Descartes Publicado 6 Março 2014 Fonte: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=100762 É uma tristeza tudo isto que se passa, mas estas pessoas por falta de informação ou por outras razoes nunca descontaram (ou pouco descontaram para a segurança social) assim que é difícil de receberem mais dinheiro, que tem que ser tirado dos outros que também "trabalham duro" . Na altura em que tiveram a opcao de descontar, fecharam os olhos e ficaram com o dinheiro, que direito se tem de queixar agora por receber pouco. Estes ainda sao os que tem sorte, porque outros que hoje em dia trabalham e ja descontaram 20-25 anos do ordenado, vao chegar a reforma e dificilmente teram algum de volta... (1)Hoje em dia as pessoas continuam a ter esse tipo de empregos e a descontar. E desde o tempo do Marcelo Caetano já se passaram mais de 40 anos. Ou seja essas pessoas que hoje tem 70-80 anos, nessa altura teriam 30-40 anos, ou seja pelo menos 25 em que poderiam ter descontado, mas empregadas de limpeza (como é o caso da primeira) ou costureiras (como a segunda) nunca quiseram descontar...ainda hoje muitas não o fazem (2)Portanto não pouparam para a velhice mesmo sabendo que não teriam rendimentos nessa altura...muito inteligente... (3)Que devem ser uma grande parte dos 2 milhões de pensionistas que recebem abaixo dos 364 euros.... :maluco: A lição aqui é que quem cumpriu não vai ter reforma e que quem nunca descontou anda a viver a custa dos outros... Porque é que quem hoje desconta e está a cumprir não terá direito a reforma quando chegar a sua altura? Eu sei que esse é o discurso oficial daqueles que defendem as reformas (leia-se cortes) dos sistemas de segurança social. Mas nunca percebi como se chega a essa conclusão... É retórica para colocar trabalhadores contra reformados, novos contra velhos. Até aí eu consigo chegar. Mas argumento claros e concretos nunca li ou ouvi. Eu sei que é pedir demasiado, mas será que podias ajudar-me a ultrapassar esta minha ignorância? Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 6 Março 2014 por isso é que eu não falei, por exemplo, de um tio meu que teve(e tem) uma mercearia lol. 50 anos a descontar o minimo dos minimos, agora chora pela reforma baixa lol Agora trabalhadores fabris e empregadas domesticas é que foram prejudicados - injustamente Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 6 Março 2014 (editado) Porque é que quem hoje desconta e está a cumprir não terá direito a reforma quando chegar a sua altura? Eu sei que esse é o discurso oficial daqueles que defendem as reformas (leia-se cortes) dos sistemas de segurança social. Mas nunca percebi como se chega a essa conclusão... É retórica para colocar trabalhadores contra reformados, novos contra velhos. Até aí eu consigo chegar. Mas argumento claros e concretos nunca li ou ouvi. Eu sei que é pedir demasiado, mas será que podias ajudar-me a ultrapassar esta minha ignorância? É muito fácil de explicar, com o envelhecimento da população como esta a acontecer, cada vez se verifica mais que a tendência é cortar nas reformas, sendo que muitos defendem que passe a existir um tecto de x euros. Quem é da geração que nasceu em 50-60-70, vai chegar a 2020-30-40 após ter descontado mensalmente durante 40 anos parte do seu salário para depois ir receber uma reforma muito inferior ao que "calcularam" que teriam direito. Dou um exemplo muito simples, uma pessoa que se tenha reformado à 5 anos, teve 35-40 euros de descontos e que nos últimos 5 anos da carreira contributiva descontou pelo ordenado de 2500 euros, passou à reforma com 2000 por mês. No entanto como é necessário pagar a quem não descontou e a esses não se pode cortar muito porque já tem reformas mínimas, hoje em dia essa pessoa recebe 1300 euros (levou cortes médios de 10% ano) E essa do tecto máximo de reforma é muito interessante, para as pessoas que andaram 30 anos já a descontar e que depois vao receber de reforma menos do que descontavam mensalmente para a seguranca social... por isso é que eu não falei, por exemplo, de um tio meu que teve(e tem) uma mercearia lol. 50 anos a descontar o minimo dos minimos, agora chora pela reforma baixa lol Agora trabalhadores fabris e empregadas domesticas é que foram prejudicados - injustamente Empregadas domesticas porque? A minha quando lhe disse que lhe pagavamos a seguranca social, disse que preferia o dinheiro no momento...nao se podem queixar, ja tem muito mais do que tinham direito Editado 6 Março 2014 por Burkina2008 Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 6 Março 2014 Who loses from punishing Russia? http://www.bbc.com/news/business-26431849 Coal Firm to Pay Record Penalty and Spend Millions on Water Cleanup in 5 States http://www.nytimes.com/2014/03/06/us/coal-firm-to-pay-record-penalty-and-spend-millions-on-water-cleanup-in-5-states.html?partner=rss&emc=rss&_r=0 U.S. Hopes Boom in Natural Gas Can Curb Putin http://www.nytimes.com/2014/03/06/world/europe/us-seeks-to-reduce-ukraines-reliance-on-russia-for-natural-gas.html?partner=rss&emc=rss Compartilhar este post Link para o post
Klebergol Publicado 6 Março 2014 Russia Today America anchor Liz Wahl resigned Wednesday live on air, saying she could no longer work at the Kremlin-funded network after Russia’s invasion of Ukraine. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 6 Março 2014 Empregadas domesticas porque? A minha quando lhe disse que lhe pagavamos a seguranca social, disse que preferia o dinheiro no momento...nao se podem queixar, ja tem muito mais do que tinham direito estou a falar de há 30, 40 anos. As senhoras de casa, que ate viviam em casa dos senhores. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 6 Março 2014 as pessoas mais velhas têm esse tipo de reformas baixissimas por 2 razões: - tinham empregos relativamente banais e precários (empregadas domésticas, fábricas, etc) - Não existiam descontos para a seg.social. A caixa de providência só comecou com o Salazar já no fim da sua governação e a existir mesmo descontos feitos a sério e estruturados no tempo do Marcello Caetano. Ou seja, essas pessoas não têm culpa de "não terem descontado". Já para não falar que nos trabalhos fabris, o dono da fábrica não descontava o que devia descontar e ficava com o dinheiro desses impostos para encher o bolso. Foi o que aconteceu com 2 tias minhas do Algarve, descontaram durante 9 anos que trabalharam na fábrica de conservas, agora há poucos anos queriam reformar-se e têm uma reforma de 300€ quando deviam ter de 500€. Portanto o problema não é dessas pessoas que "nunca descontaram". Só uma pequena nota, as caixas previdências não surgiram só no fim do Estado Novo. Existiam desde 1886, tendo sido reformadas em 1929. Sim, infelizmente houve muitos patrões a serem fdps e meterem ao bolso o que deviam estar a entregar à seg social. Chico espertismo à português Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 6 Março 2014 (editado) O Parlamento da Crimeia aprovou avançar com um pedido de anexação à Rússia e antecipou para o próximo dia 16 a realização de um referendo onde os habitantes desta região poderão votar esta questão. Porém o vice-primeiro-ministro da Crimeia elucida que o referendo tem apenas um carácter formal e garante que “a Crimeia faz parte da Rússia a partir de hoje”. Washington retalia e anuncia sanções às pessoas que “ameaçam a soberania e integridade territorial da Ucrânia”. União Europeia está reunida para voltar a discutir a situação na Ucrânia. No Negócios quem quiser ler a notícia completa Editado 6 Março 2014 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
Manny Publicado 6 Março 2014 (editado) [youtubehd]55izx6rbCqg[/] Russia Today America anchor Liz Wahl resigned Wednesday live on air, saying she could no longer work at the Kremlin-funded network after Russia’s invasion of Ukraine. e tem uns dias foi outra que e a RT publicou que a ia mandar para a Crimeia para ela poder reportar de lá e se inteirar de todos os factos, ela recusou. Editado 6 Março 2014 por Manny Compartilhar este post Link para o post
4tires Publicado 6 Março 2014 as pessoas mais velhas têm esse tipo de reformas baixissimas por 2 razões: - tinham empregos relativamente banais e precários (empregadas domésticas, fábricas, etc) - Não existiam descontos para a seg.social. A caixa de providência só comecou com o Salazar já no fim da sua governação e a existir mesmo descontos feitos a sério e estruturados no tempo do Marcello Caetano. Ou seja, essas pessoas não têm culpa de "não terem descontado". Já para não falar que nos trabalhos fabris, o dono da fábrica não descontava o que devia descontar e ficava com o dinheiro desses impostos para encher o bolso. Foi o que aconteceu com 2 tias minhas do Algarve, descontaram durante 9 anos que trabalharam na fábrica de conservas, agora há poucos anos queriam reformar-se e têm uma reforma de 300€ quando deviam ter de 500€. Portanto o problema não é dessas pessoas que "nunca descontaram". Tivessem guardado o que não descontaram? Muito provavelmente gastaram logo o dinheiro a pensar em curto-prazo esquecendo-se do longo prazo ... Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 6 Março 2014 Falar de barriga cheia é sempre mais fácil. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 6 Março 2014 É bastante significativo o medo que os manifestantes têm em dar a cara e o nome quando estão em frente das câmaras televisivas. Compartilhar este post Link para o post
4tires Publicado 6 Março 2014 19:28Milhares de bandeira invadem Lisboa. Seis petardos já foram rebentados no desfile entre Marquês de Pombal e São Bento Será que também começam a dizer que os policias são todos fascistas ou comunistas ou vândalos e que estão lá só para arranjar confusão? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 6 Março 2014 É muito fácil de explicar, com o envelhecimento da população como esta a acontecer, cada vez se verifica mais que a tendência é cortar nas reformas, sendo que muitos defendem que passe a existir um tecto de x euros. Quem é da geração que nasceu em 50-60-70, vai chegar a 2020-30-40 após ter descontado mensalmente durante 40 anos parte do seu salário para depois ir receber uma reforma muito inferior ao que "calcularam" que teriam direito. Dou um exemplo muito simples, uma pessoa que se tenha reformado à 5 anos, teve 35-40 euros de descontos e que nos últimos 5 anos da carreira contributiva descontou pelo ordenado de 2500 euros, passou à reforma com 2000 por mês. No entanto como é necessário pagar a quem não descontou e a esses não se pode cortar muito porque já tem reformas mínimas, hoje em dia essa pessoa recebe 1300 euros (levou cortes médios de 10% ano) E essa do tecto máximo de reforma é muito interessante, para as pessoas que andaram 30 anos já a descontar e que depois vao receber de reforma menos do que descontavam mensalmente para a seguranca social... Louvo-te o esforço mas não me convenceste. Em todo o caso apraz-me registar que o teu discurso já evoluiu. Passou do chavão "quem hoje desconta não vai ter reforma quando chegar a sua altura" para "quem hoje desconta vai receber de reforma um valor inferior ao que julgam ter direito quando chegar a sua altura". Parece um pormenor mas não é. É a diferença entre uma manchete de jornal que assusta os atuais contribuintes levando-os a apoiar cortes aos outros e uma afirmação que alerta os contribuintes para as questões, demográficas, económicas e sociais com que se defrontam os governantes hoje em dia e com que se defrontarão no futuro. É a diferença entre a atitude "cortem aos outros para ainda sobrar algum para mim" e a atitude "exijo um governo que tome medidas concretas para salvaguardar o presente sem comprometer o futuro". A diferença entre o "não há alternativas" e o "vamos estudar alternativas". Duas notas finais: 1 - os cortes nas pensões de reforma não existem para pagar a quem não descontou. Para pagar a esses servem os nossos impostos. 2 - o envelhecimento da população não é causa para os cortes nas reformas. Quanto muito é a causa para o aumento progressivo da idade da reforma. E só. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 6 Março 2014 É bastante significativo o medo que os manifestantes têm em dar a cara e o nome quando estão em frente das câmaras televisivas. Referes-te aos polícias? Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 6 Março 2014 E isto hoje, dá confusão outra vez? Estão muitos mais polícias na escadaria. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 6 Março 2014 E isto hoje, dá confusão outra vez? Estão muitos mais polícias na escadaria. Duvido que dê, mas já deu para ver que há por ali ânimos muito exaltados. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 6 Março 2014 Referes-te aos polícias? Sim. A palavra é que o MAI tem autorização para utilizar as imagens das televisões, sendo que em caso de confusão e/ou desobediência quem for apanhado levará processos disciplinares. A cultura do medo em todo o seu esplendor. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 6 Março 2014 Sim. A palavra é que o MAI tem autorização para utilizar as imagens das televisões, sendo que em caso de confusão e/ou desobediência quem for apanhado levará processos disciplinares. A cultura do medo em todo o seu esplendor. Era mesmo o que te ia responder, isto em relação ao que o MAI pode fazer com os dados que recolher da manifestação. É, de facto, uma cultura de medo. Os únicos que podem falar, mais ou menos, livremente são os dirigentes sindicais, todos os outros, caso digam algo mais incendiário ou considerado desadequado, podem habilitar-se a um processo disciplinar. Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 6 Março 2014 Porra! Não sabia disso! Isso foi decidido depois do que aconteceu na ultima manifestacao? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 6 Março 2014 (editado) Porra! Não sabia disso!Isso foi decidido depois do que aconteceu na ultima manifestacao? Pelo que li na CS hoje, o IGAI está a tentar descobrir agentes do SEF, através de imagens, que estiveram presentes na última manifestação (Novembro). Editado 6 Março 2014 por Vaart Compartilhar este post Link para o post
Harden Publicado 6 Março 2014 Pessoas a receberem pouco mais que o minimo dos minimos para sustentar uma casa, realmente deviam era ter poupado para quando fossem velhos... Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 6 Março 2014 Já foram derrubadas as barreiras. Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 6 Março 2014 Pelo que li na CS hoje, o IGAI está a tentar descobrir agentes do SEF, através de imagens, que estiveram presentes na última manifestação (Novembro). Que vergonha! CI a intervir na AR Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 6 Março 2014 Já está a haver confusão. Compartilhar este post Link para o post