Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

entretanto a nota que tinha por saber já saiu. reprovei, e o recurso é na quarta-feira. tendo em conta que estamos em carnaval, o futuro é pouco risonho.

Compartilhar este post

Link para o post

Até porque acho que pensando bem, com a quantidade de trabalhos que vou ter de apresentar em congressos e entre pares durante os anos de internato, compensa.

Se usares muito, compensa.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

1º ano ainda, mas convém ir tendo alguma noção daquilo que vai contar mais à frente. Candidatei-me à FJC e cheguei à última fase mas acabei por não entrar, agora no 2º semestre acho que a FEP First Connection e AIESEC vão abrir recrutamento e estou a pensar se tento a minha sorte. Deves conhecer melhor que eu, achas que vale a pena ou é um bocado encher chouriços?

Quanto ao inglês, tive A no CAE(que dá equivalência ao C2, creio) e fiquei por aí, por achar ser suficiente, mas talvez no futuro deva investir nisso, se bem que não sei até que ponto o francês(sei 0, tive espanhol no básico) ou mesmo o alemão não serão melhores apostas, no sentido de abranger outras línguas

Não entraste na FJC porque não és um gajo da Foz e não és uma gaja boa. :mrgreen: Estou a brincar, estou a brincar. Eu conheço grande parte dos fundadores da FFC mas saíram todos no final do ano passado, por isso não sei bem como é que aquilo está este ano. Pelo que sabia na minha altura, era de valor, eram inovadores e ganhava-se uma rede de networking que pode ser importante. A verdade é que a organização também estava muito alavancada na figura do líder, que é um bom amigo meu, e este ano possivelmente ter-se-á ressentido um bocado da saída dele. AIESEC... epá, não sei sinceramente. Tive lá um dos meus melhores amigos durante 2 anos e ele adorou, mas eu fiquei sempre um pouco de pé atrás. Acho a FFC algo mais seletiva, diria que mais bem organizada (e mais pequena, neste caso uma coisa também advém da outra) e mais útil, honestamente. Mas entre estares na AIESEC ou em nenhuma (desde que a mentalidade não seja ir só porque sim, e não me parece nada que seja esse o teu caso), acharei sempre melhor participar na AIESEC. E pelo que fui percebendo fazes muitos amigos na AIESEC, até porque eles são imensos e acho que têm dois ou três fins-de-semana de integração ao longo do ano de que todos gostam muito. Aliás, o Harvey Specter aqui do fórum entrou na AIESEC no ano passado, por isso ele poderá dar-te insights muito mais relevantes e valiosos do que eu, que apenas tenho uma opinião externa.

Se gostares da parte de empreendedorismo tens a StartUp Buzz também, o CEO e principal figura daquilo até ao ano passado é um dos meus melhores amigos e sei que aquilo era feito com paixão e com qualidade. A rede de contactos adquirida também me parece mais relevante do que aquilo que se consegue através da AIESEC.

Ainda há o EXUP, mas eu acho que aquilo é uma banalidade gigantesca e, essa sim, de longe a mais inútil de todas.

Quanto ao inglês, quem diz CPE diz ter A no CAE, estás ótimo.

Qualquer coisa adicional pergunta.

Editado por Gavazzo

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entrei na AIESEC mais por uma questão de CV. Porque apesar de na FEP estar mal organizada isso exteriormente as empresas não sabem, sabemos nós alunos. Porque não deixa de ser de todas as organizações aquela que tem mais impacto e marca Mundial e fica sempre bem. Além que também terás oportunidade de ganhar uma rede de contactos interessante. Eu este ano optei por não continuar e me libertar de todas as atividades, incluído ligadas à praxe, para focar 100% no estudo apenas. Mas no tempo que estive lá tive oportunidade para conviver com o Diogo Cruz, CEO da Vertty e com o presidente das Águas de Gaia. Não é nada de outro mundo mas são casos inspiradores. O do Diogo Cruz é bastante interessante.

Por acaso nunca tentei a FJC nem qualquer outra organização na FEP, tive as comissões e estive na AE com o Gavazzo, mas tenho outra consultoria no CV de quando estudei em Lisboa e é um trabalho que gostei bastante mais.

Outro tipo de projetos interessantes seriam os ligados ao voluntariado. Podes sempre procurar dentro da FEP (UDream) ou fora. O Diretor de RH da PwC veio recentemente a público numa entrevista dizer que esse tipo de atividades para ele era bastante interessante, bem mais que a média muitas das vezes (claro que isto não quer dizer que a média não seja importante. Reflete o empenho que tiveste nas cadeiras e conhecimento teórico que adquiriste). E não duvido das palavras porque conheço gente com média de 12 que entrou na PwC.

Por acaso para o Inglês estou a ver se tiro o FCE. Estou no British Council e estou a gostar bastante.

Já agora, uma dúvida. Se por exemplo acabar a Licenciatura com média de 14 e um Mestrado com 16. No CV a malta normalmente refere-se à media do Mestrado? Isto sendo na mesma área o mestrado.

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

E eis que o Cosme está outra vez sozinho.

Sempre esteve até agora. Desde a saída do Principal oponente que nunca houve certeza absoluta de quem seria o opositor... as candidaturas estão abertas até 11 de Março. Tempo não falta para haver oposição.

Compartilhar este post

Link para o post
Bem sei que Jesus ressuscitou Lázaro quando este já fazia de morto havia 4 dias mas no caso do novo candidato já lá vão 6 dias de fazer de morto pelo que não sei se irá dar para ressuscitar.

lazaro.JPG

Anda Lázaro, anda Lázaro, anda Lázaro, anda dai, ganha coragem para voltar à vida

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Também me faltam duas notas e as aulas começam na Quinta. Não estou a ver nenhuma delas a sair no entretanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Saiu hoje a nota que faltava: 14 :compinchas:

siga fazer o pleno este semestre também!

Compartilhar este post

Link para o post

A FJC é gira, muito gira. Uma empresa junior de preparação para uma carreira de tachista.

Compartilhar este post

Link para o post

A FJC pode ser tudo isso mas também é... o que é. Nunca fiz parte, nunca me candidatei, nunca pensei sequer candidatar-me, por isso falo de forma totalmente independente. Para além disso, é a organização da FEP de onde conhecia pessoalmente menos pessoas (só 3 deles eram verdadeiramente meus amigos), por isso ainda mais à vontade estou para falar.

Ainda há dois dias fui à bola com um gajo que estuda no ISCTE e que conhecia a FEP porque andou pelo Consulting Club do ISCTE e conhecia relativamente bem a FJC, sabendo que eles eram bastante bons. Um ano antes tinha estado com outro gajo também do ISCTE (amigo do primeiro) no futebol e nem o nome da FEP sabia (mas este também não conhecia a FJC, claro). Isto para dizer que, muitas vezes, é até a própria FJC a fazer com que pessoas do meio (dos clubes de consultoria, etc) conheçam a FEP, porque tem de facto uma ótima reputação e eles são de facto bons.

Se são demasiado elitistas, seletivos, políticos e algo interesseiros por vezes? Não tenho a menor dúvida. A verdade é que aquilo dá muito bom curriculum (a nível de organizações universitárias na nossa área diria ser difícil arranjar melhor a nível nacional, em termos de reputação/cv) e permite ganhar responsabilidades numa fase em que muitos ainda não as têm.

Compartilhar este post

Link para o post

Desenvolve :mrgreen:

Na FJC, a não ser que atinjas um cargo minimamente importante, já não aprendes nada, porque tudo gira à volta do Porto de Emprego. É fixe para os maiorais, que contactam com as empresas, fazem uma boa rede de contactos e etc.

Ainda me recordo quando eu estava na AEFEP, os tipo passaram meses a tentar roubar-nos a sala, que é maior. Também tentaram sacar-nos patrocinadores. No fim, amuaram porque não receberam bilhetes de borla para as festas da semana de economia.

Compartilhar este post

Link para o post

Na FJC, a não ser que atinjas um cargo minimamente importante, já não aprendes nada, porque tudo gira à volta do Porto de Emprego. É fixe para os maiorais, que contactam com as empresas, fazem uma boa rede de contactos e etc.

Ainda me recordo quando eu estava na AEFEP, os tipo passaram meses a tentar roubar-nos a sala, que é maior. Também tentaram sacar-nos patrocinadores. No fim, amuaram porque não receberam bilhetes de borla para as festas da semana de economia.

Generalidade ftw!

É como tudo na vida, tanto há boa gente e empenhada como depois há pessoas que tão lá só porque sim. É exatamente como a AEFEP. Agora minimizar uma instituição que traz coisas boas à FEP parece-me redutor. (e não, nem à FJC nem à AEFEP pertenci).

Compartilhar este post

Link para o post

E na 2ª semana do 2º semestre saiem as notas que faltavam do 1º. Mais um semestre limpo 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

1º Semestre feito com média de 15,8 valores. Vou ter o Francisco Louçã a Economia II :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Também saiu ontem a nota da última cadeira que tinha para fazer do 1º semestre. 13. Tendo em conta que foi das cadeiras em que mais matéria tinha para estudar nestes 3 anos, nem foi mau.

Compartilhar este post

Link para o post

lol. A Barandas é má demais. Será que a FEP não tem visão para ir buscar 1 prof de marketing jovem com conhecimento e experiência para ensinar? fds... parece mal. Em Economia parece que todos os profs de Marketing é uma soneira pegada, numa cadeira que tem todo o conteúdo para poder ser interessante.

fds

Compartilhar este post

Link para o post

lol. A Barandas é má demais. Será que a FEP não tem visão para ir buscar 1 prof de marketing jovem com conhecimento e experiência para ensinar? fds... parece mal. Em Economia parece que todos os profs de Marketing é uma soneira pegada, numa cadeira que tem todo o conteúdo para poder ser interessante.

fds

Não precisavam de ir muito longe. bastava pedir "emprestado" a gestão...

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisavam de ir muito longe. bastava pedir "emprestado" a gestão...

~

sou de gestão... queria dizer que em Economia também há o mesmo problema. Era tão tarde que faltou uma palavra.

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui começa o 2º semestre na 2ª feira e ainda nem horários saíram :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

~

sou de gestão... queria dizer que em Economia também há o mesmo problema. Era tão tarde que faltou uma palavra.

Desconhecia. Nunca tive aulas com o Carlos Brito, mas o pessoal que teve aulas com ele (licenciatura, mestrado marketing e PBS) fala maravilhas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...