Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

A ideia não é assim tão descabida. A grande diferença desta crise para as anteriores é mesmo a falta de moeda própria, para empurrar o problema com a barriga até ao dia em que nos caia tudo em cima. Foi isso que andamos a fazer durante 30 anos até vir o Euro.

Assim fica melhor.

Saíamos do euro e a banca rebentava toda.

Posto isto, o euro foi pessimamente montado e nunca deveríamos ter entrado nele. Todavia, actualmente, a cura é pior que a doença.

Editado por Tio Hans

Compartilhar este post

Link para o post

Posto isto, o euro foi pessimamente montado e nunca deveríamos ter entrado nele. Todavia, actualmente, a cura é pior que a doença.

Só para clarificar mentes mais difusas e dispersas, é esse o ponto de vista do PCP. Não se devia ter entrado na "moeda única" (são vários os tempos de antena a criticar essa decisão). O que o PCP propõe, actualmente, é fazer-se um referendo relativamente à saída da UE. Discordo desta medida, porque se os portugueses não são capazes de distinguir uma simples proposta partidária, quanto mais votar em algo tão importante e tão complexo - e que eu também não concordo! Se já cá nos meteram nisto, há pouco mais a fazer do que tentar "dançar conforme a música".

Depois, esta jogada política do António Costa...

Por um lado, já a esperava pela sua lógica previsível. Por outro, deixa-me sempre espantado o facto dos políticos conseguirem, lá está, surpreender-me sempre - pelos piores motivos: falta de carácter, mentira e hipocrisia.

Está bem que o Seguro é um papalvo e não tem o mínimo de jeito para isto, mas porra, coitado homem... Foi o "corno" usado para desbravar a terra e limpar o terreno para agora vir o "patrão" colher os frutos. É sinistro, tudo isto...

E agora esta do Alberto João Jardim ? :lol: Vai apresentar um estudo do "deve e haver" desde a altura dos Descobrimentos e que descrevem as trocas comerciais entre a Madeira e o Continente :lol:

ai minha nossa senhora. ... um gajo bem tenta pensar se isto é tudo uma brincadeira, mas porra :lol: mau de mais para ser verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem conheço bem o caso, é verdade. Mas resultou na altura. Se eles têm problema agora é outra conversa.

As duas coisas estao interligadas. A Argentina teve um crescimento económico ate a pouco tempo apenas para compensar o desastre entre 1998 e 2001, agora vao voltar ao mesmo.

Portugal tem é que se modernizar e que aproveitar o bom que tem, nao pensar em solucoes estilo truque de magia para mascarar uma cosmética mal feita

Durante anos vivemos e enriquecemos a sombra da UE, tivemos capacidade de contruir e pensar num futuro competitivo, Nao o fizemos e culpamos a UE...é no minimo um contra senso...

Compartilhar este post

Link para o post

PCTP a espalhar magia

De certeza que esse programa nao foi revisto em detalhe pelo Garcia Pereira...

Entretanto sendo assim no PS, o chamussa é o novo PM em 2015!

Gosto e penso que é o que o Portugal necessita para ir para a frente. Com esse gajo que tem capacidade de roubar votos um pouco mais à esquerda vamos ter:

PS 39-43%

PSD/CDS 29%-33%

CDU 7%-9%

BE 3%-4%

MPT 2%-3%

Livre 2%-3%

PCTP 1%-1,5%

Olha que não sei, aqui pelo PS as coisas tão difíceis, há muitas distritais do lado do Seguro que o tipo montou bem o aparelho.

Anyway como foi aí a reacção á vitória dos gajos da extrema direita?

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que não sei, aqui pelo PS as coisas tão difíceis, há muitas distritais do lado do Seguro que o tipo montou bem o aparelho.

Se o Seguro não cede e não marca congresso, o PS é completamente esmagado nas legislativas.

Quem vai votar no Seguro para PM quando ele tem medo do proprio partido? Iria ser completamente aniquilado na campanha eleitoral!

De referir que segundo a sondagem de ontem da TVI para as legislativas, PSD + CDS já estão à frente do PS novamente! E olha que esta sondagem foi feita à boca das urnas no domingo e com uma amostra bem superior (4004 eleitores) do que qualquer outra anterior que davam vantagens grandes ao PS.

EDIT: Não sei se repararam mas o MPT elegeu mais deputados para o parlamento Europeu do que o CDS! :mrgreen:

Editado por Sylvester

Compartilhar este post

Link para o post

Se o PS perde as Legislativas em 2015, a culpa é, agora, do António Costa. O PS está completamente à deriva (um pouco como o PSD no primeiro mandato do Sócrates) e não se esqueçam que muitos dos votos do MPT podem cair facilmente para o PSD ou para o CDS.

Compartilhar este post

Link para o post

Com o Seguro têm a derrota mais que assegurada, portanto não vejo que mal é que o António Costa possa trazer. Convém é resolver este problema o mais rápido possível e não deixar alastrar este clima de instabilidade, porque só têm a perder com isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Por um lado gostava que um governo tivesse oportunidade de governar por mais de dois mandatos. Parte da instabilidade do pais também estou certo que se deve à constante troca de cadeiras.

Por outro o PSD do Coelho não podia estar mais longe das minhas ideologias.

O que eu gostava mesmo era que não houvesse 60% de abstenção.

É que os governantes não mudam e o país não muda de rumo porque as pessoas ficam em casa.

Se a abstenção fosse de 10 ou 15%, duvido que o PSD por exemplo tivesse sido eleito com maioria absoluta. Aliás se calhar tínhamos partidos como a CDU com percentagens absolutamente históricas.

É que muitos dos que não votam são também aqueles que criticam o governo e defendem diferentes ideologias das que governaram até agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Algo que me levaria a considerar o voto pelo PS seria a entrada do Costa, o regresso do Louçã ao BE e a coligação dos dois partidos para as legislativas.

Mas mais facilmente o CDS se coliga ao PS e fazem outra legislação neste registo actual.

Editado por D&G

Compartilhar este post

Link para o post

Costa com BE? Esqueçam isso.

Compartilhar este post

Link para o post

O AC como candidato, seria coisa para eu ponderar votar no PS.

Compartilhar este post

Link para o post

Só para clarificar mentes mais difusas e dispersas, é esse o ponto de vista do PCP. Não se devia ter entrado na "moeda única" (são vários os tempos de antena a criticar essa decisão). O que o PCP propõe, actualmente, é fazer-se um referendo relativamente à saída da UE. Discordo desta medida, porque se os portugueses não são capazes de distinguir uma simples proposta partidária, quanto mais votar em algo tão importante e tão complexo - e que eu também não concordo! Se já cá nos meteram nisto, há pouco mais a fazer do que tentar "dançar conforme a música".

Sair da UE era ainda pior que sair só do euro.

Compartilhar este post

Link para o post

Assim fica melhor.

Saíamos do euro e a banca rebentava toda.

"para empurrar o problema com a barriga até ao dia em que nos caia tudo em cima."

O problema é que agora já não podemos empurrar o problema com a barriga. Se calhar abusámos desse mecanismo, mas agora temos as mãos atadas nesse aspecto.

Algo que me levaria a considerar o voto pelo PS seria a entrada do Costa, o regresso do Louçã ao BE e a coligação dos dois partidos para as legislativas.

Mas mais facilmente o CDS se coliga ao PS e fazem outra legislação neste registo actual.

O PS só se consegue coligar com o LIVRE ou com o CDS(já aconteceu, acho eu).

O Louçã sempre criticou as coligações com o bloco central.

Seja como for, o BE também deveria mudar a liderança para as próximas legislativas. Numa altura em que o bloco central perde tantos votos, é uma derrota enorme para eles não conseguir melhores resultados. Os casos de Louçã, Rui Tavares, Daniel Oliveira e Joana Amaral Dias enfraqueceram muito a imagem do partido.

Compartilhar este post

Link para o post
Eles parecem atrasados a falar de economia. O que eles disseram é basicamente vamos por uma máquina a fabricar notas e assim a dívida fica paga
Com os EUA tem corrido bem...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu no lugar do Seguro também reunia um congresso extraordinário. Um líder tem de demonstrar que tem a força e a liderança necessárias, bem como a confiança dos seus. Mas apesar disso, discordo totalmente da maioria dos opinion makers da comunicação social, segundo os quais o Seguro tem de o fazer. Ele não tem de fazer absolutamente nada. É líder do partido, eleito pelos membros do mesmo, e está a cumprir o mandato para o qual o elegeram. Quem quiser tomar a liderança tem de se candidatar a tal no próximo congresso ou, em alternativa, recolher assinaturas suficientes para que se convoque um congresso extraordinário.

O António Costa sai muito mal desta situação toda. Declarou a sua intenção sabendo que só com um congresso extraordinário é que poderá roubar o poleiro ao Seguro, na esperança que a pressão leve o Seguro a ceder e a marcá-lo. Se o Seguro não ceder o PS entra em guerra civil, arrisca uma derrota humilhante nas próximas Legislativas e a culpa será inteiramente do Costa. Foi um acto desonesto e cobarde. Se eu ponderasse votar nele garanto que depois disto mais depressa votaria no PNR.

Compartilhar este post

Link para o post

O PS com o BE só ficava a perder. Há aquelas pessoas que saltam entre o PS e o PSD nas eleições e que mal houvesse coligação com o BE retiravam o voto.

O PSD e o PP é a mesma coisa, quando há coligação entre os dois eles perdem votos porque há pessoas que não vão à baila com o PP.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só não percebo qual é a competência do António Costa para ver pessoas a dizerem que, com ele ao leme, votavam PS.

Não estou a dizer que é melhor ou pior que o Passos Coelho, só acho que, depois dos dois episódios tristes (este e o de há um ano atrás, mais coisa, menos coisa), a credibilidade do António Costa ficou altamente manchada e estou longe de considerar que daria um bom primeiro-ministro, já para não falar que já teve 3 cargos de ministro com o Guterres e com o Sócrates. Mas, sim, é melhor que o Seguro.

Compartilhar este post

Link para o post

Não votava no António Costa e muito menos no PS, mas a verdade é que o vejo como alguém minimamente competente e acima de tudo tem algo que nem o Seguro nem o Passos têm, é um político.

Compartilhar este post

Link para o post

"para empurrar o problema com a barriga até ao dia em que nos caia tudo em cima."

O problema é que agora já não podemos empurrar o problema com a barriga. Se calhar abusámos desse mecanismo, mas agora temos as mãos atadas nesse aspecto.

Algum dia não conseguirias empurrar mais. O Euro só acelerou esse processo. Nada mais.

Com os EUA tem corrido bem...

O estouro de 2009 foi provocado, em grande parte pelo facto das impressoras não pararem de funcionar...

Não votava no António Costa e muito menos no PS, mas a verdade é que o vejo como alguém minimamente competente e acima de tudo tem algo que nem o Seguro nem o Passos têm, é um político.

Isto.

E não me admirava que houvesse muita gente a não votar PS, por o Costa não ser branco, infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Algum dia não conseguirias empurrar mais. O Euro só acelerou esse processo. Nada mais.

O estouro de 2009 foi provocado, em grande parte pelo facto das impressoras não pararem de funcionar...

Isto.

E não me admirava que houvesse muita gente a não votar PS, por o Costa não ser branco, infelizmente.

Era capaz de desejar uma vitória do PS só para ver a malta da extrema direita toda a espumar-se :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se houve muita gente a dar-se ao trabalho de ler os programas eleitorais, mas este é pure gold....

Manifesto eleitoral do PCTP/MRPP

Saliento:

"Ao novo Escudo será atribuído um valor cambial igual ao do euro, isto é, cada novo Escudo valerá um euro, representando portanto um valor cerca de duzentas vezes superior ao do antigo escudo.

Assim, os preços dos bens, os salários, as pensões, os depósitos ou as dívidas bancárias virão imediatamente expressos no mesmo montante que tinham antes em euros, mas desta vez em escudos.

No dia seguinte ao da entrada em circulação do Escudo, o governo deverá proceder à sua desvalorização em cerca de 30%, reduzindo-se imediatamente o montante da dívida nesse valor.

A desvalorização do novo escudo face às moedas dos países com os quais Portugal tem relações comerciais incentivará fortemente as actividades produtivas, o crescimento económico e o emprego, quer pelo forte incentivo que dará às exportações, quer pelo efeito que terá na substituição por produção nacional de muitos dos bens até agora importados e que, com a desvalorização do Escudo, se tornarão mais caros."

Genious :lol:

Esquecendo o absurdo da proposta, alguém me explica como é que uma desvalorização do escudo faz diminuir a dívida?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...