tiago gavina Publicado 29 Outubro 2013 Começo a ter sérias dúvidas se deva continuar neste curso. Entrei este ano num curso de engenharia informática, muito porque é um curso com muita saída, mas tambem porque achava que tinha a ver comigo, dado que passo muito tempo no computador. Já nas primeiras semanas tive dificuldades, mas encarei com normalidade. Agora, ja passou um mês e umas semanas, e ando na m*rda. O meu problema não é o da integração com os meus colegas, nem com a cena de ser praxado, nem nada disso, ando mesmo desmotivado. Tenho estado atento ás aulas, mesmo assim, os resultados nos testes são pobres. Não consigo perceber uma p*ta da programação, e a motivação para perceber não está lá, e tão pouco tenho paciencia para programar. O maior problema é mesmo a familia, andaram-me todos a felicitar por ter entrado, a oferecer presentes e o crl, e agora isto. Se desistir, nem sei... Enfim, nem sei o que hei-de fazer á minha vida. A verdade é que não tenho a maturidade para encarar esta m*rda e estou a ceder á pressão. F*da-se. Só meti isto aqui para saber se alguem passou pelo mesmo, e que me possa ajudar a tomar esta decisão dificil, isto ta mesmo a atormentar-me. Até meti-me no tabaco, pqp. Todos passamos por isso rapaz, é normal. A solução está em ter força de vontade, tipo chegares a casa e começar a estudar desde o início da matéria. No meu 1º ano desisti da disciplina de APROG (Algoritmia e Programação) a meio do semestre, também fiquei desanimado e desmotivado, mas disse para mim mesmo que não ia desistir e que ia dar a volta por cima. No 2º ano esforcei-me, fiquei a perceber aquela m*rda toda e tirei 18 valores no final. Fala com os teus professores de programação, eles ajudam-te. Lembra-te que um curso de engenharia não é como certos cursos que por aí andam em que fazes a maior parte das cadeiras com 1 perna às costas. Estás num curso que É para ser complicado. Fala também com os teus pais, tenta ter sempre um diálogo aberto com eles, é sempre bom desabafar. :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 29 Outubro 2013 Não, mas no que tive também tive imensas dificuldades com a cadeira especifica do curso e acabei por sair no fim do meu 2º ano. Vai pensando no que te chama mais, além de informática/programação e vê as opções que existem dentro disso. Tens um ano para explorar todas as hipoteses possiveis e no fim decidires o que é melhor para ti. Eu prefiro desistir agora do que a meio do curso, para evitar tempo e dinheiro perdido. Obrigado pelos conselhos :compinchas: fds man que atitude mais depressiva :lol: nao é o fim do mundo, acontece. na minha faculdade pode-se anular a matricula até de dezembro, vê como é na tua. se desistires depois do prazo és obrigado a pagar as propinas, por isso tem isso em antençao. pa se realmente nao é isso que queres cancelas a matricula, arranjas um emprego e vais ganhando um dinheiro até à altura de te candidatares novamente, terás muito tempo para esclarecer o que queres Talvez seja, mas o que queres crl, é a 1° vez que estou a passar por isto. Quanto ás questões das propinas, tambem é igual cá, o que significa que nao da para acabar o semestre.. tenho de pensar bem isto. Compartilhar este post Link para o post
master Publicado 29 Outubro 2013 Começo a ter sérias dúvidas se deva continuar neste curso. Entrei este ano num curso de engenharia informática, muito porque é um curso com muita saída, mas tambem porque achava que tinha a ver comigo, dado que passo muito tempo no computador. Já nas primeiras semanas tive dificuldades, mas encarei com normalidade. Agora, ja passou um mês e umas semanas, e ando na m*rda. O meu problema não é o da integração com os meus colegas, nem com a cena de ser praxado, nem nada disso, ando mesmo desmotivado. Tenho estado atento ás aulas, mesmo assim, os resultados nos testes são pobres. Não consigo perceber uma p*ta da programação, e a motivação para perceber não está lá, e tão pouco tenho paciencia para programar. O maior problema é mesmo a familia, andaram-me todos a felicitar por ter entrado, a oferecer presentes e o crl, e agora isto. Se desistir, nem sei... Enfim, nem sei o que hei-de fazer á minha vida. A verdade é que não tenho a maturidade para encarar esta m*rda e estou a ceder á pressão. F*da-se. Só meti isto aqui para saber se alguem passou pelo mesmo, e que me possa ajudar a tomar esta decisão dificil, isto ta mesmo a atormentar-me. Até meti-me no tabaco, pqp. Eu estou um pouco na mesma situação que tu. Eu gosto do meu curso, mas começo a sentir-me inseguro em relação as frequencias. E depois os meus pais colocaram alta pressão, querem que eu faça tudo o que é cadeira. Por um lado compreendo a situação deles, uma vez que estão a fazer um esforço financeiro (Quarto+Propinas+Despesas) para que eu tenha um futuro melhor. Mas estou tão inseguro. :medinho: Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 29 Outubro 2013 Estudem, a maior parte das pessoas sente esse impacto. É normal que sintam mais dificuldades pq são assuntos mais especificos, mas estudem mais. Soubesse o que sei hoje, e tivesse estudado desde o inicio do curso, nao tava agora a querer subir a média. Compartilhar este post Link para o post
Guest Rumpas Publicado 29 Outubro 2013 Estudem, a maior parte das pessoas sente esse impacto. É normal que sintam mais dificuldades pq são assuntos mais especificos, mas estudem mais. Soubesse o que sei hoje, e tivesse estudado desde o inicio do curso, nao tava agora a querer subir a média. Estuda, mandrião! :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
riquelme21 Publicado 29 Outubro 2013 Começo a ter sérias dúvidas se deva continuar neste curso. Entrei este ano num curso de engenharia informática, muito porque é um curso com muita saída, mas tambem porque achava que tinha a ver comigo, dado que passo muito tempo no computador. Já nas primeiras semanas tive dificuldades, mas encarei com normalidade. Agora, ja passou um mês e umas semanas, e ando na m*rda. O meu problema não é o da integração com os meus colegas, nem com a cena de ser praxado, nem nada disso, ando mesmo desmotivado. Tenho estado atento ás aulas, mesmo assim, os resultados nos testes são pobres. Não consigo perceber uma p*ta da programação, e a motivação para perceber não está lá, e tão pouco tenho paciencia para programar. O maior problema é mesmo a familia, andaram-me todos a felicitar por ter entrado, a oferecer presentes e o crl, e agora isto. Se desistir, nem sei... Enfim, nem sei o que hei-de fazer á minha vida. A verdade é que não tenho a maturidade para encarar esta m*rda e estou a ceder á pressão. F*da-se. Só meti isto aqui para saber se alguem passou pelo mesmo, e que me possa ajudar a tomar esta decisão dificil, isto ta mesmo a atormentar-me. Até meti-me no tabaco, pqp. Entrei exactamente no mesmo curso há 2 anos e tive exactamente o mesmo problema que foi pensar que aquilo ia correr-me bem, porque passava um bom bocado no computador, mas a Programação, como a ti, correu-me pessimamente e o mal-estar acabou por me afectar quase todas as cadeiras. Acabei o ano pessimamente e mudei de curso e foi um ano e dinheiro deitado fora e o maior arrependimento da minha vida. Não digo que isto venha a acontecer contigo, por isso tenta manter tudo em jogo. Tenta pensar que mesmo que venhas a mudar de curso e nenhumas equivalências te sejam dadas o tempo não é perdido. Mas tenta tomar uma decisão com calma e de forma bem ponderada, porque me parece que podes não o ter feito antes. O essencial é sentires-te bem com o que estás a tirar, porque mais vale perder um ano da tua vida, do que a vida num ano (citador vintage). Em especial, a programação exige trabalho de casa e vontade de conhecer e evoluir naquilo. Ah, e aquele pensamento à programador, que alguns não conseguem adoptar, como eu. Se não consegues gostar daquilo, o curso vai-te ser bem mais complicado de fazer, mas ainda só passou um mês e pode ser apenas reflexo do choque secundário-superior, portanto o meu conselho é deixar a poeira assentar e ver o que vai dar este mês, mas começando a pensar em alternativas ao mesmo tempo. Ah, não tenhas receio dos teus pais. Eu não os conheço, como é óbvio, mas creio que o que um pai ou uma mãe querem é o bem-estar dum filho. Obviamente, vai causar apreensão ao início, mas são coisas que se aceitam com o passar do tempo. Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 29 Outubro 2013 Eu estou um pouco na mesma situação que tu. Eu gosto do meu curso, mas começo a sentir-me inseguro em relação as frequencias. E depois os meus pais colocaram alta pressão, querem que eu faça tudo o que é cadeira. Por um lado compreendo a situação deles, uma vez que estão a fazer um esforço financeiro (Quarto+Propinas+Despesas) para que eu tenha um futuro melhor. Mas estou tão inseguro. :medinho: Same. Mas depois caguei, quem está a lá sou eu e não eles. Se não passar azar, sinto-me é na obrigação de não os fazer pagar mais propinas, isto é, se o meu curso é de 5 anos tenciono fazê-lo em 5. Tudo o que for a mais sou eu que pago as propinas. Por isso se chumbo a uma aqui, outra ali (por enquanto foi só 1 e já está feita) é indiferente desde que depois as faça. E acho que me fez bem chumbar a uma cadeira, deu para ver que nem tudo é fácil. Se bem que chumbei em situações....especiais. Faltei ao 1º teste por tar nos nacionais de futsal e depois tive 9 no exame :lol: Não te sintas inseguro, se confiares em ti é meio caminho andado para te safares. :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 29 Outubro 2013 (editado) Estuda, mandrião! :mrgreen: Bitch please :mrgreen: Um mês e já fiz 3 Capítulos... no total são 6 Capítulos e faltam mais 3 meses :mrgreen: Editado 29 Outubro 2013 por Andresen Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 29 Outubro 2013 A faculdade também serve para isso. O nível não é o mesmo. É aqui que se começam a ver quem é bom e quem é razoável. É aí que se vê quem está preparado e quem não está. É aí que se prepara pessoas para entrarem no mercado de trabalho e para conseguirem lidar com a pressão. Teres esse pensamento contigo já não é mau de todo. Demonstra responsabilidade e noção das coisas. Todavia, e na minha opinião, acho que te estás a precipitar. É normal não perceberes de programação. É normal encontrares dificuldades. É normal acabares uma aula específica e ficares a saber ainda menos do que quando lá entraste. Tens, também, que mudar de atitude. Acredita que és capaz e esforça-te para isso. Não desistas. Se deres o máximo e, no fim, veres que não foste capaz: paciência. Aceita a derrota, mas levanta a cabeça porque todo o percurso valeu a pena e é razão para te deixar orgulhoso. Tudo isto parece cliché, mas pensa bem nisto e verás que é verdade. "A força está contigo". Ânimo ! Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 29 Outubro 2013 "A força está contigo". Não é assim É: TAP TAP TARAP TAP TA RARAP A FORÇA ESTÁ EM NÓS Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 29 Outubro 2013 Bem tenho 3 testes que vou saber a nota nos próximos dias. Vou deixar aqui o que penso ter e depois comparo com o que tive: Teoria de SIstemas (ou análise de sinais como queiram chamar) : 6/7 Fluidos I: 3/5 Electrónica Geral: 7/8 Tá a correr bem pa crl este semestre :lol: , mas pronto. a confirmar-se isso recupero nos próximos testes, se não der há exame de recurso e depois época especial. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 29 Outubro 2013 COMO MAHATMA GHANDI Sabes :heart: Que sonzaço Compartilhar este post Link para o post
Guest Rumpas Publicado 29 Outubro 2013 Bitch please :mrgreen: Um mês e já fiz 3 Capítulos... no total são 6 Capítulos e faltam mais 3 meses :mrgreen: Tese? É bem! :prayer: Já eu, tenho teste na sexta de Transmissão de Calor e começo a ter ideia que estou na m*rda :lol: Isto nem me parece ser dificil, mas a forma como aquilo é avaliado está a deixar-me um bocado assustado :lol: 8 valores de teoria pqp Bem tenho 3 testes que vou saber a nota nos próximos dias. Vou deixar aqui o que penso ter e depois comparo com o que tive: Teoria de SIstemas (ou análise de sinais como queiram chamar) : 6/7 Fluidos I: 3/5 Electrónica Geral: 7/8 Tá a correr bem pa crl este semestre :lol: , mas pronto. a confirmar-se isso recupero nos próximos testes, se não der há exame de recurso e depois época especial. Cá no Técnico, o 3º ano também é puxadote :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 29 Outubro 2013 Tese? É bem! :prayer: Já eu, tenho teste na sexta de Transmissão de Calor e começo a ter ideia que estou na m*rda :lol: Isto nem me parece ser dificil, mas a forma como aquilo é avaliado está a deixar-me um bocado assustado :lol: 8 valores de teoria pqp Eu cheguei a ter exames de 14 valores de teoria. Por isso já estou habituado. :mrgreen: Mas sim, agora já estou só a fazer a tese. Depois de apresentar em Fevereiro, fica a faltar-me um exame de finalista e depois devo ir logo trabalhar. Já me ligaram, queriam que fosse já mas eu disse que enquanto tivesse a fazer a tese não ia . Até porque estou a fazer a tese em parceria com a EDP e convém fazer isto direito :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Guest Rumpas Publicado 29 Outubro 2013 Eu cheguei a ter exames de 14 valores de teoria. Por isso já estou habituado. :mrgreen: Mas sim, agora já estou só a fazer a tese. Depois de apresentar em Fevereiro, fica a faltar-me um exame de finalista e depois devo ir logo trabalhar. Já me ligaram, queriam que fosse já mas eu disse que enquanto tivesse a fazer a tese não ia . Até porque estou a fazer a tese em parceria com a EDP e convém fazer isto direito :mrgreen: Força nisso! :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Naitch Publicado 29 Outubro 2013 01/11 - Teste Inglês 05/11 - Teste Italiano 06/11 - Entrega de um ensaio + apresentação para Introdução ao Turismo 08/11 - Teste Geologia e Geografia Mundial 12/11 - Teste História e Cultura Mundial Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 29 Outubro 2013 Programar é básico :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
F. Mota Publicado 29 Outubro 2013 oh manel, tira-me uma duvida: Tu não fazias piço no ISEG até Dezembro pois não? No primeiro ano pelo menos... Compartilhar este post Link para o post
manelm Publicado 29 Outubro 2013 oh manel, tira-me uma duvida: Tu não fazias piço no ISEG até Dezembro pois não? No primeiro ano pelo menos... Porquê eu? :lol: Não. No segundo apliquei-me um bocado mais mas foi o que me correu pior. Mas não ponhas isso por semestres. Porque se vais fazer isso, todos os semestres achas que vais começar a estudar e dás por ti... estás em Janeiro/Junho. Há cadeiras que fazes a estudar no último mês. Há outras que não, pura e simplesmente. Tu estás em que curso? Btw, 5ª há gordão pqp que não me deixam estudar Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 29 Outubro 2013 Manel, como te estão a correr as aulas? Compartilhar este post Link para o post
awk Publicado 29 Outubro 2013 Programação é muito amor mesmo ! Estou a adorar, é a cena com que mais me identifico. Mas admito que para se fazer aquilo bem é preciso de gostar e gostar de aprender mais e mais e perder horas e horas de volta daquilo. Eu tenho prática de 3h e passa a correr, ao contrário de Analise ahah. Nem dou pelo tempo passar sinceramente, e venho para casa programar por prazer. Mas quem não gosta, deve ser a coisa mais aborrecida do mundo, acredito Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 29 Outubro 2013 trz, recebeste? Sim amigo mas ainda não consegui ver pois estou em aulas desde as 14h. Logo já vejo isso, mto obrigado Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 29 Outubro 2013 Estou decidido, sexta depois de uma frequência que vou ter, por acaso de Reumatologia, a ir falar com o que espero que seja o meu Professor orientador da tese de mestrado. Estou quase quase quaaaase decidido a fazer em Ortopedia, de preferência um tema relacionado com desporto e joelho. Vou ver a oferta do Professor e se não me agradar começo a pensar num tema para lhe propôr :) Por um lado está quase no fim, mas por outro também é gratificante. De qualquer forma a apresentação da tese é só em Junho ou Julho de 2015. Compartilhar este post Link para o post