Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

É normal um gajo entrar num bar de um faculdade e haver dezenas de garrafas de Smirnoff, daquelas individuais, à venda? E rum, tequilla, licor Beirão, Martini, etc?

Compartilhar este post

Link para o post

Tio (ou quem souber), se tu registas uma provisão de perda (por exemplo custos de 1000€ com a perda de um processo judicial) nos resultados de um ano que depois não se vem a comprovar (ou seja, acabas por ganhar o processo judicial e não ter que pagar os 1000€), como é que invertes a provisão? É no ano seguinte que tens que registar uma redução de provisão (e portanto um rendimento) de 1000€? Ou faz-se alguma coisa no ano corrente?

Compartilhar este post

Link para o post

Depende. Se quando fechares as contas, já souberes que não vais utilizar a provisão (por exemplo, a sentena saiu em fevereiro de 2015 e estás a fechar as contas agora, podes e deves registá-la em 2014. Se constituiste a provisão em 2014, limitas-te a pagar o lançamento.

Se quiseres mesmo fazer uma reversão, debitas a conta 293, pelos 1000 euros e creditas a 7633 por 1.000 euros.

Compartilhar este post

Link para o post

Tio (ou quem souber), se tu registas uma provisão de perda (por exemplo custos de 1000€ com a perda de um processo judicial) nos resultados de um ano que depois não se vem a comprovar (ou seja, acabas por ganhar o processo judicial e não ter que pagar os 1000€), como é que invertes a provisão? É no ano seguinte que tens que registar uma redução de provisão (e portanto um rendimento) de 1000€? Ou faz-se alguma coisa no ano corrente?

Colocas no próximo relatório a diminuição da provisão e registas por exemplo como rendimento extraordinário o valor da redução, que pode ou não ser o total, conforme o problema.

Resumindo, colocas no relatório do próximo ano um débito na conta das provisões e um crédito na conta de Proveitos Extraordinários ou Reduções de Provisões.

DyhlPKb.png

É só alterar o numero de contas, que as corretas são as que o Tio Hans disse.

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Na FEP ainda se lecciona o POC? :facepalm:

Não são da FEP os slides. O Professor tinha mostrado um relatório de contas, não me recordo se do Metro ou da Brisa, e falou do aspeto das provisões por alto. E sabia que anulando-se a provisão ou diminuindo era simplesmente fazer a operação que enunciamos nos posts anteriores, só procurei pela informação na internet para deixar algum apoio teórico à informação que dei, para quem lê ter mais certezas que estava correto o que eu estava a dizer. Os slides são do IST e são de 2007/2008. A informação está toda correta, é a tal questão do ajuste dos Nº de Contas para aqueles que enunciaste. Na FEP lecciona-se com base no SNC.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Tem bom remédio. Faz chamada no fim da aula de vez em quando e quem tiver assinatura e não estiver presente fica excluído de uma época de avaliação.

Era assim que faziam em EPE, Monetária...

A única coisa que o Paulo Mota fazia de jeito era isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal.

É o seguinte. Eu acabei o 12ºano vai fazer 2 anos. Porém fiz um ano sabático para me decidir quanto ao meu futuro e entrei para a faculdade este ano. Porém aliado a não gostar do curso e ter tido um problema de saúde anulei a matricula na faculdade.

Agora quero-me inscrever de novo no concurso nacional para mudar de curso e queria saber se o que é necessário é só ir pedir a ficha enes à secretaria da escola onde andei. Chega ou é preciso mais alguma cena?

Já agora quanto a provas de ingresso que exames é que são válidos? (Eu fiz os normais do 11ºano da minha altura, os do 12ºano e no ano passado fiz só o de Português (só para ver se melhorava). Os que ainda posso usar são os que fiz no 12ºano (matematica e portugues) e o que fiz de português no ano passado certo?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Carta do ISCAl, 400€ para pagar de semestres que nem frequentei até dia 20 ou vai para a AT, ignoraram 3(!) requerimentos para pagar em prestações, filhos de uma grande p*ta.

Compartilhar este post

Link para o post

estou aqui com um problema enorme

há um gajo na minha faculdade que por alguma razão não me larga e pensa que somos melhores amigos, o gajo é muito esquisito, cheira mal como o crl, duvido que tome banho e que lave os dentes, já tem 40 e tal anos, é um cromo de 1ª e agora cumprimenta-me sempre que me vê, a toda a hora, em todo o lado e senta-se sempre ao pé de mim nas aulas, é inacreditável. Sou forçado a chegar 10 minutos atrasado só para me sentar longe dele. O pior é quando ele vem mais atrasado do que eu e há lugares livres ao meu lado, parece que adivinha o CABR*O

epá juro detesto tanto este gajo mas não consigo dizer a uma pessoa "olha és um idiota, larga-me"

hoje sentou-se ao meu lado e esteve 10 minutos a coçar os tomates por dentro das calças enquanto ouvia a prof e quando falava tinha hálito a vinho

o que é que faço?

o pessoal da flup deve saber de certeza de quem é que estou a falar

no outro dia passei por ele na rua e ignorei-o, continuei o meu caminho

o gajo veio atrás de mim a correr e a gritar o meu nome (usando o prefixo Sr., claro, porque ele fala sempre assim) só para me poder apertar a mão e dizer "Como se encontra hoje?"

p*ta que o pariu

f*da-se :lol: Já resolveste isto?

Quando andei na faculdade também fui stalkado fortemente mas foi por uma miúda gorda daquelas cheias de issues por causa gordisse. Lá me sentei por acaso uma vez ao lado dela e fui simpático e a partir daí jesus senhor.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Sai do teste de Programação Linear a contar ter grande nota. Passado uns minutos começo a pensar e lembro-me que passei mal o enunciado para a folha de teste. Depois não confirmei porque era o enunciado... em vez de passar x2>=5 passei x2<=5 ... já vou ter logo mal o gráfico, a região de soluções admissíveis, o valor máximo... fds. Que estouro. Tinha teste para ter à vontade mais de 16/17 se não era essa m*rda. É esperar que ela só corte pela primeira alínea e que a partir daí assuma a resolução com base no erro da 1ª alínea. :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal.

É o seguinte. Eu acabei o 12ºano vai fazer 2 anos. Porém fiz um ano sabático para me decidir quanto ao meu futuro e entrei para a faculdade este ano. Porém aliado a não gostar do curso e ter tido um problema de saúde anulei a matricula na faculdade.

Agora quero-me inscrever de novo no concurso nacional para mudar de curso e queria saber se o que é necessário é só ir pedir a ficha enes à secretaria da escola onde andei. Chega ou é preciso mais alguma cena?

Já agora quanto a provas de ingresso que exames é que são válidos? (Eu fiz os normais do 11ºano da minha altura, os do 12ºano e no ano passado fiz só o de Português (só para ver se melhorava). Os que ainda posso usar são os que fiz no 12ºano (matematica e portugues) e o que fiz de português no ano passado certo?

Obrigado!

RS24 tens aqui, DGES, várias informações.

30. Qual a validade dos exames nacionais como provas de ingresso?

Os exames nacionais podem ser utilizados como provas de ingresso no ano da sua realização, bem como nos dois anos subsequentes.

Exemplo: se o aluno realizou o exame no ano de 2012, poderá utilizá-lo até este ano de 2014 (que será o último ano de validade daquele exame).

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sai do teste de Programação Linear a contar ter grande nota. Passado uns minutos começo a pensar e lembro-me que passei mal o enunciado para a folha de teste. Depois não confirmei porque era o enunciado... em vez de passar x2>=5 passei x2<=5 ... já vou ter logo mal o gráfico, a região de soluções admissíveis, o valor máximo... fds. Que estouro. Tinha teste para ter à vontade mais de 16/17 se não era essa m*rda. É esperar que ela só corte pela primeira alínea e que a partir daí assuma a resolução com base no erro da 1ª alínea. :estrelas:

Vais ter sorte :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei que fazer da vida :(

Mestrado na FEP -> Doutoramento lá fora -> Trabalhar

Mestrado na FEP -> Trabalhar

Doutoramento na FEP -> Trabalhar

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiseres trabalhar fora do ensino superior, tirar o doutoramento dificilmente te abre portas significativas

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem sabe um site em que possa ver a media dos ultimos alunos a entrar nos cursos no ano passado? Customava ver no guia do estudante mas aquilo agora nao me aparece nada

Compartilhar este post

Link para o post

Carta do ISCAl, 400€ para pagar de semestres que nem frequentei até dia 20 ou vai para a AT, ignoraram 3(!) requerimentos para pagar em prestações, filhos de uma grande p*ta.

Se não liquidares esse valor, não podes matricular-te noutra instituição?

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiseres trabalhar fora do ensino superior, tirar o doutoramento dificilmente te abre portas significativas

Mas eu quero trabalhar no ramo da Macroeconomia e tudo o que for dentro dessa área, mesmo fora da vida académica, começa a requerer doutoramentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...