Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Para mim o que torna caro é o retorno do investimento que se tem..

Paga-se tanto por um mestrado, para ter acesso ao mesmo tipo de remuneração que teriam só com licenciatura.

Então se pensarmos no caso de quem conclui um desses mestrado e começa em estágio IEFP é absurdo

Compartilhar este post

Link para o post

Mas há que ver que um Mestrado na NOVA ou Católica (reconhecidos internacionalmente) podem abrir muitas portas la fora, tornado o ROI do mestrado muito superior

Editado por PES6_fan

Compartilhar este post

Link para o post

Por curiosidade fui ver os preços dos mestrados em Lisboa. Que roubo! Porque raio é que faculdades públicas podem praticar preços de 9000€ por um mestrado? Não percebo...

Que novidade me dás, meu filho, que novidade me dás... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim o que torna caro é o retorno do investimento que se tem..

Paga-se tanto por um mestrado, para ter acesso ao mesmo tipo de remuneração que teriam só com licenciatura.

Então se pensarmos no caso de quem conclui um desses mestrado e começa em estágio IEFP é absurdo

Tens networking nacional e internacional (o meu mestrado tem 59% de alunos estrangeiros, p ex, é uma experiência muito boa até porque tens que fazer trabalhos de grupo para todas as cadeiras - literalmente todas - e conheces os hábitos de trabalho de imensa gente, conheces gente em geral, que por sua vez nos seus países conhecem tantos outros, etc, etc, e pode aumentar-te possibilidades de carreira internacional), ganhas conhecimento (eu sinto-me mais conhecedor de mim próprio e daquilo em que posso ser melhor agora do que há 10 meses atrás), e para além disso essa questão da remuneração não é bem assim. Tens imensos programas - mesmo cá em Portugal - que só estão disponíveis a quem tem mestrado, e em que o payment e as perspetivas são ligeiramente melhores do que para quem só tem licenciatura, e para além disso há empresas (a McKinsey creio que faz isso, por exemplo, e outras há) em que quem tem Mestrado recebe cerca de 200€ para a mesma posição do que quem tem Licenciatura, numa posição inicial. Num caso desses, em 2 anos e meio recuperava, na prática (não vale a pena entrar em considerações sobre time value of money), o dinheiro que paguei pelo Mestrado.

Não digo que ter licenciatura e ir trabalhar não seja uma ótima opção - é isso mesmo, uma opção como qualquer outra - mas um Mestrado não é assim tão inútil em termos de ROI, mesmo um Mestrado cá em Lisboa (já nem falo de outros como Londres, Paris, Barcelona, Madrid). :fixe:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou submeter dentro de horas a minha candidatura à Nova, btw :mrgreen:

Mas é só mesmo naquela de deixar uma porta aberta.

Compartilhar este post

Link para o post

See you next year

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Este gajo não me deixa em paz. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

See you next year

:mrgreen:

Não me parece :mrgreen:

Este gajo não me deixa em paz. :mrgreen:

Só me tinha candidatado mesmo à FEP, como não há sequer custos na candidatura e não perco nada em abrir uma porta, fico com 3 abertas, os mestrados na FEP e na Nova SBE e o doutoramento na FEP. Quando tiver mesmo de decidir, logo se vê.

Compartilhar este post

Link para o post

Aceitaste o convite para doutoramento, para isso ainda estar em aberto?

Compartilhar este post

Link para o post

Aceitaste o convite para doutoramento, para isso ainda estar em aberto?

Falei com o prof. António Brandão e ele disse que não havia qualquer problema em só decidir mais tarde.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens networking nacional e internacional (o meu mestrado tem 59% de alunos estrangeiros, p ex, é uma experiência muito boa até porque tens que fazer trabalhos de grupo para todas as cadeiras - literalmente todas - e conheces os hábitos de trabalho de imensa gente, conheces gente em geral, que por sua vez nos seus países conhecem tantos outros, etc, etc, e pode aumentar-te possibilidades de carreira internacional), ganhas conhecimento (eu sinto-me mais conhecedor de mim próprio e daquilo em que posso ser melhor agora do que há 10 meses atrás), e para além disso essa questão da remuneração não é bem assim. Tens imensos programas - mesmo cá em Portugal - que só estão disponíveis a quem tem mestrado, e em que o payment e as perspetivas são ligeiramente melhores do que para quem só tem licenciatura, e para além disso há empresas (a McKinsey creio que faz isso, por exemplo, e outras há) em que quem tem Mestrado recebe cerca de 200€ para a mesma posição do que quem tem Licenciatura, numa posição inicial. Num caso desses, em 2 anos e meio recuperava, na prática (não vale a pena entrar em considerações sobre time value of money), o dinheiro que paguei pelo Mestrado.

Não digo que ter licenciatura e ir trabalhar não seja uma ótima opção - é isso mesmo, uma opção como qualquer outra - mas um Mestrado não é assim tão inútil em termos de ROI, mesmo um Mestrado cá em Lisboa (já nem falo de outros como Londres, Paris, Barcelona, Madrid). :fixe:

Eu não estou a por em causa a qualidade dos mesmos, só achei um preço abusado para Mestrado, não estava à espera. Analisando do ponto de vista puramente salarial que é o que me estou a debruçar terá retorno para os melhores alunos, para a metade inferior duvido. Era mais por aí que estava a pensar.

Em relação às vantagens intangíveis que referiste eu estive num curso intensivo na IESE uma semana e tive um cheirinho do que é ter uma dinamica de trabalho e networking desse género. Fiz amigos de todo o mundo, ja tive amigos de fora a vir a Portugal à pala disso e receber convites para os ir visitar.

É muito giro analisar as dinâmicas de trabalho culturais. Genericamente falando, espanhóis são um caos. Os gajos de leste têm ideias que para nós são extremistas (o que me ri com um russo da London Business School que era a encarnação do Putin e com um ucraniano da Crimeia). Juntar estes dois métodos de trabalho/ideias dá uma combinação explosiva :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou a por em causa a qualidade dos mesmos, só achei um preço abusado para Mestrado, não estava à espera. Analisando do ponto de vista puramente salarial que é o que me estou a debruçar terá retorno para os melhores alunos, para a metade inferior duvido. Era mais por aí que estava a pensar.

Em relação às vantagens intangíveis que referiste eu estive num curso intensivo na IESE uma semana e tive um cheirinho do que é ter uma dinamica de trabalho e networking desse género. Fiz amigos de todo o mundo, ja tive amigos de fora a vir a Portugal à pala disso e receber convites para os ir visitar.

É muito giro analisar as dinâmicas de trabalho culturais. Genericamente falando, espanhóis são um caos. Os gajos de leste têm ideias que para nós são extremistas (o que me ri com um russo da London Business School que era a encarnação do Putin e com um ucraniano da Crimeia). Juntar estes dois métodos de trabalho/ideias dá uma combinação explosiva :mrgreen:

Esse explosiva entre o gajo da crimeia e o russo não foi por acaso. Maroto.

Compartilhar este post

Link para o post

13º a entrar no Mestrado em Economia (o que foi surpreendente, já que várias pessoas com média inferior à minha estão à minha frente, mas não me chateia)

1º a entrar no Doutoramento em Economia (o que foi igualmente surpreendente)

Compartilhar este post

Link para o post

Grande! Parabéns :happy:

Obrigado :compinchas:

A ver se fazemos um meeting entre (ex-)Fepianos CMPT um dia destes :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

13º a entrar no Mestrado em Economia (o que foi surpreendente, já que várias pessoas com média inferior à minha estão à minha frente, mas não me chateia)

Provavelmente será porque a % da média não é 100% e há outros fatores em que eles são melhores. Parabéns pelas entradas, são todas elas muito boas - excelentes aliás, mas é preciso manter a humildade e não ficar "surpreso" de forma negativa por haver gente melhor nos outros aspectos. Provavelmente uns terão melhor CV, outros até poderão já ter estado 1 ano a trabalhar, etc.

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente será porque a % da média não é 100% e há outros fatores em que eles são melhores. Parabéns pelas entradas, são todas elas muito boas - excelentes aliás, mas é preciso manter a humildade e não ficar "surpreso" de forma negativa por haver gente melhor nos outros aspectos. Provavelmente uns terão melhor CV, outros até poderão já ter estado 1 ano a trabalhar, etc.

Mesmo assim são 2 valores e é gente que a mais que eu podem ter o certificado de inglês (o que conta imenso), não estou chateado nem sequer triste, apenas surpreendido. Entrar em 13º ou em 80º é exatamente a mesma coisa :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo assim são 2 valores e é gente que a mais que eu podem ter o certificado de inglês (o que conta imenso), não estou chateado nem sequer triste, apenas surpreendido. Entrar em 13º ou em 80º é exatamente a mesma coisa :mrgreen:

Quanto vale a média? Tenho a ideia que não passa dos 60% sequer portanto a ser assim não é nada de extraordinário e admirável pessoas com 2 valores estarem à frente. Tu tens claras valências, os outros têm as deles. As tuas podem ser mais importantes num lado (daí teres sido Nº1 no Doutoramento) e as deles noutros lados, como o mestrado, que se calhar é algo mais virado para Mercado de Trabalho e que leva muita mais gente empresarial ou de associativismos, etc, do que o Doutoramento onde é mais para quem é realmente muito bom na parte teórica.

Compartilhar este post

Link para o post

Se bem me lembro, ficar em 1º no Doutoramento até era mais fácil do que ficar em 13º no Mestrado porque não há quase ninguém a aceitar candidatar-se ao Doutoramento. No meu ano, dos "meus" (colegas, amigos, etc), houve só dois, acho, e por isso foi relativamente natural. Quanto ao Mestrado, acho um bocado estranha essa posição. Um bom bocado, aliás, pelo que "conheço" de ti e pela forma como aquilo no ano passado funcionava, mas é o que é e é excelente na mesma, como é óbvio. Muitos parabéns Carlos, o Sporting sempre a ser represented na FEP ao mais alto nível 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, alguem me pode explicar como funcionam as candidaturas a mestraado? estou no 2º ano e á partida para o ano acabo o curso, mas não sei como isso funciona...

Compartilhar este post

Link para o post

Gabo a paciência de quem quer ficar mais anos na FEP. Eu acabo a licenciatura para o ano e prefiro ir ver opções de mestrado noutro lado, provavelmente na Católica. Não sei ainda se ligado à Gestão ou mais focado no Marketing.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou lurker do fórum há muito tempo (este deve ser dos meus primeiros posts), há aqui alguém que ande na FCT (Nova) que me possa dizer mais ou menos como aquilo é e assim? É onde devo entrar em Setembro se tudo correr bem :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...