Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Pelo menos 80 mortos em descarrilamento em Santiago de Compostela

Publicações recomendadas

Eu já estive em Compostela duas vezes nestes dias de festa e isto vai sem duvida marcar os próximos anos.

Que descansem em paz as vitimas e que os nossos irmão galegos tenham força para superar isto o mais rápido possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe se foi de propósito ou se houve uma avaria?

Compartilhar este post

Link para o post

Fdx, ir a 190 km/h numa zona de 80 e numa curva daquelas é de uma incompetência atroz.

Compartilhar este post

Link para o post

O maquinista já foi constituído arguido.

Compartilhar este post

Link para o post

1º post actualizado com notícia do Público (bastante completa) e vídeo do acidente.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que estive a ler aquela era uma zona onde se passava de linha de alta velocidade para uma linha férrea "normal", que aquela curva já tinha dado problemas e nem controlo decente de velocidade existia.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que estive a ler aquela era uma zona onde se passava de linha de alta velocidade para uma linha férrea "normal", que aquela curva já tinha dado problemas e nem controlo decente de velocidade existia.

Problemas nunca deu, mas estava sinalizada como sendo uma curva perigosa.

Compartilhar este post

Link para o post

A linha é recente, nem 3 anos tem. A curva estava sinalizada como sendo perigosa mas nunca tinha dado problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

A linha é recente, nem 3 anos tem. A curva estava sinalizada como sendo perigosa mas nunca tinha dado problemas.

Segundo o Publico aquela parte da linha já era mais antiga e não era própria para alta velocidade.

Na altura não quiseram expropriar mais terrenos e acabaram por usar uma parte de linha que já existia.

Compartilhar este post

Link para o post

O que me espanta é que o comboio não tenha mecanismos automáticos para regular a velocidade.

Compartilhar este post

Link para o post

O que me espanta é que o comboio não tenha mecanismos automáticos para regular a velocidade.

eu acho muito pouco provavel que nao existam

pode ter sido avaria ou algum erro qq

veremos

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho muito pouco provavel que nao existam

pode ter sido avaria ou algum erro qq

veremos

"O troço de via férrea onde se deu o acidente não estava dotado de um sistema de segurança que obriga o comboio a parar quando o maquinista não obedece à velocidade à qual nele se pode circular. Esse sistema – que consiste numa transmissão de dados permanente entre a via e a cabine do comboio – termina umas dezenas de metros antes do local do acidente.

Até aquele ponto, a via por onde seguia o comboio era uma linha de alta velocidade, dotada com os mais modernos sistemas de segurança e onde, se o maquinista excedesse a velocidade prevista e não reagisse em segundos a um sinal de aviso, a composição pararia imediatamente. Mas precisamente à entrada de Santiago de Compostela a linha de alta velocidade (AVE) desemboca num corredor ferroviário por onde passa também a linha convencional. Isto acontece porque se quis evitar a expropriação de terrenos caros e aproveitar a linha já existente, uma vez que, na malha urbana, tão pouco valia a pena ter uma infra-estrutura para velocidades elevadas dado que a estação se encontra a centenas de metros mais à frente.

Ora, por ser um troço mais antigo, este está dotado de um sistema ASFA (Aviso de Señales y Frenos Automáticos), que é uma tecnologia menos moderna, na qual há uma décalage entre o momento da detecção de que o comboio vai com velocidade excessiva e a actuação do sistema para o fazer parar. Se, como consta das gravações entre o maquinista e a estação, a composição seguia a alta velocidade onde não poderia ir a mais de 80, então o ASFA não tinha tempo suficiente para actuar.

Em Portugal, o sistema Convel (Controlo de Velocidade) usado em mais de metade das linhas portuguesas teria evitado este acidente."

In Publico

http://www.publico.pt/mundo/noticia/maquinista-diz-que-fez-curva-a-190-quilometros-por-hora-quando-limite-era-de-80-1601268

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que o maquinista já tinha metido uma foto no twitter a vangloriar-se das velocidades que antingia com o comboio.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Também achei estranho.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que o maquinista já tinha metido uma foto no twitter a vangloriar-se das velocidades que antingia com o comboio.

Belo atrasado mental se for verdade

Compartilhar este post

Link para o post

Isto acontece na véspera do dia de Santiago Maior, vulgarmente utilizado como o Dia da Galiza, num comboio que vinha de Madrid e na terra natal de Mariano Rajoy. Ele há coisas...

Compartilhar este post

Link para o post

estas m*rda tiram me do sério completamente.. (censurado) do maquinista fogo.. que raiva

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...