Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

Clássicos do Futebol Português

Publicações recomendadas

Visitante

Esta ideia surgiu-me depois da jogatana que aconteceu ontem, e como não me parece que haja tópico para o efeito aqui no CMPT, eu resolvi criar.

Peço a todos, que durante o dia de hoje, por mais que seja do vosso interesse participar activamente, não o façam. Hoje vou colocar aqui alguns jogos, com uma apresentação cuidada, que espero que seja seguida por todos, porque já que tive esta boa ideia, então gostaria que este tópico fosse mais do que um depósito de vídeos, mas que brilhasse também pela sua organização e informação histórica.

Sendo assim, reforço, estão todos convidados a participar, mas peço que me deixem primeiro apresentar no dia de hoje alguns jogos históricos, que envolvem obviamente a presença do SL Benfica, e então de amanhã em diante sejam também vocês donos deste espaço.

Sporting 3-6 Benfica de 1993/1994 por João Pedro

Benfica 3-3 Sporting de 2004/2005 por João Pedro

Sporting 5-3 Benfica de 2007/2008 por João Pedro

Benfica 2-1 Porto de 2003/2004 por João Pedro

Sporting 2-0 Porto de 1999/2000 por Puro

Sporting 1-4 Benfica de 2009/2010 por Lebohang

Sporting 0-1 Benfica de 2003/2004 por João Pedro

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sporting 3-6 Benfica de 1993/1994

14 de Maio de 1994

Na época de 1993/1994 a luta pelo título estava ao rubro e os dois pretendentes eram nem mais nem menos do que os dois grandes da capital. Benfica e Sporting, com maior ou menor dificuldade, conseguiam manter-se taco a taco no topo da classificação, levando sempre o Benfica ligeira vantagem. Perguntam pelo Porto? Estava relegado ao 3º lugar, sem grandes esperanças a alcançar algo mais. Benfica e Sporting que, nesta época, protagonizaram para além desta luta acesa pelo título, e de um dos maiores derbys de todos os tempos, também uma grande polémica durante o Verão, durante o qual Paulo Sousa, jogador do Benfica, acabou por assinar pelo rival Sporting. Também João Pinto, a grande estrela do Benfica, foi aliciado pelo Sporting mas acabou por permanecer na Luz.

Subitamente, precisamente na jornada anterior ao grande derby, o Benfica comete um erro que pode ser fatal: empate na Luz diante do Estrela da Amadora, 1-1, que deixa o Sporting com hipótese de passar para a frente do campeonato na sua recta final, caso vença o clássico dos clássicos em Alvalade.

Um jogo memorável debaixo de uma chuva incessante. O jogo que eu dava tudo para ter visto ao vivo. Hat-trick de João Pinto na 1ª parte, que para além dos três golos ainda participou activamente nos dois golos de uma outra estrela do Benfica, Isaías, que bisou na 2ª parte. 2ª parte igualmente marcada por um erro do treinador do Sporting, Carlos Queiroz, que retirou ao intervalo o seu lateral esquerdo, e acabou por sofrer três golos na 2ª parte precisamente por esse flanco.

João Pinto com esta exibição tornou-se no 1º jogador de sempre a receber nota máxima do Jornal A Bola.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Benfica 3-3 (7-6) Sporting de 2004/2005

26 de Janeiro de 2005

Início do ano cívil de 2005, sensivelmente a meio de uma época que acabaria em glória para o Benfica, 11 anos depois do último título de campeão nacional, mas por esta altura, em Janeiro, as coisas estavam tremidas, sendo que este foi verdadeiramente o ponto de viragem da época para Trapattoni e para o Benfica. Quem sabe se o italiano se iria manter após este jogo caso o mesmo terminasse em eliminação da Taça? E será que a época terminaria com o título nacional caso Trapattoni saísse? Provavelmente não.

Esta eliminatória da Taça de Portugal, referente aos oitavos de final, aconteceu duas semanas depois de uma derrota do Benfica em Alvalade por 2-1, e na ressaca de uma derrota vergonhosa em casa frente ao Beira-Mar. Quanto ao Sporting, praticava indiscutivelmente o melhor futebol em Portugal, futebol esse que o levou à final da Taça UEFA e também à discussão do campeonato até à última.

Um jogo de parada e resposta, que teve quatro golos nos primeiros vinte minutos, dois para cada lado, e um ritmo altíssimo até final. Mais espetáculo no prolongamento, no qual Paíto fez o golo da sua vida, ao qual Simão respondeu com um tiro de meia distância. Um grande jogo decidido apenas nos penaltys e que qualquer uma das equipas merecia ter ganho.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sporting 5-3 Benfica de 2007/2008

16 de Abril de 2008

Recta final de uma época desastrosa para o Benfica. Começou mal desde o seu início, com uma incompreensível mudança de treinador à 1ª jornada, com despedimento de Fernando Santos após empate no Bessa com o recém promovido Leixões, 1-1. Foram três os treinadores do Benfica na época de 2007/2008: Fernando Santos, Camacho e Chalana. Uma época mal planeada, que deixou desde cedo o Benfica arredado da luta pelo título. Por estes anos, o Benfica falhou por quatro anos consecutivos o assalto ao 1º e 2º lugar do campeonato, vendos os seus grandes rivais Porto e Sporting a conquistar o tetra campeonato e o tetra vice-campeonato, respetivamente.

A 16 de Abril Sporting e Benfica encontraram-se em Alvalade para a meia-final da Taça de Portugal, e para mais um jogo memorável do futebol português. O Benfica vinha da eliminação na Taça UEFA, perante o Getafe, após dupla derrota, em casa por 1-2 e em Espanha por 1-0. O Benfica jogava portanto aqui, a meio de Abril, a última cartada da época, a última hipótese de salvação. Quanto ao Sporting, apesar de assegurar novo 2º lugar, estava longe do 1º classificado, e acabava por ser também aqui a sua verdadeira chance de vencer uma competição na referida época, competição essa que iria ser efetivamente ganha pelo clube de Alvalade.

Um jogo completamente louco, que chegou ao intervalo com uma vantagem encarnada de 0-2, mas que conheceu seis golos na 2ª parte, todos eles nos últimos 20 minutos. O ponto de viragem, na minha opinião, foi um autêntico pontapé na crise de João Moutinho, que a dada altura na 2ª parte enviou um estoiro do meio da rua à barra, que pareceu acordar o Sporting para o que restava do jogo e os catapultou para uma inesquecível reviravolta.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente iniciativa. Apaguei os posts que surgiram entretanto e reforcei a bold o teu pedido. Quando terminares apago este também para dar início à participação da comunidade. Segue, João.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não precisas de apagar esse teu post.

A participação da comunidade, por mim, pode começar, desde que seja feita com respeito por aquilo que eu desejo que o tópico seja, e também respeito pela restante comunidade. O meu tempo é escasso, hoje tive algum e decidi dar o arranque a este tópico, mas não tive tempo para mais, apesar de ter mais uns quantos jogos em mente. Quando tiver tempo, faço o mesmo que fiz para estes últimos três. Daqui em diante o tópico pode seguir o seu caminho nas mãos da comunidade, o mote está dado.

Compartilhar este post

Link para o post

João, apenas uma sugestão: vai colocando todos os jogos no 1º post, para acesso mais fácil.

Excelente iniciativa!

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

João, apenas uma sugestão: vai colocando todos os jogos no 1º post, para acesso mais fácil.

Excelente iniciativa!

Obrigado pela sugestão, vou fazer o que disseste.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente ideia João, deixa-me só deixar-te aqui uma sugestão e um pedido ao mesmo tempo, se puderes usa a tag youtubehd em vez do média, que essa do média está cheia de erros, por exemplo, não deixa pôr o vídeo em full screen

É só por o que aparece depois do www.youtube.com/watch?v= , por exemplo, nesse vídeo do 5-3 seria (youtubehd)Q-Y97LckCOA(/youtubehd) mas com parênteses rectos

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a ver o vídeo do 6 a 3.

Começa bem, com publicidade à Polident.

"Polident: Para limpeza e fixação de dentaduras"

Certamente evitou que muita gente deixasse cair o queixo com a exibição do João Pinto.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Benfica 2-1 Porto de 2003/2004

16 de Maio de 2004

Final da Taça de Portugal. Frente a frente o 1º e 2º classificado do campeonato e as duas melhores equipas portuguesas da época. O Porto era apenas e só, para além de bi-campeão nacional e de detentor em título da Taça de Portugal, também o futuro campeão europeu, coroado 10 dias depois, com uma vitória por 0-3 contra o Mónaco, em Gelsenkirchen.. Procurava por isso conquistar o triplete, sob o comando de José Mourinho que começava a mostrar ao mundo que era muito mais do que um mero treinador. O Benfica de José António Camacho, ainda assim, fez um campanha assinalável no campeonato nacional, acabando a prova com 74 pontos.

Enquanto que o Porto vivia anos absolutamente dourados com José Mourinho, que para além dos campeonatos, Taça de Portugal e Supertaças, venceu também em anos consecutivos a Taça UEFA e a Liga dos Campeões, o Benfica vivia uma época de jejum de títulos, sendo que o último tinha sido precisamente uma Taça de Portugal, frente ao Sporting, numa final tragicamente recordada pelo episódio do very-light que atingiu fatalmente um adepto sportinguista.

Na caminhada para a final da Taça de 2003/2004 ao Benfica saiu-lhe em sorte apenas e só equipas da 1ª liga, o que realça a boa campanha na prova. O Porto era, de longe, o favorito à vitória, tanto pelas conquistas recentes, quer pelo histórico recente de resultados diante do Benfica, bem como pela qualidade do futebol apresentado. Lembro-me de assistir ao jogo com pouca esperança numa vitória, e acredito que este era um sentimento partilhado pela larga maioria dos benfiquistas. O Benfica ganhou após prolongamento, e talvez por isso, aliando esse sentimento ao longo jejum de títulos, os festejos da vitória por toda a capital e país foram verdadeiramente épicos.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

"O Porto era apenas e só, para além de bi-campeão nacional e de detentor em título da Taça de Portugal, também o recém coroado campeão europeu. Procurava por isso conquistar o triplete , sob o comando de José Mourinho que começava a mostrar ao mundo que era muito mais do que um mero treinador."

João, apenas um reparo. O jogo da final da LC que o FC Porto teve foi a 26 de Maio, 10 dias depois da Final da Taça. Portanto ainda não éramos os campeões europeus na altura :wink:

Parabéns pela iniciativa, gosto da ideia.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

"O Porto era apenas e só, para além de bi-campeão nacional e de detentor em título da Taça de Portugal, também o recém coroado campeão europeu. Procurava por isso conquistar o triplete , sob o comando de José Mourinho que começava a mostrar ao mundo que era muito mais do que um mero treinador."

João, apenas um reparo. O jogo da final da LC que o FC Porto teve foi a 26 de Maio, 10 dias depois da Final da Taça. Portanto ainda não éramos os campeões europeus na altura :wink:

Parabéns pela iniciativa, gosto da ideia.

Obrigado pela correção. Já alterei.

Compartilhar este post

Link para o post

Sporting CP 2-0 FC Porto, 1999/2000

18 de Março de 2000

Tenho reparado que quando surgem tópicos de discussão sobre grandes jogos, esta memorável noite no velhinho e saudoso Estádio José Alvalade é recorrentemente esquecido. Tudo bem que já se passaram treze, a caminho dos catorze, anos; a malta que ande agora na adolescência ou no início dos seus 20 anos talvez não se recordem com clareza da importância deste jogo. O facto é que foi importante e eu, pelo menos, não tenho problemas em apontá-lo como o jogo mais marcante do Sporting que vi em toda a minha vida, equiparando-o sem problemas à tarde de 10 Junho de 1995 quando finalmente vi o Sporting erguer uma Taça de Portugal, à goleada em Paranhos que deu o título ao Sporting após dezoito longos anos ou à malograda final da Taça UEFA no novo Estádio Alvalade XXI. Entre outros.

Não foi o jogo em si que o tornou tão especial. O Sporting não ganhou o título naquela noite, não assegurou qualquer troféu, nem sequer foi a primeira ou última vez que venceu o FC Porto em confronto directo. É preciso contextualizar tudo isto (quem não quiser, pode saltar para a parte do jogo).

Contextualização

Corria o ano 2000. O mundo não acabara (caso ainda não tivessem notado) e no nosso pequeno burgo, tudo na mesma. O FC Porto há duas décadas que liderava o futebol nacional, tendo somado onze títulos de campeão em quinze possíveis entre 1984 e 1999; o FC Porto era, simultaneamente, pentacampeão. Em contraciclo, o Sporting atravessava um longo e penoso jejum, iniciado em 1982. Apesar dos falhanços constantes, a massa adepta continuava leal e esperançosamente a seguir a equipa, enchendo Alvalade e outros recintos em que jogassem os Leões, cada nova temporada trazendo renovadas esperanças em como "este ano é que é". O resultado final, porém, era invariavelmente o mesmo. E a frustração mantinha-se.

Tirando as pequenas conquistas da Taça de Portugal em 1995 e da Supertaça em 1996 (esta dará outra boa apresentação, caso alguém lhe queira pegar), o Sporting ia já no 17º ano consecutivo a ver o título fugir-lhe quando se arrancou para a nova temporada. O Verão de 1999 viria a ser, inesperadamente, um dos mais animados períodos estivais para os sportinguistas de que tenho memória a partir do dia em que se anunciou a contratação de Peter Schmeichel, o guarda-redes do campeão europeu Manchester United e que era, à época, indiscutivelmente um dos melhores do mundo. Foi o motor para nova onda de euforia e esperança invadir o coração dos sportinguistas. Tínhamos o melhor guarda-redes do mundo (opinião discutível, obviamente), o que nos poderia impedir de alcançar a glória?

Os adeptos sonhavam alto mas rapidamente os acontecimentos os trouxeram à realidade: um empate na estreia absoluta do Santa Clara no campeonato principal, seguido por vários maus resultados onde se destaca a humilhante eliminação da Taça UEFA às mãos dos desconhecidos Vikings (incluindo uma copiosa derrota por 3-0 na Noruega), levaram os adeptos a contestar fortemente o treinador Giuseppe Materazzi. Eventualmente o italiano foi mesmo despedido, entrando para o seu lugar Augusto Inácio - tal não impediria o Sporting de ser trucidado nas Antas, perdendo também por 3-0 perante o Porto de Vítor Baía, Jorge Costa, Ljubinko Drulovic e Mário Jardel. Apenas à 9ª jornada já o Sporting era afastado do título por tudo e todos, incluindo os sportinguistas.

Iniciou-se nessa altura, porém, uma inesperada recuperação. Augusto Inácio pegou numa equipa destruída, desmoralizada, e formou um núcleo duro de jogadores, extraíndo o que de melhor cada um deles tinha para oferecer, formando um conjunto unido e solidário que fazia do colectivo a sua força. Faltava profundidade, qualidade individual na equipa; jogadores que pudessem, a qualquer momento, decidir um jogo num lance individual, dando uma dimensão extra ao "milagre" já operado por Augusto Inácio. Dessa forma, o Sporting procedeu a três contratações cirúrgicas que se viriam a revelar decisivas para a conquista do título: André Cruz, César Prates e Mbo Mpenza.

A noite do Sporting

Após o pesadelo inicial, o novo Sporting de Augusto Inácio iniciou uma recuperação de fundo que devolveria a ilusão aos adeptos. O Benfica foi alcançado e ultrapassado no campeonato, bem como eliminado da Taça de Portugal pelo Sporting em pleno Estádio da Luz, e em breve o Sporting começou a importunar o FC Porto. O que constituia uma novidade, já que os Dragões há cinco anos eram campeões sem qualquer dificuldade, sendo habitual que os festejos fossem realizados a várias jornadas do término do campeonato.

O dia 18 de Março de 2000 foi, portanto, um dia há muito ansiado pelos sportinguistas. Pela primeira vez desde 1994, o Sporting chegava a uma fase já avançada da temporada com possibilidades de assaltar a liderança: o FC Porto era líder, com vinte e cinco jogos já realizados, mas o Sporting seguia a apenas dois pontos. A uma vitória de distância. O Estádio José Alvalade esgotou rapidamente e naquela noite houve um ambiente como poucas vezes vi num estádio de futebol.

O jogo foi resolvido na primeira parte. André Cruz num livre directo exemplar (a imagem do Vítor Baía especado a seguir a trajectória da bola sem esboçar sequer uma reacção diz tudo) e Alberto Acosta a aproveitar um mau passe de Carlos Secretário, fizeram os golos que decidiram o jogo. Quando Isidoro Rodrigues apitou para o final do jogo, Alvalade explodiu e festejou; o Sporting era líder do campeonato, quebrando a hegemonia do FC Porto.

Faltavam ainda oito jogos para terminar o campeonato e, apesar de alguns tropeções, não mais o Sporting saiu da liderança, confirmando o título com uma goleada 4-0 no Vidal Pinheiro, num jogo onde reza a lenda que bilhetes houve a ser vendidos por mais de 40 contos (200 euros nos dias que correm). Estava terminada uma longa travessia no deserto e quebrado o domínio do FC Porto no futebol português - só voltaria a ser campeão três anos depois.

Como referi, este não foi um jogo extraordinário, nem foi uma vitória numa eliminatória, numa final, ou sequer decisiva. Foi, porém, no conjunto de acontecimentos que o envolveu, um dos jogos mais marcantes do Sporting num passado recente (se é que se pode dizer isso de algo passado há treze, quase catorze, anos). Quem nunca viu, aproveitem; quem teve essa possibilidade, revejam. Nesse dia viveu-se o Sporting Clube de Portugal no seu estado mais puro: Esforço, Dedicação e Devoção. A Glória chegaria dois meses depois.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Grande post mesmo, tinha 9 anos mas lembro-me perfeitamente do jogo, de o ter visto em direto na casa dos meus tios. Não me lembrava que o Sporting tinha tido um começo de época tão atribulado. Outra coisa que me lembro é de uma montagem na qual figurava o plantel do Sporting campeão nacional de 99/00 e lá num cantinho aparecia o Secretário também. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

As minhas memórias marcantes do Benfica em clássicos, são maioritariamente derrotas pesadíssimas, como os 0-5, em plena Luz, que o FCP nos aplicou.

Compartilhar este post

Link para o post

As minhas memórias marcantes do Benfica em clássicos, são maioritariamente derrotas pesadíssimas, como os 0-5, em plena Luz, que o FCP nos aplicou.

O 5-0 foi no Dragão. :(

Compartilhar este post

Link para o post

O 5-0 foi no Dragão. :(

Foi para a Supertaça, quando tínhamos o Autuori, em 96 ou 97.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi para a Supertaça, quando tínhamos o Autuori, em 96 ou 97.

Ah. Nessa altura era pequeno, não me lembrava disso.Nem sei como nunca fui massacrado por isso toda a vida. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah. Nessa altura era pequeno, não me lembrava disso.Nem sei como nunca fui massacrado por isso toda a vida. :lol:

Não te queiras lembrar, foi agoniante.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...