas sim, agora já estou só a fazer a tese. Depois de apresentar em Fevereiro, fica a faltar-me um exame de finalista e depois devo ir logo trabalhar. Já me ligaram, queriam que fosse já mas eu disse que enquanto tivesse a fazer a tese não ia . Até porque estou a fazer a tese em parceria com a EDP e convém fazer isto direito :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Eu cheguei a ter exames de 14 valores de teoria. Por isso já estou habituado. :mrgreen:

Mas sim, agora já estou só a fazer a tese. Depois de apresentar em Fevereiro, fica a faltar-me um exame de finalista e depois devo ir logo trabalhar. Já me ligaram, queriam que fosse já mas eu disse que enquanto tivesse a fazer a tese não ia . Até porque estou a fazer a tese em parceria com a EDP e convém fazer isto direito :mrgreen:

Força nisso! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

01/11 - Teste Inglês

05/11 - Teste Italiano

06/11 - Entrega de um ensaio + apresentação para Introdução ao Turismo

08/11 - Teste Geologia e Geografia Mundial

12/11 - Teste História e Cultura Mundial

and-so-it-begins1.jpg?w=358&h=312

Compartilhar este post

Link para o post

oh manel, tira-me uma duvida: Tu não fazias piço no ISEG até Dezembro pois não? No primeiro ano pelo menos...

Compartilhar este post

Link para o post

oh manel, tira-me uma duvida: Tu não fazias piço no ISEG até Dezembro pois não? No primeiro ano pelo menos...

Porquê eu? :lol:

Não. No segundo apliquei-me um bocado mais mas foi o que me correu pior.

Mas não ponhas isso por semestres. Porque se vais fazer isso, todos os semestres achas que vais começar a estudar e dás por ti... estás em Janeiro/Junho. Há cadeiras que fazes a estudar no último mês. Há outras que não, pura e simplesmente. Tu estás em que curso?

Btw, 5ª há gordão pqp que não me deixam estudar

Compartilhar este post

Link para o post

Programação é muito amor mesmo ! Estou a adorar, é a cena com que mais me identifico. Mas admito que para se fazer aquilo bem é preciso de gostar e gostar de aprender mais e mais e perder horas e horas de volta daquilo. Eu tenho prática de 3h e passa a correr, ao contrário de Analise ahah. Nem dou pelo tempo passar sinceramente, e venho para casa programar por prazer. Mas quem não gosta, deve ser a coisa mais aborrecida do mundo, acredito

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

trz, recebeste?

Sim amigo mas ainda não consegui ver pois estou em aulas desde as 14h. Logo já vejo isso, mto obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Estou decidido, sexta depois de uma frequência que vou ter, por acaso de Reumatologia, a ir falar com o que espero que seja o meu Professor orientador da tese de mestrado. Estou quase quase quaaaase decidido a fazer em Ortopedia, de preferência um tema relacionado com desporto e joelho. Vou ver a oferta do Professor e se não me agradar começo a pensar num tema para lhe propôr :) Por um lado está quase no fim, mas por outro também é gratificante. De qualquer forma a apresentação da tese é só em Junho ou Julho de 2015.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...